Pesquisar neste blog

5 de outubro de 2018

7º dia do Navaratri - Shri Kalaratri

Considerada a forma mais feroz da Deusa Durga, Shri Kalaratri é reverenciada no sétimo dia, Saptami. Shri Parvati removeu sua pele clara para matar os demônios Sumbha e Nisumbha. A cor do dia é branca. Sua pele fica preta. Ela é mencionada pela primeira vez no Durga Saptashati, a mais antiga literatura sobre a Deusa Durga.

A aparência de Shri Kalaratri é a mais escura das noites, com cabelos abundantes e uma forma celestial. Ela tem quatro mãos. As duas esquerdas seguram uma cimitarra (espada curva) e um raio e as duas direitas estão nas mudras (posições) de varada (benção) e abhaya (proteção). Ela usa um colar que brilha como a lua. Shri Kalaratri tem três olhos que emanam raios como relâmpagos. Chamas aparecem através de suas narinas quando ela inala ou exala. Sua montaria é o burro, às vezes considerado como um cadáver. Cores azuis, vermelhas e brancas devem ser usadas neste dia.


A aparência da Deusa Kaalratri pode ser vista como condenação para os malfeitores. Mas ela sempre produz bons frutos para seus devotos, que devem evitar o medo quando confrontados com Ela, pois Ela remove a escuridão da preocupação da vida de seus devotos.


A primeira parte da palavra kalaratri é kala. Kala significa principalmente tempo, mas também significa negro em honra de ser a primeira criação antes da própria luz. Este é um substantivo masculino em sânscrito, o tempo, como percebido pelos videntes védicos, é onde tudo acontece; o quadro sobre o qual toda a criação se desdobra. Os videntes védicos, portanto, concebiam o kala como uma divindade poderosa tanto quanto um conceito. Isso então deu origem à imagem védica do deificado Kala como devoradora de todas as coisas, no sentido de que o tempo devora tudo. Kalaratri também pode significar aquele que é a morte do tempo. No Mahanirvana Tantra, durante a dissolução do universo, Kala (o tempo) devora o universo e é ele mesmo, engolfado por sua esposa, a força criativa suprema, Kali. Kaali é a forma feminina de kaalam (preto, de cor escura) e refere-se a Ela ser a entidade que existe além do tempo.

A segunda parte da palavra kalaratri é ratri e suas origens remontam ao mais antigo dos Vedas, o Rig Veda. De acordo com o Ratrisukta do Rig Veda, o sábio Kushika, enquanto absorvido em meditação, percebeu o poder envolvente das trevas e assim invocou Ratri (a noite) como uma deusa toda-poderosa. Assim, a escuridão após o pôr-do-sol tornou-se deificada e foi invocada pelos sábios para libertar os mortais dos medos e da servidão mundana. Cada período da noite está sob a influência de uma deusa aterrorizante que concede um desejo particular ao aspirante. A palavra kalaratri no Tantra refere-se à escuridão da noite, um estado normalmente assustador para os indivíduos comuns, mas considerado benéfico para os adoradores da Deusa.

Histórias


Era uma vez dois demônios chamados Shumbha e Nishumbha, que invadiram a devaloka (morada dos deuses) e derrotaram os semideuses. Indra, o soberano dos deuses, junto com os semideuses, foram ao Himalaia para obter a ajuda do Senhor Shiva na recuperação de sua morada. Juntos, eles rezaram para a Deusa Parvati (Durga). Parvati ouviu a oração deles enquanto estava tomando banho, então criou outra deusa, Shri Chandi (Ambika) para ajudar os deuses a vencer os demônios. Chanda e Munda eram dois generais demoníacos enviados por Shumbha e Nishumbha. Quando eles vieram para a batalha Dela, a Deusa Chandi criou uma deusa negra, Shri Kaali(em alguns relatos, chamada Kaalratri ou Kalaratri). Kali/Kalaratri os matou, adquirindo assim o nome Chamunda.

Então, um demônio chamado Raktabija chegou. Raktabija teve o benefício de que, se qualquer gota de sangue dele caísse no chão, um clone dele seria criado. Quando Kaalratri atacou, seu sangue derramado deu origem a vários clones dele. Como tal, tornou-se impossível derrotá-lo. Então, enquanto lutava, Kaalratri ficou furiosa com isso, bebeu seu sangue para evitar que caísse, matando Raktabija e ajudando a deusa Chandi a matar seus comandantes, Shumbha e Nishumbha.

Outra história diz que a deusa Chamunda (Kali) foi criadora de Devi Kalaratri. Montando um burro poderoso, Shri Kalaratri perseguiu os demônios Chanda e Munda e os trouxe para Shri Kali depois de pegá-los e encarcerá-los. Então esses demônios foram mortos pela deusa Chamunda. Esta história está intimamente relacionada com outra deusa chamada Chandamari.

Outra história conta que, havia um demônio chamado Durgasura que tentou atacar Kailash, a morada de Shri Parvati (Durga) na ausência de Shri Shiva. Shri Parvati ficou sabendo disso e criou Kalaratri, instruindo-A a advertir Durgasura contra um ataque. Os guardas de Durgasura tentaram capturar Shri Kalaratri quando Ela apareceu como mensageira. Shri Kalaratri então assumiu uma forma gigantesca e entregou o aviso para ele. Posteriormente, quando Durgasura chegou a invadir Kailash, Shri Parvati lutou contra ele e o matou ganhando o nome de Durga.


8º dia >

Fonte: Internet