Pesquisar neste blog

4 de julho de 2019

A Três Peneiras

Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:
H - Quero contar ao senhor uma coisa a respeito de um amigo seu!
Mas, observando disse Sócrate:
S - Antes de contar-me, quero saber se você passou essa informação pelas três peneiras.
H - Três peneiras? O que são elas?
S - Você deve peneirar tudo aquilo que quer falar. São três peneiras. A primeira é a VERDADE. Você tem certeza de que isso que quer me dizer é verdade?
H - Bem, eu ouvi outros contarem. Não sei realmente, mas há grande chance de ser verdade.
S - Pode ser. Mas, vamos à segunda peneira: a BONDADE. O que vai me contar é realmente bom para mim e para todos, ou não?
H - Exatamente bom não é, mas é muito necessário que o senhor saiba.
S - Ainda assim, precisamos de passar pela terceira peneira, a da UTILIDADE. Você acha que é útil o que vai me contar a respeito do meu amigo?
H - Útil? Sinceramente, não.
S - Então, se o que quer me contar você não tem certeza que é verdadeiro, não produz a bondade, nem é útil, então é melhor não contar para ninguém!