Pesquisar neste blog

5 de outubro de 2018

1º dia do Navaratri - Shri Shailaputri



O primeiro dia é conhecido como Pratipada e é associado a Shri Shailaputri (literalmente "Filha da Montanha"), uma encarnação de Shri Parvati. É nessa forma que a Deusa é adorada como a consorte de Shiva; Ela é descrita sobre Sua montaria, o touro Nandi, leva um tridente na mão direita e lótus na esquerda. A cor do dia é vermelho, que representa ação e vigor.

Shri Shailaputri é um avatar da Deusa Durga, que nasceu na casa do Rei das Montanhas “Parvat Raj Himalaya”. O nome “Shailaputri” significa literalmente a filha (putri) da montanha (shaila). Conhecido como Sati Bhavani, Parvati ou Hemavati, a filha de Himavat - o Rei dos Himalaias.





"Assim, primeiro Ela fez o ghatasthapana. Ghatasthapana significa – vocês fizeram isso aqui agora, isto é o ghatasthapana (pote com coco no Puja). Isto é o kumbha. Agora, este kumbha, Ela estabeleceu primeiro, isto é, o osso triangular. Agora, este é o primeiro trabalho Dela, estabelecer isto, o seu Muladhara. Assim, Ela estabelecida dentro de vocês a inocência. Ela estabeleceu a inocência dentro de vocês antes de tudo.

Então, Ela colocou este ghata no qual Ela permanece como a Kundalini agora. Assim, primeiro é estabelecer a Kundalini no osso triangular e depois estabelecer Shri Ganesha. Esse é o primeiro trabalho, através do qual seja o que for que Ela vá criar agora – todos os universos, a Terra, tudo – seja o que for que Ela vá criar tem que ser preenchido com inocência."


Shri Mataji Nirmala Devi, Puja do Navaratri, 27/9/1992 (https://www.amruta.org/pt-pt/1992/09/27/navaratri-puja-1992/)

Leia também: Gudi Padwa Noida, Delhi, Índia, 05.03.2000