29 de setembro de 2011

A Deusa como Mahakali



Trecho do Puja do Navaratri,Cabella, 17.10.1999

Assista esta palestra em inglês aqui

Nessa noite, reunimo-nos aqui a fim de celebrar o Puja para a Devi, que podemos chamar de Mahakali ou Durga. Ela assumiu inúmeras formas no afã de exterminar as forças negativas que tentavam perturbar ou obstruir ou até mesmo aliciar as criaturas tranqüilas e bondosas.

Ela manifestou-se nas mais diferentes formas e destruiu inúmeros Rakshasas. Ela aniquilou muitos malfeitores. Também não sabemos se Ela esteve presente, nas guerras mundiais, a fim de proteger as criaturas boas e, talvez, por causa disso, estas sobreviveram aos planos mal-intencionados e malignamente concebidos por indivíduos crudelíssimos e maléficos. Esses indivíduos perversos têm uma capacidade de odiar e de expressar o seu ódio de todos os modos possíveis. Alguns já nascem realmente perversos, mas há, também, outros que se tornam maus posteriormente. Quando eles já nascem maus, vocês podem distingui-los pelo comportamento deles que é muito agressivo e vingativo em relação às coisas.

   
O ódio não tem, absolutamente, limite algum. Quando esses indivíduos odeiam alguém, eles dizem todos os tipos de coisas a fim de justificar o seu ódio. Algumas vezes, eles nem querem justificar o seu ódio. Eles acham que odiar é um direito fundamental deles.
   
Essas forças negativas se juntam, algumas vezes, para formar personalidades com um ego gigantesco que tentam torturar e perturbar os seres humanos. Elas podem adotar quaisquer nomes. Podem se autodenominar de qualquer coisa, mas são 100% absolutamente malignas e para elas não há nem a piedade e nem a compaixão de Deus Todo-poderoso.
   
...

Essa fraternidade deles é tão grande que, onde quer que estejam, sabem que estão unidos. Imaginem só: é surpreendente ver todos esses indivíduos demoníacos se unindo e se comportando dessa maneira. Eles são muito coletivos. Suponhamos que algum deles se apossou de um pedaço de terra, então ele domina essa área. Um outro se apodera de um trecho diferente e um terceiro controla um outro lugar. Assim, não há competição entre eles. O supremo esforço envidado por eles visa destruir, de um modo ou de outro, toda a criação de Deus, todas as criaturas boas do mundo que, finalmente, obterão a sua Realização do Si e terão o conhecimento acerca da Realidade.
   
Uma atmosfera desse tipo fica pior ainda durante a Kali Yuga. Há muitas criaturas muito imbecis, que podem ser simples ou de boa índole, mas que se deixam influenciar pelas ações maléficas desses indivíduos mal-intencionados. Algumas vezes, as criaturas boas também fazem a mesma coisa e tentam seguir esses indivíduos malévolos. Isso é muito surpreendente. Por que razão as criaturas boas não compreendem o que é bom e o que é mau? Esse discernimento falta em muitas criaturas boas e é por isso que elas cometem tantos erros. Depois elas se justificam dizendo que aquilo que fizeram era correto, que era a melhor coisa que poderiam ter feito e tentam comprovar isso.
   
Como sabem, tem havido muitos desses indivíduos mal-intencionados, nessa Kali Yuga, sendo que alguns deles desapareceram da face da Terra e não podem mais perturbar-nos. No entanto, existem ainda alguns que estão sendo desmascarados. Muitos foram desmascarados, mas ninguém pode desmascarar uma outra pessoa sem prova. Todavia, eles são muito corajosos e confiantes, fazem o que querem e se uma criatura qualquer tentar desmascará-los, eles tentarão, certamente, arruiná-la.
   
Esses indivíduos fazem algumas coisas. Em primeiro lugar, eles inoculam idéias errôneas na cabeça das criaturas. Dizem que são muito importantes, que são isso ou aquilo e que foram enviados por Deus. Afirmam todos os tipos de coisas. No entanto, não existe nenhuma prova acerca do que dizem. Por isso, a solução é a Sahaja Yoga, dado que, nela, vocês podem vivenciar uma real experiência e tudo pode ser comprovado. Então, vocês se tornam integrantes da Sahaja Yoga. Mas, não podem se transformar, imediatamente, em grandes Sahaja Yogis. Isso é um fato. Vocês precisam amadurecer. Para algumas pessoas, esse amadurecimento leva algum tempo e para outras leva mais tempo ainda. No entanto, isso não tem importância, porque, finalmente, vocês amadurecem de fato.

Shri Mahakali:
Dado que todas essas coisas estão acontecendo, o que é que nos compete fazer? Devemos adorar Mahakali dentro de nós. Talvez não estejamos conscientes de tudo aquilo que Ela é capaz de fazer. A coisa primordial e preponderante é que Ela os protege, onde quer que estejam, o que quer que estejam fazendo, seja qual for o perigo que enfrentem e seja qual for a situação perigosa perante a qual a vida os coloque. O fundamental é que Ela os protege. Todos os que Me enviam cartas descrevendo como foram protegidos, ou curados ou ajudados, deveriam dar-se conta de que tudo isso aconteceu por causa do Poder de Mahakali existente dentro deles. Ela está presente no interior de vocês. Quando adoram Mahakali, vocês estão venerando a Mahakali existente em seu interior.
   
Com o devido respeito, vocês devem saber que Mahakali é uma personalidade muito sensível. Ela é extremamente sensível. Se tentarem cometer alguma ação condenável em relação aos outros, Ela os orientará. Ela lhes dirá, de várias maneiras, que se trata de algo errado e questionará por que motivo vocês estão se comportando mal com determinada pessoa. Todavia, se vocês não se arrependerem e voltarem a cometer os mesmos erros, Ela desistirá de vocês. A partir do momento em que Mahakali os abandonar, vocês ficarão desprotegidos e se tornarão propensos a cometer todos os tipos de coisas maléficas.
   
O que é que vocês querem, quando adoram Mahakali? Querem que Ela os proteja. Com o seu nível de discernimento e com os seus equívocos, vocês podem cometer erros ou fazer algo que não é bom ou muito perigoso para vocês. Porém, Ela é a entidade que os orienta para que vocês saibam como evitar todos esses perigos.
   
Mahakali protege a sua vida, o seu corpo, todos os órgãos de seu corpo e lhes dá toda a segurança na vida. Em Seu reino, vocês se sentem totalmente seguros e não têm medo de coisa alguma. Vocês têm medo porque abandonaram o reino de Mahakali. No entanto, se permanecerem sob a Sua bela orientação e com as Suas bênçãos, jamais terão receio de fazer coisa alguma e nunca farão nada de errado. Quando tentarem cometer algum erro, Ela segurará a sua mão. Ela é realmente uma entidade orientadora. Ela é aquela que, efetivamente, nos concede a existência. Sem Ela não poderíamos existir. Isso porque, Ela é o Poder (Shakti) de Shri Shiva. Ela nos concede inúmeras coisas. Por exemplo, dá-nos a faculdade de descansar, o sono. Ela nos dá a Verdade. Ela diz o que é e o que não é a Verdade.
   
Algumas vezes, as pessoas se fixam tanto em seu ego que sempre tentam crer que aquilo que pensam é a Verdade. Então, Ela sinaliza isso criando a Sua Maya, uma espécie de confusão na qual vocês começam a pensar. O que é isso? Ela é também chamada por aquela que lhes dá Bhranthi que significa ilusões. Ela os coloca também diante de situações ilusórias. Ela os testa, colocando-os perante as ilusões e, por fim, Ela os faz sair das ilusões.
   
Ela é aquela que os faz relaxar, porque Ela assume todas as suas responsabilidades. Ela controla todos os seus problemas e os resolve. Somos nós que esquecemos de entregar nossos problemas a Ela. Se deixarem todos os problemas por conta Dela, Ela os solucionará. Não apenas isso, mas vocês se sentem abençoados. Não se trata apenas de algo físico, mas também abrange a sua vida mental e Ela faz com que a sua mente fique livre de todas as preocupações. Ela não se preocupa com coisa alguma e também não quer que vocês se preocupem. Se vocês se preocuparem com alguma coisa, Ela tenta mostrar-lhes que, enquanto estiverem preocupados com algo, vocês estarão negando-A e não A estarão aceitando. Ficar preocupado é algo muito comum e cada um sente orgulho disso e diz: “fiquei preocupado”. Como é que vocês podem ficar preocupados se a Sua Mãe é Sakshat Mahakali? Ela é capaz de aniquilar todos os demônios e acabar com todos eles. Ela sabe como lidar com as coisas. Se, diante Dela, vocês forem como crianças, como é que poderão preocupar-se com o que quer que seja?
   
Assim sendo, acabaram-se as suas preocupações. Ela se preocupa com vocês e, por isso, não deveriam preocupar-se com vocês mesmos. A segurança dada por Ela é tão grande. Ela é tão segura de Si mesma que lhes dá toda a segurança de que necessitam. Vocês podem valer-se dos Pés Dela ou de Sua imagem. Podem dirigir orações a Ela. Muitas pessoas estão se curando apenas porque rezam para Ela. Ela pode curar as suas doenças, ainda que sejam complicadas. Ela pode curar.
   
Do que é que Mahakali gosta? Ela aprecia a Luz. Ela é adorada à noite, porque então podemos acender as luzes. Ela é como o Sol e aprecia tudo aquilo que pode ser completamente iluminado e brilhante.

...

   
O próprio Sol é muito importante para possibilitar a atuação de Mahakali. No entanto, nos países ocidentais, trabalhamos excessivamente, deixamo-nos orientar pelo Sol e adoramos o Sol. Fazemos tudo isso: veneramos o Sol e nos deixamos orientar pelo lado direito de maneira exagerada. Então é Mahakali que nos concede o equilíbrio, fazendo com que relaxemos completamente e nos dá a Sua proteção. Algumas vezes, tornamo-nos muito competitivos, ficamos realmente preocupados e sempre estamos querendo fazer algo que não podemos. Ficamos então nervosos e não sabemos o que fazer. Então é Ela que nos traz o sono. Quando dormimos, Ela cuida de nós. Ela nos tranqüiliza e remove os nossos problemas.
   
Mahakali tem feito tantas coisas. No entanto, o que é que estamos fazendo em benefício Dela? Isso é o que deveríamos analisar. A coisa principal é que estamos adorando-A. Ela gosta que Seus filhos A adorem, porque nesse nível (da adoração), Ela pode se tornar unificada com eles e pode conceder a Seus filhos a Sua compaixão, o Seu amor e Sua proteção contra todos os males.
   
...
           
Vocês têm de observar a sua mente para ver como ela funciona. O que é que ela lhes  ensina? O que é que ela lhes diz? Tentem compreender qual é o plano desse indivíduo maléfico que os está manipulando. Como é que vocês podem se deixar manipular por ele e fazer tudo aquilo que ele quer que vocês façam? Em segundo lugar, o ego se coloca contra Mahakali. O maior problema atual é o ego. É o ego que se exibe e afirma: “posso fazer isso. Posso fazer com que isso funcione. Isso será feito.” Os seres humanos sentem grande satisfação em ter um ego muito forte e não querem dar ouvidos às forças de Mahakali.
   
(Shri Mataji  fala acerca de seu neto presente no Puja:) Ele Me quer, vejam só, as crianças são assim.Vocês precisam ser como as crianças. Realmente a melhor coisa que podem fazer é se tornarem inocentes como as crianças. Mahakali ama as pessoas inocentes. Ela própria é inocente. Ela ama as pessoas inocentes e cuida muito mais de vocês porque são inocentes. Vocês não são maliciosos. Vocês não tentam muito impor seu ego aos outros. Se forem inocentes, Ela certamente os ajudará.
   
Sem embargo, o ego tem de ser mantido sob controle, dado que ele é o pior inimigo que Ela tem. Ela não gosta do ego de vocês. Ela não quer que vocês sejam egoístas, mas que sejam inocentes. Como sabem, Ela criou Shri Ganesha. É por isso que veneramos Shri  Ganesha. Temos de ser inocentes. Isso significa que não devemos planejar nada, quer coisas maléficas, quer benéficas. Devemos permanecer sem ter quaisquer intenções. Trata-se de uma atuação que não depende do tempo. Apenas não se preocupam com o que irão ou não fazer, com o que deveriam fazer e com nada semelhante a isso. Vocês apenas existem com uma total inocência, deleitam-se com vocês mesmos e fazem com que os outros se deleitem também. Quando há uma criança numa casa, ela pode fazer com que centenas de pessoas dancem. Isso acontece porque as crianças têm o Poder da Inocência e é isso que Mahakali respeita.
  ...
Uma criatura inocente não fica com raiva. O que há de tão relevante para se ficar com raiva? A inocência tem a sua própria força ou poder. Ela é extremamente poderosa. Até mesmo um indivíduo cruel, ao ver uma criança, toma conhecimento dela e percebe que está ali uma criança. O mundo inteiro está consciente de que as crianças não devem ser torturadas e nem molestadas. Por quê? Porque elas são inocentes. Assim sendo, a virtude da inocência irá, realmente, ajudá-los muito, porque Mahakali admira essa sua característica inocente.
   
Mahakali ama a compaixão e o amor que vocês demonstram uns pelos outros, bem como o cuidado que têm com os outros. Isso é algo que Ela realmente ama. Se forem Sahaja Yogis, se forem almas realizadas, Ela estará sempre com vocês. No entanto, Ela indagará: “o que é que vocês estão fazendo com a sua compaixão? Quantas pessoas já receberam a Realização dada por vocês? Quantas pessoas vocês curaram? Quantas pessoas estão recebendo a sua ajuda?”
   
Mahakali está consciente de tudo aquilo que vocês fazem. Eu diria que esse é um poder formidável de Mahakali: o de saber tudo a respeito de vocês. Ela conhece a sua mente e o seu coração. Está a par de sua saúde. Sabe tudo. Tudo. Efetivamente, Ela é a Mãe que cuida, de todas as maneiras, de sua pequena criança. Desse modo, Ela sabe que essa criança nada faz e é muito inocente. Como se vocês fossem bem pequenos e sua Mãe cuidasse de vocês.Mahakali cuida de vocês dessa mesma forma.


Mahalakshmi:  
É claro que, então, surge Mahalakshmi. Através do Princípio de Mahalakshmi, vocês se tornam desapegados. Vocês começam a descobrir o que é, afinal de contas, esse mundo. E uma espécie de sentimento de desapego é incorporado por vocês e começam a pensar que deve existir algo melhor, que deve existir a Verdade além de tudo isso. Isso acontece, principalmente, com aquelas criaturas que eram torturadas por indivíduos perversos e que sempre pensavam assim, ou seja, que deveria haver alguém que as livrasse daquele sofrimento.
   
Ocorre-lhes, nesse ponto, o Princípio de Mahalakshmi, que é o Princípio da Deusa da Ascensão. Ela introduz idéias em sua cabeça do tipo: ‘o que virá depois? O que temos de fazer? Afinal de contas, esse é o final de nossas vidas? Qual é o propósito dessa vida? Por que razão viemos à Terra? O que há de tão especial, para que vivamos na Terra?’ Todas essas questões fundamentais começam a surgir e começamos a buscar as respostas para elas.
   
É preciso que vocês compreendam que o Princípio de Mahalakshmi é bem diferente daquilo que as pessoas geralmente pensam. As pessoas acham que a sua busca deveria ser algo inteligível, que deveria passar por suas mentes, que deveria ser racional ou científica e tudo o mais. É assim que elas atuam em busca da Verdade. Isso não é possível. O Princípio de Mahalakshmi significa que vocês deveriam ter o desejo sincero de conhecer a Verdade, apenas a Verdade e nada mais.
    ...
   
Vocês não podem comprar a Verdade. Não, vocês não podem pagar pelo despertar de sua Kundalini e nem receber nenhum dinheiro por conta disso. A Realização do Si é, sem dúvida alguma, a Graça Divina. Vocês não podem tomar dinheiro algum por causa disso; não podem vender isso. Não se trata de algo tão barato assim. Se puderem compreender isso é porque o Poder de Mahalakshmi estará presente em vocês.
   
O Poder de Mahalakshmi destina-se àqueles que são buscadores genuínos e que estão, real e autenticamente, buscando a Verdade. Esse Poder age e funciona tão bem que os buscadores genuínos obtêm a sua Auto-realização de modo muito espontâneo. Todos vocês obtiveram essa Realização espontânea. Não tiveram de ir para o Himalaia e nem tiveram de fazer nada mais. Cessaram todas essas coisas, pois vocês já as tinham feito.
   
Em suas vidas passadas, vocês devem ter feito essas coisas. Agora, não precisam mais fazer coisa alguma. Vocês podem obter a sua Realização sentados aqui. Seja onde for que estiverem, no mundo todo, podem obtê-la e disseminá-la muito rapidamente. Difundir a Sahaja Yoga é um dever dos Sahaja Yogis.
   
É preciso que vocês se dêem conta de que Mahalakshmi e Mahakali andam de mãos dadas, uma ao lado da outra. Quando Mahakali os abençoa, permanece com vocês e vocês se mantêm no reino Dela, então Mahalakshmi toma a frente e, com toda a certeza, ajuda-os a alcançar a sua Realização, equaciona os seus problemas financeiros e, de uma forma ou de outra, resolve os seus outros problemas. Ela assegura a concretização de seu maior desejo que é o de obter a Realização do Si.
   
Não há competição entre esses Poderes. Todos os três Poderes trabalham juntos e fazem funcionar o que quer que seja preciso. Mas é o Poder de Mahakali que orienta para onde a ajuda deve ir e é por isso que esse Poder é tão respeitado.
   
...
Vocês devem amadurecer de tal forma que possam saber tudo a respeito desses indivíduos maléficos. Devem descobrir o que é que esses falsos gurus estão fazendo. Isso é realmente muito fácil, dado que vocês são iluminados e, com a sua atenção iluminada, vocês serão capazes, certamente, de descobrir o que há de errado com determinada organização e quais as ações malignas que os seus participantes irão praticar.
   
A melhor maneira de fazer isso é meditar. Não sejam agressivos, de forma alguma, mas apenas meditem e peçam a Mahakali: ‘por favor, exterminai ... (determinado malfeitor), porque ele está destruindo o mundo. Por favor, fazei com que ele desapareça’. Essa é a missão de Mahakali e Ela gostará muito de efetuá-la, mas alguém tem de dizer isso a Ela e pedir-lhe que o faça. É bom que lhe peçam isso,  porque existem tantos malfeitores que, a não ser e até que indiquem especificamente o nome de algum deles, Ela não poderá canalizar a Sua atenção para ele.
   
Assim sendo, o melhor é suplicar a Mahakali que os ajude, quer num nível individual, nacional ou coletivo, quer num nível global. Ela existe em todos os lugares. Ela está à disposição de vocês de modo global, em todas as partes. Vocês podem ter determinada cor, podem pertencer à certa raça ou à qualquer nação, pois isso não importa. Ela está presente dentro de vocês, o tempo todo, e adorá-La e despertá-La é a única obrigação que vocês têm de cumprir.