Pesquisar neste blog

5 de maio de 2012

Conquistando o Void

Resumo da Palestra de S.S.Shri Mataji Nirmala Devi, do Puja do Guru de 19 de julho de 1981, Inglaterra

William Blake:
Vocês devem dizer ‘amém’, depois de recitar esse poema de William Blake que se chama Jerusalém (abaixo).Esse poema mostra como William Blake estava pensando em vocês. Ele apresenta, desse modo, a esperança para a Inglaterra que Eu tinha em relação a vocês. Como já lhes disse, a Inglaterra é o Coração (Anahata) e o Coração precisa ser estabelecido antes de tudo, pois do contrário a Sahaja Yoga não se firmará de modo algum.

 Jerusalém

E, há muito tempo atrás, caminharam aqueles pés
sobre as verdejantes montanhas da Inglaterra?
E foi visto o Cordeiro Sagrado de Deus
nos agradáveis pastos da Inglaterra?

E o Divino Semblante
brilhou acima de nossas pesadas nuvens?
E foi Jerusalém erguida aqui
em meio a estes negros e satânicos moinhos?

Traga meu arco de ouro brilhante!
Traga minhas flechas do desejo!
Traga minha lança: Oh sombras reveladas!
Traga minha Carruagem de Fogo!

Eu não descansarei dessa luta interior;
Nem minha espada descansará
até que nós tenhamos erguido uma Jerusalém
nas agradáveis e verdejantes terras da Inglaterra.


As pessoas que vivem neste país são as que menos acreditam na visão de William Blake, por causa da maneira pela qual elas se conduzem. Podemos ver, mui claramente, quais eram as esperanças que Blake tinha, como era clara a sua visão de que a Inglaterra tinha de se transformar numa nova Jerusalém. Em sânscrito, isso é chamado de Tirtha, que significa um ‘lugar de peregrinação’. Esse poema, que foi tão belamente escrito por Blake, indica que ele teve uma visão da Sahaja Yoga prosperando na Inglaterra de forma bela.

Shri Adi Guru Dattatreya

Materialismo e a Fragilidade no Caráter:
Sem embargo, no estado em que se encontra, esse Coração ainda está muito vinculado à vida material. Um materialismo exacerbado infiltrou-se em nossas veias, de forma que precisamos compreender que devemos erradicá-lo de nossos corpos e mentes. O materialismo está tão arraigado em nós, que temos realmente de tomar medidas fortes contra ele. Ele é tão poderoso, que qualquer pessoa que venha para cá torna-se materialista. Imaginem o Coração transformando-se numa matéria grosseira. Imaginem o Coração transformando-se numa rocha!
   
Não obstante, quando se juntam a Mim, vocês necessitam compreender que têm de transformar-se realmente. Em primeiro lugar, devem dar-se conta de que são Almas Realizadas. Poucas pessoas compreendem adequadamente e têm plena consciência de que são Almas Realizadas. Vocês não são pessoas comuns e vulgares. Os Sahaja Yogis são Almas Realizadas. Do jeito que as coisas são, os Sahaja Yogis devem livrar-se dessa concha protetora sob a qual têm vivido. Se vocês se estudarem corretamente, descobrirão que as idéias que têm, até agora, sobre a segurança, originam-se do materialismo. O materialismo se infiltra e penetra em vocês, mesmo que vocês não percebam.
...
O problema é que o materialismo foi se infiltrando em vocês de várias maneiras. Em função da Revolução Industrial, houve muitos avanços tecnológicos e a matéria foi utilizada na criação de conforto para vocês. Vocês se habituaram à matéria e ao conforto material, de forma que agora vocês são incapazes de viver sem eles. Isso se revela em pequenas coisas, tais como os guardanapos de papel ou o uso de luvas. Isso para vocês é o mínimo dos mínimos. No entanto, quantas pessoas, em outros países, usam essas coisas? Vocês deveriam ver isso. Essas coisas não são necessárias para o corpo. Essa preservação exagerada de vocês mesmos e essa dominação da matéria à qual vocês se submeteram transformaram-nos, realmente, em ‘queridinhos delicados’ ou em frágeis criaturas.

No entanto, gradativamente, vocês poderiam tentar livrar-se de coisas que vocês consideram importantes em sua vida. Tentem fazer isso. No primeiro dia, pode ser algo doloroso. No segundo dia, pode haver algum desconforto. Isso porque, a não ser e até que façam realmente um grande esforço no sentido de se livrarem desse corpo e dessa mente materialistas, vocês não poderão estar bem. Esse é o maior obstáculo para os buscadores ocidentais. Vocês precisam sair desse casulo protetor ou daquela ‘concha’ a qual Me referi anteriormente. A transmutação tem de ocorrer com vocês.

Libertem-se dessa Mala (mácula), dessa imundície do materialismo. Os indianos também se tornam materialistas quando vêm para a Inglaterra, para eles o dinheiro passa a ser muito importante. Nada mais importa. Isso é um fato: seja quem for que vem para essa terra, torna-se ‘possuído pelo dinheiro’. Se vocês lhes disserem que o dinheiro não é importante, eles ficarão malucos.
Vocês devem mudar e sair dessa corrida e perceber que já não fazem parte desse bando de malucos que correm atrás das coisas materiais, mesmo porque na velhice vocês deixarão tudo isso e morrerão. Vocês nascem novamente e fazem a mesma coisa. 

Conforto:
Vocês devem fugir do conforto. Devem aprender como superar a sua dependência do conforto. Precisam treinar o seu corpo. Estou falando a respeito dos ingleses porque estou aqui. Porém, os norte-americanos são piores ainda, pois, por causa de qualquer ruído, 50% deles morrerão em virtude de qualquer estrondo que eles ouvem. Os norte-americanos fizeram com que seus corpos se tornassem tão sensíveis que são agora, realmente, ‘queridinhos refinados’.

 "Eu não descansarei dessa luta interior;
Nem minha espada descansará
até que nós tenhamos erguido uma Jerusalém
nas agradáveis e verdejantes terras da Inglaterra."

Acho melhor colocar espadas nas mãos de todos e ver quem é capaz de segurá-las de forma correta! A Sahaja Yoga não é algo tão simples quanto lavar pratos. Ela é algo muito sério e para certas coisas vocês estão bem equipados, porém há certas coisas para as quais vocês não estão bem equipados, as quais devem ser incrementadas e sustentadas. Esqueçam-se de seus pontos fortes, pois eles já estão bem. No entanto, mantenham-se alertas em relação aos seus pontos fracos. Vocês são muito bem equipados mentalmente. Se Eu tiver de discutir com vocês, Eu desistirei. Realmente, não posso discutir com vocês, porque vocês são pessoas muito bem preparadas. Vocês leram todos os livros do mundo. No que tange porém aos seus corpos, vocês são escravos da matéria. De uma certa forma, a sua mente também é escrava da matéria.
 
Disciplina:
A fim de compreender que temos de ser grandes Gurus, em primeiro lugar, é preciso que saibamos que um guru tem de passar por uma grande disciplina de autoemancipação. Antes de tudo, devemos nos libertar da idéia de conforto. Vocês não podem sentar-se numa cadeira específica? Então sentem-se diariamente nela, até que ela se quebre. Vocês não podem sentar-se no chão? Então, passem a sentar-se no chão diariamente. Vocês são incapazes de viver sem determinada coisa? Então, tentem ficar sem ela. É dessa forma que vocês tornam correto o seu corpo. Façam de seus corpos seus escravos e não se tornem escravos de seus corpos. Se quiserem ser Gurus, seus corpos deverão adaptar-se a qualquer coisa que vocês queiram fazer. Imaginem o fato de vocês terem um carro que não pode ser dirigido. Vocês se sentarão nesse carro? Vocês se criticarão e criticarão os outros também! É isso que vocês estão fazendo.

É preciso compreender que para superar essa servidão materialista, vocês devem trabalhar contra isso em vocês mesmos. Quando vocês conseguirem controlar esse ‘mínimo dos mínimos’ de que vocês podem dormir onde quiserem, então terão tido um início. Tentem dormir no chão por um certo tempo. De qualquer forma, podem fazer algo contra essa mania de se deixarem queimar pelo sol, a fim de se bronzearem. As pessoas não podem resistir a essas idéias materialistas insensatas.

Todas essas idéias materialistas foram injetadas em vocês pelas pessoas que querem explorá-los. Elas lhes disseram que deveriam fazer isso, aquilo, que certas coisas eram necessárias. O que essas pessoas querem realmente é vender para vocês as suas mercadorias.

Educando a Língua:
Jejum:
Tentem jejuar de vez em quando. Eu proibi os indianos de jejuar, porque o que eles mais fazem é jejuar. Com o menor pretexto, eles jejuarão. Dado que há sempre carência de alimentos na Índia, eles jejuam sempre. Qual é a necessidade que eles têm de jejuar? No entanto, no ocidente, é preciso que as pessoas aprendam a jejuar e não se apegar muito à comida. A atração pela comida indica que os seus sentidos estão fazendo com que vocês enlouqueçam. Pensem nisso. Separem-se de seus sentidos e observem como eles estão conduzindo vocês à loucura. Devemos atacar em primeiro lugar o corpo e depois os sentidos.

Controlar o Paladar e a Fala:
O pior inimigo que temos é a nossa língua. Ela atua de duas formas: 1) através do paladar, ou seja, do prazer de comer; 2) através do modo pelo qual nós falamos. Ou não falamos nada, ou quando falamos sentimos ódio. Não podemos ser gentis e nem compassivos. Não podemos comunicar o nosso coração a ninguém. Por isso, controlem a sua língua. Vocês gostam de comer bolo? Então fiquem sem comer bolo durante um ano! Essa é a única maneira pela qual vocês podem treinar a sua língua realmente.

Se vocês se expressam de maneira ríspida durante o tempo todo, quer porque falam abusadamente, quer porque falam levianamente, tentem mudar isso. Tentem mudar a sua maneira de falar. Tentem fazer com que a sua fala seja doce. Transformem a sua fala numa forma bela e atrativa. Com uma língua agressiva, não podemos nos transformar em Gurus na Sahaja Yoga. Esses Gurus serão liquidados!

Guru Mãe:

Vocês têm ‘uma’ Guru que é uma Mãe. Jamais bati em vocês. Acho que nunca bati em ninguém. Eu lhes dei a Realização. Com toda a Minha compaixão, tenho cuidado de vocês. Eu lhes dei compaixão. Nunca lhes pedi nada, nem reclamei de nada, nunca resmunguei por qualquer motivo. Tenho sido extremamente paciente com vocês. Assim, vocês devem ser como Eu – sou um modelo para vocês. Vocês são Gurus na Sahaja Yoga, que é uma Maha Yoga. Vocês não são como os Gurus que escolhiam um discípulo a cada  vinte e um mil anos. Vocês obtiveram o conhecimento da Kundalini mais do que qualquer um desses Gurus. Vocês têm mais poderes do que qualquer um desses Gurus. Esses poderes têm sido concedidos a vocês, sem quaisquer restrições. Todavia, apenas aqueles que se elevarem e crescerem como árvores adequadas deverão ser chamados de Gurus. É por isso que têm de saber como é que devem crescer adequadamente como Gurus.

Antes de mais nada, vocês têm de abrir mão de todas as atitudes materialistas em relação à Sahaja Yoga. Muitos Sahaja Yogis acham que a Sahaja Yoga deveria servir para alguns propósitos, tais como, dar-lhes abrigo e dar-lhes um lugar para viver. Algumas pessoas nutrem a idéia absurda de que a Sahaja Yoga deveria dar-lhes comida de graça! Outras pessoas acham que a Sahaja Yoga não deveria interferir em nada na vida conjugal delas, pois elas poderiam manter-se centradas em sua vida costumeira. Outras ainda acham que não devem gastar um centavo com a Sahaja Yoga, mas querem tirar da Sahaja Yoga todas as vantagens possíveis. Essas pessoas jamais devem esperar que se tornem Gurus. Elas podem tentar se exibir, mas serão rebaixadas.

Humildade:
Vocês devem aprender a ser humildes.A não ser e até que vocês desenvolvam um grande coração, vocês não poderão ser humildes. Humildade não significa que vocês abaixem suas cabeças diante de pessoas dominadoras, mas significa uma força interior. Uma pessoa fraca, jamais poderá ser humilde, pois não poderá suportar a carga. Vejam a Mãe Terra: Ela somente suporta a nossa carga porque Ela é grandiosa. Vocês precisam ser fortes interiormente, devem ser pacientes com as fraquezas dos novos e suportar a carga de ‘seus’ discípulos, ou seja, as pessoas que tentam segui-los na Sahaja Yoga. Vocês demonstram a sua humildade quando dizem: “nós éramos como eles são, absolutamente iguais a eles. Não éramos nada. Sem a Sahaja Yoga, o que é que nós éramos?” Diante dos olhos de Deus, o que é que são vocês? Nada. Ninguém sabe quem vocês são. Vocês podem ter carros e uma boa educação, mas o que é que isso importa aos olhos de Deus?

Educação Formal:
Todos vocês sabem que os santos não tiveram uma educação formal. Cristo nunca freqüentou nenhuma universidade. Todas essas idéias de grandeza que nutrimos a nosso respeito devem ser transformadas em zero. A verdadeira grandeza surge com a humildade e a doçura. Falem coisas que sejam apreciadas e amadas (Priya) pelos outros. Coisas que atraiam os outros, mas de um modo adequado, criterioso e diplomático.

Algumas pessoas, em nome da honestidade, são apenas sádicas ou inúteis, dado que elas não alcançam nada com essa atitude. Vocês podem conversar educadamente com as pessoas. Digam coisas que as atraiam e as façam sentir que há uma completa humildade em vocês, que vocês as aceitam exatamente como elas são, porque vocês querem dar algo para elas.

Crescimento Interno:
A Sahaja Yoga depende mais de vocês do que de Mim. Vocês têm de se modificar muito mais. Não é apenas através da assunção de um papel importante que vocês progredirão.

Por exemplo, um arbusto não se transforma em árvore apenas pelo fato de dizer que é uma árvore ou comportar-se como uma árvore. Ele tem de tornar-se uma árvore. Vocês são árvores. Uma mulher deve agir como uma mulher e um homem deve agir como um homem. Se um homem se comportar como uma mulher, ele se tornará uma mulher? Isso deve ser inato e vir de dentro.

O problema é que as pessoas não querem abrir mão de nada. Por isso, as pessoas continuam tendo os mesmos tipos de bloqueios em seus Chakras. Pelo menos as pessoas que estão aqui hoje devem prometer: “vamos nos modificar completamente”.

A humildade não significa medo, mas sim um Amor completo. Devemos falar, ser interessantes e tentar fazer alguma coisa pelos outros.

Todos nós precisamos nos tornar Gurus. Sou apenas uma Mãe e a Mãe é a primeira e a última Guru para todos. É desse modo que sou a Guru de vocês, bem como de todos os Gurus. Vocês devem transformar-se em Gurus e manter espadas em suas mãos e ensinar os outros a manter espadas nas mãos deles. Qual deveria ser o caráter de um homem que tem de guiar os outros, se ele próprio é incapaz de manter uma espada em sua mão? O que é que ele irá ensinar aos outros?

Desapego:

Sem embargo, se vocês ainda estiverem apegados a comportamentos antigos e preocupados com essas coisas sem sentido, ninguém irá respeitá-los. Vou sugerir uma coisa: Sejam desapegados, tal como é um Sanyasin (alguém que renunciou a tudo). Como vocês sabem Eu sou uma Sanyasin. Embora Eu viva como uma simples dona de casa, Eu não Me importo com nada.

Desapeguem-se das coisas que vocês supõem que são de sua propriedade, pois ao morrer vocês não poderão carregar nada com vocês. Vocês estão conscientes disso. Por que então vocês se apegam às coisas? O apego de vocês tem como conseqüência comportamentos desastrosos. Por isso, é melhor que vocês se desapeguem das coisas como os sanyasins. Isso não significa que devam usar roupas amarelas ou vermelhas, mas interiormente tornem-se sanyasins. Essa é a melhor forma de conquistar o seu Void.

Entrega:
Posso dizer-lhes que a espiritualidade é algo tão grandioso, que se vocês puderem ter uma obediência total, esta os dotará de poderes extraordinários. A obediência é a chave para que vocês se tornem os melhores gurus.Se vocês não souberem respeitar os outros, ninguém os respeitará. Se vocês nunca estiveram sob o comando de alguém, vocês não poderão comandar ninguém. A entrega é o melhor remédio para a cura dos problemas do Void.

É essencial que vocês se entreguem completamente, ou até cegamente, como vocês diriam. Mergulhem nisso de cabeça. Não raciocinem sobre isso, pois se trata de uma entrega completa. Após fazerem isso, vocês ficarão surpresos ao ver como serão abençoados com os poderes de um Guru, subirão às alturas e serão capazes de fazer tudo aquilo que William Blake anteviu. Isso é como uma gota que se funde com o oceano e se transforma no oceano. Vocês sabem que o Guru é o oceano, e não uma gota do oceano. O oceano contem tudo dentro dele. Temos de aprender com o oceano como podemos ser o oceano ao nos transformar em oceano.