Pesquisar neste blog

19 de agosto de 2013

Respeite seu Vishuddhi





Trechos da Palestra realizada no Puja de Shri Krishna, em Schwarzsee, Suiça, em  23 de agosto de  1986.

16. Puja de Shri Krishna.
16 Vogais em Devanagari: 
"...Nós temos de prestar atenção total no Vishuddhi Chakra. É um chakra tão complicado. Ele tem todas as vogais da escrita Devanagari emitindo o som da Shakti que passa por ele, da Kundalini que passa por ele. Assim, todas as vogais são ouvidas nestes chakras. Estas vogais são, como sabem, em número de 16. Sem as vogais em Devanagari, nada se pode escrever. As vogais são a sustentação, são o poder que apoia todas as consoantes. Então é muito importante que as vogais sejam completamente nutridas e respeitadas.

O Movimento do Pescoço:
O movimento do pescoço, como viram na convivência internacional, é praticamente o mesmo. Mesmo aqueles que não podem ouvir, aqueles que não entendem sua língua, podem assentir desse jeito (balançando a cabeça), podem dizer assim (Shri Mataji faz o gesto), todos entendem que isto é sim ou não. Em algumas áreas em especial, claro, eles têm diferentes tipos de como balançar a cabeça. Mas acenar com a cabeça demais não é um bom sinal...
É muito ruim, muito, muito ruim para o Vishuddhi chakra.


Angina, Espondilite, Afasia, Tosse…
Há muitos problemas por causa do Vishuddhi. Por exemplo, a angina pode ser desenvolvida por causa do Vishuddhi. Você desenvolve espondilite por causa do Vishuddhi. Algumas vezes as pessoas perdem a voz completamente. Algumas vezes eles tossem o tempo todo. E há muitos problemas físicos por causa do Vishuddhi, porque, como disse, é um centro muito, muito complicado, que cuida de seu ouvido, nariz, garganta...


Discernimento:
Todos os dezesseis sub-plexos que estão lá são cuidados por este centro.Mas principalmente, está o centro do discernimento. O centro do discernimento surge somente quando vocês são pessoas livres. Enquanto vocês forem desequilibrados, enquanto tiverem seus próprios conceitos, não podem ter discernimento. E este é um ponto onde temos de entender que para alcançar sua liberdade total, vocês têm de conseguir a limpeza do chakra Vishuddhi. 

Madhurya, Verdade e Mentiras:

Primeiro de tudo é que nós devemos falar de uma maneira doce. Falem com alguém de uma maneira doce. Não artificialmente, mas docemente. Falem de uma maneira que a outra pessoa goste. (expressão em hindi/Marathi). Falem a verdade. Não contem mentiras. Se vocês continuarem a contar mentiras, depois de algum tempo se contarem a verdade, isto se tornará uma mentira. Mas se vocês dizem a verdade, então, mesmo que vocês contem uma mentira, ela se torna verdade...

Agora, algumas pessoas pensam que podem ser ardilosas. Que pela conversa delas, podem enganar, mas na verdade, elas estão enganando a si mesmas. Todas estas pessoas que enganam as outras com conversas doces, com falas artificiais, ou por algum tipo de manobra, vão para um estado tão horrível! E nessa Kali Yuga, especialmente, elas são amaldiçoadas e expostas e as pessoas sabem que são as maiores mentirosas jamais conhecidas. Agora os tempos estão chegando, quando tais pessoas serão expostas muito mais do que jamais foram expostas. Então sejam cuidadosos, não pensem que podem enganar. Na Sahaja Yoga, especialmente, vocês não podem trapacear.


Pele, Língua:
O Vishuddhi chakra cuida de muitas coisas, especialmente da sua pele, dos seus olhos. Eu vi que pessoas que tem um  Vishuddhi ruim, podem ter todos os tipos de problemas estranhos de pele. É claro que tem a ver com o seu fígado. Mas a pele é  (de acordo com) o modo que brilha, que cintila, depende como você sorri, como você olha para o mundo. Muitas pessoas têm o hábito de sorrir por absolutamente nada. Especialmente mulheres, senhoras, Eu vi que apenas sorriem estupidamente. Não é apropriado. Não devemos ser estúpidos. A estupidez é contra o princípio de Shri Krishna. Por exemplo, vocês viram como as pessoas estúpidas são. A língua delas está sempre meio para fora. Se você observar um homem estúpido, seu rosto está de um jeito que a língua está meio para fora, com a boca meio aberta e ele se parece como um idiota estupefato. Esse é um papel desempenhado somente pelo Vishuddhi .

Olhos - músculos:
Os olhos são muito importantes. E os olhos, de um modo, são muito cuidados pelo Vishuddhi por causa dos músculos dos olhos, que também são mantidos pelo Vishuddhi. Agora, o tipo de músculos que temos, os quais movem nossos olhos, os quais fecham as nossas pálpebras e tudo isso, é muito sugestivo. Vocês devem ter percebido que existem algumas pessoas que vêm até a Mim com seus olhos mexendo assim. Quando elas fecham os olhos, não podem mantê-los fechados. Existem algumas pessoas que quando abrem seus olhos para Mim, mantém os olhos abertos, não conseguem fechá-los. Ambas estão com problemas. Aquelas que mantém os olhos abertos o tempo todo são as pessoas com problemas de supra consciente. E aquelas que ficam com os olhos (pálpebras?) trêmulos têm problemas de subconsciente.

Olhos em ângulo:
Algumas pessoas tem também o hábito de manter os olhos em um ângulo o tempo todo, nunca podem olhar diretamente, mas em um ângulo. Elas pensam algumas vezes que é muito elegante. As senhoras pensam que é um jeito muito bom de olhar para as pessoas. E algumas delas têm os olhos de uma forma que continuam a olhar e derramar os olhos gananciosos ou luxuriosos nos outros. Esta é a pior coisa que podem fazer com seus olhos porque tais pessoas podem facilmente ficar cegas. Tais pessoas podem ter problemas com os olhos, especialmente vermelhidão. Muito, muito rapidamente.
 

Olhos puros:
Assim temos de ser cuidadosos mantendo os olhos muito puros, os olhos de um Yogeshwara, que foi Shri Krishna.
Olhos raivosos e hipnóticos:
E os olhos raivosos, vejam, são outro tipo de coisa perigosa, porque eles podem se tornar hipnóticos. Se vocês começarem a colocar seus olhos em algo e se concentrarem nisso, seus olhos podem se tornar hipnóticos. Isso significa que os bhoots começarão a sair de seus olhos. Primeiro de tudo vocês irão pegar bhoots em seu olhos; eles irão se estabelecer lá e então cairão em outras pessoas como bhoots. É uma coisa muito, muito perigosa, continuar olhando para alguma coisa continuamente com concentração.

Atenção no Sahasrara:
Há uma outro tipo de coisa estúpida, ou uma coisa de bhoot, talvez, em que pessoas pedem para meditar aqui (Shri Mataji aponta o Agnya). Está absolutamente errado. Está escrito no Gita, mas ainda assim está errado. Ninguém deve por a atenção aqui. Se eles têm de por a atenção, que ponham a atenção na porta (Sahasrara). De que adianta olhar para a janela (Agnya)? Vocês não podem sair por ela, podem? Se vocês têm de olhar para alguma coisa, que seja a procura da porta. E a porta está aqui (Sahasrara). A porta do Sahasrara é para estar aberta, assim não devem tentar se concentrar nesta parte (Agnya)."