Trecho da Palestra em Viena, 02 de maio de 1985
."Na Sahaja Yoga existem diferentes tipos de Anandas, na medida em que cresçam de uma para outra.
Swananda:
Por exemplo, podemos dizer, o Espírito, quando vocês veem o Espírito, alcançam uma Ananda chamada Swananda. Isso significa que sentem seu próprio Espírito e sentem-se muito felizes.
Parananda:
Depois vocês dão a Realização para os outros e obtém Parananda, alegria dos outros.
Brahmananda:
Mas quando vocês obtém a satisfação do bem-estar na saúde e tudo bem materialmente e tudo mais em Santosha, em satisfação completa, então isto é Brahmananda. E dessa forma, vocês começam a sentir alegrias mais e mais elevadas dentro de si. Porque seus nervos começam a se abrir para novas dimensões.
Krishnananda:
Assim vocês podem dizer que no nível de Krishna, vocês obtém Krishnananda, onde vocês alcançam a doçura, a madhurya.
Assim vocês podem dizer que no nível de Krishna, vocês obtém Krishnananda, onde vocês alcançam a doçura, a madhurya.
Shivananda: E quando vocês veem sua generosidade, então alcançam Shivananda.
Ganeshananda:
E quando estiverem com crianças, alcançam Ganeshananda.
E isso pode ser descrito.
Nirananda:
Todas essas (alegrias) podem ser descritas menos Nirananda, porque é a alegria de Mahamaya. Todas estas alegrias em conjunto são Nirananda. Assim não há lugar absolutamente para o ego e o superego. O Sahasrara é completamente aberto e nada mais do que a completa comunicação é estabelecida com o divino. E há uma efusão de luz, o tempo todo, na cabeça e a luz retorna. Isso vocês viram em Minha fotografia. É como se o Sahasrara se tornasse como um filho que mama na Mãe Universal, sugando a alegria e esta é novamente refletida de volta. Seria como as ondas que alcançam as margens e aí são novamente refletidas, elas voltam e então formam um modelo.
Agora, como vocês podem descrever a alegria que jorra desse padrão? A única coisa sobre Nirananda é que vocês têm Mahamaya tão perto e tão distante. Esta é a peculiaridade. Completamente sem pensamentos. Silêncio lá, completo silêncio, não pensem. É apenas silêncio que não podem colocar mais em palavras, porque as palavras rompem com a força de Ananda. Elas não podem mantê-la."