Pesquisar neste blog

16 de março de 2014

O Sol, o Cérebro, o Sahasrara



Trecho da Palestra de S.S.Shri Mataji Nirmala Devi, 'O Sol, o Cérebro, perguntas sobre saúde'. Rahuri, Índia, 13 de janeiro de 1986

"A cabeça tem um cérebro e o cérebro é feito de gordura, certo? Agora, se colocarmos a gordura no Sol, o que acontecerá? Vai derreter. É assim que as pessoas têm um cérebro derretido. Os cérebros não são normais, eles se comportam de uma forma que Eu não entendo."


Argila é boa para o fígado:
"...Eles querem ficar na natureza porque não têm uma chance como essa. Eles não podem tomar um banho em um lago em qualquer lugar, é uma grande oportunidade para eles de tomar um banho. Eles dizem que a água é tão limpa e talvez esteja cheia de argila. Eu disse, ‘A argila é boa para eles, eles gostarão disso...’ E Eu vejo a sua pele, está tão melhor, vejam tudo isso que sofreram, as queimaduras de Sol, mesmo com o exagero em Ganapatipule, estão sendo agora purificadas por esta argila, porque ela os suaviza. Se vocês puderem colocar um pouco de argila em sua barriga, ela tirará todo o calor. A argila é muito boa para o fígado.


Assim, Eu disse a eles (organizadores): 'vocês não entendem que essa "natureza-patia" que vocês(yogis)podem obter aqui', eles não a podem ter'. Mas eles (organizadores) muito, muito relutantemente concordaram, pensando que Eu queria tentar ser muito dura com vocês (yogis). Assim, aqui tem um Sol moderado e é bom e a atmosfera está muito clara e limpa. Além disso vocês têm um templo de Ekadesha Rudra aqui, que é um lugar tão bonito. Para um santo, vejam, para uma pessoa santa, o que é necessário? Porque ela está tão satisfeita com tudo. Seja o que for que ela tenha, fica satisfeita. Mas ela ficará mais satisfeita, gostará muito mais se estiver na natureza. Eu sei disso.
...
 
Comportamento sem rédeas:
Shri Mataji pergunta para um Yogi: O que você diz para as rédeas? Rédeas, aquilo que é usado para cavalos? Rédeas. Não há rédeas. Não há rédeas em seu comportamento. Nós vamos ao extremo em tudo. Seja o que for que façamos, nós vamos ao extremo. Não há rédeas em nossas mãos e isso é o que temos de ter. Não é como uma pipa que se movimenta aqui e ali, não é assim. É uma impulsão total, um movimento completo com todo o poder da vontade, com todo o esforço, para ir para alguma coisa que é perigosa. Eu pessoalmente penso que é um caráter autodestrutivo que está construido dentro de nós como resultado de nosso movimento exagerado para o exterior . Porque seja o que for que se mova em uma direção tem de reverter de volta, isso tem uma reação.



Natureza e queimaduras:
Por exemplo, a ciência desenvolveu a bomba atômica. Finalmente vocês realmente desenvolvem um temperamento destrutivo e é por isso que penso que as pessoas ocidentais não têm ideia como controlar a velocidade de volta. É mais a velocidade para fora, para locais perigosos que eles gostam. A natureza é boa. É bom estar na natureza. Mas isso não significa que vocês devam pedir para a natureza bater em vocês e matá-los. Eu fiquei tão triste de ver aqueles meninos que se queimaram em Ganapatipule. Foi realmente, muito, muito triste para Mim e quando Eu os tratei, lógico que eles ficaram bem, mas vocês não acreditariam como toda a Minha barriga aqui (Shri Mataji põe a mão na Sua barriga), toda a pele da Minha barriga estava queimada, chamuscada e agora a pele está descascando, da mesma forma como eles tiveram o problema, embora Eu nunca tenha ido ao mar, nunca tenha ficado lá. Assim, isso era o calor que eles estavam carregando.

Agora, as pessoas têm o que vocês chamam de problemas de pele, câncer de pele. Ainda assim eles querem fazer isso. Como aquela senhora da Suiça, estava tão doente, vejam, Eu estava muito preocupada porque ela estava perigosamente exposta (ao Sol) e era uma das que tiveram esse problema e ela disse: ‘Eu tenho o vício de tomar Sol’. Como ela pode ser viciada em Sol? É apenas uma ideia mental e acreditem-Me, é apenas uma ideia mental de que se vocês forem para o Sol sua pele ficará bem. É apenas uma ideia mental. Vocês viram alguém assim? Quero dizer, qual é a prova de que se você ficar no Sol a sua pele vai melhorar? Nós indianos nunca ficamos no Sol. Nunca. Nós nunca vamos a um lugar ventoso, nunca, digamos esquiar.

Esquiar, cavalgar, nadar:
De acordo conosco esquiar é uma atividade estúpida. Nós nunca fazemos isso. Qualquer indiano que faça isso, é um camarada estúpido, segundo nosso pensamento. As mulheres nunca cavalgarão porque isso afeta o útero. As mulheres nunca nadam após algum tempo porque isso afeta o útero e se afeta o útero, afeta o sistema como um todo, pois o útero representa a Kundalini. Tudo isso são ideias erradas que vocês têm. Por isso é que Eu acho que no ocidente todos estão doentes. Eles têm esse ou aquele problema, isso ou aquilo. Certos princípios nascerão em nossas mentes porque nós somos santos e nós somos coisas preciosas. Nós não somos como outros ocidentais que podem desperdiçar as nossas vidas assim, por causa de alguma aventura estúpida que concebemos.

Banhos de Sol e o cérebro:
Vocês podem imaginar, todos os indianos têm um pele muito melhor do que vocês. Tudo bem. Eles não têm? Eles tomam Sol alguma vez? Nunca. Vocês viram algum indiano sentado lá fora tomando banho de Sol? Quero dizer que a prova final é que a despeito de tudo isso, suas peles são tão ruins. Como a sua pele pode ser boa com o Sol, vejamos. Tomemos uma reação química. O que acontece quando uma coisa cai sobre a nossa pele ou sobre a nossa cabeça. A cabeça tem um cérebro e o cérebro é feito de gordura. Certo? Agora se colocamos a gordura no Sol, o que acontecerá? Vai derreter. É assim que as pessoas têm um cérebro derretido. Os cérebros não são normais, eles se comportam de uma forma que Eu não entendo. Assim primeiro de tudo, se o seu cérebro se apaga, como a sua pele pode ficar bem? Porque o cérebro controla a pele. Ele controla tudo. Se o seu cérebro desliga, Eu nunca encontrei uma pessoa que pareça bonita por ficar ao Sol. Ao contrário, fiquem em casa. Preservem sua pele ao ficar em casa.

Gruhastas e comunicação:
O segundo ponto é que um Sahaja Yogi não deve se comportar como outros ocidentais que saem em todos os feriados. Eles nunca ficam em casa. Gruhastha, aquele que fica em casa. Nós somos todos Gruhasthas, chefes de família, nós somos pessoas casadas. Tão logo vocês têm um feriado, vocês saem. Agora talvez vocês deem uma explicação, ‘porque as nossas casas são assim e nós pensamos que nossas casas estão nos sufocando'. Vocês viram as casas das pessoas pobres daqui? Vocês viram as casas dos trabalhadores em Bombaim? Ninguém sai no feriado. Em toda Minha vida Eu acho que nunca saí para um feriado com Meu marido. Apenas uma vez nós tentamos por dois dias e nós voltamos da Escócia o caminho todo. Nós apenas fomos para um casamento ou um festival ou algo assim. Se houver algum acontecimento coletivo ou algo assim, vocês podem ir para um picnic, todos vocês juntos. Mas vocês devem sentar-se em casa e falar uns com os outros, deve haver alguma comunicação. Não há comunicação entre os filhos e os pais, não há comunicação entre o marido e a esposa, não há comunicação entre os parentes, outras pessoas, nenhuma comunicação absolutamente. Assim vocês se tornaram pessoas que são isoladas... Sentem-se e conversem.

...
Um Sahaja Yogi nunca deve tomar Sol. Vejam por Mim. Nunca, nunca fico ao Sol. Porque esse cérebro requer uma quietude completa e a atividade do Sol não é necessária. Vocês não devem nem, quando dormem, ter um raio de Sol. Mesmo Eu, quando durmo, quero escuridão completa. Mesmo com um leve raio de luz Eu não consigo dormir, porque Eu preciso agir. Assim essa reação à luz é tão grande em Mim, talvez Eu seja muito sensível a todos os elementos mas e quanto a vocês? Vocês precisam evitar a luz do Sol o máximo possível quando dormem, e também não devem sentar-se ao Sol por um tempo longo. É claro que tomar Sol ajuda ao dar-lhes Vitamina D, que é bom para ossos crescerem, mas Eu acho que seus ossos já estão formados, não há necessidade de formar mais os seus ossos.

Carecas ou cabeludos:
Mas agora graças a Deus vocês podem obter cálcio solúvel que podem ingerir e podem também ter Vitamina D e A se quiserem. Qual é a necessidade de queimar essa cabeça? Agora se vocês se sentarem ao Sol, terão ou uma cabeça careca ou uma selva na cabeça. Uma das duas coisas, dependendo da sua personalidade. Porque o seu cérebro não pode suportar isso, sua pele não pode aguentar isso. Afinal, nós não somos pessoas da selva, somos? Mas perguntem a qualquer pessoa da selva, ela nunca se senta ao Sol. Isso é apenas algo que alguém introduziu em sua cabeça, de que precisam sentar-se ao Sol.

Esquimós e o Sol:
Se vocês forem e olharem os esquimós que vivem em casas de gelo, eles nunca tomam banhos de Sol. Vocês já os viram tomar banhos de Sol? Alguma foto, em algum lugar? Então por que existe esse tipo especial de estupidez entre outras pessoas, é porque vocês perderam a percepção de estarem sendo manobrados. Vejam, como faze-los de idiotas. Agora, vocês precisam criar algumas fraquezas nas pessoas, se vocês não criam fraquezas como eles irão prosperar com suas maquinarias? Assim, deixem-nos enganá-los. Se vocês forem para a costa do mar e bronzearem seu corpos, parecerão muito bonitos?

Primeiramente, nunca, vocês ficam horríveis, e em segundo lugar dirão que sua saúde ficará boa, assim todos estão indo para a costa do mar, terminando com um câncer de pele. Porque o seus corpos se revoltam contra isso e aí ficam com câncer de pele. Vocês ficam com problemas de fígado, e já têm isso. Vocês já pensam demais, porque querem ter Sol? Vocês já têm muito Sol dentro de si. Qual é a razão disso? Eu simplesmente não entendo. Vocês devem saber que hoje nós temos o trabalho do Sahasrara e o Sahasrara é o cérebro. Nós temos de trabalhar no cérebro e se vocês não sabem como usar o seu cérebro adequadamente, Eu não sei o que farei."...