Pesquisar neste blog

5 de outubro de 2018

3º dia do Navaratri - Shri Chandraghanta

Tritiya, o terceiro dia, é comemorado com a adoração de Shri Chandraghanta - o nome derivado do fato de que depois de se casar com Shri Shiva, Shri Parvati adornava sua testa com uma meia lua (Chandra). Ela é a personificação da beleza e também simboliza a bravura e, portanto, a cor do dia é amarela.


Depois que o Senhor Shiva deu a Shri Parvati sua palavra de que ele não iria se casar com qualquer mulher, começa o momento alegre da vida de Shri Parvati. Shri Shiva traz uma procissão de deuses, mortais, fantasmas, duendes, sábios, ascetas, até os portões do palácio do rei Himavan, para tomar sua noiva Shri Parvati, por ocasião de seu casamento. Shri Shiva chega ao palácio do rei Himavan em uma forma aterrorizante e a mãe de Shri Parvati, Maina Devi, desmaia de terror. Shri Parvati aparece para Shri Shiva e vê sua forma assustadora, então, para salvar seus pais e outros membros da família, Ela se transforma na Deusa Chandraghanta.


Shri Chandraghanta persuadiu Shri Shiva a reaparecer de forma encantadora. Ao ouvir a Deusa, Shri Shiva aparece como um príncipe decorado com inúmeras jóias. Shri Parvati reviveu sua mãe, pai e amigos, então Shri Shiva e Shri Parvati se casaram e fizeram promessas um ao outro.

Shri Chandraghanta tem oito mãos e segura um tridente, uma maça, um arco e flecha, uma espada, uma flor de lótus, um sino e um pote de água, enquanto uma de suas mãos permanece em postura de bênção. Ela monta um tigre ou leão como seu veículo, que representa bravura e coragem, ela usa uma meia lua na testa e tem um terceiro olho no meio da testa. Sua pele é dourada. Shri Shiva vê a forma de Shri Chandraghanta como um grande exemplo de beleza, charme e graça. Shri Chandraghanta monta um tigre ou leão como seu veículo, representando bravura. Este é um aspecto terrível e está rugindo de raiva.

Festival do Navaratri

4º dia >

Fonte: Internet