Pesquisar neste blog

30 de agosto de 2009

Vitthala Rukmini


Em Maharashtra, especificamente na cidade (de peregrinação) de Pandharpur, Vitthala é cultuado como o Senhor; e Rukmini é a sua consorte ou poder. Em Padharpur, Rukmini tem seu próprio templo. Em algumas tradições, Vitthala (ou Vithoba) dizem, é derivado de Vishnu, e Rukmini (ou Rakhumai) é derivada de Lakshmi.

Agora, quando nós temos nossos problemas no Vishuddhi, nós temos que saber quais são as divindades nos dois lados e quais eram suas qualidades, as quais estão faltando em nós – é o porquê de estarmos sofrendo. Vejamos quando bloqueamos o Vishuddhi direito. A essência de Shri Krishna é a doçura – madhuriya. E o Seu poder era Radha. Ra é energia, dha quer dizer aquele que sustentou a energia. E o poder Dela era, Ela era chamada Ahlada. Ahlada quer dizer as qualidades que Ela tinha de dar alegria. Então, as qualidades de Shri Krishna eram pelo fato de que Ele era Yogeshwara, então Ele era a testemunha e a doçura. Agora, uma pessoa que grita, berra e fala alto e fica nervosa falando muito alto, ou que fala muito alto o tempo todo, todas elas sofrem do Vishuddhi direito. Então, todos deveriam entender que mesmo quando vocês têm que ralhar com alguém, vocês apenas têm que dizer: “O que você está fazendo? Por que está fazendo assim?”. Caso contrário, “Eu dou a você e você faz assim?” Acabou-se! O Vishuddhi direito acabou. Está acabado agora.

Então, para o Vishuddi direito nós usamos o mantra de Vitthala e Rukmini, essas duas pessoas. Vocês podem ver, é também muito significativo, porque eles dizem que existia um Pundalikaksh, um garoto que estava servindo seus pais. E seus pais estavam dormindo, ele estava massageando os pés deles, quando Vitthala e Seu poder Rukmini apareceram na porta. Mas ele disse, “Agora fiquem quietos. Meus pais estão dormindo então vocês fiquem aí!” Então, ele tinha um tijolo perto dele que ele jogou e pediu a eles “Vocês fiquem aí”. Então Eles permaneceram quietos, Eles permaneceram quietos por que eles estavam dormindo. Agora, esse é o ponto. No lado direito, se vocês falam alto, se vocês falam demais, se vocês intimidam as pessoas com a suas falas então vocês bloqueiam o Vishuddhi direito. Então, o melhor é descansar um pouco e dar um descanso para o seu Vishuddi direito parando de falar. “Vá para mauna” eles dizem, apenas não falem. Por algum tempo, se vocês não falarem, vocês verão que seus Vishuddhi vão melhorar, seus problemas vão melhorar.
(S.S.Shri Mataji Nirmala Devi, trechos do Shri Krishna Puja, Inglaterra 14/8/1989)

Eu acho que hoje é um grande dia para todos nós porque este é o lugar do Virata, de Shri Vitthala. É o lugar onde Shri Vitthala apareceu para um filho devoto e quando ele pediu a Ele que “É melhor você ficar sobre um tijolo,” Ele ficou lá. E eles dizem que Ele ficou lá esperando. Algumas pessoas dizem que a estátua que vemos saiu da areia da Mãe Terra e isso é o que Pundalikaksh continuou dizendo que “Estes são aqueles que vieram ver a mim e aos meus pais. Eu estava ocupado com eles, então eles estão sobre o mesmo tijolo que eu joguei”. Agora, a história completa tem que ser absorvida de uma maneira muito sensata com o senso comum nela, que o próprio Deus é capaz de todos os tipos de milagres...

Minha idéia em vir para Pandharpur, para o Shiva Puja, foi essa: que Shiva representa o Espírito, e o Espírito reside em todos vocês, em seus corações. O assento de Sadashiva é no topo de suas cabeças, mas é refletido em seus corações. Agora, seu cérebro é o Vitthala. Então, trazer o Espírito para o seu cérebro significa a iluminação do seu cérebro. A iluminação do seu cérebro significa que a capacidade limitada dele tem que se tornar ilimitada, em sua capacidade de perceber Deus. Eu não vou usar a palavra entender – para perceber Deus – quão poderoso Ele é, quão milagroso Ele é, quão fantástico Ele é.
(S.S.Shri Mataji Nirmala Devi, trechos do Shivaratri Puja, Pandharpur 29/2/1984)