Pesquisar neste blog

25 de setembro de 2010

Em Louvor à Deusa



A Deusa tem sido venerada na Índia por milhares de anos. Aqui estão alguns textos que podem ser de interesse aos Sahaja Yogis durante o Navaratri:

Links em inglês :















Notas : O Devi Mahatmayam, encontrado no Markandeya Purana, é também conhecido como Durgasaptasati, Durgapatha e Chandipatha.
Vídeos(inglês)

 “...Assim, a ascensão começa a evoluir na medida que o jogo da Deusa é o Navaratri. Em sua ascensão durante eras, o Navaratri é a razão de ser o mais importante puja. Na Sahaja Yoga, o Navaratri é o puja mais importante. Embora possamos dizer que na Sahaja Yoga moderna é o Dia do Sahasrara, porque foi a partir dele que vocês começaram a obter a sua Realização. Mas se vocês vão aos eventos históricos evolucionários como um todo, você descobrirá que o Navaratri é aquele que trouxe o Sahasrara para vocês. Sem a ajuda da Devi nos diversos estágios de sua ascensão, você não poderia ter chegado à posição de receber sua Realização. Assim, todos os passos que você deu no passado são hoje venerados e são usados para agradecer à Devi por aquilo que Ela fez para trazê-los à realidade. Assim, é como uma ação de graças. Sem o trabalho Dela nada poderia ter acontecido.


Assim, quando nós lemos sobre a Deusa, sobre Suas encarnações, como Ela veio a essa terra para salvar Seus devotos, as pessoas estavam tentando ascender, cruzar esse Bhavasagara, como Ela trabalhou duro, como Ela lutou contra os demônios, como Ela lutou, Ela matou os demônios com uma mão só, Ela tomou a responsabilidade para Si de fazer as pessoas atravessarem o Bhavasagara. O Guru deu a vocês a força, ensinou sobre o dharma, mas Ela é aquela que lhes mostra com clareza. Mesmo aqueles que eram dhármicos não podiam fazer isso por causa da pressão demoníaca. Ela é Aquela que luta com uma das mãos com Seus poderes de destruição. Em Seu amor por vocês Ela lutou, Ela trouxe vocês a esse nível. E então Ela assumiu uma forma mais branda de encarnação. Mesmo durante o tempo de todos os gurus, Ela assumiu a forma de, como vocês sabem, Janaki era a filha de Janaka. Então Fátima era a filha de Mohammed Sahib e Nanaki era a irmã de Nanaka. Nessas formas, esses poderes sustentaram e nutriram o Guru Tatwa (Princípio do Guru) e mais tarde ou às vezes simultaneamente Elas se encarnaram em formas mais suaves para ajudar os seres humanos a se elevar.


Então hoje é o dia de ação de graças. Assim como o Guru Puja é o dia de ação de graças ao seu Guru, Aquele que aconselhou vocês, Aquele que lhes ensinou sobre a verdade, Aquele que ensinou a vocês a verdade e lhes deu a Realização. E o Puja da Deusa é uma ação de graças onde apenas com uma das mãos, simplesmente como uma mãe muito amorosa, sob seu sari Ela protegeu vocês, lutou por vocês, lutou contra qualquer inimigo que estivesse por perto, todo tipo de problemas que existiam e finalmente os trouxe até o nível do Sahasrara e então lhes deu a Realização. É uma ação de graças para a Mãe. Assim, nós podemos dizer que o Navaratri é como um Dia das Mães onde você agradece a Ela, que era simplesmente incansável, continuamente trabalhando por Suas crianças.”


S.S. Shri Mataji Nirmala Devi, trecho do Puja do Navaratri 1985, Suíça