Pesquisar neste blog

18 de maio de 2011

Ser Honesto Consigo Mesmo


E não permitam que nada estrague a sua imagem no espelho. Esse é o primeiro passo, é o da introspecção.

Assista vídeo relacionado ao tema.

Na busca, uma coisa muito importante é que a pessoa deve ter uma grande devoção. E vocês também têm que passar por inúmeras misérias. A busca ocorre quando também interiormente vocês estão lutando e exteriormente vocês não encontram nada que seja satisfatório. Desta maneira, a busca tem duas facetas. Nessa busca, quando vocês estão tentando chegar à Verdade, isso parece uma coisa muito difícil. Mas vocês não podem evitá-lo, porque vocês não estão satisfeitos com o que existe ao redor de vocês.
...
Nós temos que aceitar que os seres humanos não estão em um nível que lhes permita entender o que está errado com eles. Eles não querem aceitá-lo. Para eles, a agressão é o único meio pelo qual eles podem mostrar suas virtudes. Então, qual é a solução? A solução é que nós devemos dar a todos eles a Realização do Si. Eles devem obter a Realização do Si e, só então, as coisas vão melhorar. Agora, vocês podem dizer “Mãe, nestes dias de brigas, conflitos e lutas, as coisas se resolverão. As circunstâncias lhes dirão. A vida será tão difícil com armas apontadas para a cabeça todo o tempo, que eles terão também que buscar a Verdade”. Isso terá que ser feito de forma verdadeira.

Se eles estiverem buscando a Verdade, eles ficarão surpresos ao perceber que o mundo é uma unidade, que os seres humanos são uma unidade, e que esse é o destino dos seres humanos. Mas para isso, muitos terão que ser mortos, muitos terão que ser destruídos, porque eles não aprendem a lição do modo mais fácil.
Primeiramente, nós estamos preocupados conosco, como nós podemos prosperar, como nós podemos nos tornar mais importantes, e também há a ganância. Nós não nos enxergamos, se nós somos agressivos, se nós estamos tentando prejudicar os outros, se nós temos idéias erradas a nosso respeito, como nós torturamos as outras pessoas.

Então, antes de tudo, vocês devem purificar-se e aceitar os seus problemas, seus próprios receios. Essas coisas devem ser encaradas. E desafiem a vocês mesmos. O que vocês têm feito? Você é um Sahaja Yogi, como você pode odiar alguém? Como você pode prejudicar alguém? Esse é o começo da introspecção, isso é muito importante. Eu posso perceber a pessoa que medita no verdadeiro sentido da palavra, e aquele que simplesmente ‘medita’. Vocês não deveriam enganar-se. Se vocês estão enganando a si mesmos, então, como poderão tornar-se gurus ?


Para tornar-se um bom guru, você deve primeiramente ser honesto consigo mesmo e descobrir o que você está fazendo, em que você está interessado, o que você tem feito. Nós temos seis inimigos, como Eu disse a vocês. E nós justificamos todos esses inimigos. Nós pensamos, “Está bem! Afinal, eu fiz isto por causa disto, eu tive que fazê-lo”. Alguém diria “Eu era pobre, então eu tive que ser desonesto”. Outro diria que “Eu tive que dizer mentiras”. Outro diria que “Eu tive que ser imoral”. A justificativa é o maior problema dos seres humanos! Os animais não fazem isso. Eles têm as suas idéias fixas, eles têm a sua ‘natureza’ fixa. Mas os seres humanos podem fazer todos os tipos de coisas erradas e podem justificá-las. Esse ato de justificar-se não os ajuda na sua ascensão. “Eu fiz isso por causa daquilo...” Isso nunca os ajuda! As pessoas deveriam fazer uma introspecção e ver por si mesmos o que é o ato de justificar-se.

Quando vocês começam a se apoiar em todas as coisas negativas que vocês fazem, como vocês podem elevar-se? Como vocês podem obter sua ascenção? Todo o tempo vocês estão tentando rebaixar-se! Então, a purificação interior só é possível se vocês puderem ver a si mesmos claramente. Se vocês não podem ver-se, como irão purificar-se? Se Eu não posso ver-me  no espelho, como Eu poderei ver o que está errado na Minha face? Quando vocês começam a ver a Verdade, e a comparar vocês mesmos com ela, apenas então vocês poderão purificar-se. Mas a identificação deve ser com a Verdade. Por exemplo, vocês vêem no espelho a sua face e  percebem que algo está errado. Vocês não estão identificados com o que está errado, mas vocês estão identificados com a sua própria face, e então vocês a limpam. Do mesmo modo, se vocês estão identificados com vocês mesmos, vocês não poderão livrar-se disso.

Quando vocês estão avançando no caminho da honra, da virtude, da benevolência, da compaixão e do amor, vocês devem ver a si mesmos, observar-se. O que vocês estão fazendo?  Onde vocês estão indo? Até que ponto vocês têm sido tolos? Vocês não devem trapacear a si mesmos. Deixem que os outros os enganem, deixem que os outros façam o que quiserem. Deixem que os outros tentem matá-los, mas não matem a si mesmos! Não enganem a si mesmos! Então, tenham respeito por vocês mesmos, sejam honrados, isto é o que vocês devem valorizar mais do que qualquer outra pessoa. E não permitam que nada estrague a sua imagem no espelho. Esse é o primeiro passo, é o da introspecção.

O que os ajuda nessa introspecção é o seu senso de amor. Vocês podem amar uma pessoa que é importuna, ou que é agressiva? Alguém que tem um temperamento explosivo? Alguém que o trapaceia? Vocês podem amar tal pessoa? Vocês não podem. Então, como vocês podem amar a si mesmos quando vocês têm essas qualidades, quando vocês fazem isso a si mesmos?

Então, em primeiro lugar, está o puro amor por si mesmos. Puro amor. Ter o puro amor é uma coisa tão grandiosa. Vocês podem gostar de ter uma cama muito bonita para dormir, vocês podem gostar de ter uma casa muito bonita, vocês podem gostar de ter toda a fortuna do mundo. Mas, tudo isso fará com que vocês amem a si mesmos? Se vocês amam a si mesmos, vocês não querem nada! Porque vocês desfrutam do seu Ser! Desfrutar do seu Ser é a maior de todas as satisfações.

Então, agora vocês têm a Realização. Isto significa que vocês sabem o que vocês são, vocês sabem como vocês são belos. Quando isso acontece, vocês devem tentar amar o seu Ser. E quando vocês começam a amar o seu Ser, vocês não se importam com todas essas coisas sem sentido. Esse puro amor é uma das coisas mais belas que vocês possuem e que vocês podem fazer por vocês mesmos.

Quando vocês são egoístas, vocês não estão amando o seu Ser. Quando vocês são rudes, vocês não estão amando o seu Ser. Quando vocês são agressivos, vocês não estão amando o seu Ser. Porque vocês estão amando todas essas coisas negativas, mas o seu Ser é puro. Ele é absolutamente puro e belo. E ele ama tudo o que é belo e bom.

Então, esse é o começo da Realização do seu Ser, quando vocês percebem o quanto é importante o seu Ser. Vocês não têm idéias erradas a respeito de vocês mesmos, vocês não justificam todas as coisas erradas que vocês fazem, porque vocês compreendem que isso é uma falha no seu Ser. Encarem a si mesmos da maneira mais honesta e vocês ficarão impressionados ao ver como isso é lindo, simplesmente ao ver o puro Ser brilhando dentro de vocês.

Quando o puro Ser começa a brilhar, vocês começam a ver muitas outras coisas que vocês não haviam visto até agora. E uma das coisa que vocês vêem é que o amor (que sentem) não é apenas por vocês mesmos mas por todos. Ele é um  puro amor por todas as outras pessoas. Ele não é apenas por vocês. É muito surpreendente que quando vocês realmente amam a vocês mesmos, então o seu amor é pelo seu Ser, e vocês começam a espalhar esse amor de uma tal maneira que vocês amam os outros de uma maneira muito bonita.

Vocês não amam pelo dinheiro, vocês não amam por alguma vantagem, por algum poder ou por algum ganho, mas vocês amam pelo amor. Porque o puro amor é algo que dá muito alegria. Ele dá tanta alegria que as idéias de ‘Eu amo alguém porque eu quero ter aquela pessoa’, ‘porque Eu sou alguém importante’, e ‘se Eu amo alguém então essa pessoa deve sentir-se absolutamente comprometida’... todas essas idéias não têm nenhum valor.

Se vocês realmente amam, então vocês simplesmente amam. Vocês amam todo mundo. Vocês podem dizer: “Mãe, como se pode amar um trapaceiro?” Não é preciso ir por esse caminho. Não é preciso estar com ele. Não é preciso ter alguma coisa a ver com ele. Mas, se vocês são o puro amor, então ele pode mudar, ela pode mudar. E se eles não mudam, vocês não se importam. Aqueles que chegam ao oceano de amor, aqueles que são realmente puros, que são pessoas amorosas, esses são seus amigos. Eles são aqueles que são necessários neste mundo.  Não as pessoas trapaceiras, que enganam vocês, que tentam dominá-los, eles não são necessários. O que nós precisamos é de pessoas que estejam completamente mergulhadas na pureza do amor.

Então, do amor nós vamos para um outro ponto que é a pureza. E a pureza é um tema que tem sido abordado por muitas pessoas, que dizem que vocês devem ser puros, que vocês devem ser absolutamente abertos e que as pessoas devem saber tudo a respeito de vocês. Eu não acho que isto seja pureza. Pureza é o que purifica os outros! Se você é uma pessoa pura, então os outros serão purificados. Eles têm que ser purificados.

Agora, suponhamos que você tenha algumas idéias a respeito de você mesmo, que você pense que está numa posição elevada como Sahaja Yogi e que você está cheio de amor. Talvez isto tudo seja imaginário. Isso purifica os outros? A sua pureza purifica os outros? Isso pode dar-lhes o despertar? Eles podem ser Almas Realizadas? E então, o quanto você valoriza a pureza, o poder da pureza? E a quantas pessoas você  dá a Realização? Ou você tem guardado isso para você mesmo? Em quantos lugares você tem estado para difundir essa pureza? A pureza deve ser difundida. E sem nenhuma dúvida, em relação à sua própria pureza, vocês devem fazê-lo porque isso é uma coisa muito, muito poderosa.
A pureza é muito poderosa. Ela pode não funcionar com uma ou duas pessoas, isso não importa. Podem haver algumas pessoas muito, muito sórdidas, horríveis, isso não importa. Mas ela terá um efeito em muitas pessoas sensíveis que desejam tornar-se Sahaja Yogis. Vocês têm apenas que testar isso. Como as pessoas gostam de você e o quanto elas ficam impressionadas com você?

Paramchaitanya, esse poder onipresente do Amor Divino, flui através de vocês porque vocês são puros. Se vocês forem impuros, então ele estará bloqueado em diferentes chakras, e não funcionará.

Então, a pureza de temperamento, a pureza do amor, o que isto significa? Significa que vocês amam alguém porque esta pessoa tem espiritualidade! Vocês amam essa pessoa porque existe a pureza, e vocês vão a lugares apenas para difundir a pureza entre eles. Uma pessoa pura nunca criará um problema. É a pessoa impura que, todos os dias, pode começar com este problema ou aquele problema, ou aquele outro... 

Então, a qualidade de um Yogi é que ele  respeita a sua própria pureza e a pureza dos outros. É verdade que nós temos que nos corrigir todos os dias. É verdade que nós temos que nos separar de nós mesmos para vermos o quanto nós temos feito, até aonde nós temos ido, o que nós temos estado fazendo, o que nós temos feito.

Vocês devem perceber por vocês mesmos, ‘Eu tenho as qualidades? Sou eu realmente a pessoa que pode fazer tudo isso?’ Para toda essa introspecção interior vocês devem ter  discernimento e um coração muito puro. Porque vocês não são encarnações, que nasceram absolutamente puras, mas vocês são seres humanos e vocês estão elevando-se ao nível daquelas encarnações. Então, vocês devem purificar-se, vocês devem observar-se, ver por vocês mesmos e compreender se vocês são Sahaja Yogis. Vocês têm a beleza da pureza e do amor? 

Mas este amor não é relativo, não é condicional, não é limitado, mas ele é absoluto como um oceano. E vocês gostam de nadar neste oceano, gostam de estar imersos nesse oceano de amor.

Então, um Sahaja Yogi deve compreender os poderes do amor. Os poderes do amor, se vocês conseguem entender, crescerão dentro de vocês. Algumas pessoas os têm, algumas pessoas não os têm. Tentem compreender, esse Paranchaitanya não é nada menos do que o Amor de Deus ou, vocês podem dizer, o ‘Amor da Mãe’! Esse poder trabalha de uma forma tão bela, de uma maneira secreta, que vocês chamam isto de ‘milagre’. Porque vocês não podem ver como isso foi feito.
Então, antes de tudo, o primeiro e mais importante passo é tentar desenvolver este senso de amor dentro de vocês. Compreendam, existe um problema que é sempre mal compreendido. O puro amor pode ser muito facilmente entendido, ele lhes dá alegria, ele os ajuda a melhorar, e isto funciona de uma maneira muito sutil. Agora, tentem lembrar-se de quando vocês vieram para a Sahaja Yoga, tentem lembrar-se de como vocês obtiveram a sua Realização, tentem lembrar-se de como vocês começaram a crescer. Esses momentos são como sementes de amor que brotaram dentro de nós.Gradualmente, nós começamos a sentir o fluir das bençãos do amor. Então, nós começamos a desfrutá-lo e a compreendê-lo.

Agora, neste estágio, quando nós estamos para nos tornarmos gurus e nós já somos gurus,  devemos ser completamente a personificação do amor. Eu estou lhes falando de uma teoria muito diferente. Nenhum guru aceitará isso... aqueles que já são considerados gurus por toda parte. E o conhecimento que eles dão a vocês, é o conhecimento de coisas muito sutis. Todo o conhecimento que vocês receberam na Sahaja Yoga tem sido transmitido por esses gurus há muito tempo atrás. Alguém disse isso, alguém disse aquilo, alguém disse aquilo...

Mas todo o conhecimento, o conhecimento completo do seu Ser, seus chakras, tudo o que vocês sabem, está dentro de vocês. Esta é a Verdade. Vocês têm todo o conhecimento sutil, o qual ninguém teve antes. Talvez porque esses gurus não o quisessem dar, ou talvez porque eles não o tivessem. Todo o conhecimento da Sahaja Yoga é simples, muito sutil e verdadeiro.

Agora que vocês têm esse conhecimento dentro de vocês, isso não deve ser mental, deve ser espiritual. E para fazê-lo espiritual, o que vocês devem fazer é amar! Quando vocês amam os outros, isto vai começar a atuar neles. , vocês descobrirão, com o seu conhecimento, que existe algo de errado com esta pessoa. O que está errado? Ele tem bloqueios neste chakra, e naquele chakra... esse é o problema, é isso...

Mas um Sahaja Yogui não fica bravo ao saber disso. Ele tenta curar essa pessoa. Ele tenta melhorá-la. Ele não diz: “Você é muito mau, você é horrível.” Não, não. Ele aceita o desafio de ‘Com o meu puro amor eu posso curá-lo.’ Isso é tão simples para ele. Não é como para algum médico ou qualquer outra pessoa que tenha grandes qualificações e que virá falando dos seus honorários e que lhe cobrará dinheiro. Nada disso! Ele sabe o que está errado com você e ele sabe como curá-lo. E ele faz isso.


S.S. Shri Mataji Nirmala Devi, Trechos do Shri Guru Puja,8 de julho de 2001
Cabella Ligure