Pesquisar neste blog

3 de junho de 2011

Use os Elementos


Palestra de S.S.Shri Mataji Nirmala Devi, 18/01/1983, Vaitarna, Mumbai
"Eu penso que isso precisa ser realmente aparafusado em sua cabeça, que a Sahaja Yoga é para ser posta em ação".

Assista vídeo relacionado ao tema.
Assista a palestra completa em inglês, aqui

Nível Mental :
 Agora nós temos que olhar para trás, em nós mesmos e tentarmos descobrir o que nós alcançamos a partir disso. Nós precisamos entender que a Sahaja Yoga não é feita através de atividades mentais. Assim como muitas pessoas pensam que se você apenas dizer a si mesmo "Você tem que ser assim", isso funcionará. Se você tem que fazer isso todo o tempo, informar a si mesmo disso, "Oh, você precisa se livrar de um problema específico", isso estará bem. Ou algumas pessoas pensam que se você disser a alguém que "isso está errado com você e você deve ficar bem", isso estará tudo bem.Não é assim, porque a Sahaja Yoga não funciona num nível mental. Ela funciona num nível espiritual, que é muito mais alto que o nível mental.

Assim o que você tem de fazer, é entender como corrigir seus chacras, e você precisa entender como operar as suas máquinas. Talvez as pessoas ainda vivam num nível mental e tentem resolver seus problemas num nível mental. E isso é quando todos os problemas começam a emergir. Agora, se você tem um problema com qualquer chacra ou há qualquer coisa bloqueando, ou você descobre que há algo errado, não adianta trabalhar em qualquer outro nível, mas no nível espiritual. Algumas pessoas acreditam que por se vestir de tal maneira, ou se elas se comportarem de uma determinada maneira, elas se tornarão isso. Não é verdade. Como os hippies no ocidente que pensam que eles se tornaram primitivos. Você não se torna primitivo por nenhum meio, porque vocês são tão desenvolvidos que vocês não podem se tornar primitivos. Assim, apenas por tornar-se algo mentalmente, você não se torna aquilo.
Agora esse nível mental pode mesmo ir além, num caminho sutil, para dentro das pessoas. Alguns de vocês podem sentir que sabendo de cor alguns Arati e coisas, vocês alcançarão gravidade, também não é verdade, porque isso são também palavras. Mas se isso é algo despertado dentro de você, então ele se torna um mantra e então você pode fazer isso funcionar. Mas primeiro de tudo você precisa alcançar um certo padrão para ter esse poder para criar mantras. Mesmo quando você diz algum 'arati', não é necessariamente possível que isso funcione. Deixem-nos encarar as coisas como elas são e não sermos condicionados por qualquer outra coisa. Você tem de atingir uma  certa profundidade dentro de si mesmo, para até mesmo iluminar um mantra.

Nível Espiritual - Vibrações :
Primeiro de tudo você deve ter vibrações nítidas, no mínimo dos mínimos. Se você tem certos chacras bloqueados, então tente melhorar seus chacras com a fotografia; com todo o respeito devido à fotografia. É somente a fotografia que fará funcionar as coisas, nada mais. Ou se Eu estou aqui, mas uma vez que você alcançou um certo estado de iluminação, então você pode usar mantras, de outra forma também, isso ajudará você. Mas primeiro de tudo o seu coração precisa estar límpido.
Chaitanya nos Pés de Lótus de Shri Mataji
Eu descobri que, em geral, que há dois chacras que, sobremaneira, não estão trabalhando bem na maioria das pessoas ocidentais.

Anahata Chacra :
Primeiro é o coração. Isso significa que o coração não está límpido, esse coração não está limpo, isso no coração, (revela que) você ainda é uma pessoa pequena; no coração você ainda não colocou a sua Mãe. Você tem de purificar o seu coração olhando para a fotografia e colocando todos os sentimentos sobre a sua Mãe, entendendo Seu trabalho divino e colocando-A em seu coração. Se o coração não está límpido, então nada tem sentido, porque é um mau coração que está fazendo todas essas coisas. O coração tem de estar limpo, absolutamente entregue e precisa tentar Me colocar (lá) antes de qualquer outra coisa. Eu posso dizer a você porque nós todos somos Sahaja Yogis, Eu não posso dizer isso a pessoas que não são Sahaja Yogis.

Agora nós sempre tentamos associar a Sahaja Yoga aos nossos próprios termos, não aos termos que pertencem a Deus. Deus é o que Ele é. Ele não pode mudar a Si mesmo; vocês têm de mudar. Assim seja o que for que vocês pensem sobre Deus, nós queremos colocá-lO nisso.

Por exemplo; se alguém pensa que ele tenta ser gentil ou bom comigo, ou se ele é mais próximo de Mim, 'assim chamado' ou se ele pensa que ele está organizando melhor ou que ele está organizando esse trabalho ou aquele trabalho, ou qualquer coisa como essa, onde ele pensa, sente que é importante, porque ele está fazendo esse ou aquele trabalho, então ele precisa saber que tudo isso é mental. Na verdade vocês não estão fazendo nada. Seja o que vocês tentem fazer, vocês realmente confundem a si mesmos e a Mim também. Nós vimos o exemplo de ontem. Eu estava certa que eles tinham de ir no dia seguinte, mas ninguém Me ouviu. Esse conhecimento vem a vocês, se vocês tem um coração puro. Como ontem Eu disse, melhor vocês não virem. Eu não sabia qual era a situação lá. Eu apenas disse, 'não venham'.
Elemento Ar (Vayu)
Pronto, porque Eu sabia o que ia acontecer. Assim essas idéias nítidas vem a você quando o seu coração é puro. Mas primeiro de tudo,nem todas as pessoas  entendem que você tem de fazer isso funcionar através do seu coração e não através de seu cérebro.

Quando nós temos de fazer as coisas funcionarem através do nosso cérebro, nós tentamos desenvolver nosso cérebro, não é? Memorizando, praticando alguma coisa, ensinando nosso cérebro a pensar, como ir por esse ou por aquele caminho. Nós tentamos treinar nosso cérebro.

Agora nós temos de treinar nossos corações  na Sahaja Yoga, e para treinar nossos corações na Sahaja Yoga, temos que saber que primeiro de tudo, isso está envolvido ou pelo ego ou pelo superego. A área límbica na verdade representa o coração. E se há ego, o coração será sempre o 'assim chamado' coração. Não será o coração real que estará trabalhando mas somente a projeção mental, e você sentirá que "eu estou fazendo isso a partir do meu coração". Não é assim.

Agora suponhamos , o que nós devemos fazer se nós temos um coração fraco? Você pode dizer, você deve tentar dizer a si mesmo isso, que não é bom e que isso não é bom, isso e aquilo e todo tipo de sugestões mentais ou auto-sugestões ou do modo que os psiquiatras e todos dão sugestões a você. Isso é novamente mental. Assim não é o meio que fará isso funcionar.

Usando as Mãos :
Nós temos que entender isso, o que nós temos que fazer é levantar o lado esquerdo e colocá-lo no lado direito. Não há outro jeito. Vocês têm simplesmente de fazer isso funcionar com suas mãos. Suas mãos estão fazendo isso funcionar e não o seu cérebro. Assim usem suas mãos e os métodos da Sahaja Yoga.

Elemento Água (Apas)
Assim todos precisam colocar-se na água regularmente todos os dias(footsoak). Isso é importante. Toda manhã você precisa fazer a sua meditação, porque no nível mental, nós sentimos, 'nós estivemos com a Mãe', tudo bem. Esta exposição está correta. Você veio, você viu como os indianos são e como eles são suaves com os pés deles e como eles são bons para a Sahaja Yoga. Mas após ter visto tudo isso, você tem de saber que a Sahaja Yoga é para ser trabalhada, não pensada. Você não pode simplesmente pensar sobre isso. Qualquer que seja algo que você puder tentar através do seu pensamento, você não pode alcançar nenhum resultado na Sahaja Yoga.

Você tem de usar suas mãos, você tem de usar os seus pés, você tem de mergulhar os seus pés na água, porque a água é o oceano.
Elemento Terra (Prithvi)
Todos os cinco chacras, ou seis chacras os quais são,  Eu digo cinco porque o primeiro é o Muladhara chacra, e o sétimo e o mais acima (onde) está o seu cérebro. Então esses cinco chacras entre eles, que estão lá, são para serem manuseados completamente, com a idéia que eles são basicamente feitos de matéria e esses cinco  elementos constituem o corpo desses chacras. Agora esses chacras, se eles tem de ser corrigidos, nós temos de corrigi-los tirando todos os problemas desses chacras para os elementos dos quais eles vieram.

Por exemplo uma pessoa, que é muito lado direito, assim ele tem de dar equilíbrio pelo lado esquerdo. Claro que subindo com a mão está correto, mas e sobre o elemento?

Elemento Água (Apas)
Canal Solar :
A pessoa do lado direito tem todos os elementos que dão calor, nós podemos dizer a luz, nós podemos dizer o fogo. Assim para as pessoas que são lado direito, a luz não estará ajudando muito. Como se você colocar a luz na frente da foto e aqueles que são orientados pelo ego, se você apenas usa a luz, não irá funcionar.

Assim o que irá fazer funcionar é a Mãe Terra e o elemento água que é refrescante. Mesmo o gelo ajuda as pessoas que são lado direito. Assim todos os efeitos refrescantes devem ser usados para corrigir o seu lado direito. Assim você o esfria.

Comida :
O mesmo sobre a comida. Na comida, aqueles que são pessoas lado direito devem comer as coisas que são lado esquerdo, como carbohidratos, significa que eles devem tornar-se parcialmente vegetarianos ou bastante vegetarianos e devem comer coisas, na maioria frango mas não peixe, não frutos do mar ,porque todos eles são quentes.

Elemento Luz (Tej)
Canal Lunar :
Assim é que você cura o lado material de seus chacras. Agora as pessoas do lado esquerdo devem usar a 'deepa' - a luz, ou o fogo, para corrigir seu lado esquerdo.
Comida :
Também na comida tais pessoas devem comer mais nitrogenados, significa proteinas e comidas como essas. Eles devem comer mais proteinas.

Elemento Fogo (Agni)
Em segundo lugar você não deve ficar tenso Comigo. Não há necessidade de ser tenso. Se Eu acho algo errado com você, se Eu ralhar com você também, é para o seu bem. Se Eu digo uma palavra boa é para o seu bem. Minha Sahaja Yoga trabalha desse modo. Eu não tenho malícia contra ninguém no mundo inteiro, nenhuma malícia, e nenhuma raiva por ninguém nesse mundo. Eu não tenho nada além de compaixão. Mas na compaixão algumas vezes Eu tenho de ralhar e na mesma compaixão Eu tenho de falar de uma maneira muito compassiva. Assim ambos os caminhos ajudam você. Assim agradeça a Deus por você ter alguém que corrigirá você no tempo certo, para o seu bem, porque vocês são santos, e você veio a essa terra para estabelecer o Reino de Deus. Isso é o que você deve fazer. E se vocês são as pessoas que não são respeitadas, que não são sensatas, que não obtiveram dignidade, que comportam-se de um modo barato, como as pessoas aceitarão vocês?

Assim esse chacra do coração é para ser cuidado, de modo que seu coração, seu desejo manterá sua Mãe contente.Mesmo quando Eu estou brava com vocês, não se sintam mal por isso. Esse é um dos sinais que a Sahaja Yoga ainda não se desenvolveu. Se Eu ralho com vocês é porque há algo em vocês que tem de ir embora e quando Eu ralho isso vai embora. Assim aceite isso simplesmente como uma correção que é boa para você. Algum tipo de espinho está com você, que tem de ser retirado por outro espinho e a Mãe tem de retirá-lo. Uma vez que você entenda a compaixão de sua Mãe, você não se importará com alguma coisa que Eu diga a você, Minha correção em você, ou Minha expressão sobre o que está errado, porque isso tem que ser feito. Aquelas pessoas que não tem um coração bom, um coração limpo, não podem entender isso, muito dificilmente. Assim mantenha o seu coração limpo em direção de sua Mãe. Seja o que for que Eu fizer a você é apenas uma benção, sempre uma benção para você. Seja o que Eu disser a você é uma benção, lembre-se disso.

Nabhi Chacra :
Agora outro chacra, o qual está horrivelmente bloqueado na maioria de vocês é seu Nabhi Chacra, sugerindo que vocês ainda são muito, muito materialistas. Isso se torna cada vez mais sutil. Assim tentem entender que a matéria não é tão importante. A matéria está apenas aí para agradar uns aos outros, especialmente para agradar a Mãe. Não tem nenhum outro valor ademais. Assim vocês não tentem ser materialistas.Nesse sentido veja, por algo menor você faz isso, faz aquilo. Nada é importante; se funcionar, muito bem, e se não funcionar muito bem também.

Assim você vê que o seu Nabhi chacra é muito individualista, muito individualista. São todas coisas pessoais. Se o seu desejo está elevado no ponto de Lakshmi, em que você quer mais dinheiro, ou você presta atenção em pequenas coisas, aqui e ali, sem nenhum valor espiritual nele, então seu Lakshmi Tattwa pode estar ,no máximo, despertado.

Mas  o Lakshmi Tattwa tem de tornar-se Mahalakshmi Tattwa. Isso é para sua ascensão. E para entrar no Mahalakshmi Tattwa, o que você tem de fazer é apenas usar todo o seu ser material de um modo que você Me agrade. Isso é muito importante. Assim você não deve fazer algo que não Me agrade.Isso é muito importante. Todos precisam entender.
...
Caso contrário também se você vê o aspecto da matéria cada vez mais, não adianta acumular mil e uma  coisas, as quais são de plástico no temperamento e na natureza.Você deve ter poucas coisas que tenham valor espiritual. Assim não tente acumular todas essas coisas insensatas em você. Gradualmente você achará, você reduzirá. Você continuará reduzindo. Vocês terão vidas simples, coisas melhores e coisas espirituais. Seja o que for que você comprar, veja as vibrações e então compre, caso contrário simplesmente não compre, porque todas os bhoots insensatos estarão em sua casa e estarão em problemas.

Assim seja o que for que você queira comprar você precisa ver na sua consciência vibratória. Se você não puder entender, pergunte a alguém, um Sahaja Yogi, para ajudar você. Mas não continue comprando coisas apenas porque você pensa, elas são baratas, ou elas são boas e bonitas. Assim tente comprar coisas cujas vibrações são sábias e corretas e se não é assim, acabe com isso. Não é importante, "Eu preciso comprar isso, eu tenho de ir a Mumbai para comprar isso", isso é um juízo errado.

Atenção :
Agora, a atenção tem que estar para dentro, todo tempo. Eu tenho visto que nossa atenção está para fora. Por causa disso, o que nós vemos fora não é bom para as vibrações. Mas se sua atenção está para dentro, você não comprará nada que não seja bom para as vibrações ou você não possuirá alguma coisa, você simplesmente a jogará fora. Mas a atenção está para fora e por causa disso, você não sabe como julgar uma coisa. O Nabhi Chacra tem de ser atendido, para isso você não tem de pensar, você tem de fazer isso funcionar.

Açúcar
Veja qual lado do Nabhi está bloqueado, se o lado direito está bloqueado, para você o açúcar é melhor.

O açúcar representa muitas coisas. O açúcar significa também que sua língua deve ser doce. Você deve falar docemente. As pessoas pensam que se você falar docemente com alguém então as pessoas pensarão que vocês não são bons para nada ou que você é absolutamente uma pessoa mansa. Vocês têm que ser dóceis. Nós temos de ser suaves e humildes. Nós precisamos aprender como falar docemente com cada um, e se você não entende como falar, então coma mais açúcar, açúcar vibrado. Isso fará sua língua mais suave e suas idéias serão mais doces sobre as outras pessoas ao invés de ásperas e críticas.

Sal
Assim, para as pessoas de canal direito, o açúcar está sugerido.
Para as pessoas do lado esquerdo, o sal.

As pessoas do lado esquerdo devem consumir mais sal, e com sal elas conseguem resolver muitos problemas, porque o sal dá uma personalidade, uma compostura pela qual elas podem expressar-se de um modo, o qual é dignificado e também não muito letárgico. Assim a velocidade de suas falas ou comportamento ou qualquer coisa deve estar no centro. Não deve ser letárgico, nem devem ser muito rápidas,ligeiras e agitadas.

Assim, você entenderá a Sahaja Yoga em tudo, num ponto central. Tudo no centro, devemos tentar fazer, não de um extremo para o outro extremo. Se você fala muito ou é tagarela, e se você é rápido, tente reduzir a sua velocidade por ficar alerta nisso. Você tem de estar alerta, "veja- minha velocidade está aumentando. Não há necessidade de falar, deixe-me parar". Mas aqueles que não falam absolutamente, também não são bons. Assim aqueles que falam e aqueles que não falam, tem de entender apenas uma coisa que, seja o que for que falemos, nós falamos no centro. Uma vez que você entenda isso, suas resposta para as coisas serão absolutamente centrais, equilibradas e bonitas. Agora, isso é tudo que Eu posso dizer nesse momento, porque o tempo está curto também para nós.

Nós todos regozijamos nossa estadia, Eu acho. Vocês todos tem estado felizes e nós fizemos isso funcionar muito bem, e ficou mesmo uma lição para todos nós e também uma grande experiência de regozijo. Assim nada de se sentir culpado de alguma coisa, porque sentindo-se culpado você não sobrepuja isso. Sentir-se culpado é um escape. Você precisa encarar isso. Você precisa encarar e ver, corrija-se e seja uno com isso. Esse é um caminho muito melhor,do que  continuar simplesmente com esse sentimento de culpa ou agressividade. Esse não é o caminho, porque como Eu disse, é tudo mental.

Assim se você entender esses poucos pontos nesses chacras, é o Nabhi e o seu coração. Se você entender esses dois pontos claramente, que você precisa manter isso limpo, e a expressão disso se mostrará em seu comportamento, em sua vestimenta, em seu caminhar, em seu porte, em sua fala e tudo externamente.

Mas você não pode ir de fora para dentro. Supondo que alguém diga isso, "Tudo bem, Mãe, Eu penteei meus cabelos muito bem, assim eu estou bem," não é assim. Não necessariamente. Mesmo que você se penteie, você pode estar possuido por um bhoot. Mas ao menos há menos chances. Assim temos de entender que isso é para funcionar.

Eu penso que isso precisa ser realmente aparafusado em sua cabeça, que a Sahaja Yoga é para ser posta em ação. Você não pode apenas dizer a si mesmo, "Oh, Eu estou muito feliz" porque isso mima o seu ego. Ou 'muito infeliz' porque isso está atrapalhando no seu superego. Eu não estou muito feliz, eu não estou muito infeliz, esse não é o caminho. Você tem de estar em alegria. E essas coisas não podem funcionar. Você deve ter paciência consigo mesmo, amor por si mesmo e dignidade, pois vocês são Sahaja Yogis.
Elemento Éter ou Espaço - Céu (Akash)
Cada indivíduo tem de fazer funcionar isso para si mesmo, assim o todo pode estar bem. Podem haver algumas pessoas que estão preocupadas apenas com os outros.

Preocupe-se com si mesmo e veja os pontos bons dos outros.

Não os pontos ruins, mas os pontos bons dos outros, e também se alguém lhe diz que você precisa organizar, ir rápido e tudo isso, não sinta-se mal. Nós temos de ser assim, nós temos de ser muito ligeiros. Nós temos de fazer tanto trabalho nesse mundo que nós não temos tempo a perder. Temos de ser muito rápidos e nós temos de ser muito diligentes e vigorosos sobre isso.