Pesquisar neste blog

21 de julho de 2011

A Atenção e as Gunas

Atenção nos Pés de Lótus do Guru

Hoje vou lhes falar sobre a atenção: o que é a atenção, quais são seus movimentos e quais os meios e métodos de aumentar a nossa atenção. Veremos isso de uma forma ampla. No entanto, quando Eu estiver falando sobre todas essas coisas, vocês devem perceber que estou falando com cada um de vocês individualmente e não sobre os outros. Quando estou falando com vocês, vocês tentam descobrir sobre quem Eu estou falando. Essa é sempre a primeira coisa que os seres humanos fazem. Essa é a melhor forma de colocar a sua atenção em outra coisa. Se vocês colocarem a sua atenção em vocês mesmos, isto é, ‘isso é para mim, é comigo, é apenas para mim’, então, as palavras que Eu digo terão o efeito de Mantras.


Lado Direito:
Fanatismo :
O lado direito nos leva a buscar o poder ou a tentar dominar alguém. Isso porque se nos movemos demasiadamente para esse lado direito a coisa pode redundar em sangue. É muito difícil para as pessoas entenderem que, quando nos tornamos fanaticamente religiosos, voltamo-nos para o lado direito, como acontece agora no Irã, com todas as austeridades pregadas. A coisa agora transformou-se numa carnificina. Os cristãos também fizeram isso, assim como os brâmanes, na Índia. Os budistas também praticaram carnificinas, não obstante pregarem a não-violência. Isso porque, todos eles voltaram-se excessivamente para o lado direito.

Branco, Amarelo,Alaranjado e Vermelho:
O lado direito é branco inicialmente, e depois se transforma em amarelo claro ou dourado. O amarelo vai ao alaranjado e depois torna-se vermelho. Quando o lado direito se torna vermelho, vocês partem para a agressão.

Guerras:
As grandes nações tidas como desenvolvidas, que são voltadas para o lado direito, justificam o seu envolvimento nas guerras. Elas justificam a sua posição belicosa dizendo: “precisamos ter armamentos a fim de enfrentar os inimigos”. Todavia, todas as pessoas são iguais perante Deus. Por que é que as pessoas estão em guerra? Quero dizer que Deus pode indagar: “Por que é que vocês estão guerreando? Qual é a necessidade disso? Por que vocês não se reúnem e ouvem uns aos outros? Por que motivo vocês estão lutando? Vocês estão lutando por causa de um pedaço de terra? Essa terra pertence aos seus ancestrais?” Essa Terra pertence a Deus. Deus a criou. Qual é então o motivo da guerra? Todavia, a sua atenção é estimulada a responder: “oh, essa é a minha pátria, a terra de meus pais e de meus irmãos.” No entanto, o que é que vocês dizem acerca da terra que existe dentro de vocês? Ela não lhe pertence?

Sem embargo, se vocês disserem a essas pessoas que elas não devem promover a guerra, elas não os ouvirão.

Confusões, Intelectuais e Auto-Afirmação :
Muitas confusões originam-se por causa do movimento para o lado direito. Por que é que vocês precisam entrar em confusões? Todos os intelectuais, mesmo que sejam brilhantes, são confusos. Quanto mais confusos eles forem, mais se auto-afirmam. Isso porque, como eles são confusos, eles não estão seguros de si mesmos, daí afirmarem: “isso é assim. Isso é assim.” Se as coisas são assim tão claras, qual é a necessidade que eles têm de se auto-afirmarem? Todavia, eles insistem em afirmar: “isso só pode ser assim”. Dessa maneira, eles acabarão indo certamente para um hospício. O modo pelo qual eles fazem as afirmações e continuam falando da mesma forma, durante o tempo todo, indica que eles não estão seguros do que falam. Eles se tornam personalidades possuídas quando querem explicar tudo através de seu cérebro. Eles repetem: “isso é assim. O correto é isso. Devemos fazer isso…”

Eles convencem muitas pessoas que são tão confusas quanto eles. As pessoas confusas dependem desses intelectuais, os quais acabam tornando-se líderes, dado que as pessoas são muito mais confusas e encontram outros que exteriormente aparentam ser menos confusos do que elas. Os liderados apegam-se ao líder e querem a guerra ou algum tipo de carnificina, eles querem ver sangue. Eles tornam-se pessoas sem coração, sem compaixão e sem amor.

O movimento do lado direito constitui um movimento na linha do Sol. O Sol é muito importante. Temos de ter Sol em nossas casas, mas não podemos ficar nus a fim de tomar Sol, porque isso constitui um insulto a ele e ademais pode provocar um câncer de pele. O Sol não foi feito para provocar câncer de pele. Todavia, se vocês abusarem dele, ele se torna perigoso. Uma pessoa que se dedica muito a planejar e a fazer isso ou aquilo, agindo sem parar, pode ter dificuldades enormes.

Lado Esquerdo :
Possessões :
Tomemos como exemplo o caso de uma pessoa que tenha sido possuída por espíritos anteriormente à sua Realização.

Ela veio para a Sahaja Yoga e a sua possessão acabou. Todavia, a lembrança disso permanece no cérebro e é mais forte numa pessoa voltada para o lado esquerdo (left-sided). Essa lembrança persiste e tão logo essa pessoa entre em contato com alguém que tenha uma coisa a ver com a possessão passada, ela deflagra a lembrança de sua antiga possessão e toda essa carga vem até a pessoa, de forma bastante confusa, o que a faz pensar que a possessão retornou. É apenas a lembrança que ela teve do fato. Isso é uma ilusão. A lembrança que sugere à essa pessoa que ela está novamente possuída.

Memórias :
Se o seu lado esquerdo é fraco, vocês vivem sempre de suas memórias. Isto é, suas lembranças são mais fortes do que vocês mesmos. Se vocês puderem tornar-se mais fortes do que suas lembranças, então nada poderá possuí-los. Mesmo após a sua Realização, vocês ainda se identificam com aquele estado de sua mente, em que vocês se iludem acerca de seu ego e superego. Vocês ainda se deixam bloquear pelo seu ego e pelo seu superego e é por causa disso que sua atenção é ainda muito confusa.

Alegria e Tristeza Ilusórias:
Por exemplo, ao sentirem o perfume de uma rosa, todas as lembranças relativas ao olfato ligadas ao perfume de rosas vêm à sua mente e vocês realmente podem sentir-se alegres ou tristes com isso. Assim, isso pode fazer com que vocês se sintam felizes ou tristes, porque essas experiências estão guardadas em sua memória. Essa memória pode ter formado o seu superego ou o seu ego. Se isso tiver causado satisfação ao seu ego, vocês se sentirão felizes. Se vocês se sentiram oprimidos ou infelizes, então trata-se de algo ligado ao superego. Assim, os estados de felicidade e infelicidade são totalmente ilusórios.

Todavia, essa ilusão ainda existe e vocês precisam ir além dela. Assim, se vocês sentiram alguma felicidade, antes de sua Realização, isso ocorreu porque era algo que levava à inchação de seu ego. Por outro lado, se vocês se sentiram infelizes, vocês devem saber que houve um tipo de anulação de seu ego e um desenvolvimento do superego.

Azul e Preto :

A cor do lado esquerdo é o azul e este azul começa a mudar para o preto.  Com a exacerbação do lado esquerdo vocês caem num estado completo de entropia ou num estado em que vocês se sentem separados de si mesmos, num estado congelado.
O movimento para o lado esquerdo levá-los-á a adotar métodos escusos e sujos.

Romantismo :
O outro movimento para o lado esquerdo, o lado azul. Esse azul é como a luz do luar? Vocês sabem que o romantismo começa assim. Sentar-se à luz da Lua. Essas idéias começaram a emergir com o Lord Byron. Essas coisas entram em sua atenção e tornam-se uma paixão muito forte para vocês. Vocês começam a pensar: “oh, estou tranqüilo, tenho que descobrir os meus amores.” Assim, vocês começam a busca de seus amores, mais isso e aquilo.

Amor Romântico é Ilusório:
Todas essas coisas não geram a verdadeira alegria. Por isso, muitos poemas afirmam que o amor é a coisa mais dolorosa, é pior do que a morte. Inúmeros poemas foram escritos dessa forma. Por que é que vocês dão atenção a isso? Tudo isso está registrado em livros e mais livros. Por que é que vocês dão importância a esses livros? Vocês são induzidos por esses livros a não buscar o amor, dado que o amor é algo que causa decepção, é temporário e passageiro, segundo esses livros.

Por acaso, uma pessoa pode parar de pensar assim e se casar com alguém que é muito doce e perceber que o AMOR e o CASAMENTO são coisas que estão no centro. Da mesma forma que o fogo é bem utilizado na cozinha e no templo, a pessoa passará a cuidar do amor, não fará nada exagerado em relação a ele e descobrirá que ele pode ser bem utilizado como o fogo o é na cozinha e no templo.

Canal Central:

Equilíbrio :
Quando vocês levam a sua atenção para o centro, vocês não conseguem mantê-la permanentemente nesse centro, porque este é um ponto muito sensível. Por exemplo, o fogo pode ser usado para incendiar uma casa, fazer fumaça ou pode ser usado de forma correta para cozinhar alimentos ou para fornecer calor e luz. Se o fogo for excessivo, ele poderá formar uma grande fogueira. Se ele for insuficiente, ele fará apenas fumaça. Todavia, quando vocês tornam-se capazes de usar o fogo de forma equilibrada, no centro, então vocês podem utilizá-lo a fim de cozinhar, a fim de gerar luz ou para realizar um Puja.

Da mesma forma, quando conseguimos equilibrar as nossas Gunas, de forma adequada, tornamo-nos gradualmente “Mestres” de todas as situações. Nesse caso, nossa atenção não é atraída por coisas que tenhamos feito, ou por coisas que compreendemos através de nossas lembranças, ou através de nossas experiências ou seja lá o que for.

A palavra equilíbrio não existe em nossa vida diária atual. Existe apenas na ficção ou na chamada pesquisa científica. No que concerne aos seres humanos, eles não sabem o que é equilíbrio. Isso porque, a sua atenção vai, mesmo após a Realização,  de um lado para outro, de acordo com o seu Vritti ( significa um temperamento ,índole, comportamento, modo de ser, pelo qual vocês são conduzidos). Quando essas identificações ainda atuam sobre os seres humanos, eles tendem a reduzir o nível de sua atenção.
 
Elevar a Atenção :

Mais uma vez, as mesmas coisas que eles têm em sua tela mental começam a borbulhar. À medida que sua mente se torna mais leve, vocês deveriam pensar que retiraram dela todas essas coisas lá armazenadas. Por que é que vocês permanecem no estado em que estavam anteriormente? Vocês deveriam tornar-se mais leves, deveriam deixar que toda a carga que possuíam flua para fora, porque agora vocês precisam elevar  a sua atenção cada vez mais para o alto, de modo que atinjam um ponto em que se unifiquem com a atenção de Deus. A sua atenção já deveria estar iluminada e através dela vocês deveriam perceber o que há de errado com vocês, o que há de errado com os outros e saber como vocês estão evoluindo. No entanto, esse progresso é retardado, dado que vocês não sabem que essa atenção unificada a Deus é uma forma pura.

Todavia, tudo aquilo que está na atenção de vocês tem um conteúdo ilusório. Se vocês  se libertarem, gradativamente,  dessa ilusão, isto é, se tratarem tudo como uma fantasia; se não esperarem ficar felizes ou infelizes, e apenas testemunharem as coisas, a sua atenção alçará um grande vôo e alcançará um nível muito mais elevado e nele permanecerá.

Canal Central (Sattwa Guna) e Exército da Salvação :
Mesmo na Sattwa Guna, na tentativa que vocês fazem para elevar-se, vocês podem ficar numa condição desfavorável também. Isso porque, na Sattwa Guna, o discernimento que vocês desenvolvem pode dar-se através do raciocínio e não através das vibrações. A atenção pode fixar-se em coisas aparentemente meritórias. Vocês podem começar a pensar: “será que deveríamos ser caridosos? Deveríamos servir as pessoas?” Todas essas idéias oriundas da Sattwa Guna podem imobilizá-los ou podem ocorrer de maneira sub-reptícia sem que vocês percebam. Por exemplo, existem pessoas que pensam em fazer grandes coisas como o Exército da Salvação. Se vocês criarem uma associação de caridade desse tipo, a sua atenção irá embora e vocês se concentrarão unicamente nisso.

Tornar-se a Própria Caridade :

Se a sua atenção elevar-se, vocês dirão: “a nossa atenção indica que somos caridosos, ou seja, somos aquilo que flui através de nós”. Vocês se tornam a própria caridade. Assim, a diferença entre uma pessoa realizada e outra não-realizada consiste em que a atenção que era geradora de ilusão, como se esta fosse a realidade, desaparece. A atenção de uma pessoa realizada permite que ela veja claramente o que é uma ilusão. Vocês podem ver isso por vocês mesmos e remover isso. É claro que, sem dúvida, preciso dar-lhes uma ajuda e estou trabalhando muito com esse objetivo. Todavia, vocês devem saber que as coisas ilusórias devem ser descartadas, pois, caso contrário, vocês não crescerão. A melhor forma de fazer isso é permanecer no estado de consciência sem pensamentos. Isso porque, tão logo vocês transcendem essas três Gunas, vocês alcançam o estado de consciência sem pensamentos.

Ultrapassando o Agnya:
Vocês precisam ultrapassar o Agnya Chakra. Uma vez que tenham cruzado o Agnya, essas três Gunas ficam para trás e vocês alcançam o estado em que são Gunatit que significa que vocês estão além das Gunas. Vocês não precisam fazer nada deliberadamente, pois isso ocorre espontaneamente.O processo de análise mental é uma das doenças ocidentais. Perguntem-se o que é que vocês estão analisando. Tenho vontade de rir quando esse processo de análise ocorre. Os intelectuais ocidentais não sabem muito sobre o comportamento dos cromossomos e nem como as células se dividem, mas sentam-se, pegam um fio de cabelo, partem o fio de cabelo em uma centena e tentam analisar tudo.

A Atenção e os Eletrônicos :
 No entanto, as Minhas palestras são gravadas, graças a esse avanço científico. Graças a isso, posso também ir a televisão, se isso Me for permitido. Dado que essa mentalidade analítica não se ajusta a Mim, as pessoas não sentem muita vontade de convidar-Me para aparecer na televisão. Todavia, se todas essas coisas não tivessem sido inventadas, se a ciência não tivesse avançado tanto, a atenção de vocês seria, no mínimo, melhor. Dado que a ciência conduziu a sua atenção para um estado de confusão, Eu não sei o que louvar: a ciência ou o pensamento primitivo.

Equilíbrio em Relação à Ciência:

Quando vocês se enfronham demais na ciência, vocês vão para um extremo e até que vocês queimem totalmente a sua atenção, vocês não ficam satisfeitos. Se vocês tivessem conseguido manter o equilíbrio em relação à ciência, esta poderia ter-lhes sido de grande ajuda. Porém, o equilíbrio em relação à ciência foi perdido.

 Extremos:
Dêem qualquer coisa aos seres humanos e eles a tornarão a pior coisa  possível. Os seres humanos vão aos extremos. Se lhes derem um cavalo, eles não poderão trotar ou galopar normalmente, eles devem ter um galope duplo, até que caiam do cavalo e morram. Eles estão sempre apressados em relação a tudo, o tempo inteiro. Vocês precisam acalmar-se e dizer para vocês mesmos: “a partir de agora, não iremos permitir que sejam focalizadas pela nossa atenção, todas essas coisas ilusórias.” Todas essas coisas são apenas ilusão. Todavia, vocês dão muita importância às ilusões.

Vocês as encaram muito seriamente, mas elas são apenas fantasias. Agora que vocês obtiveram a Realização, vocês acham graça das pessoas que ficam transtornadas com as noites enluaradas. Se vocês perguntarem por que motivo, essas pessoas reagem assim, elas lhes dirão: “vocês não têm coração, vocês não possuem sentimentos”. Em seguida, lhes darão uma grande poesia sobre as noites de Lua.

Observem essas pessoas que montam cavalos altos, ou que estão à testa de grandes negócios e vocês sentirão vontade de rir delas. No entanto, elas acharão que vocês são inúteis, que vocês não fazem nada, que vocês não servem para nada e que vocês são perdulários.

A Atenção e a Graça:
Agora que vocês são iluminados, devem compreender que sua atenção tem de elevar-se para um espaço cada vez mais alto. O que aconteceu, de fato, na Realização, foi que sua Kundalini foi despertada e ascendeu, tal como um fino fio de cabelo, apenas um fio, e abriu o seu Sahastrara. Agora, a Graça está fluindo em seu Sahastrara. Foi efetivamente um movimento muito pequeno ainda, mas ele ocorreu. Seus Chakras foram tocados somente em seu centro, mas o resto da atenção está intacto. Na verdade, a atenção permanece tão intacta, que vocês nem mesmo percebem que ela foi tocada. Doravante, vocês têm de expandir a sua atenção. Vocês devem abrir-se para que mais fios da Kundalini possam ascender e fazer com que a sua atenção, que está nesses centros, possa expandir-se. Com a expansão da atenção, ocorre a expulsão de tudo aquilo que é ilusório.

Em cada Chakra, a nossa atenção é iluminada no centro pela luz da Kundalini que a atravessa. Todavia, a luz é ainda muito pequena para enfrentar a escuridão que já armazenamos. Eu diria especialmente para os ocidentais, que eles devem libertar-se de suas confusões. No entanto, eles ainda se identificam com elas. Vocês ainda respondem,automaticamente, à pergunta que lhes faço de ‘como vão vocês’. Essa sua resposta automática demonstra que vocês ainda estão confusos. Essa confusão precisa acabar. Uma das confusões que as pessoas faziam era perguntar se ‘isso é a Realização ou não’. Espero que essa confusão tenha cessado em vocês. Pelo menos agora vocês crêem em sua Auto-realização. Eu tinha de dizer às pessoas: vocês agora são realizados. Mas as pessoas diziam-Me: “não, Mãe, nós não somos realizados. Como é que a Senhora diz que isso é a Realização?” Graças a Deus, todas essas idéias acabaram.

Quando obtemos a Realização, uma luz brilha em nosso interior e temos de fazer com que ela cresça, mediante o afastamento de nossa atenção das coisas fantasiosas e ilusórias. Tudo é ilusório. Eu também brinco com vocês. A não ser quando vocês se sentirem seguros, Eu não lhes darei uma falsa idéia a respeito de vocês mesmos. Quero ver até onde a sua atenção ainda se movimenta. Sei que vocês ainda não estão confiantes. Vocês ainda não estão seguros acerca de vocês mesmos. Por causa disso é que a confiança ainda não está presente.
Antes de tudo, vocês aprendem a dirigir e depois são testados. Haverá cinco pedras que serão colocadas juntas e a distância entre elas permitirá apenas que um carro passe apertadamente. Em seguida, o examinador pedirá que vocês dirijam em ziguezague e  vocês não serão capazes de fazer isso. Por que motivo? É desse modo que o examinador fará com que vocês se tornem mestres.

Atenção e Maestria:
 A maestria de sua atenção acontecerá quando vocês forem capazes de ver que tudo que os perturba é ilusório. São as ilusões ou fantasias que os perturbam. Joguem fora tudo isso, livrem-se disso tudo. Joguem fora tudo isso e compreendam que VOCÊS SÃO A ETERNA ATENÇÃO. É exatamente isso que vocês são, vale dizer, a VIDA ETERNA. A ignorância é a única coisa que os mantém afastados disso. É simples reconhecer a ignorância, dado que é ela que os faz aceitar a ILUSÃO como se ela fosse a VERDADE. Tudo isso deve ser descartado, pois é pura ilusão.

A Chama do Espírito:

Vocês se surpreenderão ao ver como a sua atenção crescerá. Verão, claramente, que todas essas coisas insensatas que os amedrontavam ou os animavam desaparecerão. Vocês apenas sorrirão diante de tudo isso. A partir de então, a única coisa que farão será regozijar-se plenamente com vocês mesmos, dado que a sua atenção estará completamente concentrada na bem-aventurança do Espírito. Reafirmo que vocês já estão mergulhados nessa bem-aventurança. Mantenham acesa essa chama do Espírito.

Como fazer isso? Como aniquilar a memória do passado na vida diária? A fim de apagar a memória do passado é preciso ter ‘novas’ memórias. Vocês devem lembrar-se do dia em que obtiveram a sua Auto-realização. Pensem sempre nisso. Sempre que outras lembranças do passado lhes vierem à mente, pensem no dia em que obtiveram a Realização. Quaisquer reminiscências perturbadoras que lhes assaltarem devem ser substituídas pela recordação do dia em que tiveram a sua Realização. Quando vocês se sentirem agressivos ou estiverem com raiva de alguém, devem lembrar-se da alegria que sentiram na entrega. Pensem apenas na alegria da entrega, no regozijo de sua dissolução no Todo. Desse modo, novas memórias precisam ser criadas. Se vocês começarem a armazenar novas memórias boas, vocês sempre adicionarão novos momentos que fazem parte dessas memórias.

 Lembrem-se dos momentos em que tentaram auxiliar os outros levantando-lhes a Kundalini. Quando estiverem levantando a Kundalini dos outros, vocês devem permanecer em estado de consciência sem pensamentos – não deve existir nenhum pensamento em sua mente – dado que o pensamento é a única coisa que deixa uma impressão. Nesse momento, vocês podem ‘registrar’ a alegria de ascender a Kundalini. Se vocês puderem registrar a alegria de elevar a Kundalini dos outros, vocês sentirão que uma nova riqueza desses belos momentos será acumulada. E todos aqueles momentos que lhes davam confusão, medo, infelicidade ou felicidade, desaparecerão e a alegria pura permanecerá. Isso porque, a maior parte das experiências que vocês experimentam agora é composta, predominantemente, de alegria. A alegria não se compõe de pensamentos. É ela é apenas uma vivência – Pratiaksha. Daí porque Eu lhes disse para manterem os olhos abertos e espero que compreendam o que quero dizer com isso.

PALESTRA DE SHRI MATAJI SOBRE A ATENÇÃO I
DOLLIS HILL – 26.05.80