Pesquisar neste blog

13 de julho de 2011

O Ego

Shri Mataji no Shri Budha Puja

...O ego começou a destruir as pessoas e eles tinham uma idéia de triunfo, matando pessoas, ocupando terras, ocupando territórios, acumulando riqueza. Continuou, continuou e continuou até esse nível. Depois, a partir daí, eles começaram.

Agressão :
Quando o sistema de casamentos começou de uma maneira apropriada,
novamente a agressão começou contra as mulheres e, agora, as mulheres estão agredindo os homens. Dessa forma, tudo se torna tão agressivo. Mas quando você é agressivo, você não vê que você está agredindo, esse é o problema da pessoa egoísta. Embora ela possa ser uma buscadora, embora ela possa ser uma buscadora genuína, se ela está na área do ego, ela nunca sente os seus próprios bloqueios, porque o ego está no meio, a realidade significa aquilo. Assim, ela não pode ver seus próprios bloqueios. Ela não pode ver como ela está agredindo os outros e ela não vê como ela está ferindo os outros, perturbando os outros, torturando os outros. E tal pessoa pode ser extremamente arrogante, extremamente, o que vocês podem chamar de sufocante.

Câncer:
Isso é o que acontece quando vocês contraem câncer também. Quando vocês contraem câncer, o que acontece é que, sem dúvida, ele começa com o lado esquerdo, mas quando ele acomete a pessoa, então ela se torna uma pessoa que é vulnerável à doença ou à doença onde a pessoa é agressiva. A pessoa é agressiva. As células do corpo primeiro desenvolvem a agressão. Nós as chamamos de “malignas”. Quando essa célula entra em contato com outras, elas também se tornam malignas. É desse modo que a malignidade se espalha. E quando ela se espalha, o que acontece?

Suponhamos que no nariz existam algumas células que se tornaram malignas, então elas começam a obstruir, dificultando o crescimento dos outros órgãos. Somente o nariz irá crescer daquela forma, não exteriormente, mas internamente. Então elas agridem, vejam, a agressão começa e elas perdem complemente o controle do todo, porque não há coordenação do todo. Elas não vêem que o todo tem que crescer junto e não apenas o nariz, e não apenas os olhos, não é? E essa ruptura da coletividade é o primeiro sinal. Quando você acha que um Sahaja Yogi se comporta de uma maneira estranha, se ele está rompendo com a coletividade, então ele nada mais é do que um egoísta, sem sombra de dúvida, por qualquer argumento, por qualquer coisa.

Superego:
Mas, uma pessoa que é mais voltada para o superego irá se fixar na coletividade. Tentará ficar bem próxima do Ashram, ficará muito próxima a nós, muito por aqui, em volta do Ashram. Mesmo que nós digamos: “nós não queremos isso”, ela ficará lá. Por que? Porque percebe que é agredida e também percebe que pode ser furtiva. Assim, quando uma pessoa de canal esquerdo entra no Ashram, essa pessoa será muito simpática, tranqüila, amável, tudo. Mas as entidades, os bhoots***nela, irão agredir as pessoas furtivamente, irão torturá-las, mas essas pessoas (de canal esquerdo) podem ser facilmente curadas, porque elas próprias são incomodadas e torturadas. Mas aquelas que são egoístas, será muito difícil livrarem disso.
Shoebeat:
Agora, é muito importante entender como nós controlamos o nosso ego. Primeiramente vocês devem escrever os seus nomes e bater neles 108 vezes (shoebeat), para começar. Em segundo lugar, devem disciplinar a si mesmos. Pela disciplina, levantem-se de manhã façam sua meditação, com a mão direita em direção à fotografia e a esquerda dessa maneira. Não usem luz de forma alguma. Não usem o Sol, não se exponham ao Sol. O Sol deve ser evitado. Fiquem sob a Lua.

Leiam os livros que descrevem a Mahakali, as Shaktis do lado esquerdo, não leiam livros como o livro de Avadhuta*. Vocês não deveriam lê-lo jamais, porque vocês pensam que vocês são um Avadhuta, Eu vejo. Ele disse: “eu sou onipresente eu sou isso” e a pessoa começa a sentir: “eu sou isso”.

Eu estava lendo o livro de Avadhuta. Eu disse que esse livro mostra o que não deu certo com as nossas Encarnações. O que não deu certo com as nossas Encarnações é que Elas jamais entenderam o seres humanos, absolutamente, em que nível eles estão. Você vem e lhes diz: “eu sou sem forma e tenho uma forma”, “eu sou isto e aquilo”, e daí? Se você é isso, está bem: “eu sou compaixão, eu sou amor, eu sou paz, eu sou isso”,  e daí? Como encher essas taças? Você tem que descer ao nível humano, isso é o que Eles não tentaram e é por isso que foi tudo um desperdício. Eu penso ao contrário. Todo mundo pensa: “eu sou Deus, eu sou Brahma, Brahmaasmi, Shivo Ham”. Acabou-se.  E depois eles brigam entre si. Aquele crescimento, aquela maturidade não aconteceu. É muito superficial, a coisa toda torna-se muito superficial, você se torna uma pessoa muito superficial e você vive com isso.

Então a primeira coisa, coisa prática que Eu estou lhes dizendo é: “shoebeatem” a si mesmos e (digam): “eu não sou isto”, dessa forma você tem que começar, antes de mais nada, a dizer a si mesmo. Se você é um buscador, um verdadeiro buscador, um buscador honesto, então Eu lhe aconselho, dessa maneira que você se olhe no espelho e diga para si mesmo: “agora você, senhor ego XYZ, vai sair daqui? Eu sei o que eu sou, você saia daqui”.Você tem que fazer tudo isso, quero dizer, achar graça de si mesmo, rir de si mesmo, zombar de si mesmo. Essa é a melhor forma e nunca se sinta ferido. Se alguém lhe diz: “você é egoísta”, em seguida você dirá: “eu sei, eu sei”. Se você sabe que você é egoísta, então como você segue adiante?

Ego através do Vishudhi:
Agora, o ego se manifesta de tantas maneiras. Através dos seus olhos, através dos seus ouvidos, através da sua boca, através do seu nariz, de todos os modos, porque você vai contra Deus, isto é, você vai contra a coletividade, porque você vai contra Shri Krishna, contra o seu Vishuddhi Chakra. Essa é a primeira coisa que ele se manifesta. Atualmente ninguém bate nas pessoas dessa forma, vejam, nós nos tornamos mais sutis em nossa manifestação do ego. Nós usamos esta parte, não as mãos.

Pare de falar :
Como você pára de falar? Eu lhes falei sobre uma coisa prática. Eu vou conseguir para vocês umas castanhas de uma árvore indiana (betel nuts) que Eu irei vibrar, coloquem-nas na boca. E tirem-nas quando vocês tiverem que falar; caso contrário, mantenham-nas lá (na boca). Essas castanhas são Shri Ganesha. Não as tirem. Parem de falar. Se vocês pararem de falar, sua hipocrisia irá embora. É através da nossa face que somos hipócritas.

Hipocrisia,Agressividade e Gentileza :
Tudo funciona através do Vishuddhi. Agora vejam, uma pessoa que é extremamente agressiva, pode também fingir ser muito doce, amável, se ela tiver que explorá-lo ou ganhar dinheiro às suas custas. Essas pessoas podem fingir, representando. Toda a encenação vem através desse Vishuddhi. Assim, você finge que você é uma pessoa gentil, que você é uma pessoa muito boa, mas não é, você é agressivo. Então, para isso, você tem que saber que falando menos, você reduzirá 50% de sua hipocrisia e encenação, 50%. Agora, ainda restará 50%. Agora, o que fazer com esses 50%? Esses 50% é onde nós temos que saber quais outros chakras são responsáveis pela manifestação do ego.

O Ego e o Hamsa Chacra:
O Hamsa é muito importante. Nós o usamos quando queremos mostrar nossa cólera, indiferença. Então a pessoa pensa: “Oh! Deus, o que eu fiz para essa pessoa?” É desse modo que demonstramos nossa cólera, todo tempo, dessa forma. Este é o Hamsa. E é por isso que nós temos que usar uma coisa simples chamada ghee**ou algo oleoso nos ouvidos, no nariz e kajal nos olhos e para essa parte também, nós temos que colocar um pouco de ghee na água quente ou leite e tomá-lo de forma que vocês acalmem seus nervos e suavizem o seu Vishuddhi. E que vocês aliviem o que vocês, geralmente, chamam de peritônio, mas que é o revestimento.

O Ego e o Agnya Chacra:
Agora, outro chakra que está sempre bloqueado é o Agnya, Agnya Chakra. No Agnya Chakra nós temos que nos tornar conscientes sem pensamentos, mas nós não conseguimos. Agora, se você observar os seus pensamentos, você saberá que na maior parte, nós pensamos nas pessoas que nos feriram, que nos perturbaram. Algumas vezes nós temos um vislumbre das coisas boas também. Nós pensamos nas pessoas boas também, algumas vezes. Normalmente nós estamos pensando nas pessoas que nos feriram, nos magoaram, isso e aquilo. Agora, Cristo, que é Shri Ganesha e que tem todos os poderes para nos matar, nos liquidar, nos destruir completamente, nos deu a maior arma que é perdoar. Assim, o mantra aqui é “eu perdôo”. E você tem que se assegurar que perdoa os outros. Alguém diz alguma coisa, perdoe. Quando você perdoa, Deus assume o controle. E Ele sabe como tratar ou maltratar, fazer o que Ele quiser com aquela pessoa. Essa não é a sua tarefa, você simplesmente perdoa. Assim você lhe dá um ticket: “vá para Deus, eu o perdôo.” E você tem que perdoar e essa é a coisa que permite você desfrutar do seu Agnya Chakra muito bem e elevar a sua Kundalini além, dizendo: “perdôo, perdôo, perdôo”, três vezes. E você tem que dizer o mantra de Nirvichara, sem pensamentos. O Agnya é aquele que traz pensamentos a vocês. É por isso que Cristo era tão exigente a respeito dos olhos e disse: “Não deveis ter olhos adúlteros”.

A Mãe Terra purifica :
Tentem concentrar seus olhos na Mãe Terra por algum tempo. Ela irá absorver de forma que sua atenção não se tornará oscilante, se tornará concentrada e equilibrada. Quando isso é feito, os seus olhos se tornam tão poderosos, mesmo que você olhe para alguém, você pode curar essa pessoa e a inocência irá chegar a seus olhos, você não terá a luxúria e a cobiça.

Violência :
Assim, para combater esse ego, deve-se estar preparado e ter uma apropriada força de vontade, porque o ego mata a força de vontade do homem completamente. Um homem que é egoísta é deixado sem nenhuma força de vontade. Ele faz o que o ego lhe diz para fazer. Ele pode assassinar as pessoas, pode ser violento.

Toda violência na América provém da manifestação do ego. Porque não há nenhum respeito pela lei, não há respeito às leis humanos, nem também às Leis Divinas. É dessa maneira que as pessoas se comportam e, dessa forma, elas ficam sujeitas a doenças, coisas horríveis. Uma pessoa que não é egoísta não contrairá câncer. Você tem que ser egoísta para contrair câncer, embora seja uma doença do lado esquerdo, mas você tem que ter ego. A vulnerabilidade vem através do ego e depois ele atua. Se você é egoísta, você é vulnerável ao câncer. Então a primeira coisa, se você sobreviver ao câncer, você terá um outro esperando, onde você será paralisado por bhoots***.

Astúcia:
A astúcia é enganar a si mesmo. Gregoire Me disse: “Mãe, essa inteligência, a inteligência humana, é tão inteligente que pode enganar a si mesma.”
Isso é o que Eu vejo. Por que você quer enganar a si mesmo? Você é louco? Isso é o que temos que perceber, uma vez que vocês compreendam isso, vocês verão que a maioria dos problemas desse mundo irá diminuir.

Escravidão à Matéria:
Algumas pessoas são de tal modo que dizem: “nós não podemos viver em um lugar comum, nós não podemos dormir num lugar comum”, e tudo isso.
O que significa que elas são mendigas.

Isso é o que Eu sinto sobre tais pessoas, porque se você é o rei como Eu sou, a Rainha, Eu devo dizer, Eu não quero nada. Se você Me fizer dormir debaixo dessa árvore, Eu posso dormir, Eu posso dormir em qualquer lugar. Eu posso viver do modo que Eu preferir e vocês sabem que Eu moro num palácio, realmente um palácio, e daí? Aquele palácio não é importante para Mim. Onde quer que Eu vá, Eu faço daquele lugar um palácio para Mim, porque Eu não estou preocupada com confortos, nenhum conforto pode Me subjugar, nada pode Me dominar, nada pode se apossar de Mim, nada é importante para Mim, porque Eu sou a Rainha. Se Eu fosse um mendigo, então Eu ia querer conforto, querer isso, querer aquilo.

Não há nenhum desejo restando, nada desejado. Quando você chega nesse estado, então você irá apreciar a Sahaja Yoga, seu Espírito. E é isso o que acontece quando as pessoas vêm para a Índia. Eu fiquei surpresa ao ver essas pessoas que vieram. Na primeira vez que elas vieram, nós gastamos quarenta mil dólares e cinco americanos vieram aqui, quatro ou cinco. Quatro e um canadense, então cinco. E quatro fugiram. Imaginem, como foi caro e quatro fugiram.

Nós tentamos, eles vieram Me ver e tudo isso: “Não, Mãe, nós não conseguimos suportar isso. Nós não conseguimos suportar esse desconforto”. Que conforto vocês querem? Aqui, Eu não vejo nenhum conforto, é horrível. Desde que Eu vim para cá vocês podem ver, Minha cabeça tem ficado pesada. Eu tenho ficado doente neste lugar horrível. Que confortos vocês têm? E lá eles estavam se vangloriando tanto. Eles fugiram. Assim, todos vocês compreendam que aquelas pessoas que estão pedindo coisas o tempo todo, mendigando por coisas, não alcançaram nada na vida.

Vida Simples :
Agora quando vocês  vierem desta vez para a Índia, nós teremos uma vida muito mais espartana, porque nós não ficaremos em nenhum edifício, qualquer que seja, tanto quanto possível, exceto em Rahuri, talvez lá também nós iremos colocá-los nas tendas fora, completamente na floresta, onde haverá tigres, haverá cobras rastejando sobre vocês. E vocês terão que tomar banho nos rios, os quais fluem numa grande velocidade. “Oh! Aquele ali está sendo levado, vamos ter cuidado!” E também vocês terão a bela música dos pássaros de manhã e a bela fragrância. É tão bela e tão calmante. Lá onde cresce a essência da vida.

E isso é o que nós decidimos. Quero dizer, Eu posso viver lá, por que vocês não podem?  Eu não posso entender o que há de tão especial sobre vocês? Eu sou uma mulher idosa de 63 anos de idade. E toda a Minha vida, Meu pai ou Meu marido têm sido pessoas cheias de conforto, quero dizer, pessoas cheias de luxo. Quero dizer, Eu nunca soube como pegar um táxi ou um ônibus em toda a Minha vida. Eu nunca soube como adquirir uma passagem para ir de trem, Eu nunca fiz uma viagem aérea sozinha, quero dizer, Eu não sei como fazer uma viagem aérea sozinha, Eu sempre fui assim, mas Eu não preciso de nada. Eu posso viajar sozinha, Eu posso ir a qualquer lugar, Eu posso fazer tudo sem sentir nenhum medo, sem ter quaisquer problemas, porque enquanto Eu estiver Comigo mesma, o que há para preocupar? E é isso que nós temos que alcançar. É isso que nós temos que fazer. Uma vez que alcancemos esse tipo de temperamento, é tão belo.

Vocês irão se respeitar, vocês irão se amar e é desse modo que nós amamos os outros e respeitamos os outros. Aqueles que não respeitam a si mesmos não podem respeitar. Pessoas egoístas não respeitam a si mesmas, se elas se respeitassem, elas não seriam egoístas. Mas, é tão vergonhoso ser egoísta. Se você disser: “você é muito egoísta”, essa pessoa te dará um soco, mesmo se você disser alguma outra coisa, elas não irão, irão?

Mas se você diz: “você é egoísta”, eles te darão um soco, o que significa que eles se sentem feridos. Eles não (dizem) mas eles são. Se eles não gostam (do ego), por que eles o têm? É muito difícil deslocar esse ego das suas cabeças e vocês o transmitem de um para outro tão rapidamente que às vezes Eu não compreendo.

Atenção no Espírito:
Assim, tentem adquirir hábitos que sejam simples. Hábitos de vida naturais, não primitivos, novamente Eu digo, não primitivos, mas não muito elaborados. E não prestem muita atenção ao seu corpo, como você faz, não há nenhuma necessidade de prestar. Ele está bem qualquer que seja o corpo que Deus lhe deu está bem, você não tem que se preocupar muito com ele, façam alguns pequenos exercícios de manhã ou alguma coisa assim. Façam a sua meditação apropriadamente, sejam pessoas normais. Vocês não têm que fazer nada em excesso, um pouquinho está bem. Mas apenas se mantenham no centro, não vão para extremos em nada.

*Avadhuta é um termo sânscrito de algumas religiões indianas se referindo a um tipo de místico ou santo que está além da consciência egóica e da dualidade, e sem as  preocupações mundanas comuns e age sem levar em conta a etiqueta social padrão.
**Ghee é manteiga clarificada.
***Bhoots são espíritos maléficos.

S.S.Shri Mataji Nirmala Devi, Ego,New Jersey Ashram 27.10.1985