Pesquisar neste blog

29 de julho de 2011

Shri Krishna e o Comportamento

 Trechos do discurso de S.S.Shri Mataji Nirmala Devi,Shri Krishna Puja,Cabella, 16.08.1992

Shri Krishna, como lhes disse, era também a encarnação da diplomacia. Portanto, Ele brinca bastante e, no final, Ele expulsa a inverdade e a falsidade. Mas, ao fazer isso, Ele julga as pessoas. Então, é muito importante que os poderes de Shri Krishna, de Sua diplomacia, se manifestem neste momento do julgamento final. Portanto, agora, seja o que for que tenhamos feito de errado antes, quaisquer karmas que tenham sido gerados, talvez pela ignorância ou deliberadamente, todos eles deverão ser pagos.

Punyas (Ações Meritórias):
As punyas que acumularam em vidas passadas e nesta vida serão, também, recompensadas. Tudo isso é feito através dos princípios de coletividade de Shri Krishna, onde Ele observa coletivamente a situação.

Estados Unidos:
...Então, todos na América estão, agora, preocupados com quanta droga podem importar e matarem a si mesmos e se destruírem. Portanto, esta destruição começou internamente. Então, além disso, quando Eu fui lá, primeiro lhes disse para não serem condescendentes com práticas freudianas, mas que mantivessem a moralidade, senão teriam problemas.  Então, primeiro tiveram a AIDS, depois, a doença dos yuppies e todos os tipos de doenças secretas. A cada dez pessoas lá, pelo menos uma tem sofrido dessas doenças e, a cada vinte pessoas, pelo menos uma sofre de esquizofrenia. Porque tornaram todas as pessoas, todos os outros países nervosos, então, agora, eles estão tendo esquizofrenia.

Inglaterra:
Algo semelhante, observamos na Inglaterra. Eles vieram da Inglaterra para a Índia como comerciantes comuns e, sem dúvida, nos saquearam completamente, governaram-nos por 300 anos, como Eu digo, com a “sua cordial hospitalidade” e nos deixaram em três pedaços. E agora, em seu próprio país, existem todos os tipos de problemas. Primeiro, ninguém quer ser chamado de inglês. Eles chamam a si mesmos de galeses ou de escoceses ou, em especial, de irlandeses.

A todo momento, existe sempre um medo de bomba em Londres. No nosso primeiro programa, também houve medo de bomba. Então, vocês podem imaginar, estes ingleses que tentaram nos dividir estão, automaticamente, divididos entre eles mesmos e, agora, lutando uns com os outros. Mas, há também outros problemas como a AIDS, vida imoral e coisas deste tipo.

França:
O mesmo com os franceses. Eles tentaram vender os seus vinhos e trazer o seu horrível hábito cultural de banho para todos os lugares.

Agora, estão sofrendo por isto. Por exemplo, a maior parte do tempo estão bêbados e perderam todas as amarras, quero dizer, eles não têm nenhum juízo nas suas cabeças. Por exemplo, uma esposa pode se tornar uma prostituta com a permissão da lei. Todas essas coisas estão acontecendo. Agora, todos esses países, que acham que não têm limites, estão pagando e o pior preço que estão pagando é a recessão.

Recessão:
Isto também é parte de Shri Krishna, porque Ele é Kubera. Ele é o poder da riqueza. Ele deu muitas riquezas para todos esses países e, agora, eles não sabem o que fazer com eles mesmos. Nós podemos ver nestes 50 anos quantas coisas aconteceram, mas, especialmente, estes 20 anos têm sido verdadeiramente notáveis. No mundo inteiro, vocês podem descobrir que aconteceu uma mudança completa ou uma exposição.

Itália :
Mesmo aqui na Itália, todo dia o Vaticano é exposto ou alguma conexão mafiosa é exposta ou pessoas do governo são expostas. Eu não estou fazendo nada, estou apenas sentada aqui. Mas isto está funcionando desta forma. Desde que Eu estou aqui, Eu não sei quantas pessoas foram para a cadeia. Deus sabe...

Índia :
Nós indianos também sofremos por causa de nossas ações passadas, como o sistema de castas. Então, o sistema de castas se tornou a maior dor de cabeça para nós na Índia. Este é o maior câncer para nós. Da mesma forma, em todo o lugar, estes 20 ou 21 anos têm sido...

Portanto, da mesma forma, em cada país vocês verão, gradualmente, que cada país terá que encarar o que foi feito.

Culturas:
Castas:
O estilo próprio de Shri Krishna é que Ele nunca acreditou no sistema de castas. Ele próprio nasceu numa casta de vaqueiros de gado leiteiro e tornou-se um rei, é claro.  Mas, antes de tudo, Ele viveu como uma pessoa comum. Ele costumava levar as vacas para o campo, tomava conta delas e as trazia de volta. Se observarem a vida Dele, acharão que Ele era completamente humano, o modo como Ele costumava brincar com Sua mãe, com outras senhoras. Tudo isto é extremamente humano, infantil e doce. Mas, por trás disso, havia um grande significado. Por exemplo, Shri Radha, como sabem, Ela era Mahalakshmi e, como Mahalakshmi, Ela costumava banhar os Seus pés no rio Yamuna.  As senhoras iam pegar água deste mesmo rio e a carregavam em vasos sobre as cabeças. Shri Krishna queria levantar a Kundalini delas, então Ele atingia os vasos por trás, de forma que a água caia nas suas costas e esta água vibrada elevava as suas Kundalinis. Esta era a Sua brincadeira infantil, mas tinha um significado.

Outro caso, é quando O vemos jogando Ras. Ra significa energia. Radha, “Ra” é energia e “dha” significa aquela que sustenta. Portanto, Radhaji era quem tinha a energia. “Sa” significa “com”. Então, quando Eles jogavam Ras, estavam brincando com a energia. E esta era a forma como Ele queria proporcionar o despertar coletivo das pessoas, dos gopas e gopis, e Ele o fez. Mas, depois, Ele teve que partir e combater Kamsa.

Durante a Sua vida, como uma criança ou adulto, Ele puniu todos os tipos de demônios e mulheres demoníacas que eram como Putana e tudo isso. Ele fez isso e, nesta Kali Yuga também, Ele está ativo. Vocês têm visto como, gradativamente, Ele tem liquidado, um a um, tantos falsos gurus. Alguém que chamou a si mesmo de Shri Krishna, alguém que chamou a si mesmo de Deus e outras coisas mais. Ele liquidou a todos, os expôs, e, agora, restaram muito poucas pessoas na arena para nós lutarmos.  Eles estão tremendo e bastante amedrontados conosco, porque estamos nos baseando na verdade. Portanto, agora, é quando temos que pensar em Shri Krishna, que reside em nosso Vishuddhi chakra. Muitas pessoas têm esse problema de Vishuddhi esquerdo. Isto é devido a sermos pessoas muito sociais.
Sistemas Sociais:
Agora, na sociedade ocidental, o sistema social é tão rígido que qualquer um pode ter um colapso com isto. Costumava ser assim. Agora está melhor, talvez, por causa das revoltas e da contracultura. Mas, quanto ao resto, se você colocasse uma colher daqui para lá,  então você estaria acabado. Se, ao comer, você usar uma faca comum, ao invés de faca de peixe,  então você está acabado, você não é bom.


Cultura do Álcool:
Os franceses fizeram muito pior ao fazer do álcool uma grande ciência.  Para esta bebida, usa-se este copo, para aquela bebida, aquele outro copo, e tudo mais. Portanto, construíram uma coletividade muito rígida. É muito mais rígida do que na Índia. Eu costumava achar que a coletividade indiana era bastante rígida, devido a certos condicionamentos que temos. Mas, depois de vir para o Ocidente, Eu fiquei surpresa. É tal o condicionamento na cabeça das pessoas, que alguns deles você não consegue remover...


Freud :
Mas, quando condicionamentos vêm de alguém como Freud, que era sem dúvida um demônio, eles simplesmente desistem de todos os condicionamentos e assimilam os freudianos. Eu não posso entender que, em países onde a Igreja Católica é tão predominante, as pessoas estejam seguindo Freud.

Ritualismo:
Na Índia, nós também temos muito desse ritualismo que surgiu de forma muito séria. Como por exemplo, tínhamos pessoas, jainistas, que arrancavam seus cabelos com as mãos. Eles não deviam usar nenhuma faca ou tesoura ou ir ao barbeiro. Então, eles deveriam arrancar os seus cabelos por conta própria, inclusive a barba, todo o tempo. Eles foram para um condicionamento tão terrível que diziam que mesmo pela respiração poderiam aspirar algum animal, então eles colocavam um tipo de tecido na frente da boca. E faziam todo o tipo de coisa sem sentido. Naquela época, Shri Krishna veio. O Seu próprio primo Neminath era um tirthankara*, vocês ficariam surpresos. Ele se tornou um tirthankara, o que fez Shri Krishna pensar sobre este tipo de ritualismo estúpido que nós temos. Como por exemplo, pela manhã as mulheres acordam, colocam água para Tulsi, fazem isto e aquilo, jogam água aqui e ali. Também têm os intocáveis e tocáveis, você não pode tomar desta água, não pode comer isto, não pode se mover daquela maneira. Todos os tipos de restrições, horários, tudo. Este momento não é bom, aquele momento não é bom, você não deveria fazer isso, nem aquilo. Estendeu-se a uma tal dimensão, que todo o movimento de nosso país era em torno deste ritualismo.

Raspar a Cabeça:
Eu tinha sobrinhos que costumavam ir para Bombaim a trabalho. Toda vez que iam para Lucknow, voltavam com suas cabeças raspadas. Eu dizia: “O que é que houve?” Eles diziam: “Há muitas pessoas idosas na nossa família e quando morrem,” “nós temos que raspar nossas cabeças.”  Toda vez que iam lá alguém morria, então, voltavam com suas cabeças raspadas. Rituais horríveis como estes existiram e, mesmo agora no sul da Índia, há muitos rituais, rituais terríveis, dos quais eles não podem se livrar, estão apavorados. Se livrarem-se deles, poderiam ser pecadores ou ir para o inferno. Portanto, o condicionamento indiano era, no que se refere à rigidez religiosa, estar no lado direito de tal forma, que não deveríamos ser surpreendidos não fazendo os rituais. Então, de manhã cedo se levantam e fazem os rituais sem sequer pensar sobre o que estão fazendo. Mas no Ocidente, o estilo de vida é somente rigidez, todo o estilo de vida.  Não há liberdade em nenhum lugar. Depois, houve uma revolta dos hippies e outras pessoas,  todos eles lutaram contra isto e foram para o extremo oposto. Então, eles foram de um extremo ao outro.

Leela:
Agora, como o advento de Shri Krishna mudou isso?  Quando Shri Krishna veio a esta terra, Ele disse: “Isto tudo é uma Leela.” É apenas um jogo. Por você estar envolvido nisso, não pode ver o jogo. Mas, se você ascender... Se você está na água, está com medo da água. Mas, se você entra no barco, pode ver a água e, se você sabe nadar, você pode até mesmo salvar as pessoas que estão na água. Então, Ele disse que se você desenvolver um estado de testemunha,  sakshi swarupata, se você desenvolver este estado, então você vê tudo como uma peça teatral. Nada o afeta, nada importa, você não se preocupa com nada, você vê o problema por cima. Você está acima e vê o problema e porque está fora dele, você pode resolvê-lo. Este foi o Seu grande advento. Eu diria que Ele ensinou que o primeiro passo em direção à ascensão é tornar-se um sakshi. Você tem que se tornar a testemunha. Agora, vejamos na Sahaja Yoga. Na Sahaja Yoga, há diferentes tipos de pessoas vindas de diferentes áreas e culturas, porque a porta está aberta para todos. Agora, se um indiano entrar, ele estará o tempo todo atento aos outros e dirá: “Mãe, este homem não está fazendo isto e aquilo.”  “Ele deveria ter feito footsoaking”. Ele encontrará falhas nos outros todo o tempo, dizendo que este homem não está fazendo desta forma.


Sentir as Vibrações:
Como Mohammed Saab (Maomé) disse que suas mãos falarão e darão testemunho contra vocês. Então, em suas mãos vocês saberão. Agora, essas mãos são as bênçãos de Shri Krishna. Elas vêm do mesmo Vishuddhi e, como sabem, dos nervos pélvicos.  Existem dois chakras, um é o Lalita Chakra e, o outro, Shri Chakra, todos em ambos lados. Eles também fazem o jogo de Shri Krishna. Com estas mãos podemos sentir as vibrações.

Agora, se o seu Vishuddhi direito for muito forte, você pode não sentir. Se o seu Vishuddhi esquerdo for muito forte, você pode não sentir. Mas isto não significa que você não tenha obtido a realização. Você a obteve.


As Mãos e o Vishudhi:
Você apenas deve desenvolver suas mãos.  Agora, para desenvolverem suas mãos, vocês têm que ver que não devem usá-las para coisas inúteis. Isto é muito importante, porque vocês têm mãos especiais.  Essas mãos são aquelas com as quais vocês expandem a coletividade.   Estas mãos devem ser usadas para a coletividade. Nós dizemos “namaste”, quando nos encontramos com os outros.  Para milhares de pessoas, podemos dizer “namaste”. Mas Eu não gosto deste negócio de aperto de mãos, porque não é bom.  Apertar as mãos não cria nenhuma coletividade. Ao contrário, você pode pegar todos os tipos de formigamentos e problemas dos outros.

Mas, quando falam com as pessoas, também, apenas com estas mãos, podem senti-las. Apenas com estas mãos, podem cuidar de suas crianças. Apenas com estas mãos, podem mostrar sua suavidade, sua doçura e, também, com a boca, a qual, é claro, é uma parte do Vishuddhi, isto é diferente, mas as mãos especialmente as mãos. Seus gestos e tudo mais devem mostrar muitos sentimentos do coração e, então, somente estes gestos têm algum significado. Agora, na Sahaja Yoga, como sabem, vocês dão as mãos uns aos outros e as vibrações começam a fluir entre vocês. E também podem ouvir tabla em suas pulsações. Então, isto mostra que as mãos são a comunicação. Portanto, essas mãos são, realmente, o começo da coletividade. A mais importante, Eu diria, a coisa mais importante são as mãos que agem para a sua coletividade. No que lhes diz respeito, existem muitos outros anjos e ganas que os acompanham. Eles também lhes oferecem a sua ajuda, sempre que vocês precisam comunicar algo. Eles também executam o trabalho de vocês muito bem. Portanto, tudo o que for expresso pelas suas mãos ou através delas, eles imediatamente assimilam.

Dezesseis Pétalas:

Olhos:
Como sabem, o Vishuddhi tem dezesseis pétalas e os ouvidos, nariz, garganta, olhos, todos são controlados por ele. Também o sub-plexo do Vishuddhi que é este aqui, o Hamsa chakra. Então, nós temos estes olhos para ver, olhos para comunicar. Olhos puros comunicam o puro amor, a pureza. Com os olhos puros, você pode limpar as pessoas.  Com os olhos puros você pode ajudar as pessoas, pode trazer a paz. A purificação dos olhos acontece através do seu Vishuddhi e do Agnya.  Aqui, ambas as coisas têm que funcionar.

Nariz:
O nariz é muito importante. O nariz tem que ser puro, no sentido de que você deve ser capaz de descartar qualquer mau-cheiro e capaz de aceitar o que for perfumado. Isto é muito importante, porque o nariz é a especialidade de Shri Krishna,  Eu diria, no sentido de que Ele é Kubera e Kubera deu o nariz à Deusa.  Algumas pessoas têm o mau-hábito de mover seu nariz para mostrar desaprovação ou algo deste tipo, elas seguem fazendo isto. Isso é muito errado, porque você está insultando a si mesmo, está insultando o seu poder de Kubera. Então, você tem que manter o seu nariz de um modo digno. Deveria ser um nariz digno. Não deveria ser usado para fazer coisas indignas ou que expressem desprezo.

Dentes:
Os seus dentes são muito importantes. Vocês têm trinta e dois dentes.  Dezesseis poderes de Shri Krishna divididos, vocês podem dizer, em trinta e dois. Estes são os seus dentes em ambos os lados. O lado direito está em cima e o lado esquerdo está embaixo. Isto é algo que negligenciamos muito no Ocidente, Eu devo dizer. Na Índia não é. Isto é muito negligenciado por nós e é algo que temos que cuidar. A razão de negligenciarmos, Eu diria, é a preguiça. Deve ser a preguiça. Mas devemos escovar os dentes, pelo menos, duas ou três vezes. Isto é importante. Mas não preciso dizer, que o mais importante é trocar a escova. Vocês também devem usar manteiga ou sal e óleo para esfregar as suas gengivas. Se esfregarem as suas gengivas apropriadamente, nunca terão problemas com os dentes e as gengivas.

Além disso, toda vez ao anoitecer, devem novamente escovar seus dentes. Tenho visto muitas pessoas que vêm a Mim, ao anoitecer, nos programas com um cheiro horrível saindo de suas bocas. Não é que isto seja uma doença, mas a única coisa é que eles não têm limpado os seus dentes. Também, há pessoas que mesmo sem escovar os seus dentes, começam a tomar o café da manhã. Eu não sei. Eu acho que foi outra teoria que começou, que podem fazer suas refeições sem escovar os dentes. Os dentes são muito importantes e devem cuidar deles. Todas as qualidades do seu Vishuddhi dependem dos seus dentes. Então, deve-se cuidar dos dentes de uma maneira apropriada, nunca devem cerrá-los e mostrar cólera com eles. Esse é um hábito muito ruim. Também há um gesto, que Eu tenho visto aqui, se não gostam de algo, simplesmente fazem assim. É algo muito errado. Deve-se evitar esse tipo de gesto. Isso é muito perigoso para os seus dentes. Portanto, a palestra de hoje é uma espécie de palestra médica.

Faces:
Uma pessoa que é dotada espiritualmente tem uma expressão que nunca é agressiva. Ele pode não ter boa aparência, não precisa ser um tipo de personalidade atraente, mas a expressão em sua face é, sem dúvida, de um santo. Isso também são as bênçãos de Shri Krishna. Eu vi pessoas após um ano da realização e fiquei surpresa como as suas faces estavam mudadas, Eu não poderia reconhecer quem elas eram. Toda a face se torna absolutamente compassiva, suave, pacífica e muito alegre. Todas as qualidades de Shri Krishna podem ser expressas em sua face. Às vezes, você pode ser travesso para quem o olha. Então, há muitas expressões que vêm à sua face e dão a você um sentimento muito doce. Mas, algumas pessoas têm o hábito de olhar no espelho todo o tempo, o que é muito errado, porque isso lhes dá um tipo estranho de ego. É melhor olhar para a fotografia de Shri Krishna do que olhar para as suas próprias faces, pois, desta forma, sua face se tornará como a de Shri Krishna. Em vez disso, se você começar a se olhar no espelho o tempo todo, o que acontecerá com você, Deus sabe. Porque se você for para o passado, Deus sabe o que você se tornará. Então, Eu também sou grata aos psiquiatras porque eles não gostam de narcisismo. Mas é muito perigoso olhar o tempo todo a sua face no espelho, é muito perigoso. Isso cria uma personalidade muito estranha, você começa a dizer a si mesmo: “Oh! Eu sou Napoleão!” Então você se torna Napoleão e começa a se comportar como Napoleão. No dia seguinte, você encontra um Napoleão saindo do banheiro. Então, deve-se ter cuidado para não colocar muita atenção e importância em si próprio, mas sim no seu Si que é interior, que é o seu Espírito e, se você cuidar desse lado, então todas essas coisas irão acontecer de uma maneira muito bela.

Cabelo:
O cabelo também é cuidado por Shri Krishna. Vocês sabem que Ele tem uma grande predileção por qualquer coisa semelhante à manteiga, portanto vocês têm que por manteiga ou óleo ou algo em seus cabelos. Se você não colocar, ficará careca, o que pode ser afinal o karma phala. Se você não colocar óleo, ficará careca. Então, você tem que colocar óleo e, no Ocidente, antes sempre se colocava óleo. Eu vejo todos estes filmes antigos e todas as pessoas estão com óleo no cabelo. Mas, agora, é claro, se você não quer colocar óleo durante o dia, você pode lavá-lo, mas pelo menos uma vez por semana, você deve colocar óleo na sua cabeça.


O Virata :
O último é o Virata. Este é o estado que você tem que alcançar. O Virata está aqui na fronte, como sabem, e Eu fiquei surpresa quando fui ao Nepal. Há um templo de Shiva lá. Apesar deles estarem venerando Shiva, eles estavam colocando todo o kum-kum aqui. Então Eu achei que eles não sabiam porque o estavam colocando, porque, mesmo se você venerar Shiva, você deve também venerar, aqui, o Virata. Eles não colocavam kum-kum aqui, porque, eram sem dúvida, 100% devotos apenas de Shiva. Então por que eles deveriam colocá-lo aqui? Porque alguém que era gnóstico e que sabia disso, tinha lhes dito que este é o lugar do Virata. Uma vez que você entre no Virata, então todas as suas idéias de separação ou diferenciação se extinguem. Não restará mais, em você, qualquer idéia de raça, de nacionalidade, de sua cidade, de sua aldeia ou qualquer coisa. Nesse estágio, você não pertence a nenhum lugar. Você pertence a todos os lugares e não pertence a todos os lugares. Você chega a tal posição quando não anseia por nenhuma comida em particular; você não gosta apenas de algum tipo específico de pessoa. Você pode se ajustar a quaisquer circunstâncias, famílias, a qualquer tipo de pessoa. Você pode viver com bêbados. Quero dizer, Eu vivi com bêbados, vivi no sentido de que, no mínimo, apertei as mãos de tantos deles. Você pode estar com qualquer tipo de pessoa. Nada o incomoda, porque você está no estado de Virata. Porque tudo é absorvido pelo Virata e você não sente nada. Seja qual for o tipo de pessoa, você não sente nada. O Virata tem que sofrer, não você; e este é o melhor estado que Eu quero que todos vocês alcancem e tornem-se completamente livres. Nada pode impressioná-lo. Nada pode influenciá-lo. Nada pode dissuadi-lo, mas você se baseia na sua auto-estima e na compreensão de si mesmo, de que você é um Sahaja Yogi, e que você está conectado com este poder e que você é um cidadão do Reino de Deus. Não há qualquer resquício de dúvida no estado de Virata, nenhuma dúvida, porque você se torna parte e parcela do todo, completamente, e você é capaz de influenciar qualquer lugar. Se este dedo está machucado, então este dedo pode senti-lo. Da mesma maneira, tal pessoa é percebida em todo lugar e não apenas isso, mas esta pessoa pode ser eficaz em qualquer lugar.



*Tirthankara : O significado literal de Tirthankar é 'construtor do vau'. Os Jainistas comparam o processo de se tornar uma alma pura como cruzar um rio veloz, exigindo uma paciência, esforço e cuidado. O construtor do vau já atravessou o rio e pode, portanto, guiar os outros.(Vau - Ponto onde, numa corrente de água, se pode passar a pé.)
**Bhoot : espírito maléfico.