Pesquisar neste blog

21 de setembro de 2011

A Mãe do Universo

Trecho da Palestra do Puja do Navaratri
Cabella,Itália, 27 de setembro de 1992
 Assista à Palestra em inglês no vídeo no final desta postagem
Alfa e Ômega :
Os conceitos matemáticos surgem em nosso interior, a partir do Divino, e não é algo criado por nós. Isso foi descoberto por alguns matemáticos que eram almas realizadas, os quais se utilizaram de Alfa e Ômega. É surpreendente ver como a suástica se transforma em Omkara e esta, por sua vez, se torna Alfa e Ômega.     Vê-se assim que, na Sahaja Yoga, tudo é tangível e suscetível de ser verificado.
Nove Formas da Deusa :
Hoje vocês estão venerando Durga ou as nove formas da Deusa. Ela veio à Terra nove vezes e lutou contra os seres malignos que estavam destruindo os buscadores, que estavam transformando num caos a vida dos buscadores. Por isso, esses santos que foram torturados oraram e suplicaram à Deusa (para que Ela os ajudasse), dado que nenhum dos Deuses podia fazer algo para ajudar os seres humanos. Sadashiva também nada podia fazer, dado que Ele jamais interfere naquilo que a Deusa está fazendo. Assim, os santos adoraram a Bhagavati e Ela veio à Terra, nove vezes, segundo as necessidades das diferentes épocas.


A Deusa pode ser encontrada sempre em franca confrontação com as criaturas extremamente arrogantes, que se obstinam em impor as suas próprias opiniões e que se julgam muito importantes. Esses Rakshasas horríveis infligem torturas e perturbações aos buscadores.

Três Categorias de Pessoas:
Na Índia, quando se faz um horóscopo, as pessoas são classificadas em três categorias diferentes. A primeira categoria é a dos seres Divinos, que é chamada de Devas. A segunda refere-se aos seres humanos (Manavas) e a terceira diz respeito aos Rakshasas (seres maléficos). Acho que todos vocês se enquadram na categoria dos Deuses, porque vocês não poderiam levar a Sahaja Yoga tão seriamente, se vocês não pertencessem à essa primeira categoria. Caso contrário, por que razão vocês acreditariam em Mim quando lhes digo que Durga fez isso ou aquilo?
Jagadamba:
Vocês não mudaram apenas de uma fé para outra. Quando estão elevando a sua Kundalini, vocês podem sentir a existência de um bloqueio em seus Chacras. Se esse bloqueio for no Anahata central (Coração central), então devem invocar o nome de Jagadamba. A não ser e até que o nome Dela seja invocado, esse bloqueio não será removido. Quando estou limpando esse Chacra do Coração central, Eu também tenho de dizer que sou, na realidade, Shri Jagadamba, para que Shri Jagadamba seja despertada no interior de vocês.
A Solução é Amba:
Vocês verificaram essas coisas mais do que os cientistas já fizeram. Os cientistas consideram as coisas a partir do exterior e não são conclusivos. Se vocês tiverem algum problema, eles tratarão dele. No entanto, eles lidam com os problemas mas não sabem o que está subjacente a eles, nem quais são as peculiaridades desses problemas e nem onde se encontra a verdadeira solução para eles, enquanto que vocês sabem que a real solução é dada por Amba, a Kundalini, que é um reflexo do Espírito Santo da Adi Shakti que está dentro de vocês.
Quando a Kundalini sobe através dos Chakras, Ela dá poder a eles, dado que Ela é a Shakti, Ela é o poder do desejo de Sadashiva. Ela é o poder total de Sadashiva e, por isso, Ela concede total poder a cada um dos Chacras, iluminando cada um deles e despertando todas as Divindades neles existentes.
Se não tivermos o poder da vida, então poderemos nos considerar como mortos. Daí porque quando os Chacras recebem esse poder (ou energia), ou essa Shakti, eles são despertados. Vocês viram isso ocorrer. Vocês mesmos podem fazer isso. Trata-se de algo tangível e que pode ser verificado por vocês. Eu lhes disse que Shri Jagadamba reside no Coração central.
O Coração Central é Muito Importante:
É interessante ver como se dá a colocação Dela no Coração central.    Na qualidade de Amba (Mãe) que significa a 'pura forma de poder', ela reside no osso triangular como Kundalini. Na qualidade de Jagadamba, que significa a Mãe do Universo, Ela reside no Coração central. Por isso, o Coração central é muito importante. Já lhes disse que numa criança até os doze anos de idade, esse centro produz os Ganas. Os Ganas são as entidades que trabalham no lado esquerdo. São Miguel é o líder deles, mas o rei deles é Ganapati ou Ganesha. O que Ela fez, em primeiro lugar, foi Gatastapana (que significa aquilo que foi feito) que é a Kumba (recipiente, vaso). Essa Kumba foi estabelecida por Ela e que consiste no osso triangular. Assim, Sua primeira obra foi estabelecer o Muladhara. Assim, de início, Ela estabeleceu a inocência no interior de vocês.
Ela colocou esse Gata no qual permanece a Kundalini. As primeiras providências foram assim estabelecer a Kundalini no osso triangular e estabelecer Shri Ganesha.
O Universo está impregnado de inocência:
Essa foi a sua obra primordial em função da qual tudo aquilo que seria criado em seguida ficaria impregnado de inocência, tais como todos os universos, a terra e todas as outras coisas.Se vocês observarem as pedras, verão que elas são inocentes. Se vocês baterem numa pedra, ela não revidará o golpe dado por vocês. Elas são inocentes. Vejam como os rios são inocentes. Tudo aquilo que foi criado como matéria é inocente. Todas essas coisas não são ladinas, nem manipuladoras, nem agressivas e nada parecido com isso. A inocência delas significa que elas estão sob total domínio de Deus Todo-Poderoso. Elas são inocentes, dado que não têm livre-arbítrio para fazer o que quiserem.
Da mesma forma, os animais são inocentes, exceto alguns poucos. A maioria porém é inocente. São inocentes no sentido de que são chamados de Pashu e permanecem sob total controle de Deus Todo-Poderoso.Um tigre comportar-se-á sempre como um tigre. Uma cobra terá sempre o comportamento de uma cobra.
Todavia, os seres humanos comportam-se hoje como tigres, amanhã como serpentes e depois de amanhã como vermes. Não há firmeza nos seres humanos. Não se pode dizer que alguém que se comporta hoje como um tigre não se comportará como uma cobra amanhã, dado que ele tem a livre escolha de mudar a sua individualidade. No entanto, ele acaba permanecendo só.
Sem embargo, essa não é uma preocupação que a Shakti deva ter. Isso porque, os seres humanos já foram criados, eles existem e têm um propósito de vida e, por causa disso, eles estão aqui nesse mundo. Todavia, o propósito é apenas um: dar apoio aos seres humanos porque eles são a culminância da evolução.
Assim, Ela criou todas essas coisas no afã de propiciar o surgimento dos seres humanos e, por fim, para que eles pudessem alcançar a sua Realização do Si, que dessem um sentido às suas vidas, que pudessem conectar-se com o Poder Onipresente do Amor e entrar no Reino de Deus. Esse é o trabalho da Shakti.
Trigunatmika:
Podemos dizer que Ela veio à Terra nove vezes e que, na décima vez, supõe-se que Ela dê a Realização a todos vocês. Na décima vez, todos esses poderes se juntam em um só e é por isso que Ela é chamada de Trigunatmika (o conjunto das três Gunas). Foi por isso também que Buda chamou-A de Maitreya, que significa as três Mães reunidas numa só.
Quando esse Poder começa a atuar, ele adquire um controle total dos três canais e dos sete Chakras.Sem pedir a permissão desse Poder ou sem que ele seja invocado, vocês nada poderão fazer. Isso é um fato.
Não precisamos usar o livre-arbítrio:
É nesse ponto que os seres humanos falham, dado que eles têm o livre-arbítrio e não se dispõem a obedecer a ninguém, nem a dar ouvidos a quem quer que seja e nem aceitar os outros.
Por causa disso, apesar de ter sido dada a vocês a Realização, trata-se de um tarefa muito difícil, porque vocês não estão habituados a viver de uma forma na qual não precisam usar seu livre-arbítrio. Isso ocorre, de maneira especial, nos países ocidentais, nos quais as pessoas exercem a sua livre escolha até em relação aos cereais...
Pashus :

Na Bíblia gnóstica é dito que Adão e Eva eram como os Pashus, viviam sob total domínio de Deus e não possuíam livre-arbítrio. Eles teriam vivido em nudez no Jardim do Éden, sem jamais tomarem conhecimento de qualquer coisa, a não ser comer e viver apenas como animais. 
Ela quis dar um impulso na evolução. Essa não foi uma idéia de Deus Todo-Poderoso, dado que fazer isso seria para Ele uma grande dor de cabeça. Ele pensou que não havia necessidade de ter essa grande dor de cabeça. No entanto, a Adi Shakti conhecia perfeitamente a Sua própria maneira de ser. Ela sabia que seria capaz de realizar inúmeros milagres e que poderia fazer com que os seres humanos adquirissem o conhecimento, bem como torná-los pessoas educadas e eruditas.
... Nasceu, dessarte, um novo tipo na espécie humana que queria saber o que era o conhecimento. Vocês sabem que houve, ao longo da história, todos os tipos de povos primitivos. No entanto, esses povos começaram a evoluir de forma crescente.

A Criação:
Antes da primeira criação promovida pela Adi Shakti, Ela concebeu criaturas mais elevadas que se destinavam a integrar o planejamento de todo o processo. Por isso, Ela criou Brahma, Vishnu e Shiva (ou Mahesha). Criou também as áreas (Lokas) onde eles deveriam se instalar. Com isso, todo o planejamento foi feito, ou seja, o que e como seria feito para que, a partir dos animais, os seres humanos pudessem transformar-se em almas realizadas. Da fase animal para a fase humana e desta para a fase das almas realizadas.
Como vocês sabem, cada um dos Devas tem a sua própria área (Loka). Assim, Brahma, Vishnu e Shiva decidiram entre eles o que deveria ser feito, dado que os três canais foram criados nos seres humanos posteriormente. A partir dos três canais, surgiram as três Shaktis: Mahalakshmi, Mahakali e Mahasaraswati, as quais tiveram dois filhos: uma Shakti e seu irmão. Essas duas entidades se uniram (mas não foi um casamento da maneira humana). A energia (representada pela mulher) foi dada a um homem 'potencial' dessa forma.
Todas essas coisas ocorreram e eles decidiram operar isso nos seres humanos.
Assista à palestra (em inglês) no video abaixo:


Navaratri 1992 from Sahaja Library on Vimeo.