Pesquisar neste blog

11 de outubro de 2011

Shri Lakshmi, Gruhalakshmi e Mahalakshmi


 Trecho do discurso do Shri Gruhalakshmi Puja,01.11.1981 – Chelsham,Reino Unido.
Assista parte desse discurso legendado aqui.
Assista o vídeo dessa palestra, em inglês,aqui.
Outras palestras dos Pujas do Diwali, em inglês, aqui

Shri Lakshmi:
Hoje Eu lhes falei sobre a importância do princípio de Lakshmi e dos três processos pelos quais nós passamos. O primeiro é Gruha Lakshmi. Na verdade, ele é celebrado geralmente no 13o dia da Lua, quando dizem que deve ser dado um presente à esposa. E o melhor que ela pode receber é algum tipo de utensílio. Assim, as pessoas dão a esposa alguns utensílios, na verdade, é uma coisa recíproca, porque se você dá um utensílio, é esperado que ela cozinhe algo para você. É uma maneira muito doce de sugerir que ela cozinhe algo para nós.

Shri Kartikeya:
Então, o 14o dia é muito importante, porque esse é o dia da Deusa como um poder, como um poder. Porque foi Kartikeya quem matou Narakasura, o demônio. E ele foi o pior de todos os demônios, ele não podia ser morto. Então Shiva e Parvati se casaram para este propósito especial de criar este poderoso Shakti Putra, que significa o filho da Shakti, conhecido como Kartikeya. E Ele somente nasceu para matar esse demônio horrível, chamado Narakasura. E Ele o matou. Esse é o dia, o 14o dia. Esse dia é algo como o Halloween. Porque esse é o dia em que abriram os portões do inferno e colocaram todos os demônios no inferno. E é por isso que nesse dia, deve-se descansar pela manhã o tempo que for possível, de modo que todos os demônios sejam colocados no inferno de forma apropriada, porque alguns deles podem ainda ficar pairando por aí. É melhor deixar que todos eles vão embora.


Quero dizer, no reino em que vocês estão, vocês não percebem muito a existência deles. Mas se vocês estão no reino da região do subconsciente ou do subconsciente coletivo, vocês podem até mesmo ver alguns dos espíritos e também podem perceber a existência deles, vocês vêem as manchas pretas e tudo isso. Assim, esse dia é muito perigoso. Mas porque Narakasura foi morto, as pessoas celebraram.

Diwali:
Essa celebração é expressada no ano seguinte..., no dia seguinte, que é o Dia do Diwali, eles dizem. Esse é o dia em que eles também veneram Lakshmi, porque eles consideram que este é o dia que Lakshmi nasceu nesta Terra a partir do oceano, como Eu lhes falei da última vez.

Então, o dia do Ano Novo vem em seguida, porque na Índia, no norte, essa é a época que as pessoas terminam a sua colheita e elas consideraram que esse dia era muito bom para celebrar o Ano Novo. E isso é, na verdade, mais um tipo de, podemos dizer, um acontecimento social na Índia. Nós não precisamos usar isso, não importa o que isso nos satisfaça. Vocês podem ter o seu próprio Ano Novo, porque no sul, digamos em Maharashtra, eles têm um outro Ano Novo, como Eu lhes disse. Onde Shalivahana, em sua dinastia, começou um outro calendário e eles o celebram. Assim, todas essas coisas não devem ser rígidas em relação a nada, vocês devem saber disso. Nada é rígido. A rigidez vem da ignorância. É tudo para vocês, para sua alegria e felicidade. Todo o sistema de festivais existe para sua felicidade e não para a felicidade da época ou da data.

É para vocês, portanto isso deve ser ajustável de acordo com as suas necessidades e compreensão. E também de acordo com a forma que você vive em sua nação. Não deve haver nenhuma dependência a qualquer tipo particular de cultura, a um tipo particular de idéias. É tudo para vocês. Todos esses festivais são para vocês, não para os Deuses. Eles não têm esses festivais. É somente para vocês que esses festivais existem. E quando vocês os celebram, é somente para sua alegria e felicidade. E é deste modo que vocês devem celebrar: de uma maneira que dê a vocês a maior quantidade de felicidade. E os festivais, todos os festivais do mundo devem ser celebrados. Quanto mais vocês são festivos, mais felizes as coisas são. Por que perder a chance? Assim, como Sahaja Yogis, vocês podem celebrar, vocês não podem colocar a si mesmos em [?] Apenas se mova um pouco para este lado, Eu acho. Aqui, apenas se mova um pouco.

Portanto, como um Sahaja Yogi, agora você não pertence mais a nenhuma casta específica ou comunidade, você pertence a casta universal. Uma vez que vocês comecem a pertencer a algo universal, então vocês podem celebrar todos os festivais de todas as religiões e ter o melhor disso. Por todo o ano, vocês podem celebrar todos os festivais. Saibam sobre eles. Quanto mais vocês souberem, melhor é. E ter todos os tipos de doces, o que quer que usem, de qualquer espécie que usem, de qualquer região, país e cultura. E é desse modo que nós devemos ser mais festivos.

Pureza, Água e Purificação :
Vocês sabem que Meu nome é Pureza. E essa pureza é tal que purifica tudo, simplesmente purifica. A pureza deve ser tal que deve purificar, senão essa pureza não tem nenhum significado. Por exemplo, o sabão purifica, tudo bem. Mas você não purifica o sabão. Você limpa o sabão? Quero dizer, para algumas pessoas loucas até pode ser. Eu conheço algumas pessoas que lavam até mesmo a torneira e também a água. E é por isso, é por isso que essa água é o purificador. A água é o purificador. A água nos purifica fisicamente. E também os venenos em nós são expulsos do nosso fígado pela água. Água é um grande elemento na remoção de todos os problemas. Vocês usam a água para tantas coisas, vocês sabem como ela faz isso.

Assim, essa Lakshmi, que é a purificação, nasceu da água. É por isso que Ela foi chamada de Maria, como Eu lhes disse. E Eu também sou chamada de Nira, que significa nascida da água. Portanto, deve-se entender que a mensagem de hoje é esta: nós devemos incutir a pureza. Não devemos enganar a nós mesmos. É fácil enganar. Mas nós devemos incutir a pureza dentro de nós como uma questão de nossa própria maturidade, como nosso próprio adorno, como nossa própria beleza. E não apenas porque é algo trabalhoso ou algo muito difícil, nada desse tipo. Deve ser alcançada com muito prazer e felicidade. Nós gostamos de tomar banho ou de estar limpos ou apresentáveis? Da mesma maneira, nós devemos tentar limpar nossos pensamentos. Somente prestando atenção neles, nós podemos limpá-los.

Os pensamentos devem se tornar limpos. Antes de mais nada, afinal, por que ter pensamentos? Mas mesmo se vocês os tiverem, tenham pensamentos limpos e puros. Mesmo que vocês tenham que tê-los, não tenham pensamentos cheios de arrogância, agressão ou medo. Algumas pessoas pensam que se tiverem pensamentos de medo é algo muito bom. “Oh! Eu estou assustado. Eu estou com medo.” Isso é impureza. Por que você deveria ter medo? Isso significa que seu Vishuddhi esquerdo está bloqueado. Não há necessidade de ter nenhum medo de qualquer tipo. Nenhuma necessidade ter medo de qualquer tipo.

Se você tiver medo, isso significa que há algo errado. Se você acredita que Deus está acima de tudo, que você é uma Alma Realizada e que Deus irá cuidar de você, que Ele é seu Pai, que Ele abriu Seus portões para você, o que há para temer? Muitas pessoas pensam desta maneira: se você tiver medo, você é humilde. A humildade é diferente de uma pessoa medrosa. É algo totalmente diferente. Não tem nada a ver com humildade. Portanto, ser humilde é diferente e ser medroso é diferente. Para os Sahaja Yogis, é muito fácil descobrir através de sua consciência vibratória, o que é medo e o que é humildade. A humildade lhes dará vibrações e o medo irá bloquear todo o seu canal esquerdo.

Assim, a purificação de nossas mentes vem através de certos métodos de compreensão de nós mesmos. O primeiro entendimento que alguém tem é: nós nascemos numa família, nascemos numa sociedade, nascemos em uma seita religiosa. Todas essas fixações têm colocado em nós uma certa quantidade de impureza, as quais podem nos dar ego, superego, pode nos dar qualquer coisa. Assim para manter a mente pura e simples, use o elemento água tanto quanto você puder. Isso ajuda de ambas as formas, ajuda o ego, ajuda o superego. Use o elemento água. E é isso que é Lakshmi. Lakshmi é Aquela que lhes dá o Mahalakshmi Tattwa. Somente a partir de Lakshmi, o princípio de Mahalakshmi entra em ação.

E isso acontece depois da purificação através do processo de Lakshmi. Cristo disse: “Se vocês quiserem, Eu posso lhes dar ouro, barras de ouro, vocês podem viver com isso. Mas somente aqueles que Me amam entrarão no reino de Deus. E eu vou cear com eles”. Significa: “Somente aqueles que são puros, Eu irei cear com eles. Eu não irei cear com pessoas que são impuras.” Ele era tão..., quero dizer, todas as Encarnações são conscientes disto, que Eles têm que estar com as pessoas puras e Eles têm que ajudar as pessoas puras. Mas Ele disse isto tão claramente: “Se você quer Lakshmi, você pode ter, isto é, dinheiro. Mas isso não é Mahalakshmi. Portanto, de Lakshmi para o estado de Mahalakshmi.”

Mahalakshmi:
Vocês já receberam sua Realização, vocês não sabem o quanto já obtiveram. Vocês já estão tendo o princípio de Mahalakshmi dentro de vocês. E o que é o princípio de Mahalakshmi? Essa é a questão. Posso perguntar isso? O que é o princípio de Mahalakshmi dentro de vocês?

Resposta de um Yogi: É tudo para o Espírito.
Shri Mataji: Não, não. Mas vocês têm um poder. Vocês têm os poderes de Mahalakshmi dentro de vocês. Vocês sabem disso?
Resposta de um Yogi: O prazer que isso lhes dá.
Shri Mataji: O prazer? Não, não, não.
Resposta de um Yogi: O poder de dar a Realização.
Shri Mataji: Vão em frente um pouco mais, um pouco mais. O prazer não é um poder. O prazer é o que vocês desfrutam. Mas vocês têm o poder de Mahalakshmi.
Resposta de um Yogi: O poder de sustentar.
Shri Mataji: Isso não é poder. O poder significa que você tem o poder de fazer algo.

Resposta de um Yogi: O poder de difundir a Sahaja Yoga.
Shri Mataji: – Isso é muito vago. Algo específico.
Resposta de um Yogi: Evoluir.
Shri Mataji: Mas evoluir pertence a vocês. O poder é o que vocês fazem pelos outros. A coisa toda Eu disse a vocês agora mesmo: é purificar. Vocês têm o poder de purificar. Como vocês curam as pessoas? Purificando-as. Tudo bem? Agora apenas pensem como vocês purificam os outros. Conversando com os outros, vocês podem purificá-los. Tocando os outros, vocês podem purificá-los. Olhando para eles, vocês podem purificá-los. Uma pessoa que é uma Alma Realizada purifica toda a atmosfera. A atmosfera é purificada. Desde que cheguei, tem estado bastante quente. Vocês purificam tudo. Vocês purifica esta luz, vocês notaram isso? Vocês despertaram a luz. Agora, quais outros poderes vocês têm?
Sahaja Yogi: Elevar a Kundalini.

Shri Mataji: Isso é o despertar. Vejam, a Kundalini tem muitos poderes, tem muitas dobras. Vocês purificam a si mesmos. Aos outros e a si mesmos. Mais alguns poderes estão presentes. Agora venham, vamos ter isso. Vocês todos têm esses poderes e vocês não estão conscientes deles, essa é a melhor parte disso. Vocês não conseguem compreender isso. Agora, vamos ter isso.
Sahaja Yogi: Poder sobre o tempo. Arrumar tempo para fazermos o que quisermos.
SY- Equilíbrio.
SM- Mas esse é o poder do guru. O equilíbrio vem do guru. Então Mahalakshmi é a água, então me digam?
SY- Limpeza?
SM- _______________________
SY- Satisfação.
SM- Agora vocês estão chegando ao ponto. Ela __________ a sede. A sede espiritual. Você pode ______________ a sede espiritual das pessoas tremendos poderes. Porque quando vocês obtém a realização, a busca está acabada. Agora me digam mais…Vejam a partir da água. Nutrição. Você nutre, você dá nutrição espiritual às pessoas. Mesmo que você esteja parado, você está nutrindo os outros. Assim __________ você dissolve o ego e o superego deles. Todos esses são os seus poderes depois da realização, somente pensem nisso. O que mais?
SY- Divindade.
SM- Assim as pessoas não vão entender como isso se relaciona à água. Vamos colocar de outra forma. O que seria isso?
SY- É acalmar/esfriar as pessoas.
SM- Você se torna uma pessoa fresca. Muito bem. Você se torna uma personalidade fresca. O que mais ?
SY- Você pode carregar/cuidar dos outros.
SM- Sim. Muito gentilmente…E também afogar uma porção deles. Afogar no oceano de amor. _______________________ . Existe também uma outra qualidade muito importante. É que a água permeia através da menor parte. Ela vai para as raízes e é absorvida por elas. Com o poder de Mahalakshmi você vê as raízes da pessoa, de onde vêm seus problemas. De fato, essa é uma inteligência sutil, a verdade da coisa. E você pode entender onde está o problema. Você apenas vai às raízes e pode facilmente ser absorvido, você permeia. Quando você está sentado próximo a uma pessoa e diz: “Mãe, essa pessoa tem um bloqueio no chakra posterior”, essa pessoa não sabe. Você permeou, a sua personalidade permeou através daquela pessoa, mas ela não sabe. E você está sentindo as raízes, onde estão os problemas. A água divina está fluindo através daquele ser. E ____________ através daquela água divina você pode dizer que isso está bloqueado, aquilo está bloqueado.

 Uma outra é o poder de escutar. ____________ E a última é a reflexão. A pessoa que vê vocês, vê sua própria reflexão e fica assustada. Isso acontece comigo. Eu não significo nada de ruim a essas pessoas, mas as pessoas ficam desnecessariamente assustadas comigo, porque elas vêm seu reflexo.  Então, quando eles te encontram e se vêm refletidos, eles podem se tornar muito agressivos, eles podem ser muito duros com você, porque eles vêm seu próprio reflexo. E se houver uma água pura, então você poderá ver a profundidade da pessoa. Um sahaja yogue limpo sente a profundidade. Eles podem ver através da luz do espírito.

Água:
Essas são as qualidades da água dentro de nós. Isso acontece especialmente no meu corpo, a água atua como um _______ para proteger os chacras. Se eu não tiver água no corpo eu posso ter problemas. Ela é absorvida pelo seu epitélio. Você percebe, se não há umidade, você sente essa secura no ar.

E há também outros poderes da água que não conhecemos. Quando a água sai dos seus olhos ela expressa sua compaixão, seu amor, suas emoções. Ela é o único, entre todos os elementos, que expressa as emoções. O poder da água, eu quero dizer. A água tem uma outra qualidade que é a pressão. E a pessoa que é um sahaja yogue vai definitivamente colocar uma pressão nos outros. Ele não agride, mas coloca uma pressão. Se a pessoa recebe isso, ela obtém vantagens, mas se ela não recebe, então ela se sente pressionada e dominada. Seus vizinhos, sua família, no começo sentirão que há uma pressão porque seu corpo alcança um certo peso. E assim é como o princípio do Guru se forma da água. ________
Então, hoje vocês devem saber que a água é uma coisa muito sagrada e nós a usamos nos nossos Pujas. Especialmente__________________ a Kundalini.

A Kundalini é uma jarra de água ou aquela que carrega Aquário, porque essa é a era de Aquário. Então, como a água é importante! E a água é aquela que carrega o amor divino. É quem melhor carrega. E esse é o tempo de Aquário em que a Kundalini é feita da água divina.

Então, a idéia de celebrar hoje o Puja a Shri Lakshmi é para se entender que em nós ela se tornou Mahalakshmi e por causa disso nós temos tantos poderes dos quais não estamos conscientes. Nós nem sabemos que somos almas realizadas e que nós temos todos esses poderes dentro de nós. Que nós podemos permear através dos outros, nós podemos projetar a nossa personalidade para os outros, nós podemos decobrir o que está de errado com eles. Nós podemos descobrir acerca de nós mesmos, podemos permear como a água. Ela está fluindo o tempo todo. E isso é algo muito importante. Que nós devemos estar conscientes dos poderes que alcançamos. Então passamos a respeitar a nós mesmos e então a Raja Lakshmi é despertada e a Gruha Lakshmi é despertada.

Tudo é despertado quando nos tornamos conscientes do que alcançamos e da nossa auto-estima, da nossa dignidade. Então isso nos dá dignidade, Mahalakshmi nos dá dignidade. E é assim que passamos a entender o valor dos seres humanos. Temos que ter a idéia de que não podemos insultar a dignidade humana. Como as pessoas que estão _____________ os outros o tempo inteiro. É contra a dignidade humana. Ou o tempo inteiro ____________, fazendo a vida dos outros miserável. É contra a dignidade humana. Você tem que decorar a vida dos outros, torná-la bela. Temos que fazer com que ela seja desfrutada e feliz. Faça todos felizes, não______ o tempo todo.

Gruhalakshmi e o Respeito:
Se você _______ você não é Gruha Lakshmi. “Faça isso, faça aquilo… o que você está fazendo?” Isso tudo é um absurdo. _________________ A dignidade humana é o mais importante. Você tem que respeitar a dignidade humana e isso agora é possível porque vocês obtiveram o poder de Mahalakshmi. E também aqueles que não possuem dignidade irão alcançá-la através de vocês porque vocês são dignos agora. Se você tem senso de dignidade você nunca insultará a dignidade dos outros. “Por que você colocou o sabão aqui? Por que você fez isso ou aquilo?” E o outro lado é que as pessoas não têm dignidade e permanecem fazendo as coisas como animais. As duas coisas estão erradas. Mas você deve respeitar, e respeitar traz os melhores resultados, eu tenho visto. Uma vez que você respeita e ama então a confiança cresce e você deve manter a confiança. E assim é como a dignidade humana ____________. Nós temos que respeitar todos os sahaja yogues porque somos todos santos.  Eu não sei se vocês percebem o que estou dizendo, isso significa  que cada um de vocês é capaz de dar a realização ao mundo inteiro. Cada um de vocês. E se nós percebemos que temos que respeitar a nós mesmos e respeitar os outros, então não deveríamos conversar frivolamente ou ________________. Especialmente com relação à sua Mãe. Vocês não podem tomar liberdades com Ela. É algo que vocês devem saber no Ocidente. Isso é muito importante. Um outro dia eu estava corrigindo alguém então ______ disse: “Você é uma pessoa de sorte, pois a Mãe está corrigindo você.” Porque vocês são ingênuos e por isso começam a tomar liberdades. A primeira coisa é que vocês devem respeitar a dignidade da sua Mãe. Isso dá a vocês a maior dignidade. Eu estou lhes dizendo isso, porque a não ser e até que vocês façam isso o seu crescimento não poderá acontecer.  Então esse é um ponto muito importante.

Na India, suponhamos que alguém vai a um templo. Então você põe uma linda vestimenta, porque você está indo a um templo. Esse é o dia que devemos apresentar nossa dignidade. Uma pessoa não deve comparecer com o cabelo _____ ou algo do tipo, isso não é algo bom. Isso é importante, como você respeita, como você se veste, como você deve estar apresentável. Algumas pessoas dizem: “Oh, nós estamos desarrumados pois vivemos no Espírito!” O Espírito é a coisa mais arrumada. Ele arruma tudo, você pode ver. Uma música muito bela é criada a partir dele. Como é possível que uma pessoa caótica seja um homem espiritual? Não pode! Todos aqueles que são caóticos e cujas casas são caóticas, cujas coisas são caóticas devem saber que há algo de bhutesco (bhootish) sobre você. Absolutamente! Mas você não pode ser do outro jeito, tão meticuloso que você come ________ dos outros. Esse é um outro lado. As duas coisas não devem ser feitas. Eu continuarei insistindo nesse ponto, pois ele é muito importante para as pessoas orientadas pelo Ego. Elas podem se tornar qualquer coisa. Um outro dia eu estava indo para Kings Road e Eu fiquei surpresa da maneira como as pessoas estavam vestidas . E elas pensam: “ Nós somos o que vestimos” .Isso significa que vocês devem ser macacos se vocês usam tais roupas. Se vocês acreditam nisso, então vocês devem ser pessoas decentes, de decoro.

Lakshmi para Mahalakshmi :
Então, hoje aprendemos o crescimento de Lakshmi para Mahalakshmi. Mas isso não significa que quando você cresce em direção a uma coisa o resto é deixado de lado. Não significa que: “ Agora que nos tornamos personalidades espirituais o Lakshmi Tatwa não está lá” . Isso não é verdade! Vocês devem ser pessoas decentes. Vestidas de acordo com o seu status na vida, a maneira como você vive. E não deve haver hipocrisia sobre isso. Como algumas pessoas que pensam que se se tornarem primitivos irão impressionar os outros. Vocês não conseguirão. Se vocês forem como pedintes, alguns bhoots pedintes entrarão em vocês. Nós não devemos ser como pedintes, nem também ________, mas temos que ser sahaja yogis. Somos pessoas dignas. Nós temos nosso senso de dignidade e vivemos com a nossa dignidade. E é assim que devem ser: puros, transparentes, honestos. Temos que ser honestos conosco mesmos, absolutamente honestos.

A água é tão honesta com ela mesma. Você põe algo na água e ela mostra, põe _______, ela mostra. Você tem que ser muito honesto consigo mesmo. E a coisa toda tem que funcionar para uma personalidade _________ bela e que permeia, sem dúvida. Mas muito bonita, iluminada.

Pois o Mahalakshmi Tatwa é iluminado na nossa consciência. Tal pessoa não pode ser um idiota, pois se é um idiota ele não pode ser um sahaja yogi. Uma pessoa idiota não pode ser um sahaja yogi________ com uma mente absurda. Tudo isso tem que ir. Se você é um sahaja yogi você não pode dizer “Eu sei, eu sei” E toda essa tolice não deve estar lá. Os lakshanas ou o que se chama de Lakshmi Putra, ou filho de Lakshmi, é como um rei que dá. Não significa que ele mantém tudo para si próprio. Não! O rei dá com generosidade. Ele é conhecido pela sua generosidade. Ele não é conhecido como aquele que pega tudo para si mesmo, mas como aquele que dá tudo. Ele deve ser uma personalidade fresca (cool), não congelada, mas fresca. Não que tenha um comportamento esquentado. As pessoas esquentadas, eu tenho visto, cometem violência. A violência é algo que está fora de questão para os Sahaja Yogis.   E mesmo se alguém bater em você, você não deve bater de volta. Nós temos maneiras de bater neles. Mas você não deve bater de volta. Você não deve resistir a eles, mas se você é um Sahaja Yogi, você não deve ser violento com ninguém. Até mesmo com a língua, algumas pessoas usam a língua para provocar os outros. Você deve saber que tem que corrigir todos esses pontos. Isso é importante porque amanhã vocês vão mostrar ao mundo o que é Sahaja Yoga e não Eu.

Então nós devemos nos dedicar à nossa purificação e à nossa glorificação, pois a água nos dá a glória. Vocês estão todos aqui sentados tão belamente escutando e Eu posso ver a Kanti Rupena na sua face. Se diz: Ya devi sarva bhuteshu Kanti Rupena. Essa é a luz dentro de vocês e isso está lá, eu tenho visto em vocês. Mas isso deve estar dentro também. A pessoa que é uma alma realizada, ela não precisa anunciar, todos sabem. Tantos pontos foram cobertos hoje. Eu espero que você os escutem novamente. Porque as palestras da Mãe ___. Eu espero que vocês peguem essas fitas e escutem todos os dias, uma por uma e passem a agir, não planejem __, mas isso deve vir do coração. É assim que vocês irão amadurecer lindas crianças. Eu estou apenas __. C.P __________ por quatro anos e depois eu tenho que ir. Se passaram quase 3 anos. E Eu não poderei trabalhar tanto em RU. E a responsabilidade está com vocês. Eu espero que celebremos mais Diwalis juntos. Que Deus os abençoe.