Pesquisar neste blog

22 de novembro de 2011

O Movimento para o Lado Esquerdo


Puja de Shri Mahavira, Austrália, 1991
 Assista o vídeo deste discurso, em inglês, aqui :42min
São Miguel:
Hoje nós vamos celebrar o aniversário de Mahavira. Ele é uma encarnação de Bhairava Nath e é chamado, também, de São Miguel. São Miguel fica situado no Ida Nadi (canal esquerdo) e São Gabriel, que é identificado com Hanumana, reside no Pingala Nadi  (canal direito).

Os sete canais no lado esquerdo:
Mahavira teve que empreender uma grande busca. Ele era certamente um anjo, mas encarnou-se como ser humano. Ele tinha que pesquisar o lado esquerdo e como o lado esquerdo atua. O lado esquerdo é algo muito complicado. Ele é muito mais complicado do que o lado direito.
Existem no lado esquerdo sete Nadis (canais de energia), que são colocados um após o outro. Isso é descrito nos livros e são dados a eles diferentes  nomes. Esses sete canais são as portas que nos vinculam ao nosso passado. Todas as nossas vivências atuais se transformam no nosso passado, mas nós temos também o passado acumulado de  nossas vidas anteriores. Esse passado foi se acumulando em nós, através de nossas vidas anteriores, e nos acompanha desde a nossa criação.


Doenças psicossomáticas:
Todas as doenças psicossomáticas surgem somente através das entidades do lado esquerdo. Digamos que uma pessoa tenha um problema de fígado, e  é,  subitamente,  atacada pelo lado esquerdo, especialmente através do Muladhara esquerdo e, também através do  Nabhi esquerdo. Isso porque o Muladhara está ligado ao canal esquerdo (Ida Nadi) e o Swadisthana está conectado ao canal direito (Pingala Nadi).

Os problemas do Muladhara estão, na verdade, além do alcance dos seres humanos. Quando ele é atacado ou qualquer um dos Chakras do lado esquerdo, então surgem as doenças psicossomáticas. Como Eu já lhes disse várias vezes, os Chakras se superpõem uns aos outros, sendo que se a pessoa usar excessivamente  o lado direito, a harmonia existente entre os canais esquerdo e direito é rompida. Inúmeras  doenças, inclusive o diabetes, são devidas a fatores psicossomáticos. Se uma pessoa trabalha muito e pensa excessivamente pode ser acometida de uma doença psicossomática, a qual pode ter origem até numa herança do seu passado. Todos esses problemas psicossomáticos somente podem ser curados, caso vocês descubram quais os bloqueios que a pessoa tem do lado esquerdo. Por conta dessas dificuldades todas, Mahavira aprofundou-se muito no lado esquerdo.

O movimento para o lado esquerdo é descendente:
Por que é que o lado esquerdo é tão difícil? Ele é muito complicado,  porque quando vocês se voltam para o lado esquerdo, o movimento é linear, porém é descendente, enquanto que o movimento relativo ao lado direito é ascendente. O movimento referente ao lado esquerdo vai para baixo e termina num movimento circular que se enrola sobre si mesmo e, por isso, as pessoas acabam se perdendo nesse movimento "enrolado". O movimento relativo ao lado direito vai para cima e também se enrola sobre si mesmo, porém por ele ser ascendente fica mais fácil para as pessoas saírem desse movimento "enrolado".

As pessoas que pensam muito no passado, que se lastimam e remoem constantemente o seu passado, são mais difíceis de serem curadas do que as pessoas que têm problemas ocasionados pelo lado direito. As pessoas com predominância do lado direito criam problemas para os outros, enquanto que as pessoas com predominância do lado esquerdo criam problemas para si mesmas.
Mahavira desvendou todos os problemas do lado esquerdo. Certamente ele sabia tudo sobre esse assunto. Mahavira apontou, com grande riqueza de detalhes, grande parte dos problemas que surgem do lado esquerdo. Mahavira descreveu o sofrimento e o inferno a que são submetidas as pessoas. Ele falou sobre a existência de sete tipos diferentes de inferno. A descrição é tão horripilante que Eu prefiro omití-la de vocês. Que inferno é esse? Por que é que ele é tão horrivelmente cruel, tão dramaticamente repulsivo? Vocês odiarão a si mesmos, se vocês caírem nele, por causa de erros cometidos e, principalmente, por constarem o resultado de seus erros. O resultado inexorável de seus erros é a punição. Mahavira relacionou todos os tipos de punição que as pessoas deveriam ter por conta dos erros ocasionados por terem se voltado excessivamente para o lado esquerdo.

A alma é composta de corpos causais e dos cinco elementos:
Eu já lhes disse várias vezes e aqui repito que existe uma alma que é composta de corpos causais e dos cinco elementos. A faceta causal do elemento terra é a fragrância. A alma é feita de cinco corpos causais e dos cinco elementos, e tem o controle do sistema nervoso parassimpático. Essa alma está situada na espinha dorsal do lado externo e ativa o sistema nervoso parassimpático. Ela se conecta com todos os Chakras. Essa é a alma do momento de nossa morte, a qual,  juntamente com a Kundalini e o nosso espírito,  vai para o céu. Após a morte, essa alma é quem guia nosso ser em direção a um novo ser. Tudo que fizemos anteriormente está registrado nessa alma. É assim que as coisas funcionam.

Célula refletora:
Algumas pessoas me perguntam se Eu vejo alguns círculos no ar. O que são eles? Eles são almas de pessoas mortas. Quando a pessoa morre, a alma se mostra para vocês como se fosse um círculo ou um  ou vários fios. Os pesquisadores têm visto agora no microscópio o que Eu já havia dito,  há muito tempo: que a alma dentro de nós é refletida numa célula matriz que se torna um refletor para as outras células. O reflexo  da célula matriz (que é o refletor)  é colocado de um lado das outras células, que passam a ter também tem essa alma refletida. A alma principal que está atrás controla essa alma refletida, que, por sua vez, cuida de todas as outras células. Agora, os pesquisadores descobriram que existem nessa célula refletora sete voltas,  que se situam no Muladhara e nos sete Chakras. 

O Inferno:
Mahavira descobriu que quando as pessoas morrem, algumas das suas almas nascem novamente logo após alguns dias. Essas pessoas são muito comuns. Há várias categorias de almas. Há uma categoria que  permanece no subconsciente coletivo durante pouco tempo, como,  por exemplo, as pessoas inúteis e sem objetivo. Há algumas almas que permanecem no ar procurando pessoas que  possam satisfazer os desejos que elas têm e que não foram ainda realizados. A alma de um bêbado pode afetar uma pessoa que goste de beber. Na medida em que uma pessoa começa a ter o hábito de beber, algumas almas de bêbados se apossam da pessoa. Quando isso acontece, a vítima se torna um verdadeiro alcoólatra. Uma pessoa me disse que estava muito desgostosa consigo mesma, porque se via impelida a beber uma garrafa inteira de whiskey de uma só vez.

Eu lhe dei um Bandhan  e  vi a alma de um marinheiro enorme atrás dela. Então, a pessoa também viu a alma do marinheiro e disse-Me: "Mãe, é ele quem bebe, não sou eu." Depois desse incidente, ela deixou de beber.
Assim, sempre que vocês persistirem num mau hábito, vocês podem perder completamente o controle de si mesmos e um espírito de uma pessoa morta pode possuí-los e controlá-los. Quando esse espírito os controla, vocês não percebem isso e não conseguem se libertar de seu mau hábito. Por essa razão, é, muitas vezes, difícil para as pessoas se libertarem de seus maus hábitos.

Na Sahaja Yoga, quando a Kundalini sobe, o que é que acontece? Acontece que todos os espíritos de pessoas mortas os abandonam e vocês voltam ao normal. É assim que as coisas funcionam. Mahavira não falou de tudo isso, porque ele não era um cientista. Mas ele falou acerca do inferno e disse também que as pessoas serão punidas por seus erros e obterão um determinado tipo de inferno correspondente às suas falhas. Ele descreveu isso de forma muito detalhada. É horrível pensar que alguns seres humanos possam ser condenados a ficar,  permanentemente,  nesses infernos. Algumas dessas pessoas condenadas a viver,  permanentemente,  no inferno conseguem nascer. Quando elas nascem novamente, elas criam problemas para todos nós. Isso tem acontecido com o surgimento dos falsos gurus, que tentam manipular os outros, através do Swadisthan esquerdo e de todo o lado esquerdo, a fim de dominarem completamente as pessoas.

Quando uma pessoa está possuída, ela é incapaz de sentir as vibrações divinas e manifestam-se nela todos os tipos de sintomas de várias doenças.
O que é que devemos fazer quanto a essa possessão por espíritos baixos, na Sahaja Yoga? Devemos invocar o nome de Mahavira para nos proteger, porque Mahavira percorre toda a trajetória do Ida Nadi (canal esquerdo) até alcançar o Agnya Chakra esquerdo num ponto que se chama superego. (Observação do tradutor: Shri Mataji aponta para o lado direito da fronte, a fim de mostrar a localização exata de Mahavira ou do superego. O Agnya esquerdo se situa no lado direito da fronte por causa do fenômeno da lateralidade cruzada).

Práticas tântrikas:
Mahavira assume o controle de tudo que for preciso para que a pessoa fique liberta dos problemas do lado esquerdo, após a realização da Sahaja Yoga, mesmo porque quando a pessoa toma consciência de que Mahavira a protege do lado esquerdo, a pessoa fica curada. Nós temos que ter muito tato ao lidar com essa sujeira, porque essas pessoas são muito baixas e são até capazes de meditar no banheiro. Quando elas seguem as práticas tântricas, elas fazem todos os tipos de coisas sujas, criando assim um problema entre elas mesmas e Deus. Quando elas vão a um templo de uma Shakti e começam a fazer práticas inadequadas, a Shakti desaparece do templo. A Shakti desaparece de toda aquela área do templo e todos os Bhoots (espíritos baixos) do lado esquerdo se apossam do lugar.

Temos assim essas almas que pairam no ar, prontas para possuir alguém.
Ademais, existem "mestres" especializados no lado esquerdo, que são capazes de atrair Bhoots e colocá-los em alguém ou remover os Bhoots de uma pessoa e passá-los para outra pessoa, fazendo com que a pessoa fique completamente perturbada e inútil. Quando isso ocorre, a pessoa fica completamente bloqueada do lado esquerdo. Por isso, Mahavira é uma entidade muito importante que nós devemos venerar. Por que é que ele era chamado de Mahavira? Porque somente uma pessoa como ele poderia permanecer tranqüilo e destemido, ao ter que entrar numa pessoa a fim de destruir os Rakshasas, demônios e todas as negatividades que a afetam.

Como vocês sabem, nós usamos muito o lado esquerdo e por isso precisamos muito da ajuda de Mahavira, eis que sem o auxílio dele nós não podemos ser bem-sucedidos. Vocês podem chamá-lo de São Miguel ou de qualquer outro nome, mas seu verdadeiro nome é Mahavira, porque ele está em todos os seres. Todas as coisas funcionam bem por causa dele. Ele próprio teve um nascimento como ser humano. Ele mostrou que o conceito de inferno,  que existe em todas as escrituras,  é algo verdadeiro.

Caroço na fronte:
A fim de perceber o que ocorre com o lado esquerdo de alguém, é preciso que entremos num estado de sono profundo, porque essa apreensão dificilmente pode ser feita com a mente em estado de vigília. Eu não os aconselho a fazer isso. Em qualquer caso, para que vocês se libertem dos problemas do lado esquerdo, vocês precisam da ajuda de Mahavira.
Quando há um bloqueio no Agnya Chakra esquerdo, vocês sentem como se tivessem um caroço de madeira na fronte e por isso precisam da ajuda de Mahavira para remover a pressão que vocês têm na testa.

Muitas pessoas nem  sabem porque estão sofrendo. Por que é que elas deveriam sofrer, se elas não fizeram nada de errado? Elas sofrem porque estão possuídas. Mesmo os vírus, os problemas psicossomáticos, o câncer e todas as doenças incuráveis podem surgir por causa dos problemas do lado esquerdo. É por isso que há tantas doenças incuráveis hoje em dia.

Assim sendo, vocês devem ficar constantemente ligados a Mahavira e devem agradecer-lhe pelo fato dele ter nos dado o poder de remover os problemas do lado esquerdo. Foi ele que colocou essa luz em nossas mãos.  Ele próprio emite vibrações e procura projetar luz sobre todas as coisas obscuras, inclusive sobre Mim, fazendo com que seja possível a cura de tantos males físicos e mentais.

Mahavira aprecia muita luz:
Vocês sabem que os males do lado esquerdo podem ser curados facilmente, se vocês usarem três velas: uma na frente, a segunda de lado e a terceira atrás da pessoa. Isso mostra que Mahavira gosta de muita luz e não aprecia a escuridão. A  ajuda de Mahavira tem sido valiosa a fim de limpar, tanto quanto possível, o lado esquerdo, para permitir inclusive que a Sahaja Yoga seja introduzida em países que têm muitas negatividades.

Mahavira está atuando, permanentemente, em todos os lugares e essas doenças todas podem ser curadas com a prática das três velas dedicadas a ele. Nós devemos ser muito gratos a ele, por ele ter iniciado o conhecimento dos problemas do lado esquerdo. Temos a oportunidade feliz de festejar o aniversário dele. Algumas pessoas referem-se a ele como uma pessoa que andava nua. Sucede, no entanto, que ele foi para a floresta para meditar e investigar os problemas do lado esquerdo. Certa ocasião, ele abriu uma clareira no meio do bosque e fez um amontoado de galhos, quando então ele viu Shri Krishna que lhe apareceu sob a forma de um menino de uma aldeia próxima. Shri Krishna disse-lhe: "Pobre homem, tu não tens nenhuma roupa, mas tens  esse feixe de galhos que poderias repartir comigo." Mahavira então deu a Shri Krishna todos os galhos.

Jainistas e o vegetarianismo:
Naquele tempo, as pessoas eram muito negativas e criticavam muito os Jainas (seguidores do Jainismo, religião indiana a qual pertenceu Mahavira), porque eles andavam nus. Os Jainas, no entanto, tinham vários tabus, principalmente em relação aos insetos. Essas pessoas diziam que vocês devem respeitar  os pequenos animais, as serpentes, e até mesmo os animais que incomodam os seres humanos ou que são maus, porque eles são seres vivos e devem ser preservados. Esses Jainas são loucos. Eles chegaram a tal limite de vegetarianismo que eles tentam preservar até os insetos. Eles pedem a um Brâmane que se deixe picar pelos insetos que sugam o seu sangue e lhe dão uma recompensa pelo fato dele ter deixado que os insetos se alimentassem de seu sangue. Essa espécie de vegetarianismo é praticada pelos Jainas até hoje. Tais foram os excessos praticados pelos vegetarianos, que Eu, ultimamente, tenho dito às pessoas que deixem de ser vegetarianas fanáticas.

As pessoas que estão sujeitas ao ataque dos Bhoots devem alimentar-se muito bem. É uma estupidez tratar esses pequenos animais como se fossem seres humanos, pois Eu não devo dar a realização para peixes, vermes e até para galinhas.

Apesar de Mahavira ter dito que a alimentação não era algo tão importante que merecesse tanta preocupação, seus seguidores adotaram um caminho oposto ao que ele havia pregado e se transformaram em fanáticos a respeito da alimentação.

Esse vegetarianismo fanático foi introduzido no Jainismo, não por Mahavira, mas por um Tirthankara (seres considerados divinos no Jainismo) que viveu na época de Shri Krishna. Isso porque no casamento desse homem, havia tanta carne, de vários animais, que ele se desgostou e declarou que não iria mais comer carne de espécie alguma. Foi por causa desse incidente que o vegetarianismo foi introduzido no Jainismo. Os Jainas apreciam tanto o dinheiro, que não se pode entender como existem seres humanos tão apegados à matéria, que não parecem seres humanos normais e ainda se dizem discípulos de Mahavira.

Equilíbrio:
O que é que devemos fazer? Devemos entender que, na Sahaja Yoga, nós não devemos fazer coisas fanáticas desse tipo e nos deixar iludir por essas coisas erradas.

Nós somos Sahaja Yogis. Nós entendemos o equilíbrio. Por isso, os ocidentais devem comer mais carboidratos a fim de contrabalançar a quantidade de carne que ingerem, mas isso não significa que vocês devem ser vegetarianos. Quando vocês obtiverem o equilíbrio em sua alimentação,  vocês ficarão surpresos em ver como as vibrações fluirão com muito mais facilidade e vocês se sentirão muito mais relaxados e mais bem dispostos. O mesmo deve ocorrer na forma de vocês se vestirem. Por exemplo, quando estiver muito quente os homens não devem usar terno e gravata.

Quando Eu disser qualquer coisa, vocês não devem tomar apenas uma parte do que Eu digo, e nem levar essa coisa ao extremo, porque vocês devem fazer o que for bom para vocês, o que lhe der mais equilíbrio e que satisfizer mais o seu temperamento.

Equilibrem-se a si mesmos. Quando vocês pensarem em Mahavira (lado esquerdo), vocês devem, simultaneamente, pensar em Hanumana (lado direito) para contrabalançar a concentração no lado esquerdo.

Não é fácil falar tudo sobre Mahavira em tão curto período de tempo. Eu acho que esclareci  os aspectos mais relevantes.
Deus os abençoe.