Pesquisar neste blog

14 de janeiro de 2012

Shri Shiva



Trecho da Palestra do Puja do Mahashivaratri
Puna, Índia, 17 de março de 2002
   
Assista o vídeo dessa palestra em inglês legendada em português, aqui

Shri Shiva protege aqueles que têm coração limpo:
Como vocês viram ontem, nós tivemos serpentes aqui. Estas eram serpentes horríveis que estavam espreitando por trás do Shiva Lingam (símbolo de Shri Shiva). O significado é este: aqueles que têm o coração limpo, que estão cheios de amor pelos outros, são sempre protegidos pelo poder de Shiva, que são as serpentes. É algo simbólico, digamos, muito simbólico. Mas Eu devo dizer que os animais entendem a força divina muito melhor do que os seres humanos, muito melhor. Porque eles têm um coração limpo. Qualquer que seja o seu tipo de vida, determinado pela natureza, eles permanecem nele. Mas, não há malícia, não há ciúme, não há nada dessas coisas baixas, maldosas em seu coração. Eles fazem as coisas porque deve ser feito.





O Amor vence as forças negativas:
Mas a qualidade dos seres humanos é apenas uma: o quanto eles amam e perdoam. A capacidade de amar dos seres humanos é tal que, através dela, eles podem vencer todas as forças negativas. Eles podem facilmente ver que não é bom possuir todas aquelas outras qualidades, ou talvez eles compreendam que não é nobre permitir-se todo esse tipo de comportamento inumano. Eles não são obrigados a permitir-se todas essas coisas. E também não se pede a eles que sejam assim. Mas, subitamente, eles são seduzidos por tais coisas que provocam o ódio, o ciúme e a ganância.

Shri Shiva é desapegado:
Vejam como Shiva vive. Ele vive nos Himalaias.Vejam quais as roupas que Ele usa, o que Ele come. Ele não necessita nada porque Ele é completo, Ele é perfeito. Uma grande personalidade é a de Shiva. E se vocês O veneram, vocês devem descobrir em seu coração quais tipos de sentimentos que vocês possuem, que tipo de malícias vocês criam.

Ganância:
Nestes dias, na Índia, a ganância se tornou a coisa principal. As pessoas são tão sovinas e tão baixas! É impossível compreender que elas pensem que o dinheiro é tudo. Isso não está na cultura dos indianos. Não, não! De forma alguma! Mas, de alguma maneira, eles assimilaram isso, talvez nos países estrangeiros. E está se espalhando muito, atualmente, que o dinheiro é a coisa mais importante.

Pensem sobre Shiva. Ele nunca pensou em dinheiro. Ele nunca quis nenhum dinheiro. Ele nunca quis se exibir. Existe uma grande diferença entre Shiva e Shakti, na atitude completa Deles. Porque Shiva é uma personalidade completamente liberada. Ele não se preocupa. Se as pessoas estão tolerando coisas erradas, Ele as destrói e ponto final. Ele não deseja curar, não deseja melhorar, nada disso. Mas para a Shakti, isso é importante, porque é o Seu filho, este universo é o Seu filho. Tudo isto foi criado por Ela. Assim, Ela naturalmente se preocupa e Ela não gosta de pessoas que tentam aderir às coisas baixas e à insensatez.

Poder:
A primeira coisa que aconteceu é que os seres humanos começaram a viciar-se com o poder. Eles se moveram de país para país, a fim de tornarem-se poderosos. Para onde foi esse poder? Está acabado. Então, depois disso, o que aconteceu com eles é que eles deixaram o seu estilo com outros. E, hoje em dia, é muito comum ver as pessoas, de forma vergonhosa, sendo gananciosas. Para elas, a solução é Shiva. Todas essas pessoas serão destruídas. Primeiramente elas serão expostas e, então, serão destruídas. Até a última partícula!

Shri Shiva não poupa aqueles de mau caráter:
Outra coisa é que Shiva respeita uma pessoa que tem um bom caráter, uma pessoa com um bom caráter. E se alguém tem um mau caráter ou entrega-se a coisas ruins, Shiva não o poupará. Assim, a Shakti cria, protege, cuida deles, faz com que eles cresçam. Mas Shiva está sentado lá apenas para destruir! Muito importante, essa destruição é muito importante. A Shakti não mostra essas qualidades. Ela pode destruir alguns rakshasas, mas Ele pode destruir nações e mais nações.

O Ego e os Ekadesha Rudras:
Antes de mais nada, o Ego que vocês têm, quem irá destruí-lo? De alguma forma isso também (é feito por Shiva). Shiva está em seu Sahasrara. Ele está sentado no Sahasrara. Agora lembrem-se disto, no topo de tudo. Outro dia, Eu vi um senhor do noticiário, um jornalista, que era muito, muito estúpido e estava falando de uma maneira muito agressiva. E Eu vi o seu Ekadesha Rudra. “Meu Deus”, Eu disse, “este homem vai ter problemas”. Os Ekadeshas não são nada mais do que os onze poderes de Shiva. Eles se formam aqui e dão a vocês todos os tipos de doenças. A pior de todas é o câncer. E Eu sabia que essa pessoa irá passar por maus momentos. Ele não é um Sahaja Yogi, como Eu poderia dizer-lhe? Como alguém iria dizer isso a ele? Mas, isso provém do Ekadesha Rudra.

Agora, esses são os onze poderes de Shiva, muito bem descritos. Esses poderes começam a trabalhar nas pessoas, mesmo nos Sahaja Yogis, se eles não seguem o Princípio da Sahaja Yoga. Eu diria que Ele está observando tudo. Ele observa cada parte da sua vida. Como você se comporta, o que você faz, qual é o seu dharma. Ele observa tudo isso. E tantos santos advertiram vocês, tantas Encarnações os avisaram. Mas Eu lhes digo que, se vocês não escutarem essas advertências, então Shiva não os escutará. Ele não escuta ninguém. Se Ele está zangado, Ele está zangado. O que quer que seja, é muito difícil convencê-lo: “Por favor, poupe esta pessoa, ela está bem. Perdoe.” Mas, a Sua qualidade básica é o perdão. Vocês podem imaginar isso? A Sua qualidade básica é o perdão. Mas, se Ele não perdoar, você estará acabado. Até um certo ponto, talvez Ele possa perdoar, mas, depois disso, é uma situação muito, muito difícil.

A Destruição De Shri Shiva pode ser perder a reputação, a saúde, a riqueza:
E Eu acho que as pessoas não se dão conta de quem é Shiva. No sul (da Índia), temos dois tipos de veneradores, uns são Shivaítas e outros são Vaishinavitas. Eles estão tendo uma grande luta entre eles. Agora é menos, bem menos. O trabalho de Vishnu é lhes dar a Realização, a emancipação dos seres humanos, a evolução dos seres humanos. Mas, se você falha na sua bondade, no seu dharma, então Shiva entra na sua vida. Nós temos que entender que nós todos estamos completamente cercados pelos Seus poderes, nós somos todos feitos pelos Seus poderes. A Shakti é que os protege, mas até um certo ponto! Ela não pode estar acima de Shiva. Ela não pode atravessá-Lo.
...
Então, Shiva está com vocês. Mas, se vocês se envolverem com todas essas coisas insensatas, isso é algo autodestrutivo, Eu devo dizer. Mas para o Si, o que é destrutivo é o poder de Shiva. O que nós chamamos aqui de Si é o poder de Shiva.

Ele destrói de muitas formas, muitas formas. Vocês podem perder a sua reputação, vocês podem perder a sua saúde, vocês podem perder a sua riqueza, tudo pode acontecer com vocês até que estejam completamente acabados e (?). Eu tenho conhecido pessoas que estão no seu leito de morte começarem a falar sobre dinheiro: “como ela deve ganhar dinheiro, como ele irá ganhar dinheiro, isso e aquilo.” Em vez de falar sobre Deus ou sobre a Realização do Si, elas estão falando desse jeito. Falar sobre Deus ou sobre a Realização do Si é algo tão nobre (aquilo é algo tão nobre). Mas, se vocês observarem Shiva, Ele não possui nada, Ele não deseja nada. O que quer que vocês ofereçam a Ele, como samarpana ou outra coisa, Ele não aceita e Ele passa tudo para a Shakti: “Faça o que Você quiser com isso”.Ela é Aquela que está realizando tudo para beneficiá-los, para fazê-los felizes. Mas Ele não se preocupa com isso. Nesse caso, vocês têm que agradar a Shiva!
...
Shiva Bhaktas:
Agora, Eu tenho que lhes dizer como Sahaja Yogis, que vocês devem desenvolver em vocês as qualidades para agradar Shiva. Há desejos demais, há vontades em demasia. Tudo isso não é necessário. Naturalmente, Eu quero que vocês vivam bem e de uma maneira bela, não de uma maneira estúpida, ir para as florestas ou se tornarem hippies, não é essa a questão. A questão é: a partir do seu coração, o apego às coisas deve desaparecer. Uma pessoa que é um Shiva bhakti, não se preocupa com o dinheiro, não sabe nada sobre dinheiro. Ela é uma pessoa muito generosa, extremamente. Ela é simplesmente generosa. As pessoas dizem que ela é burra pela maneira como ela age, a maneira como ela age, mas Eu não penso assim. Essa não é, de forma alguma, a descrição. A descrição de um homem que é um bhakta(devoto) de Shiva, é que ele não tem nenhum interesse em dinheiro, é muito generoso. Qualquer coisa que vocês pedirem a ele, ele lhes dará.
...
Ele é a própria espiritualidade:
Assim, a qualidade de todas essas grandes Encarnações também não é compreendida, porque existe um tipo de ilusão. Por exemplo, Shiva sempre usa muito poucas roupas, muito poucas. E o que Ele come? Ninguém sabe. Quais são os Seus desejos e o que Ele quer? Ninguém sabe. Se uma pessoa de grande conhecimento em música vier cantar para Ele, está tudo bem para Ele. Ou mesmo se um doido vier e cantar para Ele, está tudo bem para Ele. Para Ele, isso não importa. Ele não é meticuloso com relação à música ou quais são as notas, se está bem ou não. Não. Ele está além de todas essas coisas. Ele está além de todas essas formalidades que nós temos a respeito de tudo. Ele está além disso. Ele é a própria espiritualidade. Ele está além de tudo isso. Seja você um músico ou um artista, seja o que você for, Ele irá desfrutar. Ele é Aquele que desfruta e Ele irá desfrutar. Tudo que for simples, tudo que for oferecido com o coração, Ele irá desfrutar. Tudo que for expresso com o coração, Ele irá desfrutar. Ele não é uma pessoa condicionada, que deveria ser moderno, que deveria ser isso e aquilo. Ele não é condicionado. Ele não pensa dessa forma, como os seres humanos, que se sentarão e farão tudo de forma meticulosa, quer isso se encaixe ou não. Até mesmo para a arte, até mesmo para alguma coisa que foi criada pelo coração de alguém, eles tentarão desencorajar aquela pessoa.

Eu tenho visto pessoas tão condicionadas. E uma característica de Shiva é que Ele não tem nenhum condicionamento a respeito de nada! É por isso que eles o chamam de mast-maulaa. Ele não é, de forma alguma, condicionado. Se vocês possuem qualquer condicionamento em sua mente, então, vocês não são Shiva bhakta.
...

Assim, o que Eu estou dizendo é que, se você tiver que venerar Shiva, você deve descondicionar-se. Vocês estão vivendo no mundo do Sahasrara.
...
Sistema de Valores Sahaja:
Na vida, também há uma outra coisa na qual nos somos muito egocêntricos. Nós queremos impressionar as pessoas. Se uso um vestido ou qualquer outra coisa, isso deve impressionar. Eu quero dizer, mesmo que isso impressione, e daí? Se uma serpente se aproximar, ela irá morder você, qualquer que seja o vestido que você use, seja qual for o país de onde você venha. Todos esses tipos de identificações não são apropriados a um Shiva bhakta. Um Shiva bhakta tem que estar absolutamente perdido no êxtase da felicidade. As pessoas estão muito exigentes com o estilo do cabelo, muito exigentes com os vestidos. Eu não sei sobre o que as pessoas são exigentes. O que elas ganham com tudo isso? Nada. Elas se tornam populares? E esse tipo de popularidade que é tão superficial, para que serve?

Vocês devem ter respeito, respeito pelo seu Ser. Não somente como seres humanos, mas como Sahaja Yogis. Nós somos Sahaja Yogis. Nós somos bhaktas de Shiva. Nós não nos preocupamos. Nós não nos aborrecemos. Seja o que for, Shiva está dentro de nós e nós brilhamos com este poder dentro de nós, que é o poder da Kundalini. Você pode estar muito bem vestido, qualquer coisa, mas se as vibrações estão ruins, de que adianta? Se você não pode julgar as pessoas pelas vibrações, julgá-las por coisas insensatas como vestido ou bigode, isso tem algum valor?

Na Sahaja Yoga, o seu sistema de valores tem que ser Sahaja. Eu vejo muitas pessoas dizendo: “Eu não gosto da casa deles, eu não gostei daquilo.” “Eu não gosto” é a frase, é nishiddha, é para ser abandonada pelos Sahaja Yogis. Se você não gosta de qualquer coisa, então você não é um Sahaja Yogi. Agora, é claro, se existe alguém que é anti-Sahaja ou algo assim. Mas ainda assim, dizendo “eu não gosto”, o que você irá ganhar com isso? É um desperdício de energia. Por causa disso, Eu tenho visto na Sahaja Yoga que as pessoas têm criado muitos problemas para Mim, muitos problemas. Somente porque elas estão muito voltadas para si mesmas. “Esse homem é ruim, aquela mulher é ruim, ele é isso, aquilo.”  Algumas vezes Eu fico surpresa, porque quando essas pessoas vêm a Mim, Eu fico impressionada ao ver que são pessoas muito boas.

Gostos e desgostos são apenas para as pessoas que têm visão limitada.
 Vocês têm que aprender a apreciar. O seu poder de apreciar as coisas mostrará o quão dotados espiritualmente vocês são. E o seu poder de observação mostrará o que vocês observam. Por exemplo, algumas pessoas vêm a Mim e dizem: “eu não gostei daquela mulher, ela estava usando um sari esquisito”. O que é isso? “Eu não gostei dela, porque ela estava colocando a mão na cabeça”. E daí? Porque vocês fazem as suas próprias imagens das pessoas, querem que a pessoa seja como aquela imagem, do contrário, vocês não gostam da pessoa. Quer você goste ou não goste, ninguém vai mudar. Por que desperdiçar a sua energia?
...

Se os Sahaja Yogis tiverem esse estado de apreciação, eles desfrutarão de tudo. Porque vocês matam o seu regozijo, vocês sabem disso? Vocês são uma grande variedade de pessoas aqui, uma grande variedade de roupas, uma grande variedade de famílias e vocês são de muitos países. Para Mim, vocês são nada mais do que Sahaja Yogis, Meus filhos, isso é tudo. Agora, Eu não fico julgando vocês pela maneira como se vestem ou pelo seu estilo de cabelo, não. Todas as coisas modernas são extremamente condicionantes. E o condicionamento é tão grande que vocês se tornam irresponsáveis. Como Sahaja Yogis, vocês se tornam irresponsáveis.





 


.