Pesquisar neste blog

11 de março de 2012

O Guru Sahaja



Trecho da Palestra de S.S. Shri Mataji Nirmala Devi, Puja do Guru, 19 de julho de 1981, Inglaterra

Já lhes disse que é importante que tenhamos muitos Gurus na Sahaja Yoga. Se a Sahaja Yoga fracassar será por causa dos Sahaja Yogis e não por Minha causa. Muitas pessoas se queixaram de que procuraram Sahaja Yogis e foram tratados rudemente. Por isso, elas preferiram falar diretamente Comigo. Isso é muito comum. É comum também ocorrerem conflitos entre os Sahaja Yogis. Vocês são os espelhos e os reflexos da Sahaja Yoga e não Eu. Por isso, é preciso que sejam bons refletores e bons Gurus.


Vocês também podem ter discípulos, mas apenas através de seu caráter e de suas habilidades como Sahaja Yogis. Mesmo aqueles que são considerados grandes Gurus na Índia não sabem despertar a Kundalini como vocês sabem. As pessoas dizem: “a Kundalini é despertada a partir do movimento dos dedos dos Sahaja Yogis”. As pessoas acham isso inacreditável!



Isso se dá por causa dos poderes que obtivemos de Shri Ganesha. Observem a entrega de Shri Ganesha. Ele se entregou completamente à Sua Mãe, que é mais sábia do que Ele. No entanto, com toda a Sua sabedoria, Shri Ganesha entregou-se à Sua Mãe. Para Shri Ganesha, a Sua Mãe é Guru, Ela é Brahma, é Vishnu e Mahesha (Shiva). Ela é tudo para Ele. Para Ele, a Sua Mãe é até mesmo Sadashiva. Ele não enxerga nada a não ser Ela. O poder de Shri Ganesha de levantar a Kundalini foi incorporado por vocês.

Vocês foram plasmados à imagem do poder de Shri Ganesha, que é a Santidade, a Auspiciosidade e a Inocência. Um Guru tem de ser inocente. A sua inocência pode ser cheia de astúcia, mas somente a inocência é que pode ser astuciosa. Um Guru não deve ser cheio de artifícios. A inocência é o poder que faz a astúcia funcionar. A astúcia é a Shakti de Shri Krishna, que funciona de uma forma Sahaja. Se vocês tentarem fazer qualquer coisa contra o seu Espírito, vocês se defrontarão com essas artimanhas de Shri Krishna. Ele depende mais de Seus poderes e não de seus métodos de manobrar as coisas.

Quantos de vocês estão se dedicando a ser Gurus da Sahaja Yoga? Quanto vocês decidiram ser isso e afirmam isso em todos os momentos? O que é que vocês são sem a Sahaja Yoga? É melhor que vocês se transformem em Gurus rapidamente. Acreditem em Mim: vocês dispõem de todos os poderes. Vocês são melhores do que todos esses Gurus juntos. Todavia, sejam humildes. Não falem com arrogância e nem se tornem mudos.

Algumas pessoas são realmente chatas. Elas não podem ser Gurus. Elas são pessoas absolutamente aborrecedoras. Ninguém quer ficar perto delas. Vocês precisam ter pessoas à sua volta a fim de se tornarem Gurus. Vocês não podem ser Gurus apenas para vocês mesmos. (Risos). Se todos disserem: “ela realmente é uma pessoa maçante”, ninguém ficará perto dessa pessoa. Vocês devem ser pessoas interessantes. Devem ser pessoas dinâmicas.Devem conhecer algumas histórias a fim de contá-las para os outros.Precisam fazer com que as pessoas riam. As pessoas devem divertir-se com vocês.Essa é a forma de ser um Guru na Sahaja Yoga. Um Guru que inspira tédio deve ter um ou dois discípulos que são tão ou mais tediosos do que ele. (Risos). Um Guru assim não será de nenhuma valia para a Sahaja Yoga. Vocês devem ser alegres, contentes, prestativos, compreensivos e preocupados com os outros.

Vocês devem preocupar-se com os outros. Devem comportar-se de maneira tal que os outros sintam que vocês são uma segurança para eles. Isso não significa que vocês devam mimar as pessoas, de forma tal que elas fiquem dependendo de vocês e não se sintam estimuladas a crescer e a fazer os trabalhos que deveriam. Vocês devem estimular as pessoas a trabalhar em si mesmas. Por que é que elas não podem fazer isso? Elas podem trabalhar em si mesmas.

Todavia, vocês não devem dizer simplesmente para as pessoas (como se estivessem ordenando): “agora, você é que tem de se trabalhar”. Devem dizer-lhe: “você está com um problema no lado esquerdo, e não achamos uma boa idéia que trabalhemos em você. Será melhor que você mesmo faça esse trabalho. Vamos fazer juntos esse trabalho. Vamos colocar a nossa mão esquerda em direção à fotografia e a direita no chão… Vamos fazer isso e aquilo. Você deve fazer shoe-beating em relação ao seu ego. Você pode invocar os poderes de Mahakali, a fim de limpar o seu lado esquerdo”.  Transmitam aos outros todas as informações necessárias e digam-lhes: “por favor, experimente usar essas técnicas e verifique por si mesmo como elas funcionam”.

Se vocês forem muito complacentes com os outros, vocês farão deles uns anões. Vocês devem ser como árvores que estimulam os outros a se tornarem árvores e não se transformem apenas em anões para ficar debaixo dessas árvores. Nenhuma grama pode crescer debaixo dessas árvores, ainda mais outras árvores. Nem a grama poderá crescer sob as árvores desse tipo. Vocês devem ser árvores refulgentes, como o sol com seus raios. Os raios do sol devem fluir de vocês. Eles devem fluir sobre o crescimento de seus discípulos e não obstruir esse crescimento. Que espécie de Guru seria esse, cujos discípulos mal sabem andar e ainda chupam o polegar? Vocês devem ser Gurus de tal calibre que façam com que os outros cresçam também.