14 de agosto de 2012

Amar a si mesmo é amar aos outros




Trechos do discurso proferido por S.S.Shri Mataji Nirmala Devi por ocasião do Puja de Shri Guru em 8 de julho de 2001 - Cabella, Itália

Amor Puro:
Então, em primeiro lugar, está o puro amor por si mesmo. Puro amor. É algo tão grandioso, ter o puro amor. Como por exemplo, vocês podem gostar de ter uma cama muito bonita para dormir, vocês podem gostar de ter uma casa muito bonita, vocês podem gostar de ter toda a riqueza do mundo. Mas, tudo isso fará com que vocês amem a si mesmos? Se vocês amam a si mesmos, vocês não querem nada, porque vocês desfrutam do seu Ser (self, Si)! Desfrutar do seu Ser é a maior de todas as satisfações.

Amar a si mesmos:
Então, agora vocês obtiveram a Realização do Si. Isso significa que vocês sabem o que vocês são, vocês sabem como vocês são belos. Quando isso acontece, vocês devem tentar amar a si mesmos. E quando vocês começam a amar a si mesmos, vocês não se importam com todas essas coisas absurdas. Agora, esse puro amor é uma das coisas mais belas que vocês possuem e que vocês podem fazer por vocês mesmos.

Quando vocês são egoístas, vocês não estão amando o seu Ser. Quando vocês são rudes, vocês não estão amando o seu Ser. Quando vocês são agressivos, vocês não estão amando o seu Ser. Porque vocês estão amando todas essas coisas nocivas, mas o seu Ser é puro. Ele é absolutamente puro e belo. E ele ama tudo que é belo e bom.

Assim, esse é o começo da percepção do seu Ser, quando vocês compreendem o quão é importante o seu Ser. Vocês não têm idéias erradas a respeito de si mesmos, vocês não justificam todas as coisas erradas que vocês fazem, porque vocês compreendem que isso é macular o seu Ser. Encarem a si mesmos da maneira mais honesta e vocês ficarão surpresos ao ver como é lindo, simplesmente ver o puro Ser, o Si, brilhando dentro de vocês.

Amar pelo amor:
Quando esse puro Ser começa a brilhar, vocês começam a ver muitas outras coisas que vocês não haviam visto até agora. E uma das coisas que vocês vêem é que o amor não é apenas por vocês mesmos, mas por todos. Ele é um  puro amor por todas as outras pessoas. Ele não é apenas por vocês mesmos. É muito surpreendente que quando vocês realmente amam a si mesmos, então o seu amor é pelo seu Ser e vocês começam a espalhar esse amor de uma tal maneira que vocês, belamente, amam os outros.

Vocês não amam pelo dinheiro, vocês não amam por alguma vantagem, por algum poder ou por algum ganho, mas vocês amam pelo amor. Porque o puro amor é algo que dá muita alegria. Ele dá tanta alegria que se existe qualquer idéia como: “Eu amo alguém porque eu quero ter aquela pessoa”, “porque eu sou alguém importante e se eu amo alguém, então essa pessoa deve sentir-se totalmente grata, em débito”, todas essas idéias são, sem dúvida, inúteis.

Se vocês realmente amam, então vocês simplesmente amam. Vocês amam todo mundo. Vocês podem dizer: “Mãe, como Você pode amar um trapaceiro?” Não é preciso ir pelo caminho dele. Não é preciso estar com ele. Não é preciso fazer nada com ele. Mas, se vocês são o puro amor, então ele pode mudar, ela pode mudar. E se eles não mudam, então vocês não se importam. Aqueles que entram no oceano de amor, aqueles que são pessoas realmente puras e amorosas, esses são seus amigos. Eles são aqueles que são necessários nesta Terra.  Não as pessoas que são trapaceiras, que enganam vocês, que tentam dominá-los, elas não são aquelas que são necessárias. O que nós precisamos é de pessoas que estejam completamente mergulhadas na pureza do amor.
...
Poderes do amor:
Então, o que um Sahaja Yogi tem que fazer é compreender os poderes do amor. Os poderes do amor, se vocês conseguirem entender, isso crescerá dentro de vocês. Algumas pessoas os têm, algumas pessoas não os têm. Tentem compreender, este Paramchaitanya não é nada além desse Poder Amor de Deus ou, vocês podem dizer, o Amor da Mãe. Esse poder trabalha de uma forma tão bela, de uma tão maneira secreta, que vocês o chamam de milagre. Porque vocês não podem ver como esse poder tem atuado.

Então, antes de tudo, o principal passo é tentar desenvolver o sentimento de amor dentro de vocês. Compreendam, existe um problema que é sempre mal compreendido. O puro amor pode ser muito facilmente entendido, ele lhes dá alegria, ele ajuda os outros a melhorar, ele atua de uma maneira muito sutil.