Pesquisar neste blog

9 de novembro de 2012

A Verdade e o Ego



Trechos do discurso proferido por S.S. Shri Mataji no Diwali Puja, no Lake Piru, Los Angeles, EUA em 18 de novembro de 2001

A Verdade e o ego:
Agora, a nova fase foi iniciada. Vocês todos têm um desafio aberto de levar as pessoas à iluminação. As pessoas agora não são tão ignorantes. Elas não são tão explosivas. Além disso, Eu as acho muito mudadas. A atitude delas em relação à Verdade mudou e elas compreendem que há verdade além de tudo isso que elas conheciam. Isso é muito importante, porque se um ser humano começar a pensar: “Esta é a Verdade”, ele simplesmente fica preso nisso. A qualquer preço, seja o que for que aconteça, ele continuará preso àquilo. E ele não será capaz nem mesmo de  verificar se aquilo é verdade ou não.

Os animais podem. Como? Porque eles adquiriram uma capacidade inata de farejar o mal, inata. Nós não podemos. Os seres humanos não podem. Se há um homem mau, um cachorro vai latir para ele. Ou então, ele o derrubará. Ele fará tudo que não é feito normalmente. Como ele desenvolveu essa capacidade de descobrir quem é ladrão e quem não é?

Nós temos uma consciência superior. Nós pensamos sobre muitas coisas que os animais não podem pensar. Nós compreendemos muitas coisas, as quais os animais não podem compreender. Nós cozinhamos o nosso alimento, eles não. Mas também, às vezes, Eu acho que nós cozinhamos os nossos cérebros. (risadas)  Porque a maneira como as pessoas se comportam e tentam evitar a Verdade com o seu ego é surpreendente.



Peça teatral:
Todos esses acontecimentos são uma peça teatral, como Eu lhes disse, mas é melhor que vocês examinem isso adequadamente e apliquem isso a si mesmos e vejam se vocês são também parte integrante dessa peça teatral. Para isso, vocês têm que elevar-se mais alto. Vocês têm que elevar-se mais alto, acima do seu ego e do seu superego, dos seus condicionamentos. E a partir daí, estar atento a si mesmo e observar a si mesmo. “O que é isto? Por que eu estou fazendo tal coisa?  Por que a minha atenção está assim? Qual é a principal razão para a minha própria “possessão”,” Eu diria, “ou meus próprios mal-entendidos? Por que eu aceito coisas erradas?”

Uma vez que vocês começarem a ver isso e se vocês perceberem até mesmo uma ínfima parte desses entendimentos insensatos dentro de vocês, então vocês poderão também perdoar as pessoas que tem sofrido uma completa lavagem cerebral, uma completa lavagem cerebral. E elas fizeram tudo sob essa influência. Do jeito que está agora, vocês se elevaram muito mais que todas essas pessoas e estão muito mais conscientes do que todas elas. Portanto, vocês têm que simplesmente compreender esse ponto e, então, vocês conseguem perdoar todos os erros que elas têm cometido.

Pessoas más:
E em relação às pessoas que são realmente más, vocês não têm que se preocupar. É o trabalho do Poder Divino destruí-las. Mas observem a si mesmos e vejam por si mesmos, se vocês têm tais idéias, qualquer idéia fixa. Se vocês tentam limpar o espelho, então vocês vêem a sua imagem completa e tentam... Vocês podem, então tentem limpá-la. É muito importante que vocês limpem a si mesmos.
Existem pessoas que fizeram muitas coisas erradas, Eu simplesmente tenho pena delas. Se elas fizeram coisas erradas, é responsabilidade delas verem o que elas têm feito. Por que elas têm feito isso? Qual é a necessidade de fazerem essas coisas?
...
Cruzar o Agnya e fazer introspecção:
Não é fácil elevar a consciência das pessoas, porque parece que há uma pequena distância a ser cruzada, mas não é assim. Não é assim. Algumas vezes, é uma tarefa muito difícil para algumas pessoas saírem dos bandhans (limites) do Agnya. Nesse ponto, Eu acho que alguns de vocês falham. E para isso, a melhor coisa a fazer é introspecção.

Quando vocês pensam que estão sempre certos e que vocês estão bem, o melhor é a introspecção. “Eu estou fazendo tudo certo ou errado? Como eu estou trabalhando para a minha melhora?” A ilusão é tal que algumas vezes vocês pensam que estão indo muito bem. Digamos que, na nossa Sahaja Yoga, algumas pessoas sejam do tipo ousado, elas estarão à frente, elas farão isso e aquilo.

Mas interiormente, qual é o propósito? O propósito é que as pessoas vejam que você está fazendo este trabalho, aquele trabalho. O propósito deveria ser de vocês serem capazes de verem a si mesmos interiormente. Vocês devem ver qual é o problema interior e então vocês poderão compreender muito bem que vocês têm sido de grande ajuda para si mesmos e para os outros.
  ...
Assim, mais uma vez, Eu direi que a introspecção é muito, muito importante na Sahaja Yoga. Quando a luz interior está lá, vocês têm que cuidar dela.


Estrelas cadentes:
Eu fiquei extremamente feliz em ouvir de muitas pessoas que elas sentiram as bençãos do Diwali. Mas, vejam, ontem vocês tiveram essas chuvas (de estrelas cadentes). Quão oportunas elas foram! Isso nunca aconteceu. Na história deste mundo, isso nunca aconteceu. Por que ontem essas estrelas cadentes vieram e tentaram nos dar uma nova experiência? Tudo isso é um momento, Eu diria, em que até mesmo a natureza sabe. E nós devemos também saber que este é o momento para algo especial.

Neste dia do Diwali, Eu abençôo a todos vocês do Meu coração ...