Pesquisar neste blog

29 de outubro de 2012

Shri Maria Mahalakshmi


Trechos da palestra proferida por Shri Mataji no Puja do Diwali, 10 de novembro de 1996, em Lisboa, Portugal.

Hoje, iremos venerar Mahalakshmi. Penso que Ela é muito cultuada nesse país como Maria. Existe também um Swayambhu (fontes inatas de vibrações divinas emanando da Mãe Terra) de Maria, vocês devem tê-lo visto, bem como ocorreu aqui uma aparição Dela.
...
Busca:
Retomando o tema de Mahalakshmi, temos de compreender o que é que ele faz, qual é a sua ajuda, o que é que esse canal de Mahalakshmi, ou os poderes de Mahalakshmi criaram dentro de nós um equilíbrio adequado, um caminho conveniente para que a Kundalini pudesse ascender. Os canais esquerdo e direito mantiveram-se equilibrados e Mahalakshmi é aquela que cria e plasma um caminho mais largo para a Kundalini subir. Esse é o caminho da compaixão e do amor. Através do amor e da compaixão, Ela cria essa senda porque Ela sabe que, se o caminho não for suficientemente largo,  a Kundalini não poderá subir por ele. Em última análise, vocês atingem um estado no qual vocês começam a buscar, e quando vocês iniciam essa busca o seu Princípio de Mahalakshmi foi despertado. Quando despertado, às vezes ele é muito forte, então vocês começam a buscar de uma maneira desenfreada. Sinto muito dizer que muitas pessoas já se perderam na busca, mas existem outras que chegaram agora ao caminho correto e à ascensão correta.



Verdade absoluta:
Uma outra coisa que esse Princípio de Mahalakshmi faz é permitir que o Poder da Kundalini vá também para diferentes Chakras, que crie um caminho para os diversos Chakras e que corrija todos os Chakras. Eu diria que Mahalakshmi é uma força muito flexível, que guia a Kundalini até os diferentes Chakras e Ela percebe quais são os Chakras que necessitam da ajuda da Kundalini. Vocês devem ter visto isso quando a Kundalini sobe, como Ela pulsa, para onde Ela se encaminha, onde Ela mostra a necessidade de seu despertar. Tudo isso funciona, porquanto Ela é plena de compaixão e de amor, para que vocês possam alcançar a verdade absoluta.

Temos muitos problemas na Sahaja Yoga, como vocês sabem, dado que quando as pessoas estão ascendendo elas carregam com elas algumas de suas cargas passadas, e não conseguem elevar-se. Elas tentam elevar-se, mas caem. Tentam elevam-se novamente e, em seguida, caem. Então elevam-se e caem novamente.
Feliz Diwali!



Estado de Sthitapragya:
Hoje vou falar-lhes acerca do estado que vocês têm de alcançar. Shri Krishna descreve,  no segundo capítulo do Bhagavad Gita, o Sthitapragya. No entanto, é muito difícil entender o que Shri Krishna diz, porque Ele não fala tão claramente como a sua Mãe. Por isso, as pessoas não compreendem o que Ele diz e questionam: “como poderemos alcançar o estado de Sthitapragya? Como atingiremos esse estágio?” Gyaneshwara, no entanto, quando escreveu o Gyaneshwari, denominou esse estado de Sahajasthiti, que significa do estado de Sahaja. Ele descreve o estado de Sahaja de maneira muito bonita e muito sutil. Acho, porém, que poucas pessoas entendem o que Gyaneshwara escreveu.

A pessoa que alcança esse estado é como um espelho. Muitas faces perpassam esse espelho. Muitos olham-se nesse espelho. Outros enfeitam-se diante desse espelho. Todavia, o espelho permanece como ele é. Assim, a pessoa que é Sthitapragya, ou Sahaja não se perturba com o que enfrenta, com quem olha para quem, ou com onde ela está. Ela se mantém dentro de si mesma, está contida em si mesma, como o Sol. Se o Sol jogar com seus diferentes raios, ele não se perde, todos os seus raios voltam novamente para ele. Do mesmo modo, todos os sentidos que temos, todos os nossos sentidos podem circular, porém para uma pessoa que está no estado de Sahaja, nada importa, nada faz diferença. Ela não se envolve com nada, ela simplesmente permite que seus sentidos circulem e voltem novamente para ela.
...
Meditação:
É por isso que sempre falo que é preciso meditar, porque quando vocês meditam o que é que acontece? Sucede que acabam todas essas coisas que os estão destruindo. Gradativamente, essas coisas negativas desaparecem, porquanto vocês se tornam vocês mesmos. Vocês tornam-se contidos em si mesmos. A partir daí, vocês nunca mais se sentem aborrecidos. Eu nunca fico aborrecida. Eu não sei o que significa a palavra aborrecimento. Quer Eu esteja com vocês, quer esteja sozinha, nunca Me sinto aborrecida. O que há para que alguém fique aborrecido? Se vocês não estiverem envolvidos com nada, vocês nunca se aborrecerão.

Testemunhar:
Uma outra coisa é que vocês ficam acima de todas essas coisas, como a ambição. As pessoas ambiciosas ainda estão envolvidas em ganhar dinheiro aqui e em ganhar dinheiro ali. Aqueles que ainda são cheios de luxúria continuam fazendo e organizando coisas desse tipo. Todavia, num estado de Sahaja (Sahajasthiti), vocês apenas observam as coisas, vocês são apenas testemunhas. Vocês não se deixam arrastar por nada que os rebaixe. Esse estado não é difícil de ser alcançado por todos vocês, dado que já superaram a sua mente.
...
Todas essas coisas negativas vêm através de sua mente.  Com esse estado (Sahajasthiti), vocês se tornam muito sutis, transformam-se em vocês mesmos. Vocês se tornam muito sutis, dado que nada é capaz de perturbá-los, nada pode modificá-los.
...
Descartar as coisas erradas:
No Diwali, as luzes são acesas uma a uma e vocês começam a ver as coisas. Primeiramente, vocês começam a ver as coisas erradas dentro de vocês. Em seguida, como vocês vêem essas coisas vocês as rejeitam, então começam a agir no sentido de se descartar delas, a fim de tornarem-se limpos. Esse conhecimento também desaparece. Vocês não precisam ter nenhum conhecimento. Vocês estão presentes. Vocês estão presentes e não é necessário saber nada acerca de seus Chakras, vocês estão simplesmente presentes.

Firme como uma rocha:
Nesse estágio, nada mais interessa, eis que vocês se tornam como uma rocha. Uma rocha com um cérebro intato, com um coração intato e com um fígado intato. Vocês já não mais se importam com nada, não ficam nervosos diante de nada, apenas regozijam-se com o amor e a compaixão. Isso é tudo. As ondas que voltam para vocês se perdem depois de um certo tempo e vocês se tornam nada mais do que Sahaj. Esse foi o estado que as pessoas conquistaram no passado. Naqueles dias, elas alcançaram esse estado, porém o que é que lhes faltava? Elas se perderam, elas não puderam fazer nada pelos outros. Apenas uma ou duas pessoas, no máximo,  conseguiam isso e se tornavam grandes.

Consciência coletiva:
Vocês desenvolvem uma outra dimensão, na Sahaja Yoga, que é a consciência coletiva. Essa é a Sahaja Yoga moderna. Nos tempos antigos, as pessoas não tinham essa percepção e todas ficavam perdidas. Agora, vocês possuem essa consciência coletiva que os capacita a sentir os outros, sentir pelos outros, ter compaixão pelos outros e começar a trabalhar em benefício dos outros. Muitas vezes, as pessoas ainda pensam em quanto dinheiro poderiam ganhar, ou o que poderiam conseguir como líderes. Coisas desse tipo ainda persistem. Todavia, a consciência coletiva continua crescendo. Quando ela começa a crescer, vocês se transformam em gotas do oceano. Vocês se tornam um oceano completo. O oceano tem as suas próprias Maryadas (normas de comportamento), com as quais ele vive. Ele não perturba ninguém. Ele se contém em seus limites e não pretende ultrapassar essas fronteiras. Da mesma forma, vocês se tornam muito autocontidos. Vocês não se revelam como egoístas, mas mostram-se muito contidos dentro de si mesmos.
...
Paramchaitanya:
Sei que muitos Sahaja Yogis ficaram bravos porque Eu não puni muitas pessoas horríveis que estavam perturbando a Sahaja Yoga. Eu não preciso chatear-Me com isso, pois há o Paramchaitanya que tem trabalhado muito e é melhor deixar que Ele cuide disso. Por que é que Eu deveria chatear-Me com quem quer que seja? Vocês podem ver que as coisas estão funcionando bem. Por que então interferir? Minha tarefa é apenas observar, apenas ver, isso é o bastante. Não é preciso que Eu mate ou destrua quem quer que seja, durante a Minha vida. Essas pessoas negativas destruir-se-ão a si mesmas. Eu já lhes disse que não necessito desmascarar ninguém, mas acontece que seja qual for o país que Eu visite, sempre encontro pessoas sendo desmascaradas. Eu saio rapidamente de lá pensando: Deus sabe o que ainda irá acontecer. Uma pequena atenção que dou a qualquer país funciona, mesmo sem o Meu conhecimento. Eu digo: meu Deus, quando é que Eu fiz isso?
...
Sthitapragya:
Assim, vocês devem elevar-se até esse estado. Isso somente é possível, quando vocês alcançam o estado de conhecimento, quando adquirem o autoconhecimento e o conhecimento de todo o mundo. Se vocês forem além do conhecimento, então como vocês devem ter visto isso inúmeras vezes, Eu apenas digo alguma coisa e isso acontece. Nunca sinto as vibrações de ninguém nem de nada. Também não sinto a Minha Kundalini, nem qualquer Chakra, nada.  Eu, porém, sei as coisas automaticamente como um computador. No entanto, não sou um computador, essa que é a questão. É difícil explicar-lhes o que é esse Sthiti, dado que vocês precisam alcançá-lo. Uma vez que vocês atinjam esse estado, vocês ficarão num estado muito sutil, e esse estado sutil nada mais é do que a bem-aventurança.

O significado desse dia do Diwali é que colocamos luzes em todas as partes de modo que colocamos a Sahaja Yoga em todos os lugares. Tem a luz o conhecimento de si mesma? Ela ilumina todas as coisas, no entanto ela não se conhece. A Lua que nos fornece o luar, será que tem conhecimento de si mesma? Será que ela se deleita com isso? Nada. Da mesma forma, acontece no dia do Diwali que vocês estão iluminando as pessoas, estão fazendo tudo isso por elas. É uma ótima idéia, vocês devem fazer isso. Todavia, vocês devem saber que têm de transformar-se na própria lâmpada.
...
Vocês devem possuir todas as qualidades de um personalidade bela. A não ser e até que atinjam esse estado,então poderão alçar-se para um nível mais elevado que é esse estado do qual estou falando que é o Sahajasthiti. Ao alcançarem esse estado, vocês serão perfeitos. Todavia, vocês devem abrir mão de todas as coisas que os atrapalham.
...
Autoridade pela verdade:
Uma vez que vocês saibam o que estão fazendo com total comando, com plena fé, certamente uma autoridade cabal virá a vocês através de sua fé. A palavra Satya em sânscrito significa verdade. Essa verdade lhes confere a autoridade. Se tiverem a verdade absoluta com vocês, logo terão a autoridade. A autoridade é tal que autoriza apenas vocês e não os outros. Essa autoridade que lhes é conferida trabalha e trabalha. Eu tenho visto alguns Sahaja Yogis, muito simples, mesmo sem muita erudição, que são muito poderosos. Todavia, eles possuem algo: uma fé completa.

Paciência:
Outra palavra sânscrita é Didiksha que significa paciência. Vocês precisam ter paciência. Se vocês não tiverem paciência, quererão que as coisas sejam feitas de imediato. Como é que poderão ver a coisa toda funcionando? Muitas pessoas são muito nervosas e muito aceleradas. Esse mundo está correndo tão rapidamente e vocês são aqueles que ficaram fora disso, observando essa corrida insana, vocês não fazem parte disso. Por isso, vocês devem ter Didiksha, o que quer dizer que precisam ter paciência. Devem ter plena fé em vocês mesmos e paciência, para ver como a Sahaja Yoga está funcionando ou como Paramchaitanya está operando. Se as coisas funcionarem de uma certa maneira, será bom. Caso as coisas funcionarem de outro modo, também será bom. Existe um significado para que as coisas funcionem de determinada maneira e não de outra.
...
Passo a passo:
Espero que todos vocês alcancem esse estado com esse Puja do Diwali que está sendo realizado aqui em Portugal, que é um lugar especial de Mahalakshmi, dado que Ela apareceu aqui, como dizem. Também existe aqui um Swayambhu com a face de Mahalakshmi. Por isso, tenho certeza de que isso funcionará em favor de todos vocês. Esse estado do qual lhes falo é um estado um pouco sutil, mas devo dizer-lhes que todos vocês devem elevar-se até ele, dado que ele poderá ser muito facilmente alcançando por vocês. Vocês o alcançarão passo a passo. A partir daí, vocês não precisarão esforçar-se muito, pois poderão ir para determinado vilarejo e tudo estará pronto para vocês.