Pesquisar neste blog

18 de janeiro de 2013

A Criadora de Ilusões



Trechos da palestra proferida por S.S.Shri Mataji Nirmala Devi no Puja de Shri Mahakali em Paris, França, em 11 de julho de 1993

 Estamos falando sobre Mahakali. Esta é a Deusa que veio em primeiro lugar e estabeleceu Shri Ganesha na forma de Gauri. Ela é a forma completa de Mahasaraswati e de Mahalakshmi. A partir Dela é que fluem essas energias. Assim, Ela é o poder do desejo de Deus que também está dentro de nós. Ela cria os desejos. Esses desejos que estão em nosso interior começam a sair e desenvolvemos uma espécie de reação a todos os nossos desejos.
...
O que é que a Devi faz? 
Ela coloca a verdade diante de vocês. Ela mostra que aquilo que vocês estiveram fazendo a fim de explorar alguém não dará certo. Até certo ponto isso pode funcionar. Todavia, logo Ela os desmascarará. O desmascaramento começa e vocês ficarão surpresos: “como fomos desmascarados? Como fomos pegos? Como as pessoas ficaram sabendo disso?” Esse é o trabalho do poder de Mahakali. Ela expõe e desmoraliza o erro, a falsidade e a inverdade.

...
Ego:
Esse tipo de estupidez vem às nossas cabeças quando começamos a usar o nosso ego. Com o ego, uma pessoa torna-se completamente estúpida. É realmente difícil convencer as pessoas a fazer as coisas certas, porém é muito fácil fazer com que as pessoas façam as coisas erradas. ...

Quanto à Mahakali, o que é que Ela faz?
Ela os pune. O corpo de vocês é punido. Se vocês usarem roupas muito apertadas, terão problemas em suas pernas. Se usarem calças cheias de buracos terão cãibras. Todas as coisas anormais que fizerem, vocês terão de pagar por elas. Primeiramente, vocês pagarão por fazê-las e, em seguida, terão de pagar por elas fisicamente.

A Mãe de Maya, as Ilusões:
Muitas coisas poderiam apenas ser evitadas se levássemos uma vida simples. O princípio de Mahalakshmi, que existe em nós, nos eleva cada vez mais. Apesar disso, nós somos empurrados para baixo. Então Mahakali toma a frente e nos mostra o que fizemos de errado, até que ponto erramos e em que ponto falhamos. Outra coisa muito bela que Ela faz é criar ilusões, no afã de testar a sua inteligência, para testar a sua sensibilidade. Bhranti Rupena Samsthita, isso significa que Ela cria uma ilusão (Bhranti) em sua mente. Dessa forma, vocês ficam iludidos, ou os outros são iludidos, ou uma determinada situação torna-se ilusória. Vocês se vêem perdidos diante disso. Só então  compreendem realmente que fizeram algo muito errado.

O poder de Mahakali retifica o ego através da criação de ilusões (Bhranti). Isso é responsável por muitas ilusões atrás das quais nós corremos. Uma vez que estejamos satisfeitos com nós mesmos, não corremos atrás de miragens. Se essas ilusões não fossem criadas, as pessoas tornar-se-iam tão egocêntricas que o mundo inteiro estaria perdido. Assim sendo, esse é o grande poder de Mahakali, que habita o nosso interior, e que consiste na criação de ilusões. Muitas pessoas referem-se à Maya. Essa é a Mãe de Maya. Isso é Maya, aquilo é Maya, esse é o trabalho de Mahakali. Ela quer testá-los. Todavia, na Sahaja Yoga isso não é assim tão forte.

Ao testar os Sahaja Yogis, Mahakali os ajuda. Assim, desse modo é que as ilusões os corrigem. Se não existissem ilusões, vocês não seriam jamais corrigidos diretamente. Suponhamos que Eu diga: não façam isso. Vocês podem não gostar. É claro que a maioria de vocês gosta, porém,  algumas vezes,  vocês não gostam disso. E então as ilusões começam a agir,  e,  a partir daí,  vocês passam a compreender: “onde é que estávamos antes e onde é que estamos agora? Não deveríamos ter feito isso. Como é que fomos cair nessa problemática? O que é que nos fez agir de forma tão estúpida?” Assim sendo, isso é algo que Mahakali faz.

Sushupti:
Uma outra coisa que Ela faz é relaxá-los completamente. Quando vocês estão cansados e saturados, quando não sabem o que devem fazer, então Ela os faz dormir. Vocês realizam o trabalho do dia, e finalmente o poder de Mahakali age sobre vocês e Ela os faz dormir como uma criança. Nesse momento, todas as ações erradas praticadas contra nós mesmos e contra os outros são perdoadas. Em Seu colo, nós dormimos tranqüilamente e todos os nossos problemas são resolvidos. Através de seus sonhos, Ela traz para vocês as soluções de seus problemas. Inúmeras pessoas Me dizem: “Mãe, a Senhora apareceu em meu sonho e disse-me para ingerir determinado medicamento. A Senhora surgiu em meu sonho e disse-me que certo estilo de vida era o melhor para mim.” As pessoas são capazes de ver-Me chegando claramente, o que não é bem a plena manifestação de Mim mesma, mas são os poderes de Mahakali que estão agindo. Quando vocês estão num sono profundo, o qual é chamado de Sushupti, Ela aparece, e através do sonho Ela os guia e os aconselha.

Mahakali é a mesma coisa que a Kundalini:
Sem embargo, a coisa mais grandiosa que Ela faz é dar-lhes os sensos de castidade e de segurança. Quando as crianças nascem, elas possuem os sensos de castidade, de vergonha, de decência,  e de um bom comportamento. Todavia, paulatinamente, ao verem os outros comportando-se mal, elas começam também a comportar-se mal. Para elas, a decência torna-se uma escravidão. No entanto, Mahakali surge a fim de lhes dizer que algo é indecente, que não deve ser feito por vocês e que é absolutamente errado.

Na medida em que vocês crescem e amadurecem, começam a desrespeitar a sua castidade, começam a tornar-se pessoas imaturas e estúpidas. Se tudo isso for percebido através da meditação, então Mahakali pode ajudá-los muito, porque Ela é aquela que cria a passagem adequada para que a Kundalini ascenda. Mahakali é a mesma coisa que a Kundalini, porque esta é a energia residual do poder de Mahakali, cheia de Vidya (conhecimento). Todavia, as duas exercem papéis diferentes. A função de Mahakali é protegê-los, guiá-los e dar-lhes sabedoria. A função da Kundalini é purificá-los clarificando tudo, perdoá-los e ajudá-los a crescer adequadamente.

Corretivos:
Em sua vida como Sahaja Yogis, vocês verão como Mahakali auxiliá-los-á de todas as maneiras. É deveras interessante observar o trabalho que Ela executa, como Ela produz todos os tipos de satisfação para vocês. A sua ganância, as suas tentações e as suas explosões temperamentais desaparecem. A ajuda mais preciosa que Ela dá é fazer com que vocês abandonem os seus maus hábitos. Ela faz isso de forma absoluta. Automaticamente, à luz do poder de Mahakali, vocês passam a não querer praticar nada que seja destrutivo para vocês. Se vocês estiverem praticando qualquer coisa destrutiva, tentam livrar-se dela. É o poder de Mahakali, despertado dentro de vocês, que faz todas essas coisas. Ela os torna tão belos e tão angelicais. Através dos corretivos que Ela inflige, através das ilusões que Ela engendra, Ela os torna assim. Dessa forma, vocês não se apegam excessivamente ao dinheiro, à ganância e à licenciosidade. Todas essas coisas que são responsáveis por fazer com que vocês decaiam e se enfraqueçam.