Pesquisar neste blog

15 de agosto de 2013

A Maya do Dinheiro



Trechos da Palestra de S.S.Shri Mataji Nirmala Devi no Puja de Shri Kubera, em Canajoharie, EUA em 18 de Agosto de 2002

Satisfação e Ganância:
"...O dinheiro chega também através do sentido de satisfação. Se vocês possuem esse sentido de satisfação, não procurem o dinheiro. O que aconteceu no país de vocês, onde algumas pessoas ganharam dinheiro? Se vocês têm pouco dinheiro, vocês adquirem o gosto do dinheiro. Elas não são pessoas satisfeitas e, por isso, como loucas, começaram a gastar dinheiro em coisas sem sentido. Isto é algo tipicamente humano. Depois da evolução humana, depois de alcançarem um certo grau de iluminação, todas essas coisas mesquinhas, como a ganância, desaparecem do seu caráter. Você não possui mais essa ganância em si mesmo e você se torna uma pessoa extremamente satisfeita. Para você o dinheiro existe, está bem, mas ele não é tão importante. Você apenas tem que pensar que o necessita e você o consegue, tudo feito por Shri Krishna. Vocês podem imaginar? Ele está fazendo todo esse trabalho de cuidar de vocês e os ajuda com o dinheiro.
...
Shri Kubera:
O que caracteriza Kubera, é que é Ele quem fornece a riqueza. Ele cuida das pessoas que não têm dinheiro. Ele dá dinheiro às pessoas que defendem a Verdade, que regozijam com uma vida (baseada) na Verdade. É através do Seu trabalho que as pessoas desfrutam da riqueza, caso contrário, elas não conseguem. Elas possuem uma certa quantidade de dinheiro mas elas querem ter mais. Isso significa que elas não desfrutam da riqueza. Elas têm um pouco, elas querem obter muito mais. Por que? Porque elas não estão desfrutando daquilo que elas possuem. Mas vocês verão que, após a Realização do Si, vocês estarão felizes com o que possuem. Vocês o desfrutarão completamente, e não estarão correndo atrás de algo que não existe. Não importa que vocês não o tenham.



Lição:
Muitas vezes, as pessoas Me perguntaram “Mãe, porque nós não fazemos um puja para Shri Krishna como Kubera?” Eu disse, “Está bem. Neste momento todos estão tentando tornar-se Kubera. Vamos deixá-los aprender uma lição.” E assim, nós teremos o Puja de Kubera, e é por isso que Eu concordei em fazermos esse puja, porque agora vocês viram o que acontece se vocês são gananciosos, vocês seguem cometendo todo o tipo de pecados, todos os tipos de coisas erradas. Isso pode destruir o seu país. Um país tão rico como esse, tornou-se um país pobre. Aonde este dinheiro está indo? Eles são muito espertos. Alguém Me disse que, hoje em dia, a maior parte desse dinheiro é gasto em seguros. Meu Deus! Como isso pode acontecer? Em segundo lugar, esse dinheiro está indo todo para o exterior. Eu disse, “E vejam que eles não sentiam medo de que fossem descobertos, e continuaram fazendo isso por muitos anos.” Mas, Eu tenho certeza que todos eles serão desmascarados pelo próprio Kubera. 

...
Assim, Kubera é quem estava fazendo todos esses truques. Krishna é muito ardiloso, e possui uma personalidade cheia de truques. Ele faz esses truques em uma situação após a outra. Em questões de dinheiro, Ele inicialmente os engana, e faz com que vocês corram atrás do dinheiro e, então, vocês descobrem que aquilo era uma estupidez. 
...
Aquele que está acima do dinheiro é um verdadeiro Sahaja Yogi:
A Sahaja Yoga é algo que lhes dá uma visão completa, a visão completa da destruição que pode seguir-se à maya dos negócios. É algo que os faz compreender que vocês não devem fazer nada dessas coisas. Eu sou diferente. Eu lhes disse, Eu não compreendo nada disso. Mas mesmo que vocês entendam o valor do dinheiro, mesmo que vocês entendam que o dinheiro pode lhes dar muitas coisas, apesar disso, vocês não olham para ele, mesmo que esteja diante de vocês. Este é o sinal de um verdadeiro Sahaja Yogi. Para ele isso não importa, faz parte do seu temperamento. Não é que ele tenha que forçar-se para fazer isso. De forma inerente, ele não se importa com dinheiro, simplesmente porque ele está acima disso. Aquele que está acima do dinheiro é um verdadeiro Sahaja Yogi.

Aquele que é envolvido pela insensatez e pela maya do dinheiro não é um Sahaja Yogi. É claro, Eu tenho visto que a maioria dos Sahaja Yogis são extremamente honestos, especialmente no Ocidente. Mas na Índia, existe uma doença. Assim como vocês têm alguns vírus aqui, nós temos também alguns vírus na Índia e, por isso, eles continuam correndo atrás do dinheiro. Para eles, o dinheiro é importante. Mas no processo evolutivo, quando você alcança um estado no qual você se encontra acima do seu Nabhi Chakra, e eleva o seu Nabhi Chakra, o dinheiro deixa de ser tão importante. Ele não é tão importante.
...

Da mesma forma, os Sahaja Yogis devem conectar a sua mente ao seu Espírito e desfrutar dos poderes do seu próprio Espírito. Quando vocês adquirem este regozijo, vocês não caem na sua ganância. Isto é algo muito, muito simples, mas algumas vezes vocês não o fazem. Vocês ficam enamorados de alguma coisa, talvez um carro, talvez um avião, Eu não sei o é, seja o que for. É uma dor de cabeça ter tantos carros, não é verdade? Mas as pessoas os têm. Eles pensam que, com isso, as pessoas ficarão impressionadas e eles não param de pensar em si mesmos. Se elas ficam impressionadas, de que isso serve para nós? O que você ganha com isso? O Sahaja Yogi tem o seu próprio espírito para desfrutar. E mais do que qualquer coisa, ele não quer possuir nada. Também é uma dor de cabeça possuir as coisas. 
...

A doença da ganância:
O que Eu tenho que lhes dizer é o seguinte: vocês não devem se preocupar com a sua situação financeira, de forma alguma. Não fiquem calculando, não confiram quanto dinheiro vocês têm no banco, (não fiquem pensando sobre) o que vocês devem fazer com o seu dinheiro, aonde vocês devem investi-lo. Eu tenho visto as pessoas ficarem loucas, planejando tudo. Não é necessário fazer isso quando você é um Sahaja Yogi. Tudo funciona automaticamente. A ganância existe dentro de você, como qualquer outra doença. Da mesma forma que você possui doenças, a ganância também está lá. Assim como as doenças podem ser curadas com a Sahaja Yoga, as suas doenças, tanto quanto a sua ganância, também desaparecem. Eu não sei o que é a ganância. Mas a única forma de contrabalançá-la é tornar-se extremamente generoso. Se você é extremamente generoso, a ganância desaparecerá.

Generosidade:

Muitas pessoas vieram para a Sahaja Yoga perguntando-se o que é a generosidade. Ser generoso é a melhor maneira de viver neste mundo. Afinal de contas, é uma dor de cabeça ter demasiadas coisas. É melhor livrar-se delas, mas a partir do amor. Se você fizer isso, você verá o quanto as pessoas o apreciarão. Uma outra forma de livrar-se da ganância é fazer algum tipo de trabalho coletivo ou social. Suponhamos que você vá a um lugar onde existam muitas pessoas pobres. Eu lhes digo que imediatamente a sua ganância desaparecerá. Você ficará surpreso ao ver como essas pessoas vivem, em que condições! Por que importar-se com riqueza e coisas assim? ...

Eu vejo que os Sahaja Yogis são muito generosos. Até agora ninguém Me disse que um deles é uma pessoa avarenta, pelo menos até agora. Mas, certamente chegará o dia em que nós teremos pessoas de qualidade muito elevada. Na Sahaja Yoga, nós não dizemos, como dizem em algumas seitas, que você deve abandonar as suas roupas, abandonar a sua família, que você vá viver na floresta ou em uma cabana, ou algo assim, nada disso. Não abandone nada. Você deve abandonar (as coisas) no seu coração. Isso deve acontecer na sua personalidade. Você não precisa abandonar (nada). Se você possuir essa qualidade interior proveniente da sua espiritualidade, você sequer pensará em apropriar-se de algum dinheiro. Pelo contrário, você quererá dar tudo.
... 

Mas se você forçar isso através da religião, através de algumas idéias de que você deve abandonar as coisas... você não precisa abandonar (nada). Você abandona no seu interior. Se você não estiver apegado a algo, você abandonou aquilo. Isso deve acontecer e se vocês todos desfrutarem da sua generosidade e caridade, não haverá nada igual. Eu tenho conhecido pessoas que são muito ricas, mas lhes falta a generosidade. Esta é uma outra qualidade de Kubera. 
...

Dinheiro e Poder:
E então, existem pessoas que querem ter dinheiro. Elas farão qualquer coisa para ganhar dinheiro. É algo muito engraçado, mas com o poder acontece a mesma coisa. Se você tiver os seus próprios poderes, você não correrá atrás desses outros poderes. Mas eles desejam ter poder porque eles querem ter dinheiro e eles obtêm poderes com o dinheiro. Vocês podem imaginar isso? Onde estão os seres humanos, em que nível? Em que nível de evolução eles estão? Eles estão andando em círculos nessa história de dinheiro. Este é o Nabhi Chakra, o qual deve ser melhorado, o que lhes dá a satisfação. Se o seu Nabhi Chakra estiver satisfeito, você terá alcançado o estado de Kubera. É muito importante cuidar para que o seu Nabhi Chakra esteja satisfeito. Existem tantas outras coisas que nós temos, mas agora, Eu acho que a pior é a ganância e se isso puder ser controlado de alguma forma, então Eu acho que o mundo melhorará muito."