Pesquisar neste blog

27 de agosto de 2013

As Bênçãos de Shri Ganesha



Trechos do Discurso realizado no Puja de Shri Ganesha, Berlim, Alemanha, em 21 de julho de 1993

"...Como sabem, toda a Europa, América, Inglaterra perderam a fé em Shri Ganesha. Não se preocupam com Seus poderes e com Suas bênçãos. Como resultado,  Suas bênçãos 
não existem nestes países.

Sabedoria:
A primeira bênção de Shri Ganesha, a qual Eu penso que seja a mais elevada, é a sabedoria. Que aprendamos o que é bom e o que é ruim para nós, o que é construtivo e destrutivo, o que devemos fazer para alcançar nossa Realização do Si. Aquelas pessoas que têm sabedoria são pessoas de muita sorte. Mas a sabedoria não vem de outra fonte senão o seu próprio entendimento da vida. Quando uma pessoa começar a pensar: “Por que eu estou fazendo tal e tal coisa? Qual é o efeito ao fazer isto? Qual é o resultado do meu comportamento? É bom ou ruim para mim?” Então a sabedoria aparece.

Mesmo que algumas pessoas saibam que alguma coisa é ruim para elas, ainda assim não têm o poder de controlar a si mesmas. A razão é que o poder da sabedoria não existe. Uma pessoa é sábia quando sabe não somente o que é certo e o que é errado, mas sabe também muito bem que seus próprios poderes são :  não fazer algo errado. Ela simplesmente não faz isto. A sabedoria é um poder completo dentro de nós, pelo qual nada tentamos. Este poder apenas funciona espontaneamente através de nós e fazemos coisas que são adequadas e corretas.


...
Nós podemos dizer: “Mãe, qual é a fonte desta sabedoria? A fonte é Shri Ganesha, que é o doador de sabedoria. Uma vez que Shri Ganesha seja insultado e Ele desapareça por detrás das nuvens da ignorância, então as pessoas começam a fazer coisas que são insensatas. Isso acontece com muitas coisas. Supondo que nestes dias nos países democráticos eles não digam nada sobre moralidade, sobre como as pessoas devam se comportar, como devam ser seus relacionamentos. Eles não tentam cuidar da sociedade porque pensam que isso ‘não é nosso trabalho’. É um assunto privado.

Como resultado, as pessoas tomam a liberdade em suas mãos e começam a insultar Shri Ganesha. Quando Shri Ganesha é insultado, um bloqueio completo ocorre em um ser humano. Ele se torna um idiota, um camarada estúpido. Ele não entende como ir adiante sem a sabedoria. Sem sabedoria, qualquer passo que damos, é destrutivo. Nós temos de respeitar Shri Ganesha dentro de nós, especialmente em todos estes países democráticos, que estão em colapso. Suas famílias são destruídas por causa de seu estilo de vida horrível. Suas crianças são arruinadas. Em todos os sentidos estão em grande perigo. Esta sabedoria pode ser facilmente trazida de volta se nós despertarmos sua Kundalini. Se Shri Ganesha sabe que a Kundalini é para ser despertada, Ele perdoa e esquece tudo e vem apoiar vocês e ajudar na ascensão da Kundalini. Ele está lá em todos os chakras para ajudá-los até que vocês recebam a realização.


Inocência:
Outro poder de Shri Ganesha é que Ele gera a inocência dentro de vocês. Nós respeitamos nossa inocência e nossa castidade, o estilo de vida que seja decente. Em todas as escrituras está escrito que nós devemos nos vestir de uma maneira que seja decente e decorosa e nosso corpo não deve de maneira alguma expressar um sentimento ou comportamento indecente de nossa parte. Esta é a razão porque na Sahaja Yoga nós temos de ser muito cuidadosos no vestir. Nossa vestimenta deve ser decente, digna e de jeito algum mostrar vulgaridade.

A inocência é a coisa mais importante que um ser humano deve ter e é a completa decoração de um ser humano cuidar da própria castidade e da moralidade. Em alguns países, eles pensam que a castidade é destinada apenas para as mulheres e não para os homens. É destinada para ambos. Por exemplo, quando os homens tentam forçar as mulheres a serem castas e  eles mesmos não são, elas não o serão. Elas podem tentar ser castas por medo, mas se tiverem uma chance, irão ter um estilo de vida que é errado. Elas pensam que se os homens podem fazer isso, por que não nós? Assim, a sociedade por inteiro tem de levar um estilo de vida muito decente, honrado e digno. Não é somente nas roupas, mas na vida cotidiana, senão um tipo de insegurança começa a se infiltrar entre os homens e as mulheres e  inicia-se um estilo de vida muito complicado.

Sem medo:

A terceira qualidade de uma pessoa inocente deve ser a ausência de medo, porque Deus cuida das pessoas inocentes. Elas são sempre protegidas. Se alguém tentar prejudicar um inocente, Deus os protege. Mas também vemos que muitas crianças estão sendo mortas por pessoas que são extremamente agressivas. Quando estas crianças são mortas, o mundo inteiro fica abalado. Então o mundo todo começa a proteger o inocente. Se alguns homens são mortos, ninguém fica muito preocupado, mas mesmo se só uma criança estiver em dificuldades, todas as pessoas se reúnem para salvá-la. Isso é tão importante. Não é a criança, mas a inocência da criança que gera esse sentimento de que 'nós temos de salvar esse pequenino inocente'.

Por isso é que na história, em qualquer lugar que tenha havido uma descrição de crianças sendo mortas ou a inocência  sendo atacada, toda a sociedade  ficou revoltada com isso. Esta revolta surge do poder de Shri Ganesha, pois Ele pode criar um sentimento de abominação para com as pessoas que tentam ser cruéis com as crianças. É algo muito tocante ferir crianças. Na Sahaja Yoga nós temos crianças que nascem realizadas e nós entendemos sua inocência. Nós tentamos mantê-las afastadas de todas essas coisas horríveis que estão acontecendo hoje no mundo. Nós estamos tentando cuidar delas de modo que cresçam não apenas realizadas, mas que salvarão outras do dilema de ficarem arruinadas. Se este aspecto da inocência é desenvolvido através de suas próprias crianças, e relacionamentos, então a nação inteira pode ser salva.

Mãe Terra:
Outro modo de venerar Shri Ganesha é o que vem da Mãe Terra. O princípio da inocência. A Mãe Terra é tão inocente. Seja você bom ou mau, Ela lhe dá frutos, cuida de você. Mesmo que você conte mentiras ou engane as pessoas, ainda assim Ela faz isto, é claro até um certo ponto. Após isso Ela pode trazer algum tipo de calamidade, por exemplo um terremoto. Um terremoto é esperado em Los Angeles e praticamente todos os anos há um abalo lá. A razão é que a mídia do cinema está em Los Angeles e eles estão gerando todas estas ideias estranhas sobre insultar Shri Ganesha dentro de nós.

Esta é a razão pela qual o tempo todo há um perigo total para aquelas pessoas que vivem naquela área. A América também parece estar em perigo no que concerne a natureza. A razão é que todas estas ideias que escapam da América são aceitas pelas pessoas cegamente. Estas ideias chegaram a nós com Freud. Freud não pôde prosperar na Alemanha, mas quando ele foi para a América, obteve todo o apoio com o qual prosperou. Ele foi completamente adverso à ideia de levar uma vida casta. De alguma forma, quando isto vem da América, se torna coletivo, porque América é o país de Shri Krishna, que é em favor do coletivo. Se for um veneno e vier da América, isto espalha-se muito rapidamente e paralisa o mundo inteiro.

A outra qualidade de Shri Ganesha é que Ele sempre tenta agradar Sua Mãe. Ele não quer fazer alguma coisa que A faça infeliz. Temos de aprender o respeito pela Mãe de Shri Ganesha. Nisso Eu penso que as pessoas são um pouquinho inteligentes além da conta . Se Eu digo alguma coisa, imediatamente elas irão me corrigir. Essa esperteza não ajuda muito.

…se vocês têm de ascender mais alto, então têm de aprender de Shri Ganesha, o que Ele faz e qual é o relacionamento com esta Mãe – que é purificante, nutridor e orientado para resultados. Os resultados são a sua gradual ascensão."