Pesquisar neste blog

17 de março de 2014

A Mensagem do Holi





Palestra de S.S.Shri Mataji Nirmala Devi, em Palam Vihar, Gurgaon, Índia, 29/3/2002
Originalmente traduzido do hindi para o inglês


"O Holi começou durante a época de Shri Krishna. Antes Dele, no tempo de Shri Rama...Ele era muito austero. Por causa disso a sociedade tornou-se muito pacífica, mas as pessoas eram privadas de toda a alegria. Assim Ele pensou que deveria haver um meio pelo qual as pessoas fossem capazes de rir livremente e serem alegres. E como acontece com todos esses tipos de empreendimentos, o que aconteceu no caso do Holi é que ele produziu um efeito oposto. Eles começaram a comemorar o Holi de um modo muito errado. Isso trouxe um nome muito ruim a esse festival. E isso deteriorou em tamanha extensão que Eu disse que nunca mais irei brincar no Holi .

A história como isso começou é assim. Havia uma demônia chamada Holika. Ela era a irmã de Prahlad e o pai de Prahlad costumava perturbá-lo muito. Holika tinha uma bênção que ela não poderia ser queimada pelo fogo. O pai de Prahlad queria matá-lo e disse a Holika para pegar a criança (Prahlad) e sentar-se na pira acesa, pensando que ela não iria morrer. Mas foi uma surpresa, pois ela morreu e Prahlad não foi ferido pelo fogo e saiu ileso. Isso é um grande acontecimento que demonstrou que é muito errado ser cruel e agressivo. Ela tinha a dádiva, mas mesmo assim foi queimada, é por isso que nós temos esse costume no Holi.

E em nosso país (Índia) todas essas coisas têm muita veracidade. Nós temos de entender que se nós fazemos coisas erradas, perturbamos os outros…estas são qualidades demoníacas. As pessoas do lado direito desenvolvem qualidades demoníacas neles. Nós não devemos permitir que pensamentos desse tipo venham ao nosso cérebro ou que tenham alguma importância. Nós devemos amar a todos. Isso é muito importante e nós precisamos entender isso muito bem, caso contrário nós nos tornaremos Holika, um demônio.

Existe um grande lição nisso, que embora Prahlad fosse uma criança pequena ainda, ele não foi ferido de maneira alguma. Ele foi salvo pelo Todo-Poderoso e essa moça que tinha uma bênção de não ser queimada, foi queimada. Ela obteve essa bênção após muitas penitências. Ela foi queimada e ele foi salvo. Nós podemos chegar a conclusão com isso que todas essas características que desenvolvemos são destrutivas e devemos nos livrar delas. Nós devemos ter um sentimento de amor e caridade com todos. Brigar com os outros, gritar com eles não é bom e isso são qualidades demoníacas.

Nós não devemos ter essas qualidades demoníacas porque nós somos Sahaja Yogis. Nós somos uma raça especial de pessoas que nasceram para transformar esse mundo e não devemos prestar atenção a isso. Nós estamos muito bem colocados, muito mais alto que todos os outros e temos de salvar os outros dessas tendências. Isso se espalhou muito nesses dias. É por isso que todos esses comportamentos cheios de ódio e cruéis, pelos quais nós dominamos os outros, torturamos os outros, é muito, muito ruim e não há necessidade de fazer isso tudo na Sahaja Yoga.

Vocês mesmos são muito poderosos. Vocês têm esses poderes dentro de vocês, de modo que mesmo que alguém tente torturá-los de alguma forma, serão salvos como Prahlad. Ninguém pode destruir vocês. Vocês estão sob proteção. É por isso que não devem ter nenhum sentimento de ódio ou aversão em relação a ninguém. Vocês devem ter um sentimento de amor e compaixão em relação aos outros e tentem transformá-los. Se vocês se tornarem tolerantes com essas pessoas, então elas podem ficar bem.

Existe um grande exemplo na nossa frente, de Prahlad, que era uma criança pequena, que desafiou o seu pai que era um demônio. Mas ele foi salvo e seu pai foi morto. Não é uma questão de morte, mas isso destrói vocês. Qualquer pensamento negativo que temos, acarreta em nossa destruição. Assim, se nós sempre temos um sentimento de ódio ou vingança em relação a alguém, então devemos remover isso.

Essa é a mensagem de Holi para todos vocês."