6 de março de 2014

Hatha Yoga


Nota de Sahaja Yogi: Muitas vezes, quando questionada sobre a Hatha Yoga, Shri Mataji começa contando sobre o sistema de educação tradicional da Índia e as escolas Kula. Ao ouvir a palestra de Dollis Hill "O Significado de Yoga", meu cérebro lento só agora captou o ponto nesse argumento: a preparação tradicional, antes mesmo de poder iniciar as técnicas físicas sob a orientação de um mestre realizado, era tão estrita, que ninguém hoje em dia estaria em uma condição física ou moral que permitisse a prática dessas técnicas. Consequentemente os seus perigos:

 

Trecho da Palestra de Shri Mataji "O Significado da Yoga" em Dollis Hill, Londres, Reino Unido em 11 de novembro de 1979 

Amruta
Soundcloud

"Assim, o que esses Hatha Yogis fizeram foi resumir isso apenas ao campo físico. Então, vocês têm de ter Ishwarapranidhana, Yama e Niyama e isso também antes dos 25 anos de idade; vocês têm de disciplinar-se de um modo que entendam o que está certo e o que está errado. Agora, aqueles que fizeram todos os erros do mundo antes dos 15 anos de idade, agora aos 25 estão tentando aprender o que é Yama e Nyama.


Como vocês podem fazer isso? Apenas Me digam. Digamos que vocês tenham estragado um carro completamente. No máximo podem pedir para o seguro, caso tenham pago por isso. Mas como podem esperar que o carro saia absolutamente novo, como se tivesse saido da fábrica? Uma casa que está completamente mutilada não pode ser recuperada, não é? Seria loucura. Assim temos de entender que esses Ya
ma e Niyama e todas essas coisas não são destinadas para nós.

Pelo menos para as pessoas ocidentais, de qualquer maneira. Vamos aceitar o fato de que, seja o que estiver em experimentação ou seja quais forem os muitos erros que tenhamos cometido ou experimentado, Eu vou dizer as mesmas palavras novamente. Seja o que for que fizemos, fizemos muito mal a nós mesmos, ao nosso corpo e à nossa mente porque não tínhamos ninguém para nos guiar. Tudo bem. Nós não queríamos nos prejudicar, mas por engano isso aconteceu. Agora o que fazer?


É uma questão muito triste. As pessoas estão doentes. Elas não podem fazer Hatha-Yoga. A atmosfera está doente. O lugar todo está doente. Elas querem amor, elas não querem exercícios. Elas não querem ser ridicularizadas . Elas querem alguém que as ame, para curá-las, para curá-las a fim de consagrá-las.”