Pesquisar neste blog

12 de janeiro de 2016

Festival indiano do Makar Sankranti

"O Makar Sankranti é baseado na posição do Sol, por isso é celebrado todos os anos em 14 de janeiro". (Shri Mataji)



De acordo com a Astrologia Védica, o Sol se move através dos 12 signos do zodíaco e isso é conhecido como Sankranti. Quando ele se move de Sagitário (Dhanu Rashi) para Capricórnio (Makar), celebra-se um dos Sankrantis mais auspiciosos, juntamente com Messa (Aries) Sankranti. É a chegada da primavera na Índia e do verão no hemisfério norte.


"O significado de Makar Sankranti é 'Sankraman', isto é, o dia que traz alguma mudança." (Shri Mataji)




Trata-se de uma das poucas datas fixas do calendário Sahaja e hindu, que é todo baseado nas fases da Lua. É extremamente popular na Índia e também é chamado “O festival da colheita”. Corresponde ao Dia de Ação de Graças dos americanos e é comemorado em toda a Índia, de norte a sul e de leste a oeste, com pequenas variações práticas.



Nas comunidades agrícolas, todos os responsáveis pelas boas colheitas são homeneados - do Deus Sol ao gado, que ajudam a preparar os campos para o plantio dos grãos. Eles são decorados com sinos, guirlandas multi-coloridas, flores e desfilam pelos vilarejos, depois de serem muito bem alimentados nesse dia, em sinal de gratidão.