Pesquisar neste blog

8 de janeiro de 2016

Em emergência, em apuros




"​Mas, essa emergência tem que surgir. Os seres humanos são de tal maneira que a menos e até que eles sejam colocados em apuros, eles nunca fazem isso (buscar a Deus)​. Uma vez que estejam em apuros, então eles o fazem.

Essa é a razão por que as pessoas tentam levar uma vida ascética, porque se você é um asceta, então você está em apuros. Eles vão para o Deserto de Gobi para criar essa emergência dentro de vocês, de modo que vocês pensem em Deus. Mas, é muito tarde para ir ao Deserto de Gobi. Eles criam problemas para eles entrarem em apuros, de modo que eles possam livrar-se disso. Mas os Sahaja Yogis, se eles forem sábios, eles não precisam ter isso.

Mas, como nós alcançamos isso de outra forma, sem ficar em apuros? O único meio é a meditação. Todos têm que meditar, esse é o ponto. Se você não meditar, você pode prosseguir por algum tempo. Você pode ficar bem por algum tempo, por dois ou três meses, talvez por dois anos, mas depois, você se afasta. Muitas pessoas pensam: "Oh! Qual é a necessidade de meditar? Vejam, está tudo bem. Se nós não meditarmos, não importa", não é assim, porque somente em meditação, você cresce.

Numa emergência, você subitamente cresce, sem dúvida.
​ ​
Quero dizer, você salta como o boneco de uma caixa de surpresas. Você apenas se eleva como uma mola. Mas se você tem que ter um crescimento contínuo, então você deve meditar, deve permitir que pensamentos após pensamentos venham e, depois, permitir que eles se acalmem, porque você se eleva ao estado de consciência sem pensamentos. E nessa consciência sem pensamentos, você cresce. E você cresce em seu desapego à causa de todos os efeitos. Se não há nenhuma causa, não há nenhum efeito.

Mas este é o problema conosco: é que nós normalmente não meditamos. Somente quando se trata do último momento: "agora você terá que cair no poço", então nós pensamos nisso. Talvez naquele momento você seja ajudado, mas você não cresce. O crescimento só pode vir se você meditar.

Esta é uma parte muito importante: é a ajuda completa (​pelas Divindades) às pessoas que meditam regularmente. Na vida normal, como nós crescemos? Se não tivermos nenhum oxigênio, nós não podemos crescer. Nós temos que ter oxigênio suficiente, nós temos que ter comida suficiente, nós temos que ter todas essas coisas. Mas na espiritualidade, você cresce por meio da meditação.
​ ​
Não há nenhuma outra saída. Aqueles que acham que podem crescer (sem meditar)​ são presunçosos.​"​

Shri Mataji Nirmala Devi, Shri Jesus Puja, 23/11/1984, Hounslow, Inglaterra.