Pesquisar neste blog

12 de janeiro de 2016

Makar Sankranti e a Deusa Shakambari

TODAS AS HOMENAGENS À DEUSA SHAKAMBARI

"...O calor do sol é responsável por toda a vegetação e a fartura da terra. Nesse dia nós oferecemos frutas e vegetais à Devi e recebemos as Suas bênçãos. Com as bênçãos da Adi Shakti o elemento terra se esfria e a raça humana progride..." (Shri Mataji)



Nessa auspiciosa celebração, será venerada a deusa Shakambari, a Deusa dos Vegetais, Aquela que dá a abundância de vegetais para nosso mundo. É dito que Ela manteve os seres humanos vivos durante 100 anos de seca orientando quais vegetais ingerir.





Shri Shakambari é um dos Santos Nomes de Shri Vishnumaya, portanto, não é por acaso que a América do Sul, o Vishuddhi esquerdo da Mãe Terra, é tão abençoada com a riqueza vegetal.

Em Sua homenagem, celebra-se, Seu puja, no dia 14, com ênfase em frutas e vegetais. No Sankranti Puja é auspicioso preparar pratos doces e/ou salgados com grãos, sementes, castanhas, rapadura, arroz, vegetais... É melhor que os vegetais sejam orgânicos, afinal, serão ofertados à Deusa... Sem dispensar os prasads tradicionais, costuma-se oferecer também vegetais, raízes, legumes e frutas em abundância.