Pesquisar neste blog

12 de janeiro de 2016

Makar Sankranti, o Festival das Pipas


Além de ser o Festival da Colheita, o Makar Sankranti também é considerado o Festival das Pipas em alguns estados. Os motivos são iguais: celebrar a chegada do Deus Sol, o fim do inverno e a chegada da primavera na Índia. É um momento de felicidade e despedida da suposta escuridão e tristeza do inverno e chegada do Deus Sol, com seu calor, seu brilho, sua majestade e seus poderes.

Antigamente as pipas eram feitas nas primeiras horas da manhã, quando os raios do sol brilhavam ainda suavemente, e o corpo humano podia se expor a eles por longas horas. O sol da manhã é considerado benéfico para todo o corpo e os hindus acreditam que ficam livres de infecções e doenças, pela ação dos raios do sol.

Pintura "PIPAS" de Gisele Moura
Além disso, a exposição à luz solar fornece uma dose de vitamina D. As pessoas não enfrentam diretamente o sol enquanto soltam suas pipas, pois ficam de costas para ele, mantendo os olhos fixos no vôo, que também simboliza desejo de elevação espiritual. Acreditam que a brincadeira também fortalece os músculos dos braços.