Pesquisar neste blog

24 de julho de 2018

O primeiro truque é a completa humildade.


Assim, quando nós falamos de comunicações, antes de mais nada, a coisa mais importante é a comunicação entre os seres humanos. E quando nós temos que pensar na comunicação com os seres humanos, muitas pessoas acham que pela agressão você se comunicará melhor, o que não é verdade. (...)

Dessa forma, comover as pessoas com doçura, como fazer isso, esse truque, nós temos que aprender. Como com doçura, você pode comover as pessoas. Esta é uma das qualidades especiais Dele (Shri Krishna), que você conversa com alguém de uma tal maneira, genuinamente, de uma maneira doce, e o problema entre você e aquela pessoa se dissolverá, sem dúvida.

Agora, há muitos truques. Como falar com alguém é uma das coisas mais importantes que alguém tem que aprender. Antes de mais nada, você deve sempre mostrar que você é menos inteligente do que a outra pessoa. Como por exemplo, se Eu estou conversando com um cientista, Eu direi: “Eu sinto muito, Eu não conheço nenhuma ciência, sabe. Eu não sirvo para ser cientista.” Logo eles pensam: “Ahhhh, muito bom.” Se você tiver que conversar com algum músico, você deve dizer: “Eu não sei nada de música. Não, eu só aprendi um pouco, mas não muito.” Os músicos sentem-se muito felizes. Você pode chamar isso de mimar o ego. Você pode chamar dessa maneira. Mas não há nenhum mal em dizer: “Eu não sou nada comparado com você.”

Então, o primeiro truque é a completa humildade quando você conversa com outra pessoa. É um sinal de grandeza, é um sinal de satisfação. Assim como as árvores, quando elas estão carregadas com frutos, elas se curvam. Portanto, antes de mais nada, se você disser: “Eu não sou ninguém. Eu não entendo nada, mas eu gostaria de ouvir”, essa é a primeira coisa. A primeira qualidade da comunicação é ser extremamente humilde em relação a si mesmo. A outra pessoa não deve saber quem você é. E há muita diversão nisso.
(...)

Assim, a melhor coisa é parecer menos importante. Parecer menos importante em tudo.

Contudo, Eu sei que alguns Sahaja Yogis dizem: “Oh, a Mãe me deu tantos poderes. Eu posso fazer isso, eu posso fazer aquilo.” Esse ato de se vangloriar é inútil. “Eu não adquiri nenhum poder veja. Eu sou apenas um Sahaja Yogi, só isso. Mas se você quiser, eu posso tentar.”

Assim, pareça menos importante tanto quanto puder. Pratique isso em casa. Primeiro pratique e depois faça isso. Portanto, essa é uma das qualidades mais importantes da comunicação com os outros.

(...)
Se você tiver raiva dentro de você, então você não é um mestre de forma alguma. Não há nenhuma necessidade de um mestre ficar com raiva, porque ele pode brincar a respeito disso. Ele pode fazê-lo dançar deste jeito. Qual é a necessidade de perder a calma? Mas se você não tem essa maestria de lidar com as pessoas, então depois de cinco ou seis minutos de conversa, sua voz começa a se elevar e algo começa a vociferar, porque aquela raiva ainda está dentro de você, ardendo. Mas para um mestre, não deve haver nenhuma ira. Não há necessidade. Ele (Shri Krishna) começou com krodha (raiva), que com krodha, todos os problemas começam, de um para outro, para outro, para outro.

(...)
Dessa forma, o truque do negócio é encarar a si mesmo e ver por si mesmo o quanto está lhe faltando. Assim, primeiro é a humildade, que deve ser genuína, e segundo, a serenidade, calma, nenhuma raiva. Não há nenhuma necessidade de entregar-se à raiva. No máximo, você pode dizer: “O que você está fazendo? Por que você está agindo deste jeito?” Agora, se você faz algo, sabe, talvez algo que Eu posso dizer que Eu não gostaria, então Eu não quero dizer, algo desse jeito. No máximo! Até esse ponto está bem, de modo que você deve dizer: “Eu não gosto disso”, mas não ir mais longe com isso

Shri Krishna Puja, Cabella Ligure, Itália, 01.09.1991