Pesquisar neste blog

17 de agosto de 2018

O que é generosidade?


Muitas pessoas vieram para a Sahaja Yoga pensando o que é a generosidade. Ser generoso é a melhor maneira de viver neste mundo. Afinal de contas, é uma dor de cabeça ter muitas coisas. É melhor livrarem-se delas, mas movidos pelo amor. Se você fizer isso, você saberá o quanto as pessoas serão gratas. 

Um outro aspecto é que para livrar-se da ganância, você deveria tentar fazer algum tipo de trabalho coletivo ou social. Suponhamos que você vá a um lugar onde existam muitas pessoas pobres. Eu lhes digo que a sua ganância simplesmente desaparecerá. Você ficará surpreso ao ver como essas pessoas vivem, em que condições! “Por que eu me importo com essas coisas, riqueza e tudo isso?” Essas coisas serão simplesmente chocantes. 

Algumas vezes, você vê pessoas, inclusive na Índia, vivendo em condições muito ruins. Certa vez, Eu fui a Calcutá e Eu fiquei tão... de uma forma ou de outra, por acaso, aconteceu de Eu estar em lugares onde as pessoas estavam vivendo em condições de extrema pobreza, inclusive crianças. E vocês ficarão surpresos, pois durante vários dias Eu não conseguia comer nada. Eu ficava chorando e não Me alimentava. Eu simplesmente não sabia o que fazer porque Eu senti: “O que é isso? Por que as pessoas estão assim?” Eu não podia fazer nada, por isso Eu chorava e pensava que algum dia Eu deveria tentar fazer algo por elas. 

É notável que em uma idade muito jovem, Eu fundei uma casa para leprosos, uma enfermaria, uma casa para refugiados, todos os tipos de coisas. E Eu jamais pensei que ao dar o dinheiro que Eu tinha para essas pessoas, Eu teria que abrir mão de algumas coisas. Eu também vendi algumas das Minhas coisas, porque é tão prazeroso doar, Eu lhes digo, é tão prazeroso doar, ser generoso dá muita alegria. De todas as formas, é tão evidente que você deve ser generoso. Essa é a qualidade de Kubera. Ele tem uma personalidade extremamente generosa e é essa a personalidade que vocês devem ter. Eu vejo que os Sahaja Yogis são muito generosos. Até agora ninguém Me disse que um deles é uma pessoa avarenta, pelo menos até agora. Mas, certamente chegará o dia em que nós teremos pessoas de qualidade muito elevada. 

Shri Kubera Puja, Canajoharie, Nova York, 18.08.2002