Pesquisar neste blog

13 de outubro de 2008

Diwali 1980

Antes de tudo, vocês devem saber que existem quatro dias que são celebrados no Diwali, mas existe um dia a mais, adicionado em Maharastra. O primeiro dia do Diwali é chamado de Dhanatrayodashi, que é o décimo terceiro dia da lua. Porque aquele é o primeiro dia quando Lakshmi, a primeira... nasceu no décimo terceiro dia. Isso significa que Ela nasceu como um Gruha Lakshmi, como uma dona-de-casa. Agora, existem oito Lakshmis. ...a primeira é a forma de uma Gruha Lakshmi. Para começar, Ela nasceu como uma Gruha Lakshmi. Isso significa que a consciência do ser humano também começou realmente a entrar no processo evolutivo quando eles começaram suas vidas familiares. Enquanto eles eram vagabundos perambulando por aí, a consciência era somente como a dos animais. Então, quando eles estabeleceram suas famílias, então a Gruha Lakshmi começou a trabalhar e assim é que o primeiro advento de Gruha Lakshmi foi sentido. Então, Ela é a primeira Lakshmi que nasceu e é por isso que no décimo terceiro dia é o dia de Gruha Lakshmi, da dona-de-casa. E, portanto, deve-se ir ao mercado e comprar algum utensílio ou algo que ela usa para cozinhar na casa. Na Índia, no décimo terceiro dia, todos vão e compram uma vasilha ou digamos... podemos dizer, como vocês chamam, um utensílio de cozinha ou algo (semelhante). Ou eles podem comprar um sári (vestido) ou algo ou ouro (jóia) ou alguma coisa para a Gruha Lakshmi. Esse é o dia da dona-de-casa. Então, para alcançar a Lakshmi é necessário entender que a maternidade é muito importante. A maternidade como uma Gruha Lakshmi é importante.

E o segundo dia é ainda mais importante, porque Narakasura foi morto. O horrível Narakasura como vocês sabem. Mas, na verdade, naquele dia muitos rakshasas foram mortos em muitas… Aquele é o dia fixado para matar os rakshasas. E depois eles são colocados no inferno; no décimo quarto dia eles são postos no inferno. Então, esse é chamado de Naraka Chaturdashi, que é o dia quando o inferno é aberto. Nesse dia, os Sahaja Yogis devem dormir pela noite, quando todos fazem todos os tipos de tantrikavidya e tudo o mais no décimo quarto dia.

Em seguida, o décimo quinto dia é a noite mais escura; aquela é a noite mais escura, quando não há nenhuma (fase da) lua. Absolutamente, aquele é o dia em que eles celebram o Diwali. Mas, simbolicamente na Índia também, Shri Rama retornou para Dwari (Ayodhia), para seu lugar naquele dia e foi coroado naquele dia. Então, o significado de Diwali é expresso dessa maneira, pois esse foi o dia quando Narakasura, junto com todos os outros foram mortos; todos eles foram para Narak (inferno); eles foram para o inferno e as pessoas agora estão livres deles e estão celebrando a alegria. E esse foi o tempo em que Cristo nasceu. É por isso que luzes são acesas somente à noite, porque Ele nasceu à meia-noite.

Então, o dia seguite é o dia celebrado na Índia somente em Maharastra. ... Esse é o primeiro dia da lua. Esse é o patriarca de sua Mãe, Shalivahana; eles começaram um calendário a partir daquele dia. E, daí em diante, o primeiro significa o primeiro dia da lua, (quando) o Ano Novo é celebrado. Agora veja, simbolicamente se Cristo nasceu, o Ano Novo é celebrado no dia seguinte. Assim que Ele nasceu, o Ano Novo começou. Então, no dia seguinte ele começa, o Ano Novo. Esse é o Ano Novo em muitas partes de nosso país, onde Shalivahana viveu. O Shalivahana é Meu antepassado; Eu deveria dizer que ele é Meu… eles eram somente uma dinastia. E essa dinastia governou a Índia desde muito tempo. Mesmo nos antigos Puranas está escrito que eles ajudaram Krishna em sua guerra. Vocês conhecem bastante toda a história sobre Shalivahana. E então o Novo Ano começou. Então, para nós, esse é o Ano Novo, para os Sahaja Yogis esse é o Ano Novo, vocês devem aceitar isso. E sua Mãe é dessa dinastia. Não quero forçar nada sobre vocês, mas se gostarem, vocês podem considerar assim.

Então, o segundo dia é também muito importante. É o segundo dia da lua, quando a lua surgiu do oceano. De acordo com essa mitologia, a Lakshmi veio do mar e com Ela veio a lua, que era uma lua de só dois dias de vida, a lua nova, mas com dois dias. E ela é tida como o irmão de Lakshmi. Tudo é simbólico, muito, muito simbólico. Agora vejam que o lado esquerdo é... o lado esquerdo vocês sabem que é o do... pertence a Mahakali e um irmão tem que estar desse lado, no lado esquerdo. Mas realmente vocês ficarão surpresos, pois ele é o irmão de Lakshmi. Ele não é irmão de Mahakali. Mas, como ele é irmão de Lakshmi, ele é aceito como irmão de todas as Deusas, um irmão para todas Elas. Então, ele é o único irmão, que é esta lua. Então, ele é seu Tio, ele é seu Tio materno. É muito interessante porque nós temos um direito especial sobre nosso tio materno, sempre podemos pedir sua ajuda.

S.S.Shri Mataji Nirmala Devi, excerto do Mahalakshmi Puja, Hampstead, Londres, 9/11/1980