10 de janeiro de 2010

Acima do Sahasrara

Yogi: Shri Mãe, a senhora poderia dizer algo sobre Bindu e os chakras mais elevados acima deste?

Shri Mataji: Veja, Eu não acho que vocês deveriam se preocupar muito com estes (chakras). Há três estágios acima do Sahasrara. Eu sugiro agora nos concentrarmos apenas no Sahasrara. É uma idéia melhor. Mas Bindu, Ardha-Bindu e Valaya são os três estágios que se deve passar mais tarde, e vocês passarão gradualmente quando se desenvolverem horizontalmente. Isso é o que nós começamos agora, então vamos nos manter nessa idéia, que nós devemos nos desenvolver horizontalmente. Nós devemos ver como nós afetamos a outra pessoa, como influenciamos outra pessoa.
(A necessidade de ir mais fundo, Sydney, Austrália, 6/5/87)

(respondendo uma questão em Hindi)
Este é o problema com vocês. Vocês lêem alguns livros insensatos – Samadhi, Bindu, isto, aquilo, aquilo outro. Agora por favor esqueçam, por favor esqueçam todas estas coisas. Sama-dhi, Samadhi significa primeiro Nirvichara Samadhi. Primeiro você alcança o Nirvichara Samadhi e a Kundalini simplesmente sai através de sua cabeça. Sama-dhi significa, o dhi significa buddhi (inteligência). E quando obtem-se a iluminação significa Samadhi. Então, em primeiro lugar, o buddhi é iluminado. Até agora eu falei para vocês apenas sobre isso, a primeira iluminação. Agora, o Bindu e isto e aquilo são estágios mais elevados. Ardha Bindu, depois Bindu e então Valaya. Mas vocês não deveriam ser futuristas, não adianta se exibirem se leram alguns livros sobre isso. Isto não é uma boa coisa. Apenas tente ver o que vocês são. Por que vocês querem falar sobre coisas que não condizem com este estágio? Justo agora, suponhamos que vocês estão indo de carro de bois, por que vocês querem perguntar sobre o avião? Precisamente agora vocês estão indo de carro de bois, depois vocês pegam o trem e depois o avião. Tudo bem? Um de cada vez e não dessa forma.
(Perguntas e Respostas após Palestra sobre o Sahasrara Chakra, Nova Delhi, 4/2/83)


Em Sânscrito, uma pulseira é chamada valaya e este é o ultimo estágio que se deve alcançar na ascensão. Isto significa o completo.
(Shri Mahalakshmi Puja, Bélgica, 21/9/86)