Pesquisar neste blog

6 de janeiro de 2013

Fale muito docemente



Em Marathi se diz “Til Gud Ghaya… Gud Gud Bola”. 
Isso significa consumir gergelim e Jaggery (torrões de açúcar, doces) e falar docemente no dia do Makar Sankranti, ou como é dito no dialeto  “Aceite estes doces e fale muito docemente”.

S.S.Shri Mataji Nirmala Devi, trechos do Makar Sankranti Puja em Suryavanshi Hall, Mumbai, Índia, 14/1/1985

Hoje nós estamos celebrando aqui um dia especial, chamado Makar Sankranti. Para informação dos Sahaja Yogis estrangeiros, Eu vou explicar o que isso significa. Isso significa que do dia de hoje é o dia em que o sol cruza do Trópico de Capricórnio (Hemisfério Sul) para o Trópico de Câncer (Hemisfério Norte). É um dia muito especial para nós, porque agora durante o verão temos a colheita e esperamos pelas chuvas e tantas coisas que acontecem em cada país. O Sol incide em ângulos retos neste país (Índia) durante a estação do verão e então damos as boas-vindas ao sol. Comemos algo que já tenhamos comido, o que chamamos de til e jagger. Destina-se a preparar seus corpos e mentes para estarem fortes para receber o sol. Porque, se estiverem vivendo em uma estação fria (inverno do hemisfério norte), então todo o corpo e a mente se tornam letárgicos e vocês também se tornam desleixados algumas vezes com as coisas, no sentido de que o dia é tão curto que não podemos alcançar muitos resultados. Então, o corpo se tornou frio, como dizemos. Podemos comer estas coisas, que nos dão calor, então o corpo é preparado para receber o calor do sol e dar-lhe as boas-vindas.


Para superar a inércia dada pelo tempo frio e também para liberar a força do corpo para o sol, as pessoas fazem todas essas formas para tratar vocês, pelas quais elas lhes dão algo que cria calor no corpo. Mas, existe uma outra expressão muito sutil, que Eu acho que é quando eles lhes dão essas coisas, eles dizem “agora coma til e gud e fale coisas que sejam doces”. Porque quando vocês comem til e gud, seus corpos se aquecem e vocês vão para o lado direito. Quando vocês se tornam pessoas de lado direito, vocês raramente falarão de uma forma doce. Então há um contraste, pois eles lhes dão uma coisa que aquece, de forma que seus corpos fiquem aquecidos, mas vocês têm de ser doces. Então, há um alerta de que vocês estão comendo todas estas coisas, mas isso não significa que vocês montem em um grande cavalo do ego e comecem a agredir todo mundo. É algo muito sutil para ser entendido, quando nos tornamos temperamentalmente de lado direito, nosso ego nos cobre tanto a ponto de não sentirmos que estamos magoando os outros com o que falamos.



S.S.Shri Mataji Nirmala Devi, trechos do Makar Sankranti Puja, Índia, 14/1/1987

Hoje é o dia quando celebramos a mudança do eixo do sol, que se move em direção ao trópico de câncer. O trópico de câncer é um representante da maternidade, a maternidade da terra.

Este trópico de Câncer passa por uma área muito grande de terra, enquanto que o de Capricórnio não. E pela área que passa, ele tem criado diferentes e lindas manifestações das qualidades da maternidade nesta Terra. Nós celebramos esta mudança porque o Sol agora se move para uma nova dimensão, de forma que em todo o mundo haverá o calor do Sol.

O calor do Sol representa o calor do amor Divino. Essa é a razão para celebrar um festival em que se presenteia um tipo de doce feito de sementes de gergelim . Essas sementes são dadas porque elas também nos esquentam muito, agora que estamos vindo do frio (inverno do hemisfério norte), nós vamos para a estação quente, de uma forma, uma estação mais quente, então é para preparar vocês para o calor do Sol. Estas coisas (doces) especiais são feitas de sementes de gergelim para representar a chegada do calor e o calor do Sol. Embora na Índia o calor seja intenso, ainda assim as pessoas aguardam por essa estação e elas celebram isso com um coração muito caloroso. Nesse tempo é dito que eles lhes dão estas “sementes de gergelim e o açúcar” para comer, mas agora vocês devem falar de uma maneira suave. “Gud... gud bola”, o que significa que vocês têm que falar de maneira doce.

Falar de maneira doce é muito importante. Algumas pessoas pensam que é esperteza falar de maneira rude ou é muito inteligente gritar com os outros, mas ninguém gosta desse tipo de personalidade. Vocês podem ser inteligentes, vocês podem ser muito precisos e espertos, talvez na televisão as pessoas possam gostar de vê-los, mas não como companheiros, como amigos. Falar de uma maneira muito doce é um sinal de boa educação, de boa cultura e de respeito a Deus. Aqueles que temem (respeitam) a Deus nunca falam de forma rude com outra pessoa, porque na outra pessoa o mesmo espírito está brilhando, então porque nós deveríamos ser ríspidos ou raivosos com outras pessoas, que foram criadas por Deus Todopoderoso como nós fomos criados?


Makar Sankranti