Pesquisar neste blog

6 de janeiro de 2013

Makar Sankranti




S.S.Shri Mataji Nirmala Devi, trechos do Shri Saraswati Puja, Dhulia, 14/1/1983

"Se vocês começarem a pensar em 'nós Sahaja Yogis', então o que acontece é que você se torna 'uma' personalidade, 'uma' organização.

Mas a pessoa olhará para outras pessoas. Ele verá que esta pessoa é baixa, esta pessoa é mais alta, aquela pessoa está lá. Mas, ele não irá pensar "nós somos Sahaja Yogis", "como somos bonitos". 'Nós', o corpo da Sahaja Yoga, como somos bonitos. Então sempre pense na palavra "nós", de modo que seu ego se tornará muito menor, muito e muito menor. E o mesmo ego, que (agora) parece tão estranho e absurdo formará amanhã o Ekadesha. O ego individual de hoje se fundirá no Ekadesha. Mas, nós todos devemos nos lembrar de dizermos 'nós' o tempo todo.

É por isso que o dia de hoje é um grande dia para nós mudarmos, porque o sol mudou o seu humor. Agora, o Sol está se voltando para este lado. Então, vamos dar boas vindas ao Sol, vindo para o Norte agora, por este caminho. E os Australianos devem dizer "embora o Sol tenha ido, vamos estabelecer o Sol, o domínio do Sol, dentro de nós mesmos". Porque o Sol nunca desaparece dentro de nós.

Então, é assim que devemos adotar o hábito de pensar em "uma personalidade", "todos nós juntos". E alguém que tentar ser algo separado ou diferente, esse cairá".



¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
 S.S.Shri Mataji Nirmala Devi, trechos do Makar Sankranti Puja, India, 14/1/1987
Hoje é o dia que comemoramos a mudança do eixo do Sol e que ele se move em direção ao Trópico de Câncer. O Trópico de Câncer é um daqueles que representa a maternidade, a maternidade da terra.

Este Trópico de Câncer atravessou uma grande área de terra, enquanto o Trópico de Capricórnio não. E a área através do qual ele passou, ele criou uma manifestação bela e diferente das qualidades maternas nesta terra. Nós comemoramos esta mudança porque o Sol agora se moveu em uma nova dimensão de modo que em todo o mundo haverá o aquecimento do Sol.

O calor do Sol representa o calor do amor Divino. Esta é a razão pela qual nós comemoramos este festival dando a vocês algum tipo de doce feito de sementes de gergelim. As sementes de gergelim são dadas porque elas também são doadoras de calor e elas preparam vocês para o aquecimento do Sol à medida que nós estamos indo de uma era de frio para uma era de calor.

Estas coisas especiais são feitas de semente de gergelim para representar o aquecimento por vir e o aquecimento do Sol. Embora na Índia o calor seja muito grande, as pessoas estão ainda esperando por esta época  e elas a comemoram com um coração muito caloroso. Nesta época é dito que eles nos dão esta semente de gergelim e o açúcar/rapadura(jaggery) para comer, mas agora você deve falar de maneira doce. "Gudd gudd gunaaa" significa que você deve falar de maneira doce.

Falar de maneira doce é muito importante. Algumas pessoas acham que é esperteza falar de maneira rude que é muito inteligente gritar com as pessoas, mas ninguém gosta deste tipo de personalidade. Você pode ser inteligente, você pode ser muito astuto ou esperto. Talvez, na televisão as pessoas possam gostar de ver você, mas, não como companheiros, como amigos. Falar de forma muito doce é um sinal de boa educação, boa cultura e temor por Deus. Aqueles que temem a Deus nunca falarão rudemente com outra pessoa porque na outra pessoa também o mesmo espírito está brilhando, e por que devemos ser severos e rudes com outra pessoa que é uma criatura de Deus como nós somos?

Então, esta amorosa correlação que nós temos um com outro, especialmente após a Sahaja Yoga, nos faculta expressar docemente na fala com o outro . Há muitas formas pelas quais nós podemos ser doces. Há poucas coisas que se você fizer, você pode criar muita doçura, mas você não precisa de uma língua aguçada, mas de uma memória aguçada. Eu tentei essas coisas muitas vezes.


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

(S.S.Shri Mataji Nirmala Devi, Mumbai, India, 14/1/1990)


Hoje é o dia para nós celebrarmos muito na Índia e talvez também na maior parte do ano, porque o Sol desce para o Trópico de Capricórnio e do Trópico de Capricórnio ele então vai para o Trópico de Câncer. Quando o Sol volta a esta terra, então a criatividade da Mãe Terra começa a agir e Ela cria coisas tão bonitas como as flores, coisas tão belas, coisas nutridoras como as frutas. Ela faz nossos olhos se refrescarem com o verde que ela tem e o modo como Ela nos abençoa é múltiplo com o advento do "swarg". Da mesma forma, agora que o Sol da Sahaja Yoga se elevou e está vindo para o zênite e tem definitivamente mostrado a vocês o resultado do princípio da Terra que é seu Muladhara e o poder criativo daquele Muladhara que é a Kundalini, está se levantando, levantando e levantando e abrindo seu ser e mostrando os resultados nas suas vidas que fez suas vidas muito bonitas, que fez sua vida muito jubilosa e muito feliz.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Citações de S.S.Shri Mataji Nirmala Devi

O significado de Makar Sankranti é "Sankraman", isto é, o dia que traz alguma mudança.
O Makar Sankranti é baseado na posição do Sol, por isso é celebrado todos anos em 14 de janeiro.

Sankranti significa o poder do Sol. O poder do Sol significa a autoconfiança. O sol nos dá calor e luz. Mas, depende de nós se somos queimados pelo sol ou se ganhamos autoconfiança da luz do sol e nos
tornamos radiantes. Como alguns de nós ficam muito aquecidos, devido ao canal do Sol (canal direito), tentem ficar em equilíbrio e peça ao Sol para ajudar a manter-se frio.

O calor do sol torna o ser humano raivoso... Dentre os seis inimigos (Shudripus) de nosso ser, a raiva é o pior. Nós somos Sahaja Yogis e nossa Kundalini está despertada. Então, nós temos que aprender a manter a calma. Como um sahaja yogi você deve saber da importância deste dia.
O Sol está no Agnya Chakra. Neste dia nós temos que limpar nosso Agnya Chakra. Vocês devem perdoar os outros.


Sankranti significa algo novo

Fale muito docemente