Pesquisar neste blog

6 de fevereiro de 2010

O Mito da Liderança

Conselhos de S.S. Shri Mataji Nirmala Devi:

O maior mito existente desde sempre é este da liderança. Não há nada parecido com líderes nesta Sahaja Yoga, isso é apenas uma piada. E Sua Mãe é muito boa em brincar com piadas sérias. Então seja cuidadoso – não seja infantil com isso, você tem de entender que isso é uma grande piada (que está) acontecendo e isso é apenas um campo de testes e se Eu testo você errado, você pode Me dizer, mas Eu acho que isso tem funcionado bem, porque Eu posso testar as pessoas muito bem neste nível (humano) e imediatamente Eu sei quando a pessoa monta no cavalo do ego.
(trecho do Puja do Guru 1990)


Esse negócio de liderança é um mito, e esse mito precisa ser visto como um mito. Quer você seja ou não  um líder , não faz diferença. Mas a maturidade tem de vir. ...Eu quero que você se dê conta por si mesmo, “O que eu estou fazendo de errado? Onde eu tenho feito certo?” e não julgue a Sahaja Yoga pelas recompensas que você tira dela. Se você não está obtendo recompensas, há alguma coisa errada com você. Se você pode realmente entender isso, então você ficará cada vez mais sutil e sutil e todos os seus apegos grosseiros ficarão absolutamente insignificantes. Você pode ter interesse, mas você não terá apego. A partir de dentro, esse completo desapego tem de emergir.
(trecho do Puja do Guru 1994)



Se alguém se torna líder, Eu não sei o que acontece a ele. Isso é um mito. Não há nada parecido com liderança na Sahaja Yoga, nada parecido com isso. Isso é apenas um mito. Mas de repente as pessoas saltam para cima. É o ego que fica mimado. Mas esse ego pode ser facilmente administrado se você venerar Raja Lakshmi. Ela é a doadora de equilíbrio.
(trecho do Shri Raja Lakshmi Puja, Nova Delhi, 4/12/1994)


Agora você se torna, suponhamos, Eu não sei o que, a posição, mas supondo que você se torne o governador, então você acha que pode fazer o que quiser, porque você se tornou o governador. Essa mente não sabe que você se tornou o governador, você não é o governador. Este governo está governando você, não é que você seja o governante do governo. Uma vez que estas idéias venham à sua cabeça, você começa a se comportar de uma maneira que não deve se comportar. Mesmo entre os Sahaja Yogis há líderes. Os líderes também começam às vezes a pensar: 'Ah, eu sou um líder ".
É um mito - o mito absoluto - liderança na Sahaja Yoga é um mito absoluto, que você deve ter conhecimento disso. Mas uma vez que eles saibam que são líderes, veja, eles se tornam, de certa forma absolutamente atentos e cheios de pensamentos. Pensamentos de como dominar, como controlar. Quando eles começam a controlar os outros, então você deve saber que é a mente que está lhes dizendo para controlar. Por quê controlar alguém? Se você é um verdadeiro Sahaja Yogi, não há necessidade de controlar. Não há necessidade de manobrar, manipular.
(trecho de Puja Aniversário 1996)


Qualquer um que tenta se mostrar, se você persegue aquela pessoa, isso significa que você não compreendeu sua própria profundidade. Você precisa saber qual é a sua profundidade. E não fique impressionado com alguém porque ele pode dominar você muito bem e pode lidar com isso. Apenas fique firme e veja por si mesmo.
(trecho da palestra aos australianos no India Tour, 17/12/1988)

Todos vocês tem relacionamento direto Comigo, não através de alguém. Se você quer aceitar a intermediação de alguém, então Eu não posso lhe ajudar. Mas, ao contrário, vocês todos tem acesso direto a Mim. Vocês todos podem crescer em seus espíritos; ninguém pode dominar vocês. Cada um tem completa liberdade de conhecer seus espíritos. E o espírito é algo que não pode ser dominado por ninguém ...Graças a Deus nós não temos nenhuma instituição. Graças a Deus nós não temos secretarias, secretárias assistentes, subsecretarias, vice secretarias, altas secretarias, baixas secretarias – nós não temos nenhuma insensatez. De outro modo, mesmo isso poderia dominar as pessoas. Então eles poderiam ter combatido isso. Assim nós não temos esse problema. Nós não temos nenhum problema de dinheiro, porque nós não temos todas essas idéias insensatas. Eu resolvi esses problemas ao não ter nenhuma instituição, nenhuma posição. Todos têm posição.
(Perguntas e respostas, Londres, 6/8/1982)

Agora, a liderança é apenas oba-oba, Eu devo dizer-lhes. Se alguém diz, "Mãe, torne-se a líder."Eu digo: "Não.(risos) Eu sei. Eu conheço essa piada. Porque isso é uma piada. Liderança é uma piada, veja, e se você sabe que isso é uma piada, então você vai trabalhar melhor com isso. Porque, você vê que é isso, não há nada parecido com hierarquia na Sahaja Yoga, como você sabe. Somos todos um, mesmo. Não podemos dizer que as mãos são melhores do que os pés e os pés são melhores do que isso. Nada do tipo. Da mesma forma, tudo é muito importante e tudo  que circula como as células do sangue. Então, nós não dizemos que esta célula do sangue é boa e aquela aquela célula do sangue é ruim ou esta célula do sangue é maior, e aquela célula de sangue é maior. Da mesma forma, todo mundo está circulando. Então ninguém deve ter nenhum medo. Também o medo do líder não deveria existir. Não há necessidade de temer o líder. Se você está em sua gravidade, atenha-se a ela. Ele vai lhe entender. Enquanto o líder estiver em sua gravidade, ele estará lá. Assim que você se desligar, romper com sua gravidade, ele próprio vai embora.
Então você está no seu próprio ponto de gravidade  e ninguém pode incomodá-lo. Você não deve ter medo, nada, nada com que se preocupar na Sahaja Yoga. Do jeito que é, vocês são todos santos. O que há para se preocupar? Todos os  ganas , todos os anjos, todo esse poder que permeia, tudo está cuidando de você."
S.S.Shri Mataji Nirmala Devi, trecho da palestra no Shri Ganesha Puja, Perth, Austrália. 02/09/1992.
The Myth of Leadership



Trecho da palestra de S.S.Shri Mataji Nirmala Devi noShri Devi Shakti Puja, “América e Ego”. New York (EUA), 8 Outubro de 1995.

...Essa mesquinhez da qual nós sofremos, pode ocorrer em muitas categorias, mas é nada mais do que estupidez.Uma delas é o conceito de liderança, que é a maior estupidez que podemos pensar. Eu estou simplesmente enganando vocês quando digo: "Você é um líder. Você é um líder".

É apenas um mito, vocês não acreditam em Mim nisso. Se Eu lhe chamo de líder, você precisa saber que "a Mãe está tentando me testar" e aos outros também que estão tentando esse jogo de poder de tornar-se líder, nada do gênero.Não existe ninguém que pode ser chamado de líder da Sahaja Yoga, exceto (pelo fato) de que Eu tenho de ter algumas pessoas para comunicar, assim nós os fizemos líderes.Isso não significa que eles ao se tornarem líderes, irão para o céu e terão uma bela recepção real, nada disso. Todos irão do mesmo modo. Vejam que isso tudo é criado pela Maya. Agora as pessoas estão se esforçando para se tornarem líderes e Eu sinto isso como ridículo.

Aqueles que tentarem, estarão subindo uma montanha que não existe. Onde você está subindo? Onde você está indo? Isso não existe. Não há montanha, é tudo uma estrada em linha reta.

Assim, isto é também um sinal de completa estupidez. Devemos dizer que todos os estúpidos nasceram neste país? Devemos dizer que toda a estupidez escorreu para esse país pelo rio Hudson? Devemos acreditar que toda a inteligência desapareceu no ego?