Pesquisar neste blog

8 de maio de 2010

A Morte

Conselhos de S.S. Shri Mataji Nirmala Devi

Yogi: A essência dessa questão eu acho que é, Shri Mãe, na separação por ocasião da morte, na separação do espírito e do corpo, o que acontece? O que acontece com o espírito?

Shri Mataji: De novo, vocês todos parecem estar obcecados pela morte, Eu acho. Veja, quando você é uma alma realizada, então o que acontece é que você vê isso apenas como outra roupa que você tem de trocar. Você nunca se preocupa com a morte. Nunca, e aqueles que escreveram sobre a morte, Kabir, escreveu belamente. Ele disse que, "quando minha amada me deixou, quer dizer, minha vida, eu não chorei, não disse nada, não fiz um alvoroço. Apenas pedi ao meu amigo que eu fosse bem coberto com um pequeno lençol e fiquei deitado simplesmente vendo minha amada me deixar". Ele disse que todas as portas estavam fechadas, mas, Eu não sei, alguma janela estava aberta, deve ter sido o Sahasrara que estava aberto, porque ele era uma alma realizada, então a vida passou através dele (Sahasrara). Assim, veja, a questão é esse problema que está sempre lhe atormentando quando você não é uma alma realizada. Ficar muito preocupado com morte, mas depois disso, você tomará conhecimento de que a morte é apenas uma transformação na vida; é simplesmente uma transformação na vida. Então, quando você quiser nascer, você pode, se você é uma alma realizada, mas se você não é, Eu já disse para vocês, você pode possuir alguém ou pode ficar pendurado no limbo, Eu não sei quando. Algumas pessoas têm o seu nascimento logo após treze, catorze dias, de novo em outro lugar insensato.

Seja o que for que vocês ganharem agora será mostrado por ocasião de sua morte, mas se vocês não praticaram nenhuma boa ação, vocês podem chamar de punyas, então isso será mostrado no tempo de sua morte, se você vai para o inferno ou para o céu. A escolha é sua, é sua liberdade. O que vocês querem? Vocês querem ir para o inferno ou para o céu, é sua própria escolha e seu próprio discernimento. Isso é muito importante.
(26/02/1992: Programa Público, Christhchurch, Nova Zelândia)

Entrevistador: Mãe, qual é a verdadeira natureza da morte? É possível que você escolha não morrer? Qual é o propósito da morte?

Shri Mataji: Veja, a morte é exatamente como trocar de roupas. Assim, às vezes quando você usa demais suas roupas, você fica cansado. Você quer trocá-las. Dessa forma é a morte. Ninguém morre, não há nada que morre exceto a parte que é a Mãe Terra e a parte que é a água diminui, e você permanece como você é. Mas, se você é uma alma realizada, então você tem uma escolha. Se você quer nascer de novo, você gostaria de nascer. Se você não quer nascer, você não nascerá. Mas após a Realização, isso se torna sua escolha. Se você quiser morrer, você pode morrer. Se você não quer morrer, você não precisa morrer. Mas você quer porque você pensa “Deixem-nos morrer e voltar como pessoas novas mais uma vez para ajudar a Mãe.”
(01/10/1983 : KAZU Entrevista no Radio com Bárbara Shuler, Santa Cruz, California, EUA)

A morte não existe na linguagem divina. Aqueles que estão mortos podem renascer. Mas a morte algumas vezes pode ser usada para punir as pessoas, para destruí-las, para tirá-las de cena. Isso é o que a Mãe Terra faz às vezes. Sua raiva pode ser tão grande que de forma precisa Ela pode destruir milhares e milhares de milhas de terra, destruindo muitas pessoas que têm sido extremamente irreligiosas e individualistas.
(03/08/1986: Puja de Shri Bhoomi Devi, Shudy Camps, Reino Unido)

Pergunta (Senhora): Por que nós, seres humanos, temos medo da morte?

Shri Mataji: Por que vocês estão na ignorância. De repente, se as luzes se apagam, vocês ficarão com medo, vocês são ignorantes. Não há nada como a morte. É apenas uma transformação de uma vida para outra. Depois disso vocês não ficam com medo de nada. Nada. E vocês estão o tempo todo protegidos. Vocês podem sentir isso. Vocês estão protegidos. Realmente vocês sentem isso. É absolutamente milagroso o modo como as coisas acontecem e as pessoas têm escrito para Mim – como elas foram protegidos, como elas foram salvas, elas não podem acreditar nisso, porque todos os anjos estão com vocês. Mas, se Eu lhes disser isso, vocês não acreditarão nessas coisas modernas da ciência, mas agora muitas coisas são também descobertas na ciência como a teoria quântica. Vocês não podem explicá-la.
(04/10/1993: Programa Público, Encontro das Nações Unidas, Nova York)

Pergunta : O que Você acredita que acontece após a morte?

Shri Mataji: Veja, depois da morte você nunca morreria. Na verdade, existem apenas cinco elementos com os quais vocês são feitos, dos quais o elemento terra realmente vai embora e os outros quatro elementos permanecem. E a água escoa um pouquinho, um pouquinho assim, e você se torna uma entidade pequena, a qual é a alma. A alma obteve a Kundalini no topo da cabeça e o espírito no topo da cabeça e todos os quatro elementos estão lá intactos.
(31/03/1981 : Rádio Difusora Australiana 1, Sidney, Austrália)

O subconsciente coletivo recebe uma personalidade normal que acabou de aceitar a morte como uma transição. Na verdade, quando nós morremos, nós não morremos realmente, apenas uma parte de nós, o elemento terra desprende-se. E parte do elemento água também. Mas o resto dos elementos que formam este corpo, os diferentes koshas, como a Kundalini que vão embora e o Atma que sobe, tudo isso colocado junto como alma, você pode chamar assim, tudo isso vai para o subconsciente coletivo e começa a ficar menor e menor. Para dentro da área desse subconsciente coletivo, onde isso é colocado para ficar cada vez menor.
(23/02/1977: Consciência Humana Normal)

Pergunta: Ela gostaria de saber se a morte é o resultado de nossos erros ou uma lei da natureza.

Shri Mataji: Não, não, é – tudo que nasce tem de morrer. Nós apenas mudamos nossa roupa como fazemos todos os dias. É assim que nós trocamos esse corpo.
(17/10/1990 – Conferência para a Imprensa, Bucareste, Romênia)