Pesquisar neste blog

26 de maio de 2010

O Ego e os Rudras

S.S. Shri Mataji Nirmala Devi, Puja Shivaratri, 16/03/1997, Délhi

Eu estou falando para eles acerca da veneração a Shiva – o que deveria acontecer com vocês. Mas hoje, vou falar-lhes a respeito de um acontecimento interno dentro de nós quando recebemos a Realização.

Existem onze rudras localizados aqui – onze rudras. Eles são partículas, também chamadas de anshas, dos poderes de Shiva e todos eles tentam remover todas as idéias falsas que temos sobre a vida. Quando a Kundalini sobe, todos eles ficam iluminados, todos os onze, sendo que Buddha e Mahavira fazem parte deles. O que todos eles fazem é nos controlar no intuito de impedir que nos tornemos vítimas de várias coisas. Como temos um ego, Buddha tomará conta da parte do ego e fará com que vocês fiquem chocados com seu ego. Vocês ficarão impressionados ao ver como podem ser egoístas e como são capazes de insultar e humilhar os outros. No entanto, quando esse rudra não é despertado, quando não existe luz nesse rudra, então o que acontece? Vocês começam a justificar o seu comportamento.Vocês pensam que, seja o que for que fizerem está correto, o que quer que tenham feito, dito e alcançado, vocês pensam que é correto e que não fizeram nada de errado. Por esse motivo, esse rudra de Buddha precisa ser despertado.


Caso contrário, se vocês continuarem a mimar seu ego demais, se continuarem a se comportar de maneira egocêntrica, vocês se tornarão personalidades totalmente orientadas pelo lado direito. Uma vez que vocês se tornem personalidades voltadas para o lado direito, vocês sabem quais são todos os sintomas existentes em uma pessoa assim, e observam por si mesmos o que o ego fez a vocês e quais as idéias erradas que vocês têm a respeito de si mesmos.

Foi por esse motivo que Mohammed Sahib (Maomé) disse que vocês deveriam bater o seu ego com o sapato(shoebeat). Ele não sabia o que mais dizer. Por causa dos problemas do ego, a sua cabeça pode ficar completamente perturbada e vocês podem enfrentar tantas dificuldades. Por fim, tenho visto muitas pessoas desenvolverem doenças típicas de yuppies nas quais a mente consciente fica completamente inútil, elas não podem de mover. De forma consciente elas não conseguem se mover. Inconscientemente elas poderão movimentar-se, mas não conscientemente. E essa doença é tão horrível. A pessoa fica como um réptil. Vocês tem de carregá-las, elas não conseguem andar sozinhas, elas não conseguem sentar-se sozinhas. Isso pode acontecer em uma idade muito jovem. Isso está acontecendo na América. Eu vi também dois, três casos aqui na Índia, onde também estão acontecendo tais coisas.

Assim, se você não tentar observar e controlar o seu ego e não se sentir arrependido, na Sahaja Yoga, não existe nada como o arrependimento, nós não acreditamos em arrependimento, porque acreditamos que todos vocês obtiveram a sua realização. Vocês estão além de qualquer erro. Não é verdade. Nós temos de nos arrepender.

... Esse é um grande problema da geração de hoje, porque as pessoas desenvolveram um ego enorme, em virtude de todo o crescimento econômico, de nossos desenvolvimentos industriais e todas as grandes organizações. Todas elas mostraram um caminho para que todos nós desenvolvêssemos o nosso ego. Se nós não desenvolvermos o nosso ego, nós estaremos perdidos, não estaremos em lugar nenhum. É assim que começamos a inflar o nosso ego e então esse problema do lado direito começa. Então como uma reação, ele vai para o lado esquerdo.

Na verdade, na cabeça ele está no lado direito. Aqui o ego do lado direito desponta, assim o rudra esquerdo é aquele de Mahavira. Assim, as pessoas fazem coisas, as quais são pecaminosas, as quais são erradas, as quais são contra Shri Ganesha. Então existem também os poderes controladores de Mahavira que controla. Ele diz, “vocês irão para o inferno, isso acontecerá”. Ele descreve o inferno, todos os tipos de inferno. Ele diz que vocês irão para o inferno, que vocês serão queimados vivos. Eu não sei, Ele descreve todas as espécies de coisas terríveis a fim de amedrontá-los. Mas isso não ajuda muito. Assim, as pessoas começam a envolver-se cada vez mais com o lado esquerdo e Eu diria que através desse rudra, quando esse rudra se torna impotente, então ocorre uma depressão enorme. A pessoa se sente muito deprimida e diz “meu Deus, estou muito deprimido, eu estou tão doente, e sou essa coisa.” Então você tenta assustar as outras pessoas com a sua depressão. Ela começa a fazer uma espécie de chantagem emocional com as outras pessoas. Ela é capaz de fazer qualquer coisa, bater sua cabeça e fazer todo tipo de coisa. Isso pode acontecer através de seu ego, ou pode acontecer por causa dos problemas do lado esquerdo vindos do rudra esquerdo.

Esses dois rudras são muito importantes porque estão diretamente ligados aos sistemas nervosos simpáticos esquerdo e direito. Por isso é muito importante que vocês não se tornem vítimas desses rudras. Esses rudras precisam sentir-se satisfeitos. Desse modo seria normal pelo menos que vocês cuidassem desses dois rudras, dado que um deles controla o ego e o outro controla a autopiedade. “Eu não posso fazer isso, eu sou isso, sou aquilo” e todos os tipos de depressão. Tudo isso atua no corpo físico também e se torna um problema sério como o câncer. Se os rudras estiverem bloqueados, vocês desenvolvem câncer. Toda essa parte da testa fica inchada, isso é chamado de medha. Toda essa parte fica inchada e vocês podem ver um paciente de câncer com uma inchação em todo o corpo, ou às vezes essa inchação se localiza em alguns pontos. Ocorre uma mudança tão grande na pessoa que é difícil dizer a partir de qual rudra ela desenvolveu esses problemas psicossomáticos.

Todos os problemas psicossomáticos ocorrem porque os rudras se tornaram inoperantes. Pode ser devido à natureza depressiva ou à natureza opressiva. Isso pode ocorrer por causa de muitos outros fatores também, mas todos esses fatores são apenas partes integrantes dos poderes de Shiva ou Sadashiva. Shiva é aquele que é cheio de Karuna, pleno de compaixão. Ele é o oceano de compaixão. Se vocês pedirem perdão a Ele, Ele perdoará. Seja o que for que vocês fizerem, ao invés de se sentirem culpados, se pedirem perdão a Ele, Ele lhes concederá o Seu perdão. Mas, se vocês acharem que tudo o que fizerem é bom, que não torturaram ninguém, que nunca fizeram ninguém sofrer, então Ele saberá. Shiva sabe tudo, não é? Uma vez que Ele sabe tudo, Ele começa a desistir. Há uma grande combinação da força de vontade de vocês com as bênçãos de Shiva. Quando Shiva os abençoa, a sua força de vontade também aumenta, mas vocês devem ter uma força de vontade completa de modo a saber que vocês têm de atingir um nível mais elevado na sua personalidade. Shiva não era do tipo mundano. Suponhamos que Eu peça a Shiva para ir a uma festa ou coisas desse tipo, como é que Ele se apresentará na festa? As pessoas rirão Dele.
...
Agora, nós temos a responsabilidade de salvar este mundo. Temos a responsabilidade de criar uma vida honrada, que não seja superficial, que não seja para as pessoas se exibirem. A vida interior de vocês deveria desenvolver-se de tal modo que a luz de seu Espírito se espalhe e ilumine o mundo inteiro. É muito importante entender todos esses problemas e essas doenças psicossomáticas e todos esses outros problemas, que são sob um prisma coletivo devido à Kali Yuga, tais como os problemas políticos e econômicos, que foram criados somente pelos seres humanos. Eles não foram criados pela Força Divina. Mesmo assim a Força Divina tenta neutralizar todos esses problemas se houver muitos sahaja yogis que estejam praticando a Sahaja Yoga, no real sentido da palavra. Se isso puder ser feito, se isso puder ser alcançado, então Eu penso que poderemos fazer muitas coisas, inúmeras coisas a favor do melhoramento da humanidade, e foi por esse motivo que obtivemos a Realização. A realização não serve apenas para vocês mesmos, para sua família, nem apenas para a sua cidade ou país, mas a Sahaja Yoga deve servir para um mundo inteiro.

Agora, se vocês têm de competir, vocês devem competir somente na sua ascensão e em nada mais. Mas as pessoas são tão superficiais que pensam que, por se exibirem ou por se tornarem muito importantes, um grande Johnny, alcançarão algo de alto nível. Não é assim. Vocês devem ter uma atitude muito humilde em relação a si mesmos, de modo que, seja o que for que fizerem, isso deverá ser feito a favor da melhora dos problemas globais, os quais nós poderemos resolver, porque vocês são os canais do Divino. Se Eu pudesse fazer isso sozinha, Eu teria feito, mas não posso. É por isso que tive de reuni-los e dizer-lhes que todos vocês transformaram-se em canais. Mas durante esse processo vocês devem regozijar-se, deleitar-se com a vida, e fazer com que cada segundo se torne uma grande alegria, o que é também uma dádiva de Shiva.

Shiva é aquele que cria essa grande admiração e grande apreciação de cada momento da vida e de tudo aquilo que foi feito. Esse é o estado que temos de alcançar, não através da condenação de nós mesmos e nem pela inflação de nosso ego, mas através da constatação daquilo que realmente somos. A coisa mais relevante que deve ser feita é a descoberta de seus problemas e daquilo que os perturba. Se vocês puderem atingir esse ponto de entendimento, Eu tenho certeza, tenho muita certeza de que vocês serão uma força poderosa para ajudar a fazer com que esse mundo veja a si mesmo e se modifique. Isso porque, superficialmente, vocês não poderão modificar esses problemas profundamente arraigados. E vocês tem sido tão abençoados pela Kundalini que podem realmente transformar-se em grande tochas de luz, Eu diria, tochas no caminho da verdade, amor e alegria.