Pesquisar neste blog

29 de março de 2011

Alimentação, Compaixão e Evolução


"Carne. ....está bem, agora Eu vou lhes falar sobre a carne. Muito importante. Vocês vêem, nós precisamos ter compaixão com os seres humanos. Qual é o propósito de salvar as galinhas? Posso Eu lhes dar a Realização? É simples. Vejam, as galinhas...se vocês as comerem com compaixão...vocês podem...porque, quando comem uma galinha, ela entra no processo evolutivo, melhora seu processo evolutivo.


Animais Maiores :
Mas vocês não devem comer animais que são maiores do que vocês em tamanho, porque eles lhes darão complicações e problemas e lhes tornarão agressivos. Uma pessoa que come animais agressivos, ou animais que são maiores do que ela, então elas entram no estágio do animal, porque elas se tornam agressivas, porque elas....vocês entendem, esses animais maiores cresceram mais do que vocês, por isso é que são animais....então não se deve comer animais maiores que seu tamanho.


Animais que têm compaixão :
E esses são animais que tem o sentimento da compaixão.
São animais que tem o sentimento da união com voces. Por exemplo, vocês vêem, um golfinho, Eu diria – um marinheiro nunca comeria um golfinho ou mataria um golfinho, porque ele está tão próximo do nível humano. É como nós, possui emoções, sentimentos, pode vir e lhe divertir, e tudo isso. Então é um animal mais elevado. Mas se nós, por isso, nos preocuparmos até com as minhocas, até onde iremos?

Insetos :
Tudo deve ter seus limites. Por exemplo, existe na Índia um culto chamado Jainismo, entendem, eles tentam salvar até os mosquitos, vocês acreditam? E até qualquer inseto. E eles colocam os insetos em um nível mais elevado que os seres humanos. Eles pegam os insetos, colocam eles em um abrigo, e colocam um Brâmane lá, e pagam o Brâmane.

E o pobre Brâmane tem que alimentar os insetos. É verdade, e ainda hoje eles estão fazendo isso. Podem acreditar? E alimentar os insetos! Compaixão. Assim, eles estão alimentando os insetos naquele pobre Brâmane, dão-lhe dinheiro, e quando os insetos estão satisfeitos e caem de seu corpo, eles lhes dão dinheiro e coisas assim. Podem vocês imaginar esse tipo de compaixão sem sentido? Então, vocês devem traçar uma linha. Nada é para ser levado além daquela linha. Vejam, isto é chamado “maryadas” em Sânscrito – é quão longe isto poderá ir, até onde ir com sua compaixão.

Assim, nossa compaixão deve ser primeiro estendida a todos os seres humanos. Somos compassivos com nossos semelhantes? Não somos. Primeiro, então, vamos tentar isso, está bem? Primeiro, vamos tentar isso, seres humanos. E vocês ficarão surpresos, isto nunca vai acabar. Nós nem conseguimos cruzar os limites dos seres humanos. Depois, compaixão com os animais que vivem conosco...está bem? Como cachorros, cavalos, vacas, todos esses animais grandes que vivem conosco, golfinhos, que também estão evoluindo, todos eles estão evoluindo, é um estágio de evolução.

Galinhas :
Mas se voces comerem uma galinha, Eu tenho certeza, se Eu comer uma galinha, será uma coisa melhor, ela evoluirá, sem dúvida. Assim, a compaixão que temos pelos insetos é de nenhuma utilidade, ou mosquitos, também não tem nenhuma utilidade

Tigres, Elefantes, Cobras:
Ao contrário, Eu diria que as pessoas tem comido carne demais, não deveriam comer tanto, deveriam reduzi-la um pouco, elas serão menos agressivas, sem dúvida. Mas, como na Índia, sabem, nós comemos tantos vegetais, não é necessário. Podemos comer um pouco de carne. E podemos também comer carne magra, ou carne de frango e tudo o mais, está bem. Mas não comam essas vacas ou cavalos e elefantes e tigres e cobras, isto não é bom para vocês. Algumas pessoas comem cobras e serpentes e Eu não sei o que mais elas comem. Lagartos, coisas desse tipo. Quero dizer, não deveriam comer essas coisas. E também animais como sapos...

Macacos :Ou, por exemplo, os macacos – Eu não sei se vocês comem macaco, vocês fazem isso? Não, em algum país, as pessoas comem macacos? Onde comem macacos, - na Austrália? (risos) De verdade? Onde? Indonésia. De verdade? Este é um lugar onde eles não deveriam fazê-lo. (pausa). Eu não sei.
São seres maravilhosos, esses macacos, quero dizer.

E nós somente deveríamos comer animais que não correm o risco de extinção. Nós devemos tentar salvar os animais, todos os animais, todos os que pudermos. Não apenas matá-los e exterminar com eles. É como ir ao extremo em tudo, como fazemos. Certo?"

Trechos de conversa com S.S.Shri Mataji Nirmala Devi em Caxton Hall, Inglaterra, Março de 1982.

 Carne de Porco e Peixe :


Trecho de conversa em um  Darshan de Shri Mataji no Ashram, 25.3.1981

Shri Mataji: Agora algumas perguntas seriam uma boa ideia.

Sahaja Yogi : Mãe, se diz que o Senhor Buddha morreu por comer muita carne de porco, é verdade?

Mãe : Quem disse isso?

SY : Eu ouvi isso, Eu apenas perguntei.

Warren : Uma das Suas disciplinas era vegetarianismo.

Mãe : Os chineses não comem porco agora?

Warren : Eles comem, eles comem.

Mãe : Eles não deveriam. Veja, as pessoas que estão lidando com o centro, quero dizer, o Void, sempre têm alguma coisa contra a carne de porco. A razão é que ela produz muito calor. Ela produz muito calor, carne de porco dá muito calor. Assim eles não eram a favor dela porque já há fogo no Void , veja, e adicionando mais (calor) a isso, digamos, pacientes com problemas de fígado ingerindo carne de porco não é realmente bom. Mas Eu diria que o peixe é a mesma coisa. O peixe tem tanto fósforo, que ele cria problemas para pessoas com problemas no fígado. Alergias a peixe. Eu digo que as proteínas do porco podem causar muitos problemas.

Warren : Ela tem muito mais ação de parasitas do que a maioria das carnes.

Mãe : Mas não é por isso que Ele (Buddha) poderia ter morrido, Ele não era tão consumidor. Mas Ele não era uma pessoa que não comia carne. Nem Mohamed(Maomé) era. Foi mais tarde que essas pessoas começaram com toda essa insensatez de vegetarianismo.

SY : Mãe, que tipo de carne deve ser evitada além de porco e peixe? Devemos comer carne de vaca, por exemplo?

Mãe : Veja, como Eu disse, você deve saber que tipo de personalidade você é. Supondo que você seja um personalidade com problemas no fígado(liverish), então o frango é a única carne que você pode comer, porque todas as carnes Eu penso que são produtoras de calor. Assim outras carnes devem ser evitadas. Mais vegetais, suco de limão e coisas como essas. Elas expulsam o calor, veja. Agora vejamos o que acontece com o fígado. O fígado é um órgão em nosso corpo que expulsa todo tipo de veneno de dentro de nós.

Seja o que for que comamos erradamente, cria calor no corpo. Eu digo que coisas criadoras de calor não são boas para o fígado. Por quê? Porque elas emitem calor. O veneno é emitido como calor, mas como elas(as carnes) emitem calor, para onde isso vai? Isso vai para os vasos sanguíneos, e então o sangue é levado para a pele. Então o sangue emite o calor como transpiração e outras coisas e temperatura. O que acontece quando o fígado não está bem, alguma coisa errada com o fígado, então essa H2O, água, quando oxigênio é um e hidrogênio é dois, assim o oxigênio é colocado no centro, hidrogênio está aqui e no outro lado. Isso é uma coisa normal de oxigênio e hidrogênio, certo?

Mas quando você toma álcool ou alguma coisa assim, então a estrutura da água fica assim. Que esses dois oxigênios aqui, desculpe, dois hidrogênios, e oxigênio. Agora quando isso vai perto do fígado desse modo, veja, então as emissões de calor são impossíveis porque não há entrada para isso, não podem ser transportadas e por isso o calor permanece no fígado. Além disso, se você tomar álcool ou algo assim, e comer coisas fortes como peixe com fósforo,todas essas coisas, o calor é acumulado mais ainda. Com álcool adicionado a isso não é possível para o fígado emitir aquele calor. Assim o fígado fica estragado, com calor demais o tempo todo e as células ficam corrompidas e é demais porque o calor é expandido demais, então elas ficam corrompidas e não podem mais funcionar. Assim isso é um círculo vicioso no qual você entra.


Shri Buddha Puja. Barcelona, Espanha em 21 Maio 1989.

"Assim a parte das penitências acabou e também Buddha, durante Sua vida, quando estava vivo, disse o tempo todo: 'Não há necessidade de nenhuma austeridade. Não há necessidade de nenhuma austeridade, absolutamente'.

Se vocês lerem os primeiros ensinamentos de Buddha, ficarão surpresos que Ele disse que não deveria haver austeridades. Ele mesmo praticou austeridades. Mas era a época, (Samayacha?), era a época, quando eles precisavam de pessoas para ir a todo lugar  propagar as Suas ideias, assim a maioria deles levou esse tipo de vida, mas Ele nunca acreditou em muitas austeridades.

Além disso, Ele não era um vegetariano. Ele morreu porque uma vez foi a uma aldeia e estava com fome. Ele perguntou a um dos caçadores, nós os chamamos de Kiratas, que "Eu gostaria de comer agora e tenho de ir trabalhar". Eles disseram que tinham caçado um javali naquela manhã, mas era necessário esperar um pouco por causa do sangue muito quente. Ele disse: "Não importa". Muito significativo, o lado direito escolher a carne vermelha de um javali selvagem sem deixar que ele esfriasse. Ele comeu e morreu por isso .

Tudo que eles fizeram tem um sentido. Assim como vemos sentido na vida de Cristo, também na de Buddha. Esta é a razão pela qual os budistas tornaram-se vegetarianos. Porque Buddha morreu ao comer aquela carne quente. Mas isso não significa que todos têm de se tornar vegetarianos. Aqueles que têm ego é melhor que sejam vegetarianos. As pessoas do lado direito estão melhor com a comida vegetariana, e as do lado esquerdo com a proteína. Isso sabemos muito bem".