Yeshoda, esposa de Nanda, embora desejasse muito ter filhos, não conseguia engravidar. Na mesma época em que Devaki, esposa de Vasudeva, engravidou de seu oitavo filho (Krishna) - que seria o redentor do clã dos Yadavas e restaurador do Dharma – Yeshoda também ficou grávida, pela primeira vez, para sua grande felicidade.
Yeshoda deu à luz ao mesmo tempo que Devaki. Seu parto foi muito difícil e doloroso e após o nascimento da criança (que era Vishnumaya), ela desfaleceu. Rohini (outra esposa de Vasudeva) foi a parteira de Yeshoda e a única mulher presente no parto. Assim que essa criança nasceu, uma menina aparentemente frágil, ela foi trocada por Krishna e levada para os braços de Devaki.
Quando Kamsa soube que o oitavo filho de Devaki havia nascido – aquele que, segundo uma profecia, o mataria – ficou bastante surpreso ao saber que se tratava de uma menina e não de um varão. Kamsa ficou imaginando se uma menina poderia matá-lo. Imediatamente, Kamsa dirigiu-se à prisão de Devaki e, aos gritos, pediu para ver a criança recém-nascida. Vasudeva argumentou: “Kamsa, trata-se de uma garota e não de um varão. Por que motivo você a mataria?” Kamsa replicou: “varão ou não, essa criança deve morrer”. Kamsa aproximou-se do berço no qual a menina dormia. Devaki, com lágrimas nos olhos, implorou a Kamsa: “meu irmão, por que razão você se comporta de forma tão cruel? Deixe, pelo menos, que essa menina possa viver. O que poderá esse pequeno ser fazer contra um príncipe tão poderoso como você? Kamsa, sem nada dizer, tirou a criança do berço segurando-a pelas pernas de cabeça para baixo. Subitamente, ele sentiu uma grande insegurança e suas mãos começaram a tremer. Embora segurasse a criança com firmeza, esta escapou de sua mão. Seguiu-se um grito estrondoso, lancinante e terrível, sendo que a criança voou em direção à parede.
Kamsa sentiu como se o quarto estivesse girando e tudo ficou escuro. Kamsa estava saindo cambaleando do quarto, quando ouviu uma voz sobrenatural que lhe disse: “o seu destruidor já nasceu e se encontra, em total segurança, num outro lugar”.
Por isso, Vishnumaya é considerada como irmã de Krishna, porque é filha de sua mãe adotiva e teve, por algum tempo, Devaki como sua mãe. A vinda dela teve como objetivo exclusivo salvar a vida de Krishna, o futuro restaurador e preservador do Dharma.
Shri Mataji fala sobre a origem de Vishnumaya:
“Vishnumaya era irmã de Shri Krishna e nasceu após o nascimento de Shri Krishna. Ela não era, de fato, irmã de Shri Krishna, pois era filha de Nanda. Quando Shri Krishna foi retirado de sua mãe e posto aos cuidados de Nanda e de Yeshoda, estes deram a sua própria filha em seu lugar e o pai de Shri Krishna a levou para Devaki. Assim, quando Kamsa chegou – é claro que vocês conhecem essa história – e perguntou pelo oitavo filho de Devaki, disseram-lhe que aquela era a filha de Devaki. Kamsa disse que a criança não era um varão, mas sim uma menina.
Kamsa pegou a criança e jogou-a para cima em direção ao céu. Para cima, ela foi e de lá ela anunciou que Shri Krishna já estava encarnado, que estava vivo e que seria o aniquilador de Kamsa”.
Fonte : Apostilas da Sahaja Yoga