Pesquisar neste blog

5 de abril de 2011

A Matéria e o Materialismo, a Letargia e o Ego

S.S. Shri Mataji Nirmala Devi - Trecho do Discurso -Letargia - O que há de mais anti-Deus em Londres, 27 de setembro de 1980

"Ser materialista na verdade, no sentido real, é que nós entendemos o valor da matéria. E o valor da matéria é a estética: coisas artísticas, coisas realmente artísticas. E além disso, o valor da matéria é que você pode dar amor aos outros." Shri Mataji Nirmala Devi, Wimbledon, UK, 1986

Assista vídeo relacionado ao tema.

Letargia é uma força satânica:
O maior problema do nosso pais é a letargia. Isso é algo que nós teremos de trabalhar de alguma forma. Essa letargia é na verdade uma força satânica. Não é só a letargia que vem da matéria, do domínio da matéria sobre o espirito. Mas é realmente satânica, porque ela cessa o seu progresso. E tem de ser evitada. Para sair dela tem de estar muito alerta. Segundo Krishna, a pior das inteligências do mundo é a “aalasya”, que significa letargia. Tudo vem da “aalasya”.

A maquinaria também nos levou a letargia. Isso porque nós usamos coisas feitas pelas máquinas .
As nossas mãos não trabalham. Perdemos todas as nossas habilidades manuais, perdemos a nossa capacidade de andar. Nos só usamos ônibus, carros. Não queremos caminhar. Essa mecanização, usando a matéria em demasia nos tornou matéria. Nós nos tornamos matéria. De tal forma que nós não podemos viver sem ela. Estamos tão identificados com ela. Depois da realização se vocês ainda estão muito identificados com a matéria,a sua realização se perde, então tem de se entender completamente que a matéria é absolutamente secundária. É claro que sem seus corpos vocês não poderiam ter obtido a sua realização. Vocês tem de ter os seus corpos; mas a matéria grosseira não tem significado.

A matéria e os cinco elementos:
A matéria sutil é mais importante para nós. O que é a matéria? Temos de descobrir o que é a matéria. O que é criado a partir da matéria. A matéria, vocês sabem, é feita de 5 elementos. Vocês conhecem os 5 elementos que criaram esse nosso corpo. Esses cinco elementos estão no lado direito dos seres humanos. Esses 5 elementos os empurram em direção ao lado direito ou os puxam para o lado esquerdo. O que Eu quero dizer é que na medida em que vocês começam a usar a matéria, gradualmente vocês se tornam letárgicos.

Escravos da matéria:
Vocês se tornam escravos da matéria. Se torna um hábito. Se vocês usam uma cadeira, vocês não se sentam mais no chão. Se vocês tem uma vida confortável, vocês não conseguem viver no desconforto. Isso os escraviza. Em segundo lugar,se vocês tentam dominar a matéria, se tornam superativos com a matéria, fazendo tudo perfeito, fazendo tudo muito bem feito, super eficiente com a matéria, vocês desenvolvem o seu ego. Quando o ego se desenvolve, você caminha para a violência, se você produz mais, você tem de se tornar mais violento, porque de outra forma você não sabe como vender o que produziu, você se torna um homem de negócios do tipo agressivo. Ou o pais que tenta vender a matéria tenta dominar outras nações com o seu avanço material.

Dinheiro, dinheiro, dinheiro:
Com a violência vocês vão um pouco além e o que acaba acontecendo é que vocês se tornam materialistas. As pessoas materialistas não tem coração. A única coisa que elas entendem é dinheiro, dinheiro, dinheiro. Não vão além. Muito apego ao dinheiro é materialismo, desperdício de dinheiro também é materialismo,a má administração de dinheiro é o pior de todos. Ser materialista é a sua natureza. Vocês começaram assim. A natureza humana é ser materialista. Vocês começaram com a matéria. Mas também é a natureza do homem ascender. Como é natural ser animal, mais natural ainda é ser um Sahaja Yogi. Ambas a coisas são parte da natureza. Qual direção que vocês vão é que é a questão. A escada pode levá-los para cima ou para baixo. Se vocês querem subir,seus olhos tem de estar para cima.

Matéria auspiciosa:
O que esses cinco elementos criaram em vocês? Criaram os cinco chacras em vocês, ou podemos dizer os seis chacras. Os seis chacras foram criados a partir desses cinco elementos. Esses cinco elementos quando criaram os chacras, eles também nos deram um apoio de ter os assentos das divindades para que essas divindades venham. Assim eles são importantes, mas se vocês tem de dar um assento a uma divindade, vocês não darão um assento sujo. Vocês darão um melhor assento que seja disponível para a divindade. Vocês devem saber que quando vocês estão usando a matéria, vocês devem ver a auspiciosidade dessa matéria. Vocês tem de conhecer a auspiciosidade do que vocês estão usando. Quando é auspicioso ou não. Dessa forma nós compramos roupas, compramos coisas. Se vocês puderem usar a sua consciência vibratória para comprar as suas coisas, ver o que lhes fica bem. Porque a beleza e a auspiciosidade andam de mãos dadas. Não são duas coisas separadas. A beleza dá felicidade ao seu espirito. A auspiciosidade é o mesmo, dá felicidade ao seu espírito. Todas as outras belezas não são belezas, para um Sahaja Yogi é necessário usar todas as matérias que são auspiciosas.