Pesquisar neste blog

28 de junho de 2011

O Discernimento Divino


Este chakra (Hamsa), como vocês sabem, está situado entre as duas sobrancelhas. Os dois olhos representam os lados esquerdo e direito. Assim, este centro é muito guiado pelos nossos olhos, nossos ouvidos, por nosso nariz, língua, dentes, garganta. 

Ele é um centro muito importante, porque o Vishuddhi, que tem de cuidar de dezesseis pétalas, tem de cuidar dos ouvidos, do nariz, da garganta, de diferentes órgãos dentro de nós, ele também tem que se comunicar com o Virata,para isto, ele tem de passar através deste centro do Hamsa chakra. O Hamsa chakra é um centro muito peculiar que expressa a auspiciosidade em nossa consciência. Isso significa que, se este centro estiver despertado e alerta, então, imediatamente, nós saberemos reconhecer o que é auspicioso e o que não é auspicioso. Podemos chamar isto que nós obtivemos de Discernimento Divino.

Conexão com o Exterior : 

Eu penso que faz parte da genética que as pessoas tenham o discernimento entre o que é bom e o que é ruim, entre o que é destrutivo e o que é construtivo. Isto, basicamente, tem que estar lá. Entretanto, nós podemos, facilmente, danificá-lo através de todos os órgãos que captam, do exterior, os condicionamentos e o ego. É por isso que este centro é muito vulnerável.
Outros centros não são tão conectados com o exterior como ele. Ele recebe todas as informações de todos esses órgãos (dos sentidos).

Olhos:
Por exemplo, os olhos, eles são muito importantes, porque dizem que eles são a janela do Espírito e, vocês têm observado que, quando a Kundalini se eleva e o Espírito começa a brilhar, acontece uma dilatação das pupilas e você parece como uma criança inocente e surge um brilho nos seus olhos. Mas, a maneira como usamos, o tempo todo, os nossos olhos, a maneira como nós os usamos sem discernimento, com luxúria e ganância, nós podemos danificar este centro muito severamente.

Uma vez que comecemos a absorver coisas destrutivas em nossas vidas, nós, imediatamente, nos tornamos relacionados com elas e passamos a aceitar, muito facilmente, o que é errado e destrutivo. Eu sinto que isso é algum tipo de defeito genético, porque certas pessoas não aceitam coisas estúpidas, idiotas ou destrutivas. Entretanto, muitas pessoas são muito propensas a aceitar, facilmente, coisas que são absurdas, estúpidas e, definitivamente, destrutivas. Isto pode, também, se tornar uma aceitação bastante coletiva. Uma vez que isto se torne uma aceitação coletiva, começa a penetrar em tudo. Isto não tem, somente, um efeito de absorção, mas, também, tem efeito sobre outras coisas.

Digamos uma pessoa cujos olhos são do tipo que flertam ou que vagueiam.Se tal pessoa, for a um grupo de pessoas que desconhece o flerte e este tipo de olhar, ela pode, com seus olhos vidrados, influenciar este grupo e pode tornar algumas pessoas do mesmo tipo. Então, na verdade, o que ocorre é que isto é uma ótima porta de entrada para todos os tipos de bhoots e entidades. E quando você projeta isto de volta, estes mesmos bhoots podem passar para outra pessoa, podendo criar o mesmo tipo de vácuo ou o mesmo tipo de vulnerabilidade no Hamsa chakra dos outros. Por isso, os olhos têm que estar muito limpos e inocentes.

Ouvidos : 
Outra coisa que podemos observar é sobre o que nós ouvimos. Algumas pessoas, ao ouvirem coisas insensatas, põem suas mãos sobre os ouvidos. Elas não querem ouvir mais nada. Entretanto, existem algumas pessoas que gostam disso, vão em frente e se deleitam com isso. Ao final, elas se tornam servis ou, pode-se dizer, condicionadas a gostar de ouvir todas as coisas horríveis que, normalmente, os seres humanos não gostam.

Olfato : 
Vocês devem ter visto pessoas como os franceses. Eu penso que eles não têm a discriminação do olfato. O cheiro é horrível, mas, eles comem todo o tipo de comida apodrecida, queijo apodrecido, vinho completamente apodrecido. Eles nunca sentem o cheiro disto. Qualquer um, em sua companhia, sente o cheiro. Mesmo as mãos deles têm cheiro de queijo podre. Vocês não conseguem cheirar. Eles perderam o poder (de discriminação).

Da mesma forma, em nosso país (Índia), existem castas conhecidas como varredores, que fazem a limpeza de coisas imundas com suas mãos. Eles não possuem nenhum senso de olfato. Eles perderam o sentido do olfato. O nariz perdeu o sentido do olfato. Eles não conseguem sentir o cheiro de qualquer coisa suja. É desta forma que eles conseguem fazer este trabalho. 

Portanto, se vocês também não começarem a ficar alerta às fragrâncias... Eu tenho observado que pessoas usam certas coisas feitas de tabaco. São considerados perfumes muito bons ou de marcas famosas. Uma vez que eles comecem a gostar deste tipo de coisas, então passarão a gostar de outras coisas, como veneno e outras coisas que têm cheiro horrível. Além disso, a primeira coisa que você cheira é álcool. É o Espírito... Mas eles não se importam, porque vêem isto como um tipo especial de prazer. No entanto, ao final, este prazer pode matar todo a sensibilidade do nariz e, depois, a pessoa pode até perder o sentido do olfato. O sentido do olfato é um dos órgãos de regozijo.

Em muitas pessoas, quando a Kundalini se eleva, elas percebem a fragrância de muitas coisas. Alguns percebem a fragrância de gugul (planta ayurvédica) ou, às vezes, percebem a fragrância de sândalo ou de outras coisas que são essências naturais de flores e, talvez, de algumas madeiras. Entretanto, certas coisas não naturais são, realmente, destrutivas para as células do olfato. Uma vez que vocês comecem a usar estes tipos de coisas, então o que acontece é que vocês passam a não perceber mais os odores ruins, como os animais.

Entretanto, muitos animais podem cheirar os odores, se não podem, eles não os chamam de bons ou ruins, mas eles podem cheirar. Até esta sensibilidade sobre odores bons e ruins que os seres humanos obtiveram, está perdida. Então, qualquer que seja a nossa ascensão como seres humanos, qualquer que seja o nível em que nascemos, começa a desaparecer completamente, gradualmente, uma a uma.

Garganta :
O mesmo ocorre com a garganta. Se a garganta for utilizada em linguagens de baixo nível e para abusar das pessoas, mostrando temperamento hostil, ou para qualquer tipo de agressão ou, às vezes, algumas pessoas bebem coisas que também danificam a garganta, através de suas qualidades destrutivas, como o álcool e, especialmente, o fumo. Se vocês fumam, então a garganta fica vulnerável e a doçura de sua voz é perdida. Então, as pessoas falam com uma voz áspera. Mas, tudo isto é externo. Começa tornando-se externo.

A boca inflama e os dentes reagem a todas estas coisas, que nós ingerimos, sem discernimento, porque elas estão na moda, porque estão vendendo bem, porque estão anunciadas em propagandas. Isto significa que nós perdemos a sua individualidade,a nossa própria personalidade. Entretanto, quando este centro está desperto, o que vocês desenvolvem é o discernimento.

Cisne e a Garça :
Eu estava lhes dizendo ontem, como a palavra Hamsa foi atribuída a este centro. Porque existe um belo verso em sânscrito, o qual conta que o cisne e a garça são pássaros brancos. Mas, qual é a diferença entre o cisne e a garça? A resposta é que ao misturar o leite com a água, o cisne beberá somente o leite, enquanto, a garça não tem discernimento, nenhum Vivek.

Autodestruição :
Uma vez que nós comecemos a perder o poder do discernimento,começamos a nos tornar robôs,porque nós não temos personalidade.Qualquer pessoa pode nos fazer uma lavagem cerebral,então, por mais que eles falem sobre o nosso discernimento, nós os escutamos.

Isto explica, porque milhares de pessoas seguem todos esses falsos gurus.Porque milhares de pessoas tomaram drogas.É inacreditável!

Por que as pessoas usaram todas estas coisas que estão destruindo suas vidas? Eles vêem um homem entrando em um bar,saindo e caindo na calçada, com os bolsos ficando vazios.Mesmo assim, eles procuram dinheiro suficiente nos bolsos para entrar no bar,e, novamente, saem para cair na rua.
Quão idiotas e insensatas as pessoas podem ser!
Quando vêem um idiota, pagam para se tornarem idiotas!
Pagam para destruir a si mesmos. Saem do caminho.
Isto é tão não-natural para qualquer pessoa.
Quero dizer, mesmo um cachorro, um gato ou qualquer animal sabe onde está o perigo.Eles farejam o perigo e fogem,porque eles têm que preservar as suas vidas.Eles acham que suas vidas são preciosas e precisam viver bem.
Porém, este senso comum (de preservação) começa a ser perdido e
as pessoas dizem: “O que está errado?”,“O que há de errado com isso?”,
“O que há de errado com aquilo?”.

Sabedoria : 
Isto significa que a genética do Hamsa está perdida.
Podemos observar que não há divindade no Hamsa chakra. Entretanto, ele é a energia sem forma de muitos órgãos que são cuidados por Budha, Mahavira, Cristo e Shri Krishna. Os quatro gerenciados por Shri Ganesha. Então, esta genética é colocada por Shri Ganesha, porque Ele é a fonte da sabedoria. Portanto, uma vez estragado o seu Mooladhara, a sabedoria está terminada.

Reabilitação : 
Basicamente, os fundamentos estão terminados. É por isso que uma vida imoral é muito prejudicial às nossas vidas, porque nós perdemos o discernimento. O discernimento é perdido. Portanto, se vocês conseguirem despertar Shri Ganesha no Hamsa chakra, então, subitamente, vocês passam a pertencer aos mais elevados  Sahaja Yogis.

É surpreendente como Eu tenho visto pessoas, da noite para o dia,abandonarem as drogas.Muitas pessoas imorais tornam-se extremamente morais,porque este chakra é subitamente despertado e a luz do Espírito tem a sua melhor expressão, através deste chakra,na vida diária e, também, na vida coletiva.

Falhas nos Outros :
Começa-se a se enxergar os fatos, como podemos dizer,como, agora, na Sahaja Yoga nós temos, também, diferentes problemas. Digamos, quando as pessoas vêm para a Sahaja Yoga,elas começam a observar as outras pessoas e começam a descobrir as suas falhas, o que está errado com elas.

Elas nunca vêem para o que elas estão aqui.Elas não estão aqui para achar as falhas dos outros,mas, para corrigir os seus próprios defeitos.Então, elas começam a falar: “Esta pessoa não é boa”,“Aquela pessoa não é boa”, “Isto está errado”.Elas também começam a criar problemas.Elas falam com os outros: “Esta pessoa não é boa”,“Aquela pessoa não é boa”, tentando formar grupos.

Elas estão aqui para que? Para fazer política ou para sua ascensão?
Alguns deles, se não fazem isso,eles pensam que podem ganhar dinheiro por fora ou fazer qualquer outra (coisa).Ou alguns começam a criticar os outros
sobre coisas que não lhes dizem respeito.Então, eles esquecem que acabaram de chegar na Sahaja Yoga e a sua genética e a sua sabedoria não estão estabelecidas.Começam a se preocupar com coisas que não são seus problemas,
que não deveriam se preocupar.

Alguns deles começam a pensar: “Oh! Eu sou o líder!” ou “Por que eu não sou o líder?”.Então, começam a brigar pela liderança.Às vezes, o líder também começa a pensar: “Oh! Eu sou o líder”,“Eu posso ser muito forte, muito rigoroso na disciplina”,“Eu posso controlar as pessoas”, “Eu posso fazer isto”.

Aprender a Amar : 
Eles vieram aqui para aprender a amar,a serem compassivos, a serem tolerantes. O senso de liderança e, também, de obediência envolvem o discernimento.Se alguém lhe diz alguma coisa e você a obedece para o seu benefício,você, sutilmente, entenderá que é para o seu bem.Se algum líder lhe diz que algo está errado com você,tente ver se isto está errado, ao invés de se sentir ferido com isso.

Sim, isto está errado com você.“Então, o que eu deveria fazer? Como eu posso me aperfeiçoar?”Perguntem ao líder ou escrevam para Mim ou façam qualquer coisa.Mas não, eles não farão isso.Imediatamente, eles escreverão uma carta para Mim,dizendo que o líder é uma pessoa má,ele come dinheiro, ele come aquilo e todos os tipos de coisas.

Ou então, eles podem dizer às pessoas:“A Mãe dá ouvidos àquela pessoa, ele não é bom”.“Ele fica inventando histórias para a Mãe e Ela o escuta”.Mas, a sua Mãe não é tola. Ela sabe sobre tudo.

Então, todas essas coisas que nós trouxemos de vidas anteriores,mesmo depois do nosso segundo nascimento,ainda as carregamos um pouco conosco,como um pássaro que sai do ovo,com muitos pedaços de casca pendurados no seu corpo.
Então, vocês têm que se limpar.

Então, neste ponto, logo após ter alcançado a sua realização,a primeira coisa a ser discernida por vocês é:“Como eu vou alcançar este estado do Espírito, de puro Espírito”.

Ao invés disso, as pessoas se perdem,porque elas não possuem discernimento.
Com esta iluminação, Eu tenho observado que a primeira coisa que acontece com as pessoas é que seus olhos se tornam fixos.Eles não movimentam tanto os seus olhos.Eles têm os olhos muito inocentes.Quanto aos demais, eles são verdadeiramente loucos.Eles ficam olhando para tudo desta maneira.
Não existe diferença alguma entre um louco e eles.
Você coloca um louco e uma pessoa assim, lado a lado, e ambos agem da mesma forma.E fazer isto é uma coisa muito insana.Entretanto, imediatamente, quero dizer, isto é algo tão espontâneo.É como uma luz entrando em um quarto.
Isto é tão espontâneo, que você começa a ver claramente as coisas erradas. Você diz: “Não, não, isto não”.

Espinhos ou Flores :
Antes, vocês iam a um jardim, colhiam todos os espinhos e os colocavam no seu corpo. Esta era a maneira instituída.Nunca olhavam as flores e, subitamente, após a realização,vocês se surpreenderam.Vocês vêem apenas as flores e não sem incomodam com os espinhos.Ou se vocês os acham, vocês os tiram fora.

Existe felicidade antes e depois da realização,mas, não existe capacidade de regozijar-se.Esta capacidade vem após a realização e a principal coisa que lhes acontece é o discernimento.Então, como o cisne, vocês apenas tomam o leite de tudo.Com relação a tudo, sua atitude torna-se muito diferente.Começam a ver as coisas por um ângulo diferente.
Da mesma forma, vocês começam a sugar o leite.Existe o regozijo, mas vocês não podem senti-lo,porque o poder sutil do discernimento divino não está presente.Uma vez que este poder se manifesta, você passa a regozijar-se com tudo.Tudo permanece o mesmo.A vida é a mesma. Nada mudou.Mesma casa, mesma família, mesma cidade, mesmo ambiente,mas, você começa a regozijar-se.Porque, agora, a sensibilidade do seu Hamsa chakra é apenas para o discernimento divino e, imediatamente, você sabe.E então, você não quer fazer nada com os espinhos.Você apenas deseja colher as flores, você sabe como fazê-lo e está em regozijo.

Luz do Espírito : 
Portanto, a luz do Espírito, que brilha através do seu Hamsa chakra,
lhes dá a sabedoria.A sabedoria não significa que você sabe como argumentar ou lutar com as pessoas. Não, não significa isso.A sabedoria significa saber como pegar o lado bom de todas as coisas para regozijar-se com isso.Isto é sabedoria.E você evita todas as coisas destrutivas e adere às coisas construtivas.

Digamos que esteja muito escuro.Normalmente, vocês ficariam amedrontados.Entretanto, se está muito escuro, vocês dirão:“Oh, é muito bom. Como nós estamos adorando o jantar. Que aventura!”.Vocês vão, vagarosamente, segurando as mãos uns dos outros.

Suponhamos que esteja muito quente, então alguém pode começar...,Eu não sei o que poderiam fazer.Uma outra pessoa diria:
“Oh! Está um dia bastante agradável, às vezes nós estamos com calor.
 É muito bom também”.Se estiver frio, é o contrário.Então, você começa a deleitar-se com todos aspectos que,supostamente, são muito ruins para os outros.Você sabe qual o aspecto deve ser apreciado.Aquela parte que deve ser apreciada.

E, uma vez que você sabe como fazer isto,então você diria que estamos nadando no oceano de regozijo.O oceano é o mesmo.Mas, agora, você está tocando as belas gotas de ambrosia que estão no oceano.E os outros estão preocupados com o afogamento.Mesmo oceano, mesmo mundo. É por isso que dizem que é uma Maya.Entretanto, após a iluminação do discernimento, não existe mais Maya.
Vocês começam a deleitar-se.

Portanto, todas as atitudes da vida são mudadas, devido a este Hamsa Chakra.
E você não tem nem mesmo consciência que desenvolveu,
automaticamente, esta sabedoria.Então, você começará, também, a consolidá-la,
tornando-a a sua própria fé iluminada,porque, o tempo todo, você observa que,
qualquer coisa que você acredite, simplesmente dá certo.De repente, você verá, que as coisas que está tentando obter,são trazidas para você sem o seu conhecimento, sem qualquer esforço.De repente, pessoas o encontram e o ajudam.Tantas coisas acontecem.

Portanto, a sabedoria de lidar com pessoas, a sabedoria de como falar com elas, a sabedoria de lidar com o seu trabalho,tudo começa a dar certo.E se não dá certo, você não se sente mal.Você pensa: “O que fazer, a outra pessoa não é um Sahaja Yogi”.“Nós tentamos”. “O que pode ser feito?”.

Proteção :

Então, você começa a ver, muito claramente, que existe este poder onipresente
que é muito ativo, que nos observa.Todos os grandes santos estão controlando as coisas.Ou às vezes, você sente como se os anjos estivessem com você,como conduzem as coisas, como eles os ajudam, como eles estão lá,como as coisas estão dando certo.Então, você começa a ver tudo isto, começa a saber e a acreditar nisto.Portanto, o discernimento se estabiliza.Até que este discernimento esteja estabilizado,é bem possível que Sahaja Yogis escorreguem para fora da Sahaja Yoga.Eu conheci muitos que vieram para Sahaja Yoga e,por pequenas coisas,escorregaram para fora.Algum outro Sahaja Yogi, no seu jeito, apenas lhes disse alguma coisa rude e eles escorregam para fora. 

Porque, na periferia, nós temos todos os tipos de pessoas e,nesta periferia, se alguém lhes diz alguma coisa, eles saem fora.Porque não alcançaram este estado de discernimento,onde eles dizem: “Este é o lugar certo para mim”.
“Se o outro estiver errado, ele sairá”. “Porque eu deveria sair?”.

O crescimento somente é possível quando o seu Hamsa é corrigido.
Sem isto, até que você esteja completamente lá, é muito difícil.
Uma vez que o Hamsa esteja estabelecido,
Eu tenho visto pessoas tornarem-se, verdadeiramente, muito dedicadas.

Organização :
Como vocês sabem, é uma grande organização que temos em todo o mundo.
Eu não tenho secretária. Eu não tenho nenhuma organização.
Eu não tenho nenhum escritório.
Mas, tudo, todos são meus secretários.
Todos trabalham por conta própria. Todos estão identificados com isto.
Todos são responsáveis por isto.
Eu sou como um “plugue”, eles Me colocam aqui, ali, acolá,
está tudo bem, onde quer que eles Me coloquem.O único discernimento é que eles são Meus filhos e que eles não farão nada para Me ferir. Eles cuidarão de Mim.

Fim dos Karmas : 
Mas, este Hamsa chakra faz uma grande coisa, da qual Eu não sei se vocês estão conscientes ou não, que todos os seus karmas phalas estão terminados. Você não é responsável pelo karma phalas de seus antepassados, do seu país ou pelo seu próprio karma phala. Qualquer coisa errada que você tenha feito está terminada, como se você tivesse se desligado, completamente, do seu passado.

Uma vez que isto se estabelece, então todos os erros, todas as condutas erradas, não apenas as suas, mas as de seus parentes, de seus avós, de sua família, de seu país, do mundo, qualquer coisa, não o tocam mais. Você está distante disto. E nesta Krita Yuga, onde este Brahma Chaitanya está tentando expor e punir as pessoas por seus karmas passados, inclusive coletivo e dos países, não serão capazes de sequer tocá-los, porque a luz deste centro é extremamente poderosa e irá redimi-los de todos os medos do que quer que vocês tenham feito anteriormente. Vocês serão belos como lótus que emergem da lama e vocês emitirão belas fragrâncias ao redor do mundo.


S.S.Shri Mataji Nirmala Devi, Trechos da Palestra de Shri Hamsa Puja
Vancouver, Canada, 13/09/1992https://www.amruta.org/1992/09/13/hamsa-chakra-puja-1992/