Pesquisar neste blog

1 de agosto de 2011

A Castidade

Shri Mataji como Shri Ganesha

Trechos da Palestra  de S.S. Shri Mataji Nirmala Devi,Shri Ganesha Puja,,Brighton, Inglaterra, 04/08/1985

Shri Ganesha é a primeira Divindade que foi criada, desse modo todo o Universo está preenchido com auspiciosidade,com paz, felicidade e espiritualidade.
Ele é a Fonte. Ele é a Fonte da Espiritualidade. Como resultado disso, todas as outras coisas vêm depois. Como quando chove e está ventando,você sente o frescor na atmosfera.

Do mesmo modo, quando Shri Ganesha emite Seu poder, nós sentimos todas essas três coisas dentro e fora de nós mesmos.Mas tem sido tão lamentável especialmente no ocidente,que a Divindade mais importante e fundamental tem sido não somente negligenciada completamente, mas insultada e crucificada.


Quando você venerar Shri Ganesha,mantenha sua mente limpa, mantenha seu coração limpo,mantenha seu Ser limpo,nenhum pensamento de luxúria e ganância deve surgir. Na realidade, quando a Kundalini ascende, Ganesha tem que ser despertado dentro de nós, a inocência tem que vir à tona, a qual remove todas essas idéias degradantes em nós mesmos. Se a ascensão deve ser alcançada, nós temos que entender que devemos amadurecer.As pessoas estão doentes agora.Por toda a vida ocidental, percebe-se que elas estão doentes! Doentes porque elas nunca reconheceram Shri Ganesha.

Freud :
Se alguém como Freud vem, não significa que vocês devem aceitá-lo, mas vocês o fizeram, como se isso fosse algo tão importante a ser feito,não havia nada mais importante do que isso.Então hoje nós estamos diante do nosso poder de ascensão e...do poder dos condicionamentos que tivemos.

Quando Freud falou de condicionamentos, ele não sabia que estava colocando outro tipo horrível de condicionamento em vocês, terrível. Sexo não é importante para os seres humanos de forma alguma. De forma alguma é importante. É somente quando se quer ter filhos que, na verdade, um ser humano que é do mais alto nível poderia fazer sexo.

Sedução e Romance :
A sedução, o romance, essa insensatez e tudo mais...não existem em uma mente pura. É tudo uma criação humana.E esse servilismo que se tem ao sexo é tão surpreendente.Isso vem de um nível muito baixo de dentro de nós. Vem de uma categoria muito baixa de seres humanos,que se tornam servis a isso.
Você deveria ser o senhor, ter o domínio disso. E hoje, quando Eu vejo à Minha volta no ocidente,que também é parte integrante da mesma criação, tantas doenças têm surgido. Eu fico realmente horrorizada.Como voltar sua atenção agora para a maturidade do sexo. Quando o sexo amadurece, você se torna um pai, uma mãe e...uma personalidade pura. Quando você ouve sobre uma mulher de 90 anos casando com um rapaz 19 anos, você simplesmente não compreende.

Que tipo de sociedade é essa que tem criado neste mundo,esse tipo de comportamento estúpido? Nós temos que amadurecer.

Isso não significa que Eu estou dizendo para ter austeridade na idade jovem, não significa isso. Isso é outro absurdo, mas é claro que vocês devem amadurecer.
Vocês precisam de uma tapasya* para isso.

Uma coisa sem importância quando se torna importante e...coisas tão sem importância, como qualquer coisa que tenhamos, como os cabelos, mesmo quando perdemos o cabelo, isso tem significado. Mas se você perde sexo, qual é o problema? Perder sexo é muito bom, uma boa eliminação de lixo ruim.Tamanho desperdício de energia.Tanto interesse, tanta atenção preciosa, tanta auspiciosidade gasta nesse tipo de insensatez.

Assim, para venerar Ganesha, temos que entender que nós temos que amadurecer. A maturidade tem que surgir dentro de nós. Nós temos que ir mais fundo dentro de nós mesmos. Nossa atenção tem que ir mais fundo para dentro de nós mesmos espontaneamente.

Como alcançaremos a profundidade se ainda somos como vermes?
Caso contrário, isso é um tipo de grande sacrifício ou...uma pressão sobre as pessoas.Essas identificações e essas pressões têm custado muito caro a vocês, custado muito caro.

Vocês têm pago tanto, vocês têm passado por tantas coisas. Para quê? Portanto, as prioridades devem mudar, se Shri Ganesha for venerado. O que nós estamos venerando hoje é a inocência dentro de nós.


Inocência e Auspiciosidade:
Estamos venerando o que é auspicioso, o que é inocente. A inocência, que está profundamente dentro de nós, é o nosso caráter, é a nossa natureza, é o que nasceu conosco.É a base de toda esta Criação. É a essência desta Criação.
Então quando a matéria torna-se ativa, tudo bem, a reprodução se inicia, começa o estágio animal, depois vem o estágio de seres humanos que são primitivos, depois vem o estágio onde os seres humanos são desenvolvidos.
Não da maneira como entendemos o mundo desenvolvido, horrível.
Eu nunca os chamarei de desenvolvidos, de forma alguma.O desenvolvimento não é externo.O desenvolvimento interno é que tem que ser observado.O que nós temos cultivado internamente?O que alcançamos dentro de nós mesmos?

Qual é a essência dentro de nós mesmos? Isto é o que o Cristo pregou: a moralidade.Tão importante para Ele era isso.Porque conforme o dharma, que era o equilíbrio, onde, é claro, a moralidade é muito importante.
Mas foi necessário a Cristo falar sobre a inata e mais profunda moralidade, que é parte integrante do Ser, não é apenas ensinada ou falada ou temida...porque existe um medo de Deus e da fúria de Deus.Mas, a moralidade deve ser a sua própria luz inata.É por isso que Cristo falou sobre isso. E o mesmo Cristo foi usado para demolir a inocência. E Eu não diria que vocês não foram avisados.

O Inferno:
Tantos avisos têm vindo a nós. Por exemplo, podemos dizer que, há muito tempo, sabemos o que é o inferno. Mahavira, de todas as pessoas, foi quem escreveu muito claramente sobre o inferno.
Isso é o inferno. Mas no ocidente, as prioridades estão completamente invertidas.
Qual é o seu poder? Apenas pense nisso. Reflita dentro de você.

Poder Mental :
É o poder mental que é importante?Eu lhes falei que o poder mental não faz nada,porque ele é apenas linear, ele se move em uma direção, cai e retorna a você. Não há nenhuma essência nisso.É somente uma projeção da mente, plástico.

Poder Emocional:
O que é o seu poder emocional? As emoções que você tem levam você para onde?
Vejam, vocês têm emoções por..., mesmo as boas emoções que vocês têm.
Digamos que você ame muito a sua esposa.Para onde isso leva você?

Existiu um poeta chamado Tulsidasa que amava muito sua esposa. E ela foi para a casa de sua mãe. Ele não pôde suportar isso e foi vê-la, ele escalou até a sacada dela e ela tomou um susto.Ela disse: “Como você subiu?” Ele disse: “Você pôs uma corda lá.” Ela disse: “Não.”Eles viram que tinha uma cobra enorme pendurada.Então ela disse: “O grande amor que você tem por mim,”“se você o tivesse por Deus, onde você estaria?”Assim, para onde essas emoções os levam? À frustração, à infelicidade, à nossa destruição.

O poder mental lhes dá uma coisa horrível chamada ego,que destrói os outros.E o poder emocional não lhes dá nada além de choro, lamentação e os faz sempre se sentirem infelizes.“Oh! Eu investi emocionalmente tanto em tal e tal pessoa e o que eu ganhei com isso?” Portanto, isso não é absoluto, é relativo.Mentalmente você não é nada se não consegue destruir os outros.Emocionalmente você não é nada,porque você não pode dominar as pessoas com suas emoções.

Poder Espiritual :
Então qual é o seu poder? Onde se encontra o seu poder? Seu poder está no Espírito. Mas mesmo antes do Espírito ser alcançado, qual é o seu poder? É a Kundalini?  Ela está adormecida.Então qual é o seu poder?

Castidade :
É a sua castidade. Se um homem é casto, ele tem temperamento casto e...ele se firma, se apóia em sua castidade. Ela age, ela atua.Mas primeiramente a castidade lhes retribui com sua boa saúde.Pelo semblante de uma pessoa, pode-se dizer que ela é casta. Como em nossos Shastras costumava dizer: um santo ou um brahmachari, aquele que nunca teve sexo em sua vida,tem sempre um brilho em sua face.E como dizemos: o maior dos brahmacharis foi Shri Krishna,que teve muitas esposas. Porque não há nisso nenhum desperdício de energia, nenhum desperdício de atenção. Assim, toda a energia está dentro.

Mas Eu digo que deve-se aprender ciência do ocidente. Tudo bem. Deve-se aprender outras coisas do ocidente como estética, é claro.Pinturas e arte, talvez esquemas de cores.Mas cultura é melhor que vocês a aprendam dos indianos.
Há a morte da cultura, não há nenhuma cultura, Eu acho.Que cultura é essa onde supõe-se que a mulher deve expor seu corpo?

Cultura de Prostitutas:
É a uma cultura de prostitutas, simples assim. Encarem isso. Uma cultura onde a mulher não deve respeitar suas partes íntimas...não é de forma alguma uma cultura na concepção estética do Divino. É tão assim hoje em dia que estão fazendo um filme mostrando Maria como uma prostituta. Quero dizer, é nisso aí onde vocês foram parar.

Na Índia, mesmo que somente digam isso, eles irão espancar vocês.Qualquer um, seja muçulmano, hindu, cristão. Quero dizer, é chocante ouvir o modo como falam de Cristo. Para um indiano, isso é chocante. Como podem falar? Porque, uma vez que você desista da sua castidade, você não pode entender que possa existir alguém que seja totalmente casto.Para um ladrão todo mundo é ladrão.
Porque você não tem esse respeito pela sua castidade,você não pode imaginar o que Cristo pode ter sido.Você não pode imaginar, você não consegue aceitar.
Coisas intoleráveis são ditas sobre Cristo.Eu lhes digo, insuportáveis. Eu não sei, Eu Me defrontei com Sua crucificação, a qual foi insuportável da maneira como foi.

Mas esse tipo de coisa que vocês dizem a respeito de alguém, para uma mulher indiana se você fizesse tal comentário,para uma mulher indiana comum, ela cometeria suicídio. Nunca é dito que alguém chega e fala: “Você está muito bonita.” Tudo bem, você pode dizer para sua mãe: “Você está muito bem.” Tudo bem, isso é diferente. Mas você não fala desse jeito para qualquer mulher. Você tem que mudar a si mesmo.
E essa é uma das razões porque...as pessoas têm temperamento muito quente.

Senso de Direção :
O ímã dentro de vocês é Shri Ganesha.Muitas pessoas sabem que Eu tenho um grande senso de direção,que vem desse ímã, que é perfeito.Esse ímã é que os mantêm juntos ou ajustados ou...todo o tempo apontados para o Espírito.
Se você não tem o senso de castidade, você irá pendular desse lado, daquele lado. De repente você se torna um Sahaja Yogi muito bom,amanhã você se torna um demônio, porque não há nada que o mantenha ligado à grande idéia do Espírito. Vamos encarar isso. Agora é chegado o tempo para todos nós, para todos os Sahaja Yogis,em que a coisa mais grandiosa em nós não é o sexo, mas sim a castidade.E isso é o que irá amadurecer você.

É muito impressionante como algumas pessoas estavam se comportando em Bordi. Eu soube disso, Eu fiquei impressionada. Como eles puderam se comportar assim diante das pessoas de Bordi, que são pessoas simples e inocentes? Mas, o mais importante disso é: quando você se entrega a esse comportamento frívolo e insensato, insultando a sua castidade, você realmente fica deficiente na ação dela.

Mas há uma real objeção agora, as pessoas quando saem por aí, marido e mulher e isso e aquilo, eles se beijam e se provocam. Qual é a necessidade? Você beija a pessoa e vem e fala contra aquela pessoa para Mim, Eu tenho visto isso.
Se tem que haver alguma autopreservação, tem que ser da sua castidade, da sua privacidade. É por isso que você não tem nenhuma força de vontade para fazer nada, nenhuma força de vontade. Deixem algum sujeito estúpido vir e lhes dizer algo, vocês dirão: “Tudo bem, nós aceitamos.” O que é a essência da sua personalidade é a sua castidade. E na Sahaja Yoga você pode restabelecer tudo. Tudo que você tenha perdido, você pode restabelecer. É por isso que há falta de profundidade. E essa é a razão porque não há nenhuma consistência no temperamento das pessoas. Nenhuma consistência.

Atenção :
Assim as prioridades são mudadas devido a onde está sua atenção. Você tem tudo dentro de você. Você é o depósito de castidade, que é o seu poder. Tudo dentro de você, nada está de fora, está tudo lá. Toda essa fragrância está dentro de você. Está tudo preservado, não se condene. E vocês são tão afortunados por Eu estar aqui para falar a todos vocês sobre isso. Vocês são afortunados por Eu estar com vocês. Vocês entendem esse ponto? Vocês não precisam ir aos Himalaias, não precisam ficar de cabeça para baixo, vocês não precisam fazer nada disso. Vejam, antigamente os santos costumavam sentar-se, vocês não acreditarão, na água congelada ou nos Himalaias a céu aberto, costumavam sentar-se juntos durante horas para congelar suas idéias insensatas. Agora, isso não é necessário. Tudo é feito para ser muito fácil. Mas, mudem agora suas prioridades. Uma vez que toda a atenção for para o seu Espírito, vocês ficarão surpresos como todo o quadro irá mudar.

Meditação:
Qual é a coisa mais importante? Meditar todos os dias. O segundo ponto é que, como Eu estou sempre dizendo, vocês são flores de lótus, mas debaixo de um lamaçal. E vocês sabem o que é o lamaçal. Enquanto a Índia é o oceano, então é muito fácil para as flores de lótus saírem da água. Mas sair do lamaçal é muito difícil. Digamos que alguém caia no lamaçal. Se você espernear, você vai mais para o fundo. Se você tenta fazer qualquer coisa, você vai mais para o fundo. Melhor coisa a fazer é ficar observando e quieto. E esta é a melhor maneira: testemunhar a si mesmo. Mas a sua atenção não está boa, como você irá testemunhar? A atenção está assim: alguém está indo por aquele lado, você olhará para aquela pessoa, outra pessoa está indo, você olhará aquela pessoa, tem que olhar cada pessoa. Mas você não vê as flores, você não vê as árvores, não vê a Mãe Terra, você não vê nada. O que você vê é algo irremediavelmente ruim, pior que você.

Mãe Terra :
Então neste momento vocês devem olhar para a Mãe Terra, a Kundalini e Shri Ganesha, hoje. A Mãe Terra criou Shri Ganesha, então vocês não vêem nada externo, vocês nem mesmo vêem a Lua. Apenas vêem a Mãe Terra. Porque a Mãe Terra em Seu amor e compaixão tem feito tanto por nós, a sua Kundalini fez tanto por você. E Seu filho, que é a inocência dentro de nós, deve ser venerado hoje, porque Ele tem feito o máximo. Apesar de todos os insultos que temos feito a Ele, de todo o ridículo, de toda a sujeira, de todos os tipos de insensatez, Ele ainda se coloca como uma pequena criança para nos trazer alegria.

Mas essa sensibilidade vem da profundidade de sua castidade. Escutem as crianças e vocês ficarão impressionados com o modo como elas falam e o que dizem, como elas se comportam, como elas tentam alegrá-los. As crianças ocidentais são muito mimadas, Eu devo dizer, elas não os alegram tanto, elas os perturbam bastante. Porque de novo e de novo a mesma coisa. Se o pai e a mãe não têm castidade, as crianças não se sentem bem, elas não se sentem em paz, elas se tornam agitadas, inquietas e depois elas desenvolvem a mesma inquietação dentro delas. Um homem casto nunca pode ficar possuído, acreditem em Mim, nunca pode ficar possuído. Você pode ser muito inteligente, você pode ser qualquer coisa, você pode ser um grande escritor, mas você pode ficar possuído. Mas um homem casto, uma pessoa casta comum nunca pode ficar possuída.

Discernimento :
E a negatividade dentro de nós desaparece com a luz de Shri Ganesha. Nós podemos ver isso tão claramente em outra pessoa. Se você não tem castidade, você nunca consegue ver quem não é casto ou quem é casto. Você não consegue. Todo mundo é exatamente igual: “Muito bom, muito bom, pessoa muito boa, pessoa muito boa.” Quero dizer, pessoas realmente possuídas são atestadas como pessoas muito boas. Às vezes também na Sahaja Yoga e Eu começo a Me perguntar: “O que está acontecendo? O que é isso? Como essas pessoas são atestadas como boas? Eles não conseguem perceber isso?” Não há luz. Mesmo que você tenha obtido a sua Realização, mesmo que seu Espírito esteja trabalhando a sua consciência coletiva, mesmo que você esteja dando a Realização do Si aos outros, você não está em lugar nenhum se você não tiver castidade. É como um vidro quebrado que tenta refletir algo, ele nunca poderá dar a imagem correta.

Casamento :
É tão importante. E Eu tenho que lhes dizer isso agora. Para Mim, chegou o momento de dizer-lhes: essa é a serpente em nossa vida. A primeira coisa que as pessoas irão perguntar: “Com quem vou me casar?” Qual é a pressa? É claro que Eu chamo o casamento de algo auspicioso. Deve haver casamento, deve haver uma aprovação coletiva, tudo, mas para quê? Para adorar a castidade dentro de nós. Então eles se casam, depois têm filhos, depois eles querem ter uma casa, depois querem ter isso. Há todo um interesse isolado acontecendo e acontecendo. E a luz da sua vida não se espalha. Mas Eu tenho conhecido pessoas que estiveram no inferno e saíram e têm espalhado luz. Lindos meteoros. Eles têm atingido alturas meteóricas. Tenho visto pessoas assim.

Venerando Shri Ganesha :
Assim, hoje vocês vieram para venerar Shri Ganesha dentro de vocês. Não entendo o que é venerar Ganesha, porque já Sou aquilo.  Quando vocês estão Me venerando, vocês querem ter Shri Ganesha despertado dentro de vocês. Deixem que seja despertado dentro de você. Deixem o que Eu digo se tornar o mantra para despertar isso dentro de você, de tal forma que, como Minhas crianças, vocês se deleitem com a alegria da castidade como Eu desfrutei por toda a Minha vida humana e por todas as Minhas vidas divinas. Vocês apreciem na mesma proporção, é isso que Eu quero. Ao menos vocês deveriam ter o gosto disso.
Estou lhes falando sobre algo que vocês podem não ter ouvido antes. Mas vocês também nunca ouviram falar da Kundalini. Vocês nunca ouviram falar da Realização do Si dessa forma. Mas hoje Eu acho que por acaso, absolutamente de uma maneira Sahaja, este Puja foi providenciado. Eu ia fazer este Puja em Bombaim. Estava tudo organizado, as pessoas estavam todas dispostas a ir lá para fazerem este Puja. Um Ganesha Puja na Inglaterra ou no ocidente é tão importante que Eu achei melhor fazê-lo fora da época certa, em Roma, a qual é um dos elementos fundamentais que tem arruinado a castidade dos seres humanos. Os romanos começaram isso e os outros deram continuidade.

Posição a Alcançar:
Onde Shri Ganesha é Aquele que lava os pés do Seu Pai. Onde a própria castidade reside como sua Mãe. E vocês têm que merecer essa posição cobiçada. Os Sahaja Yogis ingleses têm que crescer muito. Os ingleses eram exatamente o contrário. Vindos da terra de Sadashiva e exatamente o oposto. Tremenda arrogância. Arrogância tão horrível que não se pode imaginar na casa de Shiva. Todas as pessoas não castas são arrogantes. Senão, como elas podem perdoar a si mesmas?

Assim, respeitar sua castidade é realmente Me respeitar, porque Eu resido em vocês como castidade. Se Shri Ganesha é a auspiciosidade, Eu resido em vocês como castidade. A castidade nunca é agressiva, nunca é rude, porque não há necessidade, vocês sabem. Não há necessidade, você é tão poderoso, tão poderoso que não há necessidade de agredir ninguém. Por que você deveria agredir, você não tem medo de ninguém? Ela é tão generosa, é tão gentil, é tão bela. Sempre pura e jovem, além de tão sublime e tão digna.

Fé em Si Mesmos :
Tenham fé em vocês mesmos. Não uma fé mental, mas a verdadeira castidade é a fé. A castidade é a consolidação da sua fé. Quando você tem fé em Deus, você é casto. Quando você tem fé em você mesmo, você é casto. Quando você tem fé na sua esposa, você é casto. Por que você deve ter fé na sua esposa? Porque você é uma pessoa casta. Como ela pode não ser casta? Sua fé em seu filho é castidade, porque você é casto. Como seu filho pode ser qualquer outra coisa? A forma cristalina da fé é a castidade. E isso vocês podem ter mesmo antes da Realização. Muitos a têm. Na realidade, é como a cânfora, que é volátil e se evapora em fragrância, da mesma maneira, nós podemos dizer que a castidade age na fé. Se você não tem castidade, você não pode ter fé em nada. Porque em ambos os casos, vocês estão lidando com suas emoções: vocês estão emocionalmente apegados a Mim ou, talvez, vocês estão mentalmente apegados a Mim. Mas se vocês tiverem o senso de castidade, a fé será evidente.  Dentro de você mesmo, você não tem que ter fé. “Mãe, agora eu terei fé dentro de mim.” Você não pode. Fé é algo que é volátil e a fragrância volátil vem da castidade.

A Castidade é a Kundalini :
Assim, a partir de hoje, nós não vamos olhar para as estrelas ou para a Lua, mas vamos olhar para a Mãe Terra. No Universo, Ela representa a Kundalini, que não é nada mais que a castidade. Ela é somente a castidade. Vocês podem acreditar nisso? Que poder. A maternidade, tudo é castidade. A paternidade, qualquer relacionamento é castidade. A pureza é, de novo, a fragrância da castidade. A bondade, a compaixão, tudo vem da castidade, de um senso de castidade, o qual não é mental. Se você é casto mentalmente, você pode ser horrível. Como algumas freiras são ou algumas dessas pessoas que são austeras, não é isso.

A castidade é a Kundalini inata formada dentro de você, que age porque Ela Me entende. Ela Me entende, Ela Me conhece, Ela é parte e parcela de Mim, Ela é o Meu reflexo. Portanto, tornem a sua Kundalini forte sendo castos.

As pessoas tentam fazer coisas para parecerem muito atraentes e isso e aquilo. Não desperdicem sua energia assim. Vocês são santos, vivam como santos. Tradicionalmente como vivemos, temos de viver dessa maneira. E evoluam a partir da tradição. Não façam algo novo, algo absurdo, insensato. Nós não temos que atrair ninguém. A castidade é a fragrância na flor que atrai as abelhas, é o mel da flor, é a essência da nossa existência.

Cristo é Shri Ganesha :
Hoje é um grande dia para nós estarmos venerando Shri Ganesha. Antes de tudo, Ele é o primeiro a ser venerado. E quando vocês O venerarem, vocês compreenderão que também estão venerando Sua manifestação, que é a de Cristo. Qualquer um que fale de forma vulgar sobre Cristo, você deve abominar tal pessoa. Você não pode intelectualizar Cristo. Qualquer um que faça isso, não há nada a fazer por essa pessoa. Cristo é inocência. Se você não tem a profundidade de sua castidade, você não pode compreendê-Lo, você não pode venerá-Lo. Isto é o melhor que eles conseguiram fazer: acabar com a sua castidade de tal maneira que você nunca O reconheça.

Tudo isso vem a vocês através de seus esforços meditativos. Agora o esforço é apenas este:  você tem que estar em meditação, isso é tudo. Mantenha sua meditação ativa. Tente estar em meditação, observe as coisas. O estado de testemunha não é nada mais do que estar em meditação.

* Tapasya : penitência