12 de agosto de 2011

O Estado de Testemunha

Shri Krishna Puja 1998

 É algo muito importante, em relação ao poder de Shri Krishna que lhes dá o estado de testemunha. Isso também é muito importante porque, nesses dias de Kali Yuga e completa confusão no sistema de valores, todos os tipos de tumulto criam condições muito complexas para se existir. O estado de testemunha somente é possível através da meditação: vocês alcançam o estado de consciência sem pensamentos. Eles são conjugados. Agora, o estado de testemunha é um estado tal em que vocês simplesmente não reagem. Se vocês reagirem, então os problemas começam. É algo muito simples de se entender que nós reagimos através do nosso ego ou através dos nossos condicionamentos. Do contrário, não há como reagir.


Não existe nenhum medo, uma vez que vocês aprendam como obter o estado de testemunha. Porque quando vocês não estão testemunhando, vocês ficam perturbados, ficam chateados, ficam agitados, vocês podem também se juntar a esses tipos errados de pessoas. Mas se vocês estiverem no estado de testemunha, isso por si só é um poder. E esse estado de testemunha os ajuda a vencer tantas dificuldades de outras pessoas.

Mas o estado de testemunha não é um estado mental, é um estado de ascensão espiritual em que vocês se tornam a testemunha. A melhor maneira de praticar o estado de testemunha é não criticar ninguém, não criticar. Eu tenho visto pessoas que estão o tempo todo criticando os outros. Elas não conseguem criticar a si mesmas, então começam a criticar os outros. Tanto que elas nem mesmo veem o que está errado com elas. Elas nem mesmo veem que mal fizeram aos outros, porque elas pensam que têm o direito de criticar os outros, e elas apreciam muito criticar. Na verdade, não há nada para ser criticado. Vocês apenas observam e veem por si próprios. Isso é tudo que é seu direito. Vocês não têm nenhum direito de criticar alguém ou alguma coisa. Mas algumas pessoas pensam que se você não criticar, então isso continuará assim e nunca mudará. Não é assim! Uma vez que vocês mesmos observem a situação, apenas observem. A sua própria atenção é iluminada agora, com essa atenção iluminada vocês podem apenas observar e fazer cessar a insensatez que está aí.

Uma vez que vocês começam a perder seu estado de testemunha, vocês podem cair em coletividades negativas. E assim essa coletividade negativa atua, atua de forma tão má que todos os conflitos do mundo, todos os problemas do mundo talvez estejam relacionados com isso. Então, como Sahaja Yogis, o que devemos fazer?

Nós não deveríamos reagir, nós não deveríamos reagir. Se vocês virem alguma coisa errada, tudo bem, meditem nesse ponto, meditem. Se vocês perceberem qualquer coisa errada acontecendo, meditem sobre isso. Se alguém for rude com vocês, não reajam naquele momento. Depois, quando a pessoa tiver se acalmado, falem com ele ou com ela, porque naquele momento em que ele está tão volátil ou ela está tão volátil, se vocês falarem, nada irá acontecer. Gradualmente, Eu não digo que vocês sempre podem conquistar essas pessoas, mas gradualmente vocês podem ser capazes de fazê-las entender que aquilo é errado, que é errado fazer as coisas que elas têm feito.

Assim, todos vocês deveriam desenvolver esse poder de testemunhar. Tentem desenvolvê-lo de modo que, quando vocês estiverem reagindo, parem a reação, parem a reação sobre tudo. Vocês ficarão surpresos, vocês se descobrirão pessoas muito, muito poderosas, no sentido de que vocês não terão nenhuma ambição, vocês não terão nenhum desejo, vocês não terão nenhuma predileção ou coisa alguma. Mas vocês estão apenas testemunhando o teatro. Também é muito interessante testemunhar, porque assim vocês entendem o humor por trás de tudo, vocês entendem a estupidez por trás de tudo. Vocês entendem também como as pessoas têm sido tão violentas e simplesmente riem disso; vocês não se aborrecem, não se agitam, nada, simplesmente riem disso. Depois de algum tempo vocês ficarão surpresos, seu estado de testemunha crescerá, e quando no coletivo todos vocês obtiverem esse estado de testemunha, vocês podem fazer maravilhas sem fazer nada, sem dizer nada, sem agir – apenas sua própria presença pode realizar isso. Eu não posso dizer que isso fará efeito em todas as pessoas, não, não posso dizer; mas na maioria das pessoas. Qualquer pessoa que estiver nesse estado é uma pessoa que traz paz, que traz alegria.

Uma vez que vocês aprendam a testemunhar, vocês conhecerão o mito, vocês conhecerão o absurdo, vocês conhecerão a maya. Assim, para superar os problemas da personalidade, a melhor coisa é testemunhar, pratiquem testemunhar tudo: antes de falar, pratiquem o estado de testemunha, antes de fazer qualquer comentário, apenas comecem a testemunhar. É uma atitude que traz muita, muita satisfação."



S.S. Shri Mataji Nirmala Devi, trechos do Shri Krishna Puja 1998.