Pesquisar neste blog

28 de agosto de 2011

O Dinheiro




Shri Lakshmi :
No Puja de Shri Lakshmi, vocês veneram a própria Shri Lakshmi, que não significa dinheiro, de forma alguma. Venerar o dinheiro é algo errado. Isso pode significar que mesmo que Shri Lakshmi seja considerada a ‘prosperidade’ ou ‘o dinheiro que está conosco’, este deve ser gasto com muito cuidado, porque Shri Lakshmi move-se rapidamente e o dinheiro pode desaparecer logo. Por outro lado, vocês não devem ser avarentos de forma alguma. Shri Lakshmi não fica nada feliz com as pessoas avarentas ou pouco generosas. Se quiserem gastar seu dinheiro, devem gastá-lo de forma correta, pois do contrário ele será desperdiçado de maneira inconveniente.

 
Por exemplo, falei-lhes, outro dia, a respeito do Princípio de Lakshmi. Vejamos como esse Princípio se desequilibra. Isso é muito simples e singelo, pois Lakshmi é muito ambígua. Se vocês derem 100 rúpias a um empregado seu, ele irá, de imediato, para um bar gastá-las com bebidas alcoólicas. Imaginem a situação de Lakshmi. Ela é boa, mas os tenta. Por isso, é preciso que fiquem alertas e que verifiquem o que é que estão fazendo com o seu dinheiro. Podem colocá-lo num banco, mas não devem gastá-lo todo. Não façam isso.

Manter o Fluxo :
Em segundo lugar, se mantiverem todas as portas fechadas e receberem Lakshmi por uma delas, Ela permanecerá, sem dúvida, ainda que vocês sejam mesquinhos, mas se debilitará, porque não terá saída. E se abrirem outra porta, ficarão surpresos ao ver que Lakshmi não apenas poderá sair, mas introduzirá muito mais ar e liberdade do exterior. Isso ocorre apenas porque vocês abriram uma outra porta. Com uma só porta aberta, não entra ar e nem coisa alguma. No entanto, se abrirem uma outra porta, haverá um fluxo constante. Da mesma maneira, uma pessoa que quiser ter dinheiro deverá, primeiramente, aprender como gastá-lo.
Puja do Diwali - Palestra de Shri Mataji Nirmala Devi,Ilha de Delfos, Grécia, 7 de novembro de 1999 


Shri Lakshmi


Tentação :
O dinheiro é uma grande tentação para os seres humanos. O dinheiro elimina toda a noção de decência, todos os valores elevados e tudo o mais. Digamos que um irmão nosso, que hoje é muito agradável e uma boa pessoa, ganhe uma quantidade enorme de dinheiro através da prática de atos fraudulentos. Depois disso, ele negligenciará sua mãe, seu pai, seus irmãos, suas irmãs e todos. Eu diria que isso chegaria a um ponto em que o Princípio de Shri Lakshmi se tornaria um Bhut e todas as Suas bênçãos transformar-se-iam numa espécie de desafio à dignidade.


Gastar Demais :
Em certos países, como os Estados Unidos, que é a área de Shri Krishna (Shri Kubera, o Senhor da Riqueza), as pessoas não têm tanto dinheiro assim. Eu constatei que muitas delas são pobres e muito endividadas. Muitos indianos foram morar nos Estados Unidos e não podem mais voltar para a Índia. Eu lhes perguntei por que motivo não podiam retornar. Eles Me disseram: “estamos muito endividados”. Eu lhes indaguei por que razão eles deviam tanto. Eles responderam: “nós adquirimos tudo de graça. Os bancos nos dão empréstimos e podemos ter o melhor estilo de vida”. Por isso, as pessoas querem ter 3 Mercedes Benz. Aliás, 3 Mercedes não representam nada. Elas querem ter Rolls Royces. 

Puja  do Diwali - PALESTRA DE Shri Mataji Nirmala Devi,PORTUGAL, 2 DE NOVEMBRO DE 1997

Para que tudo isso? O que é que vocês extraem disso? É claro que agora as pessoas estão um pouco amedrontadas com as oscilações das Bolsas de Valores e todas essas coisas insensatas. Todo esse jogo que as pessoas começaram a fazer e todas essas grandes camuflagens estão emergindo agora. Isso não se origina do Princípio de Shri Lakshmi, porque Shri Lakshmi deve dar-lhes dignidade, prosperidade e respeito. Acho que os norte-americanos entenderam isso e em função disso tornaram-se filantropos...
Puja  do Diwali - PALESTRA DE Shri Mataji Nirmala Devi,PORTUGAL, 2 DE NOVEMBRO DE 1997


Voracidade:
Como é que Shri Lakshmi (a dona do dinheiro) pode se tornar uma maldição? Ela se torna. Ela está localizada no Nabhi Chakra e ocupa uma posição central. Quando o Nabhi começa a funcionar mal, é notável perceber que vocês queiram comer vorazmente o tempo todo. Com um Nabhi assim, vocês continuam comendo como loucos e então um Bhut entra no Nabhi para comer junto com vocês. Vocês se tornam capazes de comer mais do quaisquer outros seres humanos, exceto se estes forem ricos. Por isso, as pessoas começaram a fazer disso uma ‘grande ciência’ ou aquilo que vocês chamam de boas maneiras ou de etiqueta.


Não quero ferir ninguém, vale dizer, se estiverem comendo bem, continuem a comer bem. No entanto, como se trata do Diwali, estou tentando contar-lhes todas essas histórias interessantes. 


Destruição :
O Puja de Shri Lakshmi não significa que adoramos o dinheiro. O dinheiro, na verdade, é uma coisa muito perigosa e Eu acho que ele é a arma oculta da Deusa Lakshmi. Se vocês tentarem usar mal Shri Lakshmi, Ela começará a dar-lhes trancos. Se vocês não entenderem, Ela lhes dará outros golpes. Em seguida, Ela poderá enrolá-los, a fim de fazer com que vocês entendam. Ela tentará de tudo para convencê-los de que aquilo que estão fazendo é algo insensato e, por fim, Ela presenciará a completa destruição de vocês.


Puja  do Diwali - PALESTRA DE Shri Mataji Nirmala Devi,PORTUGAL, 2 DE NOVEMBRO DE 1997


Corrupção:
... Como em nosso país (Índia) nesses dias, a epidemia, epidemia de corrupção começou. Epidemia. Isso não é simples. Qualquer pessoa que você veja, uma a cada três está nessa epidemia de corrupção.

Agora, por que? Porque elas querem dinheiro. Tudo bem. Então, o que elas fazem com esse dinheiro? Elas não sabem como escondê-lo. Assim, elas o colocam em algum tipo de pote, ou qualquer coisa assim. E o dinheiro se perde. Ou então, elas são presas. Isso não é tão importante.

Ganância:
O importante é: “Por que elas têm essa ganância?” As pessoas ricas são mais gananciosas do que as pessoas pobres, porque as pessoas pobres pelo menos têm algum temor a Deus. Mas os ricos são muito gananciosos. Eles estão correndo atrás disso e atrás daquilo, não há fim para isso. É surpreendente que em nosso país (Índia) essa nova doença tenha começado. Com essa doença, mesmo na Sahaja Yoga há algumas pessoas que fizeram negócios usando a Sahaja Yoga e ganharam dinheiro. Assim, a ganância é algo que vem a vocês a partir do lado direito e vocês começam a justificá-la. Não há lugar para o amor para pessoas de lado direito.

Agora, essa ganância foi tão longe que o país inteiro está sendo arruinado. Nós nunca conseguimos progredir. Nós nunca conseguimos alcançar nada, porque em todos os lugares há ganância, uma vez que as pessoas estão apenas aderindo a isso. Mas se vocês amam o seu país, se vocês têm amor pelo seu país, vocês não farão isso. Mas esse amor está faltando. Eles amam..., Eu não sei quem eles realmente amam. Eles amam os seus filhos de uma tal maneira que eles arruínam as suas vidas.

Inimigo do Amor :
O amor não é limitado. O amor tem que ser ilimitado. O amor ilimitado que une o mundo inteiro. Essa força existe e já está atuando. A única coisa é que vocês têm que se tornar agentes dessa força, tornarem-se as pessoas que conseguem comunicar esse amor. Vocês têm todo o direito a essa grande riqueza do amor e podem espalhar isso por toda a parte. Mas Eu acho que, mesmo aqui, as pessoas pensam em termos de dinheiro. O dinheiro é o inimigo do amor. Eu asseguro a vocês que se vocês estiverem interessados em dinheiro, vocês nunca poderão progredir na Sahaja Yoga.

... É muito auspicioso que vocês pensem que o dinheiro não tem nenhum valor para vocês, não tem nenhum valor. E vocês ficarão surpresos. Vocês nunca possuirão a sujeira do dinheiro, absolutamente. Isto é algo que vocês têm que aprender na Sahaja Yoga, que o dinheiro não tem nenhum valor. Não há nenhum interesse em dinheiro. O seu “dinheiro” (riqueza) consiste em quantas pessoas vocês conseguem ter na Sahaja Yoga, quantas pessoas vocês trouxeram para a Sahaja Yoga, quantas pessoas alcançaram essa felicidade. Você não comprou isso. Ninguém tem que comprar isso. É gratuito, fluindo em todos os lugares. Isso dá tanta alegria! Que mais vocês querem com o dinheiro? Nada. Com o dinheiro apenas, (vocês têm) dores de cabeça, medo e todos os tipos de problemas.

Vida Livre :
Assim, paralelo à nossa Sahaja Yoga, deve haver uma vida de liberdade, completa liberdade e regozijo. Nada com que se preocupar. Nada depende do dinheiro. Eu tenho visto pessoas vivendo em condições de muita pobreza que são extremamente felizes e alegres, enquanto aquelas que possuem muito dinheiro, especialmente nos países estrangeiros, são pessoas ricas, elas sofrem de depressão, há todos os tipos de situações muitos estranhas lá. Elas cometem suicídios. Por que? Se o dinheiro é tudo, por que as pessoas dos países ricos cometem suicídio? Qual é o benefício que elas têm?

Vejam, o tempo todo elas ficam pensando em entrar em algum tipo de moda. Porque se você não tem dinheiro, você não pode entrar na moda. As modas são tão comuns atualmente, tão comuns, que as pessoas desejam ardentemente isso. Se elas não conseguem ficar na moda, elas pensam que existe algo errado com elas. Algo é..., mas vocês não, porque vocês são Sahaja Yogis.
Trechos do Puja de Aniversário 2002,Nova Delhi, Índia

Evolução:
Shri Lakshmi torna-se Shri Mahalakshmi. Isso ocorre quando vocês compreendem exatamente o valor do dinheiro e quando estão saturados e exauridos interiormente e alcançam o desapego e, assim, uma nova forma de Shri Lakshmi surge que é Shri Mahalakshmi. Esse é o poder que os eleva cada vez mais alto, que é o despertar espiritual. Vocês viram que, em todos os países muito ricos, esse desejo já começou e, por isso, as pessoas deveriam buscar e descobrir a verdade. Por causa disso, vocês todos estão aqui. Isso significa que o Poder de Mahalakshmi começou a atuar em vocês. Vocês estavam procurando a verdade e ao procurar a verdade vieram para a Sahaja Yoga. Mahalakshmi é muito importante para vocês.
PUJA DO DIWALI - PALESTRA DE SHRI MATAJI NIRMALA DEVI,NOVI LIGURE, 25 DE OUTUBRO DE 1998
 

Feliz Diwali!