Pesquisar neste blog

24 de dezembro de 2011

O Amor através de Jesus



Sinopse da Palestra de S.S.Shri Mataji Nirmala Devi, Puja de Natal, Ganapatipule, Índia, 1997
Vídeo dessa palestra em hindi e inglês(aos 26 min) aqui.

Poder do Amor:
... Qual era o Poder de Cristo? O Seu poder era o Amor e não o ódio ou a raiva, porque Ele cruzou o Chakra mais difícil que é o Agnya. As pessoas que têm o ego inflado, jamais se dão conta disso. Com o ego, elas fazem todos os tipos de coisas insensatas.

...Vocês não são capazes de saber quando alguém quer enganá-los. Como é que saberiam disso? Se fossem muito sensitivos, seriam capazes de descobrir isso. Vocês deveriam ter Me perguntado: ‘Mãe, o que deveríamos fazer?’ Pelo menos, deveriam perguntar-Me. A coisa principal que está falhando entre os Sahaja Yogis é uma espécie de ego muito sutil. Algumas vezes, é muito perigoso indicar alguém para ser um líder, dado que este pode desenvolver o seu ego por causa de sua esposa. Isso é algo muito difícil, pois eles podem destruir totalmente a Sahaja Yoga. Qualquer coisa é possível.

Mãe & Filho, Graham Brown

Consciência perceptiva vibratória: 
Somente através de Paramchaitanya, que é o Poder Onipresente do Amor Divino, poderão desenvolver o discernimento, bem como aqueles poderes especiais. Quando alguém Me telefona, sei, imediatamente, o que há de errado com aquela pessoa. Não digo que devem tornar-se como Eu, mas, pelo menos, vocês têm as vibrações para perceber as coisas. Vejam também como estão as suas próprias vibrações, como estão se comportando. Para isso, coloquem um pedaço de papel em sua mão e verão que ele começará a tremer diante de Minha foto. Com esse ego inflado, não poderão avançar.

Humildade:
Por que é que vieram para a Sahaja Yoga? Vocês não vieram aqui a fim de se tornar grandes líderes ou reis, mas vieram aqui no afã de se transformar em Gurus, como Me pediram – Gurupada Dijiye. Para isso, vocês têm de ter, na Sahaja Yoga, uma humildade total, uma humildade e um equilíbrio naturais, pois foi isso que Cristo nos ensinou. Naquele tempo, não acho que as pessoas eram muito egoístas. O egocentrismo é algo que lhes foi dado pelos tempos modernos. As pessoas desenvolvem o seu ego, a partir de qualquer coisa. Por exemplo, encontrei uma senhora, certa vez, e achei que o ego dela estava muito ruim. Eu disse: ‘o que há com ela?’ Perguntei às Minhas filhas: ‘o que é que ela faz?’ Disseram-Me: “Mãezinha, ela sabe fazer bonecas”. Ela tinha o seu ego inflado por causa disso. O que é mais grandioso do que ser um Sahaja Yogi? Vocês podem ser reis ou qualquer outra coisa. Podem ver agora os primeiros-ministros indo para a cadeia. Com quem eles podem ser comparados? Eles não possuem equilíbrio, não possuem bom senso. O que faz de vocês indivíduos destacados, pessoas elevadas, é o fato de não terem o ego inflado.

Rituais e a inflação do ego:   
As pessoas tentam remover o seu ego e para isso fazem shoebeating. As pessoas fazem todos os tipos de rituais, a fim de remover o seu ego. No entanto, seja o que for que fizerem com a sua mente, a conseqüência disso será apenas que inflarão o seu ego. Muitos tornam-se ascetas, mas devo dizer-lhes que eles são os maiores egoístas. Hitler era um asceta e o seu ascetismo transformou-o em Hitler. Se quiserem ficar como Hitler, então tornem-se ascetas. Na Sahaja Yoga, a ninguém é permitido praticar o ascetismo.

Precisam ser amorosos, afetuosos, bondosos e disciplinados. Devo dizer-lhes isso, porque, quando são amorosos, algumas vezes, ultrapassam os limites, dado que não têm a disciplina da Sahaja Yoga. A fim de demonstrar amor, não devem comportar-se como Romeu e Julieta. Ser uma pessoa amorosa não significa isso. Devem equilibrar-se através de sua disciplina. Se não tiverem disciplina, então jamais poderão ser bons Sahaja Yogis. Temos de aprender essas coisas com a vida de Cristo. A não ser e até que tenhamos essas coisas, não poderemos ser bons Sahaja Yogis.

Avareza:
Falemos primeiramente sobre a natureza apegada aos rituais, em segundo lugar sobre a raiva, e em terceiro lugar sobre a avareza. Na Inglaterra, há placas onde está escrito: “economize libras esterlinas pegando um táxi”. Isso é que é a avareza, através da qual podemos poupar o dinheiro. Algumas pessoas Me pedem: “Mãe, será que a Senhora pode fazer uma concessão? Se a Senhora cobrasse a metade do preço, inúmeras pessoas viriam”. Não estou fazendo nenhum negócio. Não estou Me apropriando do seu dinheiro. Estou usando o seu dinheiro para comprar ou construir prédios, inclusive para edificar essa construção na qual estamos agora. Tudo isso foi feito com o Meu dinheiro e com o seu dinheiro. Tenho feito muitas coisas: o conjunto de Washi, dois Ashrams em Nova Délhi, vários outros Ashrams, as escolas, a compra de terras em Puna e em outros lugares. Em Puna, querem agora que Eu pague todas as coisas. As pessoas de Puna são conhecidas como as mais avarentas nascidas em Maharashtra.

O avarento ama o dinheiro:
Elas gostariam que Eu pagasse o seu próprio Ashram e todas as outras coisas, depois iriam lá facilmente e cantariam Bhajans. Essas pessoas são, de fato, grandes conhecedoras de música, porém são muito avarentas. As pessoas avarentas jamais podem amar os outros, porque elas amam o dinheiro.

O egocêntrico ama o poder:

As pessoas egocêntricas nunca podem amar, porque elas amam o poder de controlar os outros. Elas acham que estão fazendo isso em prol da Sahaja Yoga, mas isso não ocorre. A não ser e até que se aprimorem e reduzam o seu ego, não será de nenhuma utilidade o seu trabalho em prol da Sahaja Yoga. Vejam o exemplo de Cristo, que teve o Seu nascimento num lar muito humilde. Todavia, Ele era o Rei, mas viveu com os pobres e tentou salvá-los. Ele redimiu os leprosos, salvou muitas pessoas e curou vinte e uma pessoas.

Na Sahaja Yoga, não sei quantos milhares de indivíduos foram curados. O importante não é saber se estão curando alguém ou não, porque, de fato, é o Poder Divino que está curando. Vocês não estão fazendo nada. É melhor que seja assim. Sinto isso da mesma maneira, pois Eu não estou fazendo nada e sou Nishkriya, nada faço, porém não sou preguiçosa.  Vocês têm de ser ativos, porém todas as suas atividades devem originar-se do Poder Divino do Amor.


Ações por amor:
Primeiramente, devem estender as suas mãos movidos pelo amor. Por amor, devem estender todas as suas coisas, tais como o seu coração, o seu dinheiro e a sua casa. Se as suas esposas não permitirem que os outros entrem em sua casa, livrem-se de suas esposas, pois não Me importo com isso. Ensinem as suas esposas a ser gentis e generosas. Isso se aplica também aos maridos. É muito relevante que sejam gentis,  generosos, amorosos e doces com os outros.

Hábito de comprar:

Cristo foi temperamental somente uma vez. Ele tinha o direito de ter tido essa reação temperamental, pois viu as pessoas vendendo coisas no templo. Temos a mesma coisa aqui e se não comprarem nada, os vendedores ficarão perdidos. No entanto, vocês compram as coisas deles, porque têm o hábito de fazer compras. Em todos os lugares aos quais as pessoas vão, elas precisam fazer compras, pois isso é um hábito delas. Elas não perceberão o verdor e a beleza da natureza e nada mais.

Quando Eu ia, com Meu marido, visitar muitos países, tinha de ir a belos lugares, tais como os museus. Nunca costumava comprar nada. No entanto, a partir do momento em que passei a ter tantos filhos tive de começar a fazer compras. Todavia, não considero todos os lugares como locais para fazer compras. Vieram aqui com a finalidade de promover o seu crescimento espiritual. Por que motivo precisam fazer compras? Será que em Meca existem muitas lojas? Esse lugar é mais do que sagrado. Não posso compreender por que motivo vocês precisam freqüentar todas essas lojas. Eu disse aos vendedores para não montarem as suas lojas, porém vocês os encorajam. Quem é que os encoraja a ganhar dinheiro conosco? Não existe nada essencial a ser comprado ali. Vocês vieram para uma ocasião sagrada. Vieram aqui para a sua adoração.

No templo de Mahalakshmi, há pessoas que vendem guirlandas e coisas para o penteado das mulheres e alegam que essas coisas são para a Deusa. Os devotos compram as coisas e as dão para o sacerdote brâmane do templo, o qual revende para os vendedores por um preço mais baixo. As guirlandas são compradas, revendidas e vendidas novamente repetidas vezes, por causa da estupidez das pessoas que vão ao templo. Se elas quisessem levar alguma coisa, elas deveriam comprá-la fora daquele local. Quando foram para Nova Délhi, poderiam ter feito as compras lá e quando vieram para Bombaim poderiam ter feito compras lá também. Mas não aqui nesse lugar, pois não podemos fazer desse lugar uma espécie de Nova Délhi ou de Bombaim. Caso contrário, por que motivo deveríamos vir até aqui? Foi por causa disso que Cristo pegou um chicote e bateu nos vendilhões que estavam vendendo coisas nas proximidades do templo. Agora, eles não têm nada, vi isso, próximo à igreja, porém têm fora dela. Eles vendem várias coisas. Imaginem só! A igreja católica vende um vinho que se chama Beneditino!

Cristo foi a um casamento e lá não havia mais vinho:
Essa é uma outra história.  No idioma hebraico, “vinho” significa “suco de uvas” e não uma bebida fermentada. Cristo então transmudou a água em suco de uvas. Vocês não poderão transmudar, instantaneamente, a água em vinho, pois o vinho precisa apodrecer, ter um odor e quanto maior o odor, melhor é o vinho. No entanto, as pessoas pensam que Cristo disse que elas deveriam beber. Ele nunca disse isso. Ele apenas converteu água num “vinho” que tinha o sabor de um suco de uvas.

Agora, as pessoas bebem quando alguém morre e bebem quando nasce alguém. Se não beberem as pessoas não se sentirão normais, de forma nenhuma. Sem embargo, as pessoas que obtiveram a sua realização modificaram-se subitamente, pois não querem mais beber, pararam de beber, sua atenção tornou-se boa e tudo mudou. Essa foi a transformação que ocorreu da qual Cristo falou. O Senhor Maomé falou e todos falaram sobre essa época específica na qual as pessoas se transformariam.

Juízo Final:
Todavia, mesmo após a transformação, vocês não querem ser o que deveriam ser, motivo pelo qual vieram para cá. Vocês serão deixados para trás. Uma grande transformação está acontecendo e com essa transformação a sua elevação também está ocorrendo. Uma enorme evolução continua a ocorrer e aqueles que não evoluírem adequadamente ficarão para trás. Como foi dito esse é o Juízo Final e serão julgados. Serão deixados para trás, se não puderem aderir às pessoas que estão ascendendo, porque com o seu peso, vocês cairão. Para que possam compreender Cristo, é preciso que adquiram as Suas qualidades. Se têm o temperamento quente, é melhor que batam o seu ego com o sapato (façam shoe-beating). Todavia, se não forem temperamentais, então isso não é necessário.

Introspecções:
Devem saber quem vocês são. Em primeiro lugar, é preciso que façam introspecções, portanto devem praticar isso, mas sem fazer rituais o tempo todo, pois isso não é permitido na Sahaja Yoga. Gostaria muito que todos os Meus filhos fossem amorosos e tivessem espírito coletivo. Não devem denunciar ninguém por isso ou por aquilo. Se tiverem de acusar alguém de ter feito alguma coisa, devem comunicar isso a Mim, porque sei quem é quem. Sem Me perguntarem antes, não devem avaliar ninguém e depois dizer que avaliaram alguém. Com que instrumento vocês avaliaram? Com a sua fita métrica? Vocês mesmos deixam-se enredar nas malhas do ego. Não podem condenar ninguém sem falar antes Comigo.

...Sei o que acontece com todas as pessoas, porque posso sentir as vibrações. Podem pedir o que quiserem à Minha fotografia. Se forem bons Sahaja Yogis, não se preocuparão com o dinheiro. Ou ainda: “não tenho filhos e pretendo ter um filho. O que devo fazer?” É melhor que as pessoas perguntem a quem tem filhos. Muitos tiveram filhos depois que entraram para a Sahaja Yoga, porém é preciso que mereçam tê-los.

Promessa:
Ocorreram inúmeros milagres, muitas pessoas foram curadas, sem dúvida. Todavia, isso não significa que tenham feito isso. Não caiam na armadilha do ego. Isso é a coisa mais perigosa. Se vocês destruírem a Sahaja Yoga, vocês se destruirão.Hoje todos vocês devem fazer uma promessa com o seu coração. Ponham a sua mão no coração e digam: Mãe, amaremos os outros, difundiremos o Teu amor divino no mundo inteiro, daremos a Realização a todas as pessoas, não gritaremos com os outros,não ficaremos com raiva dos outros,não faremos qualquer espécie de ritual, mas apenas entregaremos o nosso ego a Ti.

Se fizerem a entrega de seu ego, todos os seus problemas serão resolvidos. Isso porque, enquanto tiverem ego, o Poder Divino não poderá assumir os seus problemas. Podem fazer o que quiserem, mas não estarão conectados e a conexão falhará. Com a presença do ego, Cristo também não estará presente. Para que possam estabelecer Cristo dentro de vocês, é preciso que demonstrem como é que vocês amam. Isso não significa que amem apenas o seu cônjuge, os seus filhos e a sua casa. Devem amar todas as pessoas. Tentem fazer com que os outros se sintam felizes.

Música e ego:
Gosto de música, porque através da música, é possível difundir as vibrações. A música é um ótimo veículo para disseminar as vibrações de amor. Todavia, as pessoas que se dedicam à música, devem ser muito amorosas e não devem ser temperamentais, nem devem se exibir e nem pensar que são o máximo. Tudo isso funcionará otimamente se compreendermos que esse Poder Divino é muito forte.

Sem dúvida alguma, o Poder Divino é o Amor, Ele é a Verdade e, indubitavelmente, se vocês se distanciarem Dele, sofrerão bloqueios de todos os tipos e poderão se destruir. Esse Poder que possuem em seu interior é muito forte, eficaz e totalmente decisivo. Cristo se deixou crucificar, sacrificou o Seu corpo para o nosso bem e abriu o nosso Agnya Chakra. Se Ele não tivesse feito tudo isso, Eu não poderia ter fundado a Sahaja Yoga. Na região do Agnya, temos Buda, Cristo e Mahavira e todos eles tiveram de fazer penitências (Tapasya). Não precisam fazer nenhum sacrifício agora, porque Eles já fizeram isso por vocês.

Ontem vi músicos que, em dois ou três meses, aprenderam muito. Anteriormente, os músicos, que se dedicavam à música indiana, tinham de passar fome e praticar juntos, durante meses ou anos. Eles tinham de se prostrar diante de seu Guru. Tudo isso acabou agora, por causa de Paramchaitanya e o poder que vocês adquiriram de se unificar com o Poder Divino. O Poder Divino pode transformá-los, de forma tão completa, que, em dois ou três meses, vocês serão capazes de fazer o que quiserem.
 
É bonito ver aqui esses balões que enfeitam a celebração do nascimento de Cristo. Todos esses balões de seus egos, que estão em suas cabeças, devem ser explodidos e eliminados.

Expressando o amor:
... Há uma coisa que precisam saber: há uma palavra em hindi que é ADAB. ADAB significa modéstia e respeito. Todavia, o seu significado vai além do respeito, porque se trata de um estilo de dizer as coisas. No idioma urdu isso não é enfatizado, porém no idioma hindi falado diariamente, existe um respeito e um modo pelo qual as pessoas se dirigem aos outros. Tudo isso lhes dará uma espécie de veículo mais flexível para que possam expressar o seu Amor. Em hindi não podemos traduzir ‘eu o odeio’, ninguém jamais diz: ‘eu o odeio’. Isso não pode ser dito por vocês, porque é pecaminoso. A castidade é enfatizada no idioma marata, mas é um pouco dura, porque contém um corretivo que é peculiar a esse idioma.

...Há inúmeras coisas que gostaria que soubessem acerca de Cristo, mas agora o tempo é curto e não posso falar-lhes de que modo Ele tinha as Suas próprias prioridades. A Bíblia não descreve Cristo inteiramente e reduziu a Sua história, seja o que for que Ele tenha feito. É chocante também ver como as pessoas praticam o cristianismo. O cristianismo deve ser apreendido com o coração. Não existe outra maneira de apreendê-lo. As pessoas deveriam apreendê-lo com o coração – com o coração de Sua Mãe.